Campeonato Paulista 1980

O Campeonato Paulista de 1980 foi disputado por 20 clubes entre maio e dezembro. Todos jogaram contra todos em turno e returno. Os quatro melhores de cada turmo disputaram mata-matas em semifinais e finais, para definir os campeões. Os vencedores dos turnos jogaram as finais em ida e volta.

Após a troca de Sergio Clerice por Oswaldo Brandão, havia a expectativa de que o Velho Mestre revivesse o grande futebol do final de 1979 – afinal, com exceção de Jorge Mendonça, todos os jogadores permaneciam no elenco.

No primeiro turno o Palmeiras fez uma campanha medíocre. Ganhou os clássicos contra SCCP (gol de Pedrinho) e Santos, mas no geral foi mal, terminando apenas em sétimo lugar. Pelo menos o SPFC e o SCCP também ficaram de fora. O campeão do primeiro turno foi o Santos, que bateu a Portuguesa na final.

O segundo turno começou e a paciência da torcida e da diretoria se esgotou logo após a primeira rodada, quando o Palmeiras foi derrotado em casa pela Francana: Oswaldo Brandão foi demitido, e a diretoria saiu à busca de um novo treinador. O auxiliar Valdir de Morais assumiu o time por cinco rodadas até que chegou o novo chefe: Diede Lameiro rescindiu com a Ferroviária para acertar o Palmeiras.

A campanha do segundo turno foi medonha. Sob o comando do novo técnico, o Palmeiras só conseguiu vencer uma partida, contra a Lusa, no Pacaembu. Nos 19 jogos do segundo turno, foram apenas 2 vitórias, com 8 empates e 9 derrotas.

Na reta final, a preocupação do Palmeiras era com o rebaixamento, que foi afastado de vez na penúltima rodada: Sotter fez o gol de empate contra o Taubaté, no Vale, a dois minutos do final do jogo e os atletas comemoraram como se fosse um título. O Verdão ficou em penúltimo lugar no segundo turno e terminou em 16° na classificação geral.

O final de ano vergonhoso e melancólico rendeu ao Palmeiras a primazia de disputar a Taça de Prata no ano seguinte. Pela primeira vez na História, o Verdão não disputaria o Brasileirão na elite – pelo menos nas fases iniciais. Haveria ainda a chance de disputar o título, segundo o regulamento, mas era claro que havia muita coisa errada no clube.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores