Copa Sul-Americana 2008

A Copa Sul-Americana 2008 foi disputada por 34 clubes. Dois deles, inexplicavelmente, foram posicionados direto na chave final, com 16 equipes – Boca Juniors e River Plate, da Argentina.

Os outros 32 times tiveram que passar pelas fases eliminatórias: oito clubes jogaram uma fase preliminar, em mata-mata, para se juntarem a outros 24, que ganharam uma “lambuja”.

Esses 24 clubes, mais os quatro que passaram pela fase preliminar, foram emparelhados em 14 confrontos, cujos vencedores se juntaram aos queridinhos argentinos. O Palmeiras ficou frente a frente com o Vasco, e perdeu a primeira partida por 3 a 1, em São Januário, para menos de mil espectadores.

O técnico Vanderlei Luxemburgo parecia não estar muito disposto a dividir o calendário com outra competição que não fosse o Brasileirão, onde o Palmeiras estava caminhando bem. E escalou para a partida da volta um time misto, cheio de jogadores pouco prestigiados no elenco – entre eles, um certo Thiago Cunha, que fez um dos gols mais bonitos da década para abrir o placar, após passe de Maicosuel.

O segundo gol, feito por Denílson após presentaço do goleiro Roberto, do Vasco, já dava a classificação ao Verdão, mas Thiago Cunha ainda deixou o terceiro – outro bonito gol, após interceptar chute de Evandro, para fechar o placar.

Luxemburgo comentarista

Na chave final, o Palmeiras tentou não passar pelo Sport Áncash, do Peru, mas acabou sendo obrigado a avançar com vantagem mínima (0 a 0 e 1 a 0). Já nas quartas-de-final, o Palmeiras cruzou com o Argentinos Juniors da Argentina e finalmente conseguiu o objetivo de ser eliminado: após derrota por 1 a 0 no Palestra, Vanderlei Luxemburgo não quis nem viajar para a Argentina na volta e comentou como convidado na transmissão da TV Globo a derrota do Verdão por 2 a 0.

Nunca o Palmeiras tratou uma competição com tanto desprezo, numa atitude incompatível com a história vencedora de quase 100 anos do clube. Nossos adversários ganharam a vaga na semifinal de bandeja, mas acabaram perdendo a vaga na final para outro clube argentino, o Estudiantes, que por sua vez acabou derrotado pelo Internacional.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores