Copa dos Campeões 2000

A Copa dos Campeões de 2000 reuniu nove clubes, vencedores ou vices das copas regionais, mais os campeões carioca e paulista. Além do título, o campeonato dava vaga ao vencedor na Libertadores de 2001.

Com nove clubes disputando o troféu, um mata-mata com oito clubes foi formatado – Goiás, Vitória e São Raimundo fizeram um rápido triangular para descartar um dos clubes, e o clube amazonense acabou sobrando. Na chave, o Palmeiras, dirigido por Murtosa, pegou de cara o Cruzeiro.

No jogo de ida, em João Pessoa, Pena deixou o Verdão com boa vantagem logo com 15 minutos, fazendo dois gols com oportunismo. O Cruzeiro diminuiu, mas Asprilla aproveitou um contra-ataque para fazer o terceiro e deixar o Verdão com dois gols de frente. Na volta, em Maceió, Neném fez de pênalti no primeiro tempo e o Cruzeiro passou a precisar de três gols. Fez apenas um, e o Verdão estava na semifinal.

As semifinais foram contra o Flamengo, de volta a João Pessoa. Depois de um primeiro tempo sem muitas chances, o Flamengo fez logo dois gols com Petkovic e Reinaldo, aproveitando lances infelizes de Sérgio. Mas Taddei fez um golaço perto do fim e diminuiu vantagem dos cariocas para o jogo da volta.

Na partida decisiva em Maceió, o injustiçado Taddei abriu o placar aos 23 minutos e deixou tudo igual. Os dois times desperdiçaram chances de pular à frente; Basílio perdeu dois gols incríveis. O jogo terminou mesmo 1 a 0 e a decisão foi para os pênaltis. Na última batida, Reinaldo bateu fraco, quase no meio, recuando para Sérgio que defendeu e garantiu a passagem do Verdão à final.

Em jogo único, o Palmeiras encarou o Sport, novamente no Rei Pelé, em Maceió. E não houve muita dificuldade: com gols de Asprilla e Alberto, um em cada tempo, o Palmeiras bateu o Sport por 2 a 1 – o time pernambucano descontou já pertinho do fim – e levantou o troféu da Copa dos Campeões. O título aplacou um pouco a decepção pela então recente perda da Libertadores, para o Boca, e dava uma perspectiva de continuação da presença forte no cenário internacional.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores