Torneio Roberto Gomes Pedroza 1968

O Campeonato Brasileiro de 1968, também chamado de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, foi disputado por 17 times entre os meses de agosto e dezembro. Os clubes foram divididos em duas chaves – de oito e nove clubes – e os dois melhores colocados de cada grupo disputaram um turno final para apurar o campeão.

Sob o comando de Filpo Nuñez, o Palmeiras venceu seu grupo com uma campanha imponente, a melhor de toda a fase de classificação: em 16 jogos, ganhou 9, empatou 6 e só perdeu um, passando para o quadrangular final ao lado do Internacional. No outro grupo, Santos e Vasco se classificaram.

A fase final foi disputada pelos quatro times em turno único, diferentemente da edição de 1967. A tabela divulgada pela CBD determinou que Santos e Palmeiras fariam dois jogos fora, e que Inter e Vasco fariam dois jogos em casa, mesmo com a dupla paulista sendo os campeões de seus grupos.

Para aumentar a insatisfação, as rodadas foram marcadas para os dias 4, 8 e 10 de dezembro. O Palmeiras teria que viajar a Porto Alegre para jogar apenas dois dias depois de enfrentar o Santos; o Inter teria que voltar do Rio para Porto Alegre no mesmo intervalo; o Santos teria que viajar de São Paulo ao Rio. Só o Vasco permaneceu no mesmo local entre os dias 8 e 10.

O Palmeiras decidiu então abandonar a competição em protesto com o que considerou favorecimento ao clube carioca. Após intervenção da FPF, no entanto, o clube voltou atrás e disputou o quadrangular.

Depois de vencer o Vasco por 3 a 0 na primeira rodada da fase decisiva, no Morumbi, o Palmeiras se credenciou como principal candidato ao título, mas acabou derrotado nas duas partidas seguintes pelo Santos e pelo Inter, ficando com a quarta colocação.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores