Libertadores da América 1973

A Copa Libertadores da América de 1973 foi disputada por 19 clubes entre fevereiro e junho. Os representantes do Brasil foram o Palmeiras e o Botafogo, campeão e vice do Brasileiro de 1972.

Não houve participantes da Venezuela, assim, os times colombianos formaram um grupo apenas entre eles. Os outros países foram emparelhados normalmente em grupos de quatro clubes, sempre com os clubes do mesmo país no mesmo grupo. Os campeões dos cinco grupos avançaram para a fase final, quando se juntaram ao Independiente, campeão do ano anterior, em dois triangulares para se chegar aos finalistas.

O Palmeiras disputou a competição desfalcado de César, que estava suspenso por sete meses por ter supostamente agredido um juiz numa partida pelo Paulista de 1972.

Brasil e Uruguai formaram o grupo mais forte, mas o Palmeiras e o Botafogo não tiveram problemas para deixar Peñarol e Nacional para trás, vencendo três jogos e empatando um, cada. No confronto direto, cada time brasileiro venceu um jogo e o classificado, conforme rezava o regulamento, foi definido num jogo -extra.

Logo de cara, Marinho Chagas tentou um chute de longe; a bola bateu em Luís Pereira e enganou Leão. A reação do Palmeiras veio no segundo tempo: após centro da direita, Fedato escapou da zaga e se antecipou a Wendell, tocando para as redes de cabeça, mas o árbitro Ramon Barreto, disse que foi com a mão, atendendo a um chamado do bandeirinha Armando Marques. De novo!

O Palmeiras continuou insistindo e chegou ao empate com Ademir, que recebeu dentro da área e bateu forte, pelo alto, para vencer Wendell.

Quando tudo indicava que o jogo iria para a prorrogação, Jairzinho conseguiu um arremate da entrada da área; Leão estava na bola que subitamente deu um pulo ao bater numa irregularidade do gramado, e tirou completamente nosso goleiro do lance. Assim, o Botafogo avançou para os triangulares semifinais, e o Palmeiras ficou pelo caminho.

O time carioca foi um fiasco na fase seguinte e ficou em último em seu grupo; a final foi jogada entre o Independiente e o Colo-Colo, e o troféu acabou mais uma vez na Argentina.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores