Campeonato Paulista 1987

O Campeonato Paulista de 1987 foi disputado por 20 clubes, que disputaram dois turnos jogando todos contra todos. Os campeões de cada turno se classificavam para a s semifinais, bem como os dois mais bem colocados por índice técnico somando-se a pontuação dos dois turnos.

Após demitir Carbone na sexta rodada, o Verdão embalou, sob o comando de Valdemar Carabina. o time engatou uma sequência de incríveis doze jogos sem sofrer gols, sendo vazado apenas no empate por 1 a 1 na rodada 19, em Santo André - ironicamente, com um gol do grande Luís Pereira.

O goleiro Zetti, que substituiu Martorelli pelas mãos do novo treinador, surgia para o futebol em grande estilo: estabelecendo um recorde e fazendo o Palmeiras vencer o primeiro turno e já se classificando às semifinais.

Sem qualquer obrigação no segundo turno, o Palmeiras caiu de rendimento. Contribuíram para isso, além da natural falta de desafios, também o afastamento de Delei, que teve uma lesão no olho, e a convocação de Edu Manga para a Seleção Brasileira. Com uma campanha de apenas 5 vitórias, 11 empates e 3 derrotas, o time ficou morno por dois meses e meio, até chegar o momento da decisão: ao fim do segundo turno, ficou definido que o Palmeiras enfrentaria o SPFC, segundo melhor por índice técnico.

A partida de ida terminou sem gols no Morumbi. No segundo jogo, no mesmo estádio, Müller abriu o placar logo a um minuto, aproveitando falha de Toninho. Aos dez, o Palmeiras teria uma falta quase sobre a risca da área, mas Roberto Nunes Morgado enxergou a falta mais para a frente e assinalou pênalti, que Edu Manga converteu.

O jogo seguiu e Lê cavou um pênalti em jogada com Ditinho - Morgado compensou o erro no primeiro pênalti. Müller bateu para fora, mas se redimiu pouco depois, ao pegar um rebote na entrada da área e bater de canhota, colocado, vencendo Zetti que foi com mão de alface na bola e deixou que ela entrasse.

O Verdão voltou decidido a empatar no segundo tempo e ao menos levar o jogo para a prorrogação. O jogo ficou muito disputado e nervoso, mas aos 34 minutos foi decidido numa falha clamorosa de Zetti, que aceitou a bola entre suas pernas numa falta batida quase do meio do campo por Neto. Assim, da forma mais irônica possível, terminava o Paulistão de 1987 para o Palmeiras.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores