aa

Libertadores da América 1994

Argentina

A Copa Libertadores da América de 1994 foi disputada por 21 clubes entre fevereiro e agosto, seguindo o regulamento tradicional: os dez países filiados à Conmebol indicaram 2 representantes cada, que ficariam no mesmo grupo, emparelhados com 2 representantes de outro país. Os cinco grupos de 4 classificavam os três melhores; esses 15 clubes se juntaram ao São Paulo, campeão de 1993, formando a chave final com 16 clubes. Daí para a frente, mata-mata tradicional até a final.

O Brasil emparelhou com a Argentina; Palmeiras (campeão do Brasileirão) e Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil) enfrentaram Vélez Sarsfield e Boca Juniors. O Verdão venceu os três jogos em casa, mas sofreu nos jogos fora, perdendo todos. Acabou em terceiro lugar no grupo, passando de fase no limite, goleando o Vélez por 4 a 1 na sexta rodada.

Esta fase foi marcada, no entanto, pela grande exibição do Verdão no jogo contra o Boca Juniors, comandado por Cesar Luis Menotti. O Palmeiras aplicou uma impiedosa goleada de 6 a 1 – a maior sofrida pelo Boca em toda a História da competição. Neste jogo, o grande nome foi o volante Mazinho, que praticamente obrigou o técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, a convocá-lo para a Copa do Mundo. Mazinho chegaria aos EUA como reserva, mas ganharia a posição de Raí, sendo fundamental para a conquista do tetracampeonato.

Como ficou em terceiro no grupo, o Palmeiras acabou emparelhando nas oitavas-de-final com o São Paulo, campeão do ano anterior. E a Conmebol marcou os jogos distantes um do outro: a ida, no fim de abril, antes da Copa do Mundo; a volta, só em julho, já depois da parada.

Na ida, no Pacaembu, O Palmeiras massacrou o São Paulo, bombardeando o gol do time de Telê Santana e consagrando o goleiro Zetti, que fez uma partida estupenda, segurando o empate sem gols. O Palmeiras estava numa fase espetacular, prestes a conquistar o Campeonato Paulista, e enfrentaria o São Paulo novamente no domingo seguinte pelo estadual (venceria de virada, no jogo que ficou marcado pela morte de Ayrton Senna), mas naquele jogo pela Libertadores não conseguiu fazer o placar e a decisão ficou mesmo para o mês de julho.

Já em outro ritmo, os dois clubes se enfrentaram para decidir a vaga – o Palmeiras vinha desgastado de uma excursão para a Rússia e Japão, inventada pelo presidente do clube Mustafá Contursi, para amealhar alguns trocados. Cansado, com o avião ainda no corpo, o Palmeiras acabou derrotado por 2 a 1, com dois gols de Euller.

O São Paulo avançou até a final, buscando o tricampeonato, mas parou no Vélez Sarsfield, do goleiro Chilavert, numa decisão que foi para os pênaltis no Morumbi lotado, para frustração de todo o estádio. O mesmo Vélez, que havia sido goleado pelo Palmeiras na fase de grupos, o que deixou uma sensação de que aquela Libertadores poderia ter sido vencida, não fosse a falta de inteligência de nossa diretoria.


Lista e estatística dos jogadores

JogadorPosJogosGolsAprov
Alexandre Rosa ZAG10100%
Amaral MEI5066.7%
Antônio Carlos ZAG7033.3%
Biro LAT2050%
César Sampaio MEI7033.3%
Cláudio LAT8041.7%
Cléber ZAG7133.3%
Edílson MEI8541.7%
Edmundo ATA3044.4%
Evair ATA6322.2%
Gato Fernández GOL4033.3%
Jean Carlo MEI3166.7%
Macula MEI2150%
Maurílio ATA3133.3%
Mazinho MEI7033.3%
Ricardo ZAG10100%
Rincón MEI5126.7%
Roberto Carlos LAT6138.9%
Sérgio GOL5040%
Sorato ATA21100%
Tonhão ZAG20100%
Zinho MEI7033.3%

Lista de jogos

DataJogoCampeonato
02/03
2
0
Libertadores
09/03
6
1
Libertadores
17/03
1
0
Libertadores
25/03
2
1
Libertadores
30/03
2
1
Libertadores
07/04
4
1
Libertadores
27/04
0
0
Libertadores
24/07
2
1
Libertadores