Copa Mercosul 2001

A Copa Mercosul 2001 foi disputada por 20 clubes entre julho e dezembro, sendo sete brasileiros, seis argentinos, três chilenos, dois paraguaios e dois uruguaios. Foram formados cinco grupos de quatro, avançando para as quartas-de-final os campeões de cada grupo, mais os três melhores segundos colocados. O Palmeiras disputou a competição usando a medonha camisa 3 da coleção 2001.

O grupo do Palmeiras tinha ainda o Grêmio, o River Plate-ARG, e a Universidad de Chile. A fase de classificação teve início logo depois da disputa da Copa América, para a qual houve uma parada nas competições de clubes.

Nos dois primeiros jogos o Palmeiras foi mal: perdeu no Chile e empatou em casa contra o River. A classificação ficou difícil, e ficou praticamente impossível depois de perder para o Grêmio, já no meio da disputa do Brasileirão.

Com apenas um ponto em três partidas, a competição passou a ser apenas uma obrigação de tabela, que o time desempenho de forma digna, apesar do completo fracasso de público: uma goleada sobre La U (4 a 0), um bonito empate em 3 a 3 no Monumental e um 0 a 0 com os reservas do Gremio, já sem nenhuma chance matemática.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores