Copa Sul-Americana 2003

A Copa Sul-Americana de 2003 foi a segunda edição do torneio organizado pela Conmebol para substituir e democratizar a Copa Mercosul. Antes de chegarem às oitavas-de-final, os 12 clubes brasileiros convidados jogaram quatro triangulares em partida só de ida onde apenas o melhor colocado avançou à chave final.

No grupo do Palmeiras, estavam Cruzeiro e São Caetano. O Palmeiras estava absolutamente focado na disputa do Brasileiro da Série B e fez jogos bem fracos, muito aquém do que vinha jogando. Além disso, Vagner Love estava lesionado.

O jogo contra o São Caetano foi disputado no ABC e o Palmeiras foi presa fácil para o time de Nelsinho Baptista, que marcou 3 a 0. Para ter alguma chance de seguir em frente, o Palmeiras precisava vencer o Cruzeiro por pelo menos quatro gols, e ainda torcer para o time mineiro vencer o São Caetano por pelo menos dois gols.

O jogo contra o Cruzeiro, que fazia uma temporada exuberante sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, foi no Palestra. Alex não jogou, mas mesmo assim o adversário tinha em campo Edu Dracena, Felipe Melo e Zinho. O placar de 1 a 0 para o Cruzeiro ficou de bom tamanho e o Palmeiras pôde se concentrar na sua obrigação daquele ano.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores