3
X
0

Pré-Jogo

Pré-jogo Atlético-PR x Palmeiras

Na tarde deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Atlético-PR pela última rodada do Brasileirão. O jogo, que marca a despedida de Alberto Valentim do cargo de técnico do Palmeiras e talvez do próprio clube, pode garantir ao Verdão o segundo lugar no campeonato e um prêmio de mais de R$ 11 milhões.

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionado:
Borja
Suspensos:
Edu Dracena e Felipe Melo

Alberto Valentim tem três desfalques para o jogo: Borja fez uma pequena intervenção cirúrgica para tratar uma hérmia inguinal e está fora – Willian Bigode e Deyverson lutam pela vaga no ataque.

Suspensos pelo terceiro amarelo, Edu Dracena e Felipe Melo abrem suas vagas. Bruno Henrique e Thiago Santos brigam pelo lugar no meio-campo, enquanto que Luan e Juninho são os candidatos a jogar ao lado de Mina na zaga.

A grande novidade, no entanto, é a presença de Alan, do Sub-17, entre os relacionados para o jogo – o menino viajou com a delegação e pode fazer sua estréia profissional de uma carreira que promete bastante. O time provável: Fernando Prass; Mayke, Mina, Luan (Juninho) e Michel Bastos; Thiago Santos (Bruno Henrique), Tchê Tchê e Moisés; Keno, Willian Bigode (Deyverson) e Dudu.

Atlético-PR

O Atlético ainda tem chances matemáticas de jogar a Libertadores no ano que vem, mas ninguém em Curitiba parece acreditar na improvável combinação de resultados que tornaria isso possível. O Atlético tende a jogar com a cabeça toda voltada para as férias.

Fabiano Soares  tem os desfalques de Paulo André, Lucho Gonzales, Guilherme e Nikão, todos lesionados, e tem muitas dúvidas para montar o time. O rascunho da escalação é Weverton; Jonathan, Cleberson, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez, Matheus Rossetto e Felipe Gedoz; Sidcley, Lucas Fernandes e Douglas Coutinho.

Lei do Ex

Thiago Heleno já exerceu a maldita Lei no turno – Fabrício é outro que é ameaça.

Do nosso lado, Michel Bastos e Willian Bigode já defenderam o time paranaense.

Retrospecto

Aproveite todas as funcionalidades do Almanaque do Verdazzo. Consulte os links abaixo, e faça os cruzamentos com outros dados como preferir:

Atlético-PR
Atlético-PR
Arena da Baixada
Arena da Baixada
Claudio Francisco Lima e Silva
Claudio Francisco Lima e Silva
Campeonato Brasileiro
Campeonato Brasileiro

Parpite

A Arena da Baixada deve receber um público reduzido – nossa torcida deve equilibrar a quantidade com os locais devido ao baixo interesse pela partida. Dá Verdão: 2 a 0, com dois gols de Willian Bigode, para 8.765 pagantes na saideira do Verdão em 2017. VAMOS PALMEIRAS!

Transmissão

PFCPFC

Pós-Jogo

Atlético-PR 3x0 PalmeirasCesar Greco/Ag.Palmeiras

Pela quinta vez no ano, o Palmeiras sofreu três gols ainda no primeiro tempo; sonolento, não ameaçou o gol do Atlético em nenhum momento e terminou o ano de forma triste, sendo derrotado por 3 a 0. Mesmo assim, terminou o campeonato na segunda colocação com os tropeços do Grêmio e do Santos. Que fique claro: não há nada a comemorar.

PRIMEIRO TEMPO

Com três desfalques já previstos, o Verdão foi a campo com mais um: Mayke não se recuperou de dores no quadril e nem viajou; Fabiano foi para o jogo. O Atlético escalou o time quase todo reserva, inclusive o goleiro – Weverton, diante do acerto com o Palmeiras, foi cortado e deu lugar a Santos.

Ainda na fase de estudos, o Verdão chegou primeiro logo aos 4 minutos: Thiago Santos lançou na medida para Willian, que acabou enganado pelo quique da bola no gramado artificial e errou o tempo do chute – Thiago Heleno travou a conclusão e a bola saiu a escanteio.

Um minuto depois, o Atlético abriu o placar num contra-ataque rápido: Dudu dormiu e deixou Fabrício recuperar uma bola que sairia pela lateral; a bola foi estourada e chegou em Lucas Fernandes, que enxergou Ribamar entre Luan e Fabiano e lançou por baixo; na velocidade, o atacante atleticano chegou até a área e tocou na saída de Fernando Prass.

Aos oito, quase o segundo, mais uma vez em cima da linha alta: desta vez Lucas Fernandes partiu em velocidade pela direita e deu o tapa para o meio, buscando Ribamar – Michel Bastos cortou e a bola chegou a tocar na trave. Mas cinco minutos depois, não teve jeito: a linha alta falhou de novo; Fabrício acertou um lançamento longo para Ribamar que Mina não alcançou; o atacante entrou na área de frente com Fernando Prass e Luan chegou atropelando e para cometer o pênalti.  Ederson bateu com força e aumentou o placar.

Com a vantagem, o Atlético, que já tinha se proposto a jogar no contra-ataque, deu a bola para o Palmeiras de uma vez. Sem um centroavante, contra uma defesa fechada, o Verdão tinha sérias dificuldades em criar oportunidades de gol.

Aos 30, o contato com a bola no terreno atrapalhou até o zagueiro da casa; Tchê Tchê recuperou e tocou rápido para Willian, que ligou com Dudu – e mais uma vez a bola pingou esquisito e atrapalhou a conclusão do capitão. Esse gramado sintético é uma aberração.

Três minutos depois, após corte de Luan, Rossetto se antecipou a Thiago Santos e a bola ficou com Ederson, que cruzou por baixo para Sidcley, que mesmo acompanhado por Fabiano só teve o trabalho de escorar para o gol, fazendo o terceiro e desenhando uma tragédia.

O Palmeiras chegou duas vezes nos minutos finais do primeiro tempo, com chutes de Willian e Fabiano, mas sem assustar o goleiro Santos. O juiz apitou o fim do período, para nosso alívio.

SEGUNDO TEMPO

Fabiano ficou no vestiário, para nunca mais voltar. Deyverson foi para o jogo, Tchê Tchê ocupou a lateral, Willian abriu na esquerda e Dudu caiu mais por dentro. Mas logo a dois minutos, Fernando Prass salvou o Palmeiras de levar o quarto gol, em conclusão de Wanderson em bola viva, após cobrança de escanteio. Um minuto depois, foi Luan quem salvou o Verdão desarmando Ribamar no último instante – o atacante estava cara a cara com Prass após troca de passes que envolveu nossa defesa.

Dudu finalizou mascado aos sete minutos, depois de cruzamento de Michel Bastos que o goleiro cortou parcialmente. O Palmeiras lentamente começava a entrar no jogo, enquanto o Atlético só esperava mais uma chance de sair na correria.

Aos 11, em jogada individual, Dudu tentou de fora, mas bateu por cima. Aos 15, foi a vez de Deyverson, meio de canela, tentar o arremate da meia-lua – fraco, para fora. Um minuto depois, Keno foi ao fundo e cruzou por baixo – Deyverson, com pouco ângulo, escorou na rede por fora. Alberto Valentim trocou Moisés por Guerra aos 18 minutos.

Willian sentiu uma pancada e deu lugar a Hyoran. Mesmo sem intensidade, o Palmeiras continuava jogando em cima do Atlético e Tchê Tchê bateu forte de fora da área aos 26, por cima do gol.

Devagar, quase parando, Guerra recolheu a bola na direita aos 36 e investiu contra quatro adversários – ele ainda conseguiu um escanteio ao bater mascado contra o gol. No lance seguinte, o Atlético atacou como num churrasco, com nossa defesa apenas assistindo – a bola foi a escanteio. Na cobrança, Bruno Guimarães deu de calcanhar no primeiro pau e Fernando Prass defendeu parcialmente; Wanderson chegou bicando e Fernando Prass rachou com o braço, de maneira sensacional, evitando o vexame do quarto gol.

Aos 46, o último suspiro: Hyoran bateu falta na área e Thiago Santos raspou de cabeça, mandando por cima. O goleiro Santos passou o jogo inteiro sem fazer defesa alguma e o Atlético venceu a melancólica despedida do Verdão da temporada.

FIM DE JOGO

Sem mostrar em campo o que o discurso de profissionalismo e seriedade praticado durante a semana apregoou, os jogadores do Palmeiras envergonharam a torcida e levaram uma goleada do Atlético.

O Palmeiras fecha a temporada na segunda colocação, mas com toda a convicção que o título era possível. Erros de nossos jogadores, dos técnicos, da diretoria e principalmente da arbitragem, combinados, determinaram esse desfecho. Renova-se a esperança para um ano novo melhor. Até o dia 17 de janeiro, nos resta suportar os jogos festivos de fim de ano e torcer pelo Sub-20 na Copinha – a base vem forte. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

12.879

R$ 448.310,00

Claudio Francisco Lima e Silva

Atlético-PR

GOL
Santos
LAD
Jonathan
LAD
Gustavo Cascardo
ZAG
Wanderson
ZAE
Thiago Heleno
LAE
Fabrício
VOL
Pavez
VOL
Matheus Rossetto
MEI
Sidcley
ATA
Lucas Fernandes
ATA
Ederson
ATA
Bruno Guimarães
ATA
Ribamar
ATA
Douglas Coutinho
TÉCNICO
Fabiano Soares

Palmeiras

GOL
Fernando Prass
LAD
Fabiano
ATA
Deyverson
ZAG
Mina
ZAE
Luan
LAE
Michel Bastos
VOL
Thiago Santos
VOL
Tchê Tchê
MEI
Moisés
MEI
Guerra
ATA
Keno
ATA
Willian Bigode
MEI
Hyoran
ATA
Dudu
TÉCNICO
Alberto Valentim

Notas


Jogador
Descrição
Nota
Fernando Prass
Criticado nas redes sociais, fez provavelmente a maior defesa do campeonato num jogo em que foi metralhado pelo ataque adversário.
8
Fabiano
Houve momentos em que andou em campo como um meia esquerda preguiçoso. E a lateral desprotegida.
1
Deyverson
Sua atuação mais intensa foi quando bateu boca com Mina.
3
Mina
Mesmo desprotegido, podia ter feito melhor.
4
Luan
Se ficou para trás no primeiro gol, salvou o time em outros dois lances, se redimindo parcialmente.
5
Michel Bastos
Que preguiça, minha nossa...
3
Thiago Santos
Não tem a mesma percepção de Felipe Melo para jogar como único volante. Precisa de alguém a seu lado.
4
Tchê Tchê
Foi um dos menos ruins, lutando bastante e correndo.
6.5
Moisés
Se for para jogar com essa velocidade e mobilidade no ano que vem, não serve. Infelizmente.
2
Guerra
Entrou na roubada e tentou o que pôde, ao lado de um bando de mortos.
5
Keno
Discreto, pouco acionado, errou quase tudo o que tentou.
4
Willian Bigode
Tomou decisões erradas e cometeu erros técnicos que não costuma cometer.
4
Hyoran
Jogou pouco.
s/n
Dudu
Andou para a bola no lance do primeiro gol. Jogou pensando nas férias.
3
Alberto Valentim
Alberto Valentim
A apatia dos jogadores não entra em sua conta. A insistência na linha alta tinha que ter o suporte de uma postura intensa de todo o resto do time.
5





  • Rafael Capelini

    Graças a Deus o campeonato mais sem graça da história chega ao Fim!!!

    • Roger Jr

      Graça no final, teve. O problema foi que o “esquema Itaquera” atrapalhou tudo.

      • Rafael Capelini

        Pra mim continuou sem graça. Não vi graça nenhuma em momento algum!!!

        • Rafael Capelini

          Aliás, o esquema itakera, transformou em ainda mais sem-graça, algo que já não tinha graça nenhuma.
          Quanto aos nossos jogadores, que tenham feito toda a pipoca esse ano, pois pelas minhas contas esgotaram o estoque de milho de no minimo umas 5 temporadas…

    • Arrow

      Amém

    • Foi o campeonato mais longo da história.

  • Antonio Frederico

    Ano ruim, terminando em 2º lugar. Ficamos na frente de 18 times. Pro ano que vem é só melhorar 1 posição.

    • Arrow

      Se olharmos apenas os números não foi ruim. Mas ver o que o campeão fez esse ano jogando um futebolzinho horroso, faz com que o segundo lugar chegue a ser brochante.

      Dá a impressão de que o campeonato brasileiro foi um campeonato de pernas-de-pau. Quem foi o craque do campeonato? É difícil pensar em pelo menos 3 nomes de destaque. Foi um péssimo campeonato, parecia que ninguém queria a taça.

      • Matheus Alves

        Consequência direta dos times mais fortes estarem na Libertadores e a competição se estender até o fim de novembro…

        • Arrow

          A RGT riu à toa com este calendário.

    • MonacoParmerista

      um dos melhores comentários que li por aqui ultimamente. e houve muitos outros ótimos, claro.
      abrazzo.

      • Rafael Capelini

        Só não foi melhor, porque ainda há um sério risco de terminarmos em 4o, e não em 2o kkkkkkkk

  • Wilfrido Paredes

    Mais uma boa oportunidade para Roger Machado fazer suas observaçőes.

    A Alberto Valentim desejo toda sorte do mundo e que possa voltar um dia para concluir o seu trabalho…

  • Forza Palestra

    O ano foi ruim por causa do investimento. Pois, em condições normais, foi, ao menos, uma razoável temporada. Segunda melhor campanha do Paulista, sendo o time com mais vitórias, segundo melhor ataque, terceira melhor defesa e melhor saldo em disparate. O grande problema foi o 3 x 0 para a Ponte (mas, vale ressaltar que no jogo de volta vencemos e jogamos bem). Na Copa do Brasil, fizemos um jogo razoável em casa (sendo um ótimo segundo tempo) e lá estávamos ganhando até os últimos minutos da partida. Na Libertadores fizemos uma boa campanha na fase de grupos. Nas oitavas, jogamos mal lá, mas eles também. 0 x 0 seria mais justo. Em casa fizemos uma grande partida, merecendo ganhar por 3 de diferença. No Brasileirão, em questão de desempenho, fomos mal. Porém, somos o melhor ataque, segundo time que mais venceu e segundo melhor saldo. Caso o Curica perca hoje por 1 de diferença e ganhemos por 1 de diferença, empataremos com eles como melhor saldo e terminaremos com apenas uma vitória a menos. O que tem que melhorar é em qualidade de jogo. Creio que em 2018 haverá grande evolução quanto a isso. Dá-lhe, Palestra.

    • Antonio Paulino

      Concordo.

    • Renato Sansão

      Cirúrgico!

  • Allan Leite

    Hoje é dia de encerrar o ano com uma boa vitória, jogando bem, apesar de toda a frustração se comparado a três anos atrás, mostramos que hoje somos um clube arrumado, brigando por títulos sempre. Que 2018 venha e com ele os resultados, que aprenda-se com os erros de 2017. Também hora de desejar boa sorte ao Valentim, independente de sua escolha.

  • renato

    Tem que reforçar o elenco ! Dois bandeirinhas (ops ! laterais) dois juízes de fundo ( perdão zagueiros) e um meia de criação (árbitro) . O Gru tem que se impor nos bastidores ! O jogo contra o Cruzeiro e o confronto direto nos tirou do páreo apesar de um campeonato mal disputado de nossa parte.

  • Uma coisa importante que acho que estamos valorizando pouco é a manutenção do elenco para 2018.
    Se fosse qualquer outra equipe, a mídia estaria elogiando fervorosamente.

    • Manutenção? 3×0 em 35 min contra o patético pr?

      • Não fique nervoso… Futebol não é só um jogo. Claro que perder é ruim, mas essa temporada já acabou faz tempo.
        Ano que vem vai ser melhor.

  • Adoro essa linha alta com zagueiros lentos.

    • Edmundo Ramos Cassis

      Tava pensando nisso. O Valentim não vai ficar, sabe disso mas insiste em mostrar uma estratégia que só tem prejudicado o Palmeiras. Pra que isso? Não sacou ainda que esse esquema não funciona aqui? Ou tá querendo mostrar para outras equipes que é “moderno”? Não, não pode ser tão estúpido pra atirar no próprio pé. Vou aguardar outras análises que expliquem o que está acontecendo. Por enquanto a única certeza que eu tenho é que só posso lamentar mais um jogo horroroso.

      • Minha teoria é que alguns técnicos querem colocar uma assinatura nos times que dirigem, tipo: “minhas equipes jogam com marcação alta, encurralando o adversário”.

        • Edmundo Ramos Cassis

          Pois é, Hans. É o que me passou pela cabeça. Mas seria ele tão parvo a ponto de querer se suicidar? O resultado só mostra que ele é teimoso e não não respeita os jogadores que tem nas mãos. Quem seria também tão parvo a ponto de contratar um treinador que só olha para o próprio umbigo? Mais uma grande oportunidade perdida nas mãos e pés de uma estratégia errada.

  • Grão de Pimenta

    tava aqui brincando com a minha sobrinha e vi que ja tava 2×0 e tomo um gol logo aos 3 minutos, calma ai né, não vai me tomar goleada tambem, ta tudo pensando no pernil na maionese na rabanada tudo bem, mas no ultimo jogo do ano nao pode ser goleado

  • Ramon Voznak

    Vendem logo o Mina antes que o Barcelona desiste. O zagueiro ruim viu, foi vender o VH pra ficar com esse Mina e piorou.

  • Ramon Voznak

    Defesa que ninguém passa. Tomara que o Roger resolva isso, vamos terminar o campeonato passando vergonha mesmo??? Será q o último jogo do ano vai ser o vexame de todos os anos?

  • Grão de Pimenta

    3×0 já…parece que ja era, se bobiar uma goleada, o time ja ta todo pensando no pernil no tender na maionese na rabanada na farofa, no pave na gelatina na torta de morango…

  • renato

    Esse Valentim foi mandado embora corretamente . E enganou muita gente , deixou o Verdão igual ao RB Brasil. Burro tinha que escalar só os jogadores que vão ficar e querem mostrar serviço. Esses vagabundos estão andando em campo.

    • Arrow

      Falou tudo. Kd que o CAP escalou o tal de Weverton…

  • Czar_XXIII

    Até agora estamos muito bem!

    O adversário criou 6 chances reais de gol, mas só marcou 3!

    Beleza!

  • Leandro de Alencar

    O retrato desse ano todo, acharam mesmo q esse time ia terminar o ano sem sofrência?
    E parem de falar q foi culpa de Valentim, o mina por exemplo não esta rendendo absolutamente nada! De um elenco tao numeroso, só temos 4 jogadores q fizeram diferença esse ano:
    Pass, Dudu, bigode e keno! (Jaílson talvez, se tivesse jogado mais vezes e louvável a entrega do zé Roberto)
    Só!

    • Leandro de Alencar

      Prass*

    • Fabio Cheron Giorgi

      Não concordo. Prass não é goleiro pro Palmeiras faz tempo. Não passa segurança nenhuma e falha sempre. No primeiro gol, fez o de sempre, se desmanchou na frente do atacante.

      • Leandro de Alencar

        Discordo totalmente, mas respeito sua opinião, não tem como culpar o goleiro quando nosso jogador de linha da uma entregada tao feia no meio de campo!

        • Fabio Cheron Giorgi

          Também respeito a sua. Logicamente os zagueiros pesadíssimos e o treinador que insiste em uma esquema fora de casa que já provou que deu errado também são culpados. Entretanto, pelo menos para mim, o Prass passa 0 confiança. Quando é este tipo de lance então, é extremamente previsível que o gol vai sair, esse ano por exemplo, acho que sofremos mais de 10 gols que ele se esparrama pelo chão antes da conclusão do atacante adversário. É uma pena que o Jaílson é reserva por politicagem e continuará assim ano que vem, visto que outro goleiro fraco foi contratado.

          • 9 – MARQUINHO

            Gol do Jo por baixo das pernas no Paulista…
            Gol do Roberto do Novorizontino por baixo das pernas na primeira das quartas de final…
            Gol do lateral da Ponte no 3×0…
            Gol do Pratto do SPFW no 2×0 do Brasileiro…
            Gol de cavadinha do Alisson do Cruzeiro no 3×3 pela Copa do Brasil.
            Gol do Robinho de cavadinha do Cruzeiro no 2×2 pelo Brasileiro.
            Os 2 primeiros gols contra o Vitória, principalmente o do Trelles por baixo das pernas…
            Segundo gol do guri do Avaí…
            Primeiro gol de hoje de cavadinha.
            PRONTO. 10 GOLS SEM PENSAR MUITO.

            Se for pesquisar a fundo, acha mais de 20 gols em que ele se joga pra trás, ao invés de armar a base, fechar o angulo e deixar o cara finalizar.

    • renato

      Mina sabe que vai embora devia escalar quem quer mostrar serviço para o ano que vem. O cara sabe que não vai ser utilizado anda em campo.

  • renato

    Temos 3 alterações para o segundo tempo. Eu começaria pela quarta. Fazia a estreia do Roger e mandava esse Valentim a pé para São Paulo.

  • Mateus Lucio

    A reformulação pro ano que vem terá que ser muito grande.

    Tem que mandar no mínimo uns 15 jogares embora,elenco totalmente acomodado.

    De cabeça :Fabiano,Dracena,Juninho,Egidio,Ze Roberto,Jean,Felipe Melo,Michel Bastos,Bruno Henrique,Roger Guedes,Tche Tche,Deyverson,Erik,Arouca,Antonio Carlos

    Se o Mina continuar jogando pensando em ir logo pro Barcelona pode vazar também.

    • Leandro de Camargo

      Você sabe que o Zé Roberto se aposentou, né?!

      • Mateus Lucio

        Sim,mas independente disso ele nao podia ficar de jeito nenhum

        • Leandro de Camargo

          Cara, colocar o Zé numa lista de dispensa depois de ele ter representado o que representou no Verdão nesses últimos anos é, no mínimo, indelicado. Entendo sua insatisfação mas, temos que valorizar quem deu o seu MÁXIMO, mesmo com mais de 40, e representa uma mudança que nos colocou novamente como protagonistas no futebol nacional

          • Mateus Lucio

            Concordo com tudo,mas ele fez um ano de merda e ninguem e maior que o Palmeiras.

          • Adriano .

            Ele só entrou em jogo roubada cara, tipo contra o Santos.

    • GustGiannella

      Vamos ficar remontando elenco todo ano? Discordo. Alguns precisam ser dispensados, mas precisamos fazer contratações pontuais. Mandar um monte embora e trazer mais um caminhão de jogadores não é a solução.

      • Mateus Lucio

        Solucao e mandar os acomodados que sao varios,e colocar a molecada da base,e sim fazer uma contratacao ou outra.

        Mas pra ficar pagando salarios pra essa perebada insatisfeita,cara e enganadora,manda embora e poe da base que eh mais barato e pode dar retorno financeiro

  • Felipe Meneghel

    Deixei de fazer outras coisas achando que eles iriam entrar pra jogar sério

  • Ícaro Poloni

    Quase tomamos o 4º gol e o Prass levanta gritando pra zaga: VAI SE FODER! VAI TOMAR NO CU!

    Falou tudo, Prass…

    Vem 2018!

  • Não sei quem é esse narrador do pfc, mas ele não gosta do palmeiras.

    • Eu vi, ele falou, 5 títulos desde 71, como se o futebol tivesse começado a existir em 71!

      • Nesses detalhes que os caras vão se entregando… Também achei a narração do primeiro gol, digamos, um pouco mais exaltada do que uma boa narração profissional.

  • Czar_XXIII

    Desde 2013 o Palmeiras tem feito tudo o que deveria fazer, cometendo alguns erros pontuais – não comprometedores.

    Ano após ano o time fica cada vez mais forte e os títulos importantes devem chegar de forma natural e sem tanta ansiedade em 2018.

    Todos os nossos rivais sonham em ter quiçá algumas das condições financeiras e/ou estruturais que o clube conquistou com seus próprios esforços.

    Jamais podemos deixar de ter tudo isso em mente.

    Por outro lado, nem isso e nem o papinho que não tem mais nada em disputa é capaz de diminuir a fúria da úlcera infeccionada que ver um futebol de merda como o de hoje provoca.

    Não conseguir fazer sequer uma finalização contra um time fraco como esse paranaense é absolutamente imperdoável, mesmo se fosse em um amistoso. E 0 a 3 FICOU BARATO.

    • Rafael Capelini

      Desde 2015, o primeiro mandato do Nobre foi cheio de atitudes temerárias (esportivamente falando, administrativamente foi quase perfeito).

      Fora isso concordo plenamente!!!

      E não, a falta de recursos não serve de desculpa pro 1o mandato horroroso dele(futebolisticamente), já está mais do que provado, que mesmo sem recursos é possível montar times competitivos!! O Erro foi de direcionamento dos poucos recursos que utilisou!!

      Não obstante foi nosso melhor presidente desde o meio dos anos 70, assim que percebeu que precisaria mudar de rumo.

      • Arrow

        Aquele desmanche do time que subiu da série B foi a grande cagada.

        • Rafael Capelini

          Amigo Arrow, foram tantas cagadas que prefiro nem lembrar…

  • Edmundo Ramos Cassis

    Até que enfim acabou. Palmeiras Vice campeão. Parabéns, apesar da frustrada expectativa e do jo horroroso jogo de hj.

    • Com tudo que aconteceu de ruim esse ano, ainda fomos vice. Impressionante como estamos à frente.

      • Edmundo Ramos Cassis

        EXPRESSIONANTE!

  • GustGiannella

    Impressionante a quantidade de gols que o time do Valentim toma… segundo minhas contas aqui, com o Valentim no comando, tomamos 1,45 gol por jogo. Tomamos três gols contra Gambá, Vitória e Atlético-PR.

    Atitude acertada do Mattos em não mantê-lo para o próximo ano.

  • Jailson Alencar

    Hoje o próprio Valentim justificou a opção por Roger, que merda de visão e essa ver Guerra jogando essa mediocridade só faz merda todos os jogos do segundo semestre e chama o cara pra o jogo pra mim ou melhora muuiito ou encosta tem muita opção melhor Alan, Alione, até Hyoran e Veiga fazem melhor esse papel

    • Carlos José Da Silva Xavié

      O nível desse campeonato foi muito baixo. Mesmo os gambás, q fizeram um turno fora da curva, terminaram campeões com 8 pts a menos do q nós no ano passado.

  • Grão de Pimenta

    mesmo tomando esse sacode o time ainda conseguiu garantir o vice campeonato

  • Carlos José Da Silva Xavié

    Se não me engano, foi a quinta vez em 2017 em q levamos 3 gols no primeiro tempo: ponte, cruzeiro, gambás, vitória e atleticopr. Impossível sonhar com qq título com esse desempenho defensivo! AV provou q ainda não tá pronto pra assulir um time como o Palmeiras, ainda bem q a diretoria agiu rápido e trouxe o RM. AV é desses teoricos q parecem não entender q às vezes é preciso adaptar suas idéias ao adversário e a situação do jogo (3 dos cinco jogos citados foram com ele).

  • Old and Wise

    Se a gente prestar atenção não poderia ser mais adequado. Senão vejamos, os gambás perderam pro Xpoh, nós tomamos uma surra do ridículo Atlético PR…é mesmo assim Santos e Grêmio fizeram os respectivos papelões. Um campeonato ridículo, um campeão ridículo e um vice-campeao ridículo. Com um terceiro e quarto ridículos também! Que vexame hein Palmeiras? Esses jogadores e essa Diretoria não tem vergonha não???

    • Carlos José Da Silva Xavié

      Definiu bem: campeonato ridículo! E para completar (sou do Rio), a torcida do flamerda comemorou o sexto lugar!!!

    • Marcio Lettra

      Fica a sensação que dava pra ganhar né?

      • Old and Wise

        Exatamente. Era fazer só um pouquinho. O chamado minimo- minimorum…que vergonha!!!

      • Aquela derrota pro Chapecoense foi o pico do ridículo, e foi quando o time mostrou sua cara 2017.

        • Marcio Lettra

          E o empate contra o Bahia? Se é loko…

    • Arrow

      O que importa agora é aprender dos erros e seguir em frente. Um título esse ano poderia mascarar algumas coisas que precisavam e ainda precisam ser corrigidas.

    • 9 – MARQUINHO

      Este ano estava fácil ganhar o Paulista (os rivais todos desmontados) , estava fácil ganhar a Copa do Brasil, estava fácil ganhar o Brasileiro (campeão com 72 pontos) e estava fácil ganhar a Libertadores (não houve nenhum time esmagador como o Atlético Nacional em 2016 e o Gaymio levou a taça com jogadores renegados de outros clubes e garotos da base)…
      Mesmo com tantas possibilidades conseguimos perder tudo.

  • Marcio Lettra

    Finalmente acabou. Na minha análise, um ano que se salva pelo desempenho da nossa base e pela classificação para a Libertadores. Triste ver alguns jogadores tão mal, Moisés, Dudu, Tchê Tchê…Espero que o Roger recupere para o ano que vem, time sem pegada, sem vontade, sem nada! Tem que mudar MUITA coisa pro ano que vem!!!! Avanti Palestra, que venha um 2018 melhor…

  • André_Verdão

    Tem muito jogador acomodado nesse time. É dever da diretoria identificar aqueles que não tem vontade de jogar e vender os que puderem vender (não adianta ter jogador que não quer jogar no time). O fato do Palmeiras perder todos os jogos decisivos do ano mostra essa falta de vontade que vem matando o time. Que o Roger ano que vem saiba identificar os mais sonolentos e dar um chá de cadeira no banco de reservas (tem muito titular indiscutível nesse time).

  • 9 – MARQUINHO

    Todo atacante quando chega na frente do Prass já sabe que ele vai se jogar pra trás com as pernas abertas. Ai a única dúvida é escolher como vai querer fazer o gol: cavar por cima ou tocar no eixo dele vazando por entre as pernas. Foi de perder as contas de quantos gols saíram assim este ano. Sem fazer força dá pra citar uns 10.

    • Renan Furlan

      Concordo, mas nunca vi um time que todo jogo alguém sai na cara do goleiro umas 2, 3x.

      • 9 – MARQUINHO

        Sim. A nossa defesa foi lastimável este ano, mas nos 7 jogos que o Jailson jogou na temporada, o Palmeiras não perdeu. Foram 5 vitórias e 2 empates. Somados aos 19 jogos invictos no Brasileiro de 2016, são 26 jogos sem perder com Jailson no gol.
        Para mim estes números rompem a barreira da coincidencia e passam a ser explicados por questões técnicas.

      • Eddie Rafael

        Renan, esse é um ponto que SEMPRE uso em defesa do Prass. Ok, ele tem essa limitação? Bacana. Mas se todo mundo sabe que ele peca nesse fundamento, por qual motivo em todo jogo tem atacante no mano a mano com ele? Colocam todo gol sofrido na conta dele, como se fosse ele que vacilasse na marcação lá na intermediária :^/

        • Igão

          Pessoal lembra do tanto de gols que ele tomou saindo so gol dessa forma, mas ignora quantos ele salvou também. Puxando pela memória dos jogos recentes, contra cruzeiro, gambá, vitória, avaí e sport ele fez intervenções importantes em lances assim.

  • Renan B. Baroni

    Entendo a frustração e também estou puto. Mas não podemos esquecer que até 2014 disputavamos para não cair, com raras exceções neste século éramos protagonistas. Num ano péssimo ainda ficamos em segundo, longe do Z4. Temos que corrigir os erros e partir pra um 2018 a altura, sendo protagonista de novo.

  • Allan Leite

    Erros de nossos jogadores, dos técnicos, da arbitragem e principalmente da diretoria essa seria minha sequência, infelizmente falhamos (coletivamente) nos jogos mais importantes, agora é torcer para o Roger e por um 2018 mais vitorioso

  • Allan Leite

    Estou de acordo com as notas, Dudu merecia um pontinho a mais

  • Mateus Lucio

    Ano que vem vai mudar tudo no Palmeiras,800 mil por um jogador que nao joga nade desde 2015,e um goleiro que só falhou esse ano todo pra ser terceira opção e deixar nosso melhor goleiro hoje,que só perdeu um jogo com nossa camisa ficar mofando no banco.
    Além de contratar o quinto zagueiro do Botafogo pra falar que demos um chapéu no Corinthians,e pagar 15 milhões em um novo Marquinhos do Vitória,e nossa base bombando.

    Mas não pode criticar porque em 2014 quase caimos,certo mesmo è gastar 100 milhões pra passar vergonha o ano inteiro,e perder um campeonato de nível técnico sofrível

    • Renan B. Baroni

      Eu discordo de diversas coisas que rolaram este ano, inclusive de algumas das contratações pensadas para o ano que vem. Estou apenas enxergando um quadro maior, ao invés de focar só nos erros e/ou decisões questionáveis. Antes de 2015, um ano ruim nos fazia tomar goleadas monumentais e mais elásticas, de times medíocres, e a meta de todo Brasileirão eram os 45 pontos. Tem muito o que melhorar, e vai sempre ter o que melhorar. Mas não concordo em hipótese alguma alguns torcedores pintando a situação como terra arrasada e fim do time.

      • Mateus Lucio

        Se continuar gastando dessa maneira burro igual desse ano,mais o cenario politico conturbado(pra variar),em 2021 estamos igual a 2001,a menos que Nobre volte ou surja um novo Nobre

        • Vitor

          Esse é um dos maiores riscos, o Palmeiras não aproveitar o bom momento financeiro como é praticamente regra no Brasil.

        • Renan B. Baroni

          Nobre gastou errado pra caralho também. Vejo o povo falando dele, como se ele só tivesse acertado. Sou eternamente grato a ele, porque sem ele correríamos o risco de virar uma Portuguesa. Mas ele fez muita cagada em 13/14 também.

          E como eu já disse, temos muita coisa para corrigir e continuaremos tendo todos os anos.

          • Mateus Lucio

            Ele errou muito no primeiro mandato porque ele pegou o Palmeiras no nivel de Portuguesa mesmo,nao dava pra fazer muito mais do que ele fez.
            Agora nós temos condições de fazer algo melhor,o que deixa nervoso é o desperdício de potencial

    • Renan B. Baroni

      Outra coisa, 100 milhões gastos não garantem titulo. É futebol e não matemática. Esse papo de “ain gastou 100 milhões….” é coisa da imprensa clubista. E outra, o investimento tinha prazo de validade que venceu hoje? Até onde eu saiba, os jogadores estão ai pro ano que vem….

      • Mateus Lucio

        Logico que dinheiro nao garante titulos,é burrice achar isso,agora gastar dinheiro da maneira equivocada como gastaram é uma burrice maior ainda.

        Gastando rios de dinheiro em jogadores de qualidade muito questionavel, como nossa base voando.

        Exemplos:

        Pra que contratar Weverton,se temos Jailson que sempre deu conta do recado,e Fuzatto sendo uma grande promessa

        Vendemos nosso segundo melhor por uma merreca pra contar com o Dracena em fim de carreira e horrivel,e pagar mais do que vendemos ele em JUNINHO e LUAN,e acabamos de emprestar Thiago Martins pra trazer o quinto zagueiro do Botafogo

        Pagamos 15 milhoes de reais em BRUNO HENRIQUE,sendo que temos Mattheus Salles,tinhamos Gabriel,tem o Gabriel Furtado etc

        Pagamos 10 milhoes em 2 meias que nao jogam e ano que vem vamos trazer um meia que vai custar 800 mil por mes pra tirar mais ainda o espaco deles

        Mandamos Barrios embora,nosso heroi em 2015 e que acaba de ser campeao da libertadores e artilheiro do Gremio no ano,pra pagar 50 milhoes em Deyverson e Borja

        Se e pra gastar dinheiro dessa maneira,eu prefiro guardar e apostar na molecada que pelo menos pode dar retorno financeiro no futuro

        • Wilfrido Paredes

          Não tiro suas razőes para reclamar, mas muito destas contrataçőes que você mencionou vieram à pedido de Cuca. Diretoria contratou à pedido dele.

          Quanto ao dinheiro gasto, eu ficaria muito preocupado se fosse como em 2009, onde gastamos sem poder, adiantando cotas da TV.

          Hoje a realidade.é.outra, o faturamento do clube no ano passado foi de quase meio bilhão e o ano que vem teremos dívida zero.

          Eu sincerament

  • Vitor

    É até chato repetir que o time do Palmeiras de 2017 não deu certo. Não adianta culpar o Valentim, esse time não convenceu em nenhum jogo esse ano, fez no máximo de 20 a 30 minutos bons em alguns jogos o que é decepcionante.

    Agora é esperar por um 2018 melhor. Embora contratar Weverton na minha opinião não faça parte de um bom começo. Resta torcer.

  • Fernando Nunes Manfré

    Esse jogo era para colocar o Veiga, o Hyoran, o Deyverson, o Roger Guedes, o Guerra, o Bruno Henrique etc. e colocar o Roger Machado para assistir o jogo, como se fosse uma peneira mesmo. Não adianta falar da premiação do 2º lugar, não iam dividir o bixo e pros “titulares” restou andar em campo mesmo, motivação zero (e o Valentim também nessa), estão pensando nas férias e nada mais.

  • Arrow

    O grande erro da direção esse ano foi não ter trazido laterais. O fato de não termos achado um substituto para o Vítor Hugo tbm teve sua parcela de culpa, pois Juninho e Luan vieram e não se firmaram. Tudo isso fica como aprendizado para 2018. Não devemos esquecer que o primeiro ano de Paulo Nobre foi sofrível, mas depois ele foi se acertando, e com Galiotte pode acontecer o mesmo.

    Em 2018 o Roger vai demorar um tempo até acertar essa defesa, porém ele precisará do respaldo da diretoria e da blindagem de seu elenco quando os resultados não estiverem sendo dos melhores, e o principal: suportar a corneta monstruosa da torcida palestrina. Temos que ter paciência, com certeza o ano que vêm será bem melhor!

    • Eu estou convencido de que no esquema que o time jogou nesse ano, nenhum zagueiro iria se firmar. Vou ser repetitivo, mas se você colocar nossos zagueiros no time gamba, eles entrariam na seleção do campeonato fácil, fácil.

      • Edmundo Ramos Cassis

        A tal da linha alta para dar certo tem que ser treinada muito mais do que uma linha baixa. Eu prefiro um jogo mais dinâmico, bola de pé em pé, cadenciado como cansei de ver (cansei? Que nada!), nos anos 60. A tal “identidade”. Só que não basta querer. Tem que ter o material humano pra isso. Se vc não tem, se vira com o que tem e busque o que de melhor o grupo pode oferecer. Treinador é como um Maestro, um arranjador. Não adianta nada vc escrever uma peça maravilhosa se vc não tem os músicos certos para executá-la.

      • Arrow

        Eu concordo, mas se o que botou pra fuder tbm foram as laterais, se não fossem elas alguém poderia até se firmar ao lado do Mina.

    • Thomaz

      Exatamente, a culpa maior desse ano, nao foi do galliote, e sim do mattos pq ele eh o responsavel pelas contrataçoes, ele tem carta branca assim desde a era Paulo nobre, mattos contrata ou nao e ninguem discute. O Mattos nuka entrevista no meio do ano falou que ” ah nao vou contratar laterais, temos jean melhor lateral direito do ano passado e egidio o melhor lateral pelo cruzeiro” esse problema das laterais vem desde o ano passado, a questao eh que com a boa fase de Moises e tche tche esse problema nao aparecia tanto, mas hoje a realidade é outra. O mattos tem um serio problema em contratar sem estar atualizado, o Barrios por exemplo, mattos o queria porque era goelador, mas nao vinha vem ha anos (pode pesquisar). No meio campo eh a mesma coisa, sofrendo com a falta de um meia armador, a diretoria nao tem culpa trouxe o guerra, mas nao deu certo. Precisamos de uns 2 zagueiros tambem, pq mina vai embora e esta em uma má fase e os outros zagueiros sao uma m****, menos o edu dracena mas ta mto velho.

    • Thomaz

      Ah pior que segundo uma materia do GE o mattos nao pretende trazer zagueiros para 2018, ou seja mais um ano perdido.

      • Arrow

        Deve trazer pelo menos um. Vamos torcer para que o tal Emerson Santos seja bom.

      • Fernando Castro

        Emprestados só temos o Thiago Martins, mais o Emerson Santos (que nunca mais jogou). Lembrando que o Mina vai embora ano que vem, é pouco.

  • Vitor

    O Palmeiras tem que preparar os goleiros vindos da base pra se tiverem condições assumirem o gol em pouco tempo.
    Tanto Prass quanto Jaílson já estão em fim de carreira. Se é pra trazer goleiro mediano, melhor apostar na base como sempre foi tradição no Palmeiras.

    • Bruno Z Crippa

      O Weverton já tá fechado, no começo não gostei, mas entendi a diretoria, ele vem mais pensando em 2019, não é uma aposta, e sim uma realidade, com experiência, bom goleiro. Prass tem só mais um ano, Jailson além do problema de lesão também já está com uma idade boa… E ainda ele veio de graça em fim de contrato…

      • Thomaz

        Velho, o weverton eh mto xingado pela torcida do CAP, um goleiro bom, jovem e com experiencia eu escolheria o gatito

        • Lorenzo Bianchi

          Agora a cagada já está feita. Que baixe uma luz no barbudo. Ou um Jailson!

        • Bruno Z Crippa

          uma torcedora do Atlético-PR disse q ele é ídolo lá…

      • Fernando Castro

        Eu continuo não gostando. Prass joga mais um ano, Jailson mais dois ou três, dependendo do físico. Acredito que daria tempo de preparar o Silvestre nesse período, usando-o pra poupar o titular

        • Bruno Z Crippa

          se fosse pra apostar preferia o Fuzzato, o Silvestre não senti tanta firmeza… mas não vi muitos jogos dele…

          • Fernando Castro

            No profissional, só teve um contra o NPSM lá na Vila. Tomou o gol só porque a bola bateu na zaga e caiu no pé do Copete a 1,5m do gol aberto.

  • 9 – MARQUINHO

    O que mais me irritou este ano foi ter deixado o Gambá ter saído como protagonista. Deixamos o Estadual de mão beijada para eles e no Brasileiro deixamos eles levarem com míseros 72 pontos e com 3 rodadas de antecedencia.
    Fazendo uma comparação, em 2016 fizemos 80 pontos e mesmo assim levamos a taça com apenas 1 rodada de antecedencia.

    • Fernando Castro

      Isso me incomodou pra p* também. Tava muito na cara que o primeiro time que apertasse eles iria passar, mas um cagou pro BR, outro é pipoqueiro atrasador de salários e nós, além de pipocarmos em certos jogos, nos “deixamos” ser roubados (bastava meter a pingola na mesa quando errassem contra nós).

  • Marcelo Dos Santos Baptista

    Ufa , finalmente 2017 acabou , futebolisticamente é claro !!!!Sinceramente não me lembro de um time do Verdão tão pamonha , pipoqueiro , desinteressado ,apático , descompromisado e mais um monte de adjetivos nesse sentido !!! Nem os que cairam e nem aqueles terríves dos anos 80 !!! Tá louco que time mais chato de se ver jogar , fora um ou dois jogos talvez no inicio da temporada e olha que fizemos mais de 60 jogos no ano , não lembro de mais nenhum que tenho valido a pena assistir !!!O de hoje é mais um desses , me lembrou muito aquele com o Vitória !!O vice , sinceramente , nem merecido foi , não temos nada realmente para comemorar , só lamentar !!Se fizermos uma comparação com o time do cheirinho , que tanto gostamos de sacanear nas redes sociais , fomos piores do que eles !!!Ganharam o carioca , ok não vale nada , mas gostaria de ter ganho o paulista e não ter passado aquela vergonha diante da Ponte , que depois até rebaixada foi , no Brasileiro classificamos pra Liberta direto e eles também , tá certo que com um pouco de sorte , foram da Copa do Brasil e ainda estão na final de uma competição sul americana , enfim fomos mal para caramba esse ano…termino o ano com sentimento ruim com tudo que foi vivido por nós nos campeonatos disputados e espero sinceramente que tenha servido de lição principalmente para nosso presidente cabeça de ovo não cometer as lambanças deste ano…Será que o Roger vai conseguir controlar esse elenco , porque a maioria dos corpos moles estarão lá o ano que vem…Desculpem mas estou preocupado …no demais feliz 2018 a todos !!!!

    • Rafael Capelini

      Só sua primeira frase já merecia uns 100 likes!!

      Só acho que temos uma coisa MUITO importante a comemorar!!

      Que agora nosso ano patético e desastroso é como vice…
      Já foi bem pior que isso!!

      Concordo poderíamos ter terminado fora da libertadores do ano que vem, com um campeonato muito mais digno do que fizemos, mas ainda assim é pra comemorar o fato de mesmo sendo ‘horríveis’, estarmos ‘bem’…

  • Fernando Piason

    Já veio Diogo Barbosa, já veio Lucas Lima, talvez venha o Zeca…acho que só vai ter lugar pro preguiçoso Michel Bastos na barca.

    • Lorenzo Bianchi

      MB me cansa de um jeito pior do que se eu estivesse em campo pqp!!!

  • Carlos José Da Silva Xavié

    E mesmo com toda a frustração, esse foi nosso segundo melhor desempenho nos pontos corridos!

    • Gabriel Pedro

      Foi o segundo melhor em questão de classificação. Tiveram outros anos que fizemos mais pontos. O Palmeiras fez 63 pontos neste campeonato. Em 2008 fez 65 e ficou na quarta posição,

  • Carlos José Da Silva Xavié

    Uma pequena correçao na primeira frase do texto: foi a quinta vez esse ano q levamos 3 gols no primeiro tempo:
    – contra a Ponte no Paulista.
    – contra o Cruzeiro na Copa do BR
    – contra gambás, Vitória e AtlPR no Brasileiro.

  • Leo Apelian

    Que piada em Conrado.
    Fomos vexatoriamente eliminados de todos os campeonatos que disputamos. Perdemos 03 Derbys no ano e você atribui tudo , principalmente , a arbitragem. Que piadista. Você merece o time que tem, nao reclame depois.

    • Giuliano Varela

      Vc merece o de 2012

    • Gabriel Pedro

      Mas a arbitragem tem muito a ver. Se você não consegue enxergar algo tao óbvio quanto isso, quantas coisas mais você não enxerga?

      • Rafael Capelini

        A arbitragem de fato foi péssima, mas tirando a forma irônica que o camarada falou, concordo com ele:
        Atribuir nosso fracasso “principalmente à arbitragem” é um ERRO enorme, que vai atrapalhar o amadurecimento e correção dos INÚMEROS erros e falhas deste time!!!

        Não é que seja terra arrasada e tem que mudar tudo e todos, como foi de 2014 pra 2015!!!

        Mas esse time tem falhas estruturais muito GRAVES que vão muito além de falta de laterais, Zaga desprotegida, arbitragem, etc, etc…

        O tempo de protestar e destacar os erros de arbitragem passou. (Claro que ficar encima de TODA A ESTRUTURA institucional da CBF, FPF, COMENBOLA e FIFA para garantir nossos direitos , deve ser um trabalho interno constante e ininterrupto) (**Não queremos ser ajudados, apenas exigimos não sermos prejudicados), mas o momento agora é de reflexão sobre todo o resto que está errado.

        E SE QUISERMOS de FATO MELHORAR e CRESCER, admitirmos que temos muito mais CULPA do que ‘as arbitragens’ pelas nossas falhas.

        As arbitragens sequer teriam sido determinantes se o nível do campeonato não fosse tão baixo e ‘o campeão’ uma legítima piada!! Se tivesse UM time só, disputando o campeonato decentemente, com a FRAGILIDADE de nosso time, agente não chegaria nem perto deles, nem com arbitragem 100% perfeita!!!

        Um time que não encara um jogo decisivo com a devida importância (que não ganha nenhum!!) que de 3 Derbys perde os 3, inclusive sendo INEDITAMENTE ‘ajudado’ pela arbitragem em um, que de 9 clássicos perde 6 vexatoriamente… que não fez UM jogo inteiro sequer bom no ano todo, (no máximo teve 30 a 45 minutos de bom futebol em alguns), que toma 3 gols com 30 minutos de jogo em 5 ocasiões, entre outros tantos primeiros tempos horríveis e lastimáveis onde ‘escapou’ de levar os 3 gols rapidamente…

        Um time preguiçoso, pipoqueiro, sem fibra, sem alma, sem liderança, sem comando…

        TEMOS MUITO MAIS coisa interna a CORRIGIR…

        • Renato Sansão

          Cirúrgico.

        • Igão

          A arbitragem brasileira sempre foi péssima e sempre soubemos os lados para onde ela pende, mas da mesma forma que acredito que arbitragem interfere sim no resultado final dos pontos corridos, penso que o time quando é bom passa por cima dela. Ano passado terminamos campeões mesmo tendo uns 10 ou 12 pontos afanados durante o campeonato (isso pra não falar dos jogos que ganhamos mesmo sendo prejudicados). E sempre me lembro da entrevista daquele árbitro da máfia do apito de 2005, onde ele diz que tinha um resultado encomendado na partida entre juventude e figueirense, mas que não pode fazer nada porque o Edmundo acabou com o jogo.

          • Gabriel Pedro

            Ano passado o Palmeiras tinha o melhor time do Brasil disparado. Em 2008 e 2009 o Palmeiras tinha o melhor time do Brasil, mas era uma condição mais parelha. Em 2008 fomos 4° colocado e em 2009 5°. Um time muito melhor passa por cima até da arbitragem, mas um time pouco melhor, não.

            Vamos fazer outro exercício de recapitulação. Se o Palmeiras não fosse tão roubado ano passado, estaria tão tranquilo na liderança que provavelmente poderia buscar o título da Copa do Brasil também, sem precisar mesclar o time. Ou seja, a arbitragem não nos tirou o Brasileiro, mas nos tirou a chance de buscar a nossa 4° Copa do Brasil e 14° título nacional.

            Por isso eu nunca relativizo roubo.

        • Gabriel Pedro

          Olha, Rafael, eu gosto das coisas que você fala aqui mas eu não tenho paciência pra essa vontade de torcedores palmeirenses de sempre relativizar o quanto a arbitragem nos rouba. E isso só piora quando somado a isso sempre vem aquele papinho “nawn podi recramá di juis si u timi joge essi futbouzin”. Não entendo esse prazer que existe em falar que o time é ruim. Ou como você disse: Um time preguiçoso, pipoqueiro, sem fibra, sem alma, sem liderança, sem comando…

          Não estou diminuindo os erros internos do Palmeiras. Existem, e sim, quero todos eles acertados. Mas não relativizo roubos.Jamais farei isso. A devastação deles é grande demais pra que cometer esta injustiça.

          E quando eu faço uma crítica aos jogadores, a comissão técnica e diretoria, é visando o bem do Palmeiras e não descarregar minha raiva.

          • Rafael Capelini

            E quem está “descarregando raiva”???

            Faz algumas rodadas já que nem raiva desse time eu tenho mais, justamente porque me dei conta que não adianta esperar nada deles além do burocrático que eles entregaram o ANO INTEIRO!!! Não foi um jogo, não foi dois, foi o ano todo. NADA nesse time justifica ele carregar a fama de ‘injustiçado’, simplesmente porque em momento algum ele fez por merecer justiça melhor.

            Justamente por não ser “ruim” e fracassar retumbantemente, sem sequer dar uma grande batalha, constantemente em TODOS os momentos decisivos que mostra o quanto o time foi “preguiçoso, pipoqueiro, sem fibra, sem alma, sem liderança, sem comando…”
            Não São todos os jogadores que são assim, e individualmente, alguns não mereceriam essa pecha, mas não vamos confundir o individual com o coletivo. Enquanto TIME, enquanto EQUIPE, não cabem outros adjetivos, à não ser daí pra pior…

            Em TODOS esse s jogos era o time mais forte, que se esforçasse mais, se doasse mais, poderia e deveria ter se saído melhor pelo menos na maioria dessas vezes.

            Não é “relativar” os erros de arbitragem. É não usá-los como muleta pra justificar o injustificável.

            É muito fácil falar que “perdemos por causa da arbitragem” e não ver que o time em momento algum “deu liga” em momento algum foi de fato “UM TIME!!”

            Os erros de arbitragem fogem do nosso controle corrigir, podemos apenas ficar encima para diminui-los. Mas os nossos erros internos, esses sim podemos e devemos corrigi-los, mas o primeiro passo é assumi-los e não ficar dizendo que “fomos injustiçados”

          • Gabriel Pedro

            Reclamar de roubo nunca é usá-lo como muleta. Uma coisa não anula a outra.

          • Rafael Capelini

            Amigo Gabriel, Reclamar é uma coisa. Já passaram, já reclamamos e estamos cobrando constantemente nossa direção para que tomem atitudes mais energícas para que não se repitam.

            Mas usá-los como JUSTIFICATIVA para nosso fracasso é outra. Entendo sua revolta, também me revira o estomago.
            O do sub-17 foi repugnante, ainda mais considerando que o fizeram com ‘crianças’. Dá vontade de vomitar de nojo desses vermes.

            Mas não podemos FOCAR nos erros alheios e usá-los para “relativizar” os nossos!!

            No minimo o time teria que ter MERECIDO ser campeão, para poder dizer que foi injustiçado!! (Como o sub-17)!! Se tivesse sido um time guerreiro, batalhador, que tivesse lutado com unhas e dentes até o fim, vá lá… Mas isso passou longe de ser a realidade dessa equipe.
            SE, a arbitragem não tivesse interferido nos dois jogos chaves (CRU e GAM) e tivéssemos ganho, e sido campeões, teria sido muito mais por demérito alheio mérito próprio!!

            Digo SE, porque a verdade é que apesar de terem aberto o placar no lixão com gol irregular, quem entrou pra jogar final de campeonato e decidir o jogo foram eles, o fato de ter sido irregular foi um mero detalhe, a sensação desde o começo é que a qualquer momento eles achariam um gol, com ajuda, com falha nossa, ou numa cagada que seja, pelo simples fato de que eles entraram pra GANHAR e agente entrou pra ‘ver qual é’. Foi irregular (ainda bem, pois serve de argumento enquanto torcedor contra eles), mas poderia muito bem não ter sido, pois com um time pamonha e em frangalhos pela péssima campanha no returno, eles tiveram um volume de jogo infinitamente maior e melhor que o nosso até estarem com 2 gols na frente…, criaram chances reais e não deixavam sequer agente passar do meio campo… rachando cada bola como se fosse o último prato de comida (e talvez fosse mesmo)!!! SE nosso time tivesse entrado com a mesma GANA e perdesse APENAS pela arbitragem, vá lá, mas não foi APENAS pela arbitragem, foi TAMBÉM pelo pouco que fizemos, que produzimos, que LUTAMOS!!!

            Fomos roubados SIM, Mas isso não pode SERVIR pra ‘relativizar’ nossas próprias falhas. “Uma coisa não anula outra” verdade, mas nem deve servir pra AMENIZAR a outra!!!
            E a nós cabe FOCAR no que PODEMOS controlar e mudar, que é o NOSSO COMPORTAMENTO, a NOSSA ATITUDE!!!

            Abrçs

          • Gabriel Pedro

            Não li, mas repito. Houveram erros dos jogadores do Palmeiras, dos dirigentes, dos treinadores e dos torcedores.
            Houveram erros de arbitragem.
            Todos esses erros fizeram parte do insucesso do Palmeiras em 2017 e vêm fazendo em todos os insucessos desde que eu assisto futebol.
            Todos eles têm de ser cobrados de forma igual.

          • Rafael Capelini

            “Não li”sic
            Então leia por favor, senão também não adianta eu ler o seu…

            dialogo e debate é isso, aceitar ouvir e aceitar os argumentos dos outros, sempre com mente aberta de que TALVEZ, talvez eles possam ter razão.

            Se alguém tem e usa um argumento melhor que o meu, posso muito bem mudar de ideia, inclusive GOSTO MUITO quando alguém consegue me convencer, com argumentos bem-embasados mas pra isso ele tem que ver o meu também…

            Abrçs

          • Gabriel Pedro

            Não li e não vou ler, perdão se isso parecer falta de respeito. Não é. Já tinha dito tudo o que eu penso sobre isso. E acredito que você também.
            Deixei claro desde o início que não tenho paciência pra essa política de “não pode falar de juiz se o time não joga o melhor futebol disparado”, logo achei melhor me poupar de ler mais argumentos furados sobre isto.

          • Rafael Capelini

            Valeu, parabéns, já tá bloqueado aqui suas mensagens fera!!!

            Sinceros Abraços, e se algum dia o amigo aprender a DEBATER e OUVIR o Contraditório, é só dar um toque que estou sempre pronto a quem tem argumentos, e não infantilidades.

            Boas festas a você e toda Família!!!

    • Verdazzo

      Piada (sem graça) é a sua falta de educação.

  • Paulo Ponciano

    Mesmo com um ano sofrível como este, ainda terminamos em segundo lugar. Em outros anos passávamos raiva porque estávamos brigando pra não cair, agora estamos bravos porque ficamos em segundo. Nosso futuro é promissor demais!

    Pro ano que vem, precisamos melhorar nossa zaga. As contratações feitas esse ano foram muito ruins e vamos perder o Mina, que é o melhor zagueiro atual, mesmo não jogando nem sombra do que jogou no ano passado.
    Espero que o Roger consiga desempenhar um bom trabalho e que utilize alguns garotos da base, principalmente no Paulistão, pois nossa molecada dá dando show! Só falta terem oportunidades…

    Finalmente acabou 2017… Chega logo 2018! AVANTI!

  • Gabriel Pedro

    Sobre o ano de 2017:
    Se você fizer uma análise superficial, a conclusão mais clara é que o Palmeiras foi muito ruim. Mas não é a conclusão correta. As falhas do Palmeiras foram nos momentos decisivos.
    No campeonato paulista o Palmeiras foi bem. Terminou a primeira fase em primeiro no geral e passou facilmente pela segunda fase. Perdeu de 3×0 da Ponte e não conseguiu reverter.
    Na fase de grupos da Libertadores conseguiu 13 pontos, o mesmo número de pontos que os outros que ficaram em primeiro, só perdendo no critério de desempates e foi eliminado nos pênaltis por um time bom, sem perder de vista que foi uma falha em outro momento decisivo.
    Na Copa do Brasil quase foi eliminado pelo Inter e foi eliminado pelo Cruzeiro (que seria campeão) no critério de desempate.
    E no Brasileiro, apenas 3 times chegaram a disputar o título: SCCP, Gaymio e o Palmeiras. Enquanto o primeiro garantiu muitos pontos com muita ajuda da arbitragem o segundo não priorizou o campeonato e o Palmeiras falhou nos jogos decisivos, alguns deles a arbitragem ainda fez questão de não deixar acontecer.

    A conclusão mais correta ao final de 2017 é de que o Palmeiras foi bem, mas falhou nos momentos decisivos e por isso não levantou nenhuma taça. E é essa a memória que fica, de decepção.
    Já passou, que venha 2018.

    • Renato Sansão

      Gabriel, blz? Interessante sua análise, gostei! Linkando ela com o post do Conrado sobre protagonismo diferente de favoristismo, penso em quem PROTAGONIZOU O ANO por duas vertentes:

      01. Finais e Títulos: Gambás ganharam 3 (com a Copinha), Grêmio ganhou o maior de todos e ainda disputa 1, Cruzeiro ganhou 1, Atlético MG ídem (apesar de local) e Flamengo pode fechar o ano com 1 caneco + vaga direta na Liberta;

      02. Seleção do BR: por ser o campeonato mais longo, é o mais fácil de se montar uma seleção que pode ter até 22 jogadores entre titulares e reservas. É um exercício bacana de se fazer: quando pensamos nos 22 de 2017, quantos do Palmeiras MERECEM uma vaga? E dos rivais acima citados?


      Levando em conta esses 02 critérios (subjetivos, claro), penso que o Palmeiras NÃO FOI BEM na missão de ser protagonista em 2017. Foi um coadjuvante OK, com muito mais repercussão pelas contratações/trocas de técnico/fofocas/aposentadoria do grande Zé Roberto. Mas não disputou títulos à vera e talvez não tenha sequer 01 jogador entre os 22 melhores do mais representativo torneio que disputamos.

      • Gabriel Pedro

        Opa, beleza sim. E ae?
        No meu comentário eu fiz uma análise rápida do ano do Palmeiras em relação as disputas do Palmeiras. Você completou a análise fazendo uma comparação do nosso clube com os adversários. Apesar de você ter levantado bons pontos, eu discordo da sua análise.

        A gambazada fez um ano razoável, e nada além disso. Entenda bem, não estou tentando diminuir os feitos deles de conquistar o brasileiro que foi tão redentor pra gente ano passado, a grandeza do título é indiscutível, mas a facilidade como veio pra eles é discutível. E passaram por bambis (que brigou pra não cair) nas semi do Paulista e Ponte na final. E além disso, foram eliminados pelo Inter na Copa do Brasil nas fases iniciais, isso porque quase foram eliminados pelo Brusque. Não vamos esquecer que conseguiram um número de pontos absurdo no primeiro turno e fizeram campanha de rebaixado no segundo contando com muitas ajudinhas.

        Sobre o Grêmio, esse sim foi o protagonista do ano. Mas veja só, se tornou o protagonista do ano semana passada, já que caso fosse vice, não seriam muito lembrados. Abriram mão do campeonato brasileiro, sendo o time que apresenta o melhor futebol. Mas não foi a final do campeonato gaúcho. Na Copa do Brasil, considero a campanha deles igual a nossa, foram eliminados pelo campeão, não importa a fase. Precisamos nos render, 2017 foi o ano do Grêmio.

        Podemos falar do Cruzeiro também, que começou o ano contratando muito e foi vice para o rival. Até aí, não dá pra falar mal, mas chegou a brigar pra não cair e, apesar de ser campeão da Copa de forma inquestionável, fica a pergunta: O que doeu mais? Perder para o Cruzeiro ou perder para um time que joga o futebolzinho do Cruzeiro?

        Por isso precisamos nos ater para o nível do futebol apresentado no Brasil em 2017. Você perguntou qual dos nossos jogadores seriam lembrados. Na melhor fase do Palmeiras no ano, o Guerra jogou muita bola (inclusive, deixo aqui que discordo do Verdazzo no post do planejamento do elenco pra 2018, o Guerra tem que ficar). Tivermos uma grata surpresa com o Willian, que eu mesmo era contra trazer. O Mina, até se machucar continuava a ser o melhor zagueiro do Brasil. Mas, depois da eliminação da Libertadores o ano praticamente acabou. E o único a se destacar foi o Keno, mas só depois da saída do Cuca.

        A conclusão numa comparação com os outros clubes sobre quem foi protagonista, digo que o Palmeiras FOI SIM protagonista, mas não foi O ÚNICO protagonista. E isso tudo sem ganhar nenhum título. Por que, repito, falhou nos momentos decisivos. Mas brigou por todos os títulos que disputou.

        • Renato Sansão

          Respeitosamente, discordo de tudo que escreveu acima. Ir bem (ou razoavemente bem) não é protagonismo. Gambás levantaram 3 canecos com 15x menos orçamento e mais organização que nós. E até o ótimo Mina (bem, mas bem longe de ser o melhor do Brasil) não jogou mais bola que o Edu Dracena em 2017.

          • Gabriel Pedro

            Sua memória está afetada pelos últimos meses do ano. Mas o ano não é formado por 3 ou 4 meses.

          • Renato Sansão

            Tá não, Gabriel. Assisti a quase todos os nossos jogos no ano (desde o amistoso da Chape), seja no campo ou na TV. Fizemos jogos muito abaixo da média desde Ponte, passando por toda a nossa campanha na Copa BR (por muito pouco não caímos para o Inter), jogos-chave no Brasileiro e a reta final que mencionou aí. Foi um time medíocre com resultados medíocres num ano medíocre. Daí a dividir protagonismo vai um passo considerável. Mas novamente: respeito sua opinião, pode ficar com ela sem problemas. =)

  • Marco Aurelio Venturini

    Moro em Curitiba, infelizmente fui na Arena assistir o jogo. Aberração não é o gramado, mas sim o Alberto Valentim colocar de novo uma linha BURRA quase no meio de campo, isso NÃO EXISTE. Ainda bem que 2017 acabou e não passamos um vexame maior ainda.
    Pela TV não é possível ver a disposição inteira do time, agora eu consigo entender a perda do título – derrotas para gambá, vitória, avaí, etc… e tantos gols tomados na era Valentim. O time estava jogando com a defesa no meio de campo, e na defesa praticamente só o Prass, ainda com jogadores lentos na defesa.

    Com certeza o Alberto vai querer ficar no Palmeiras, pq será difícil arrumar emprego em outro lugar. Caso ele continue como auxiliar, espero que ele repense os conceitos. Esta estratégia só dá certo contra times medíocres demais.

    • Verdazzo

      sim, o gramado é uma aberração. tudo o que voce disse não exclui o fato desse gramado ser uma afronta ao futebol. Lamento se é na sua cidade.

      • Marco Aurelio Venturini

        blz, o gramado é uma aberração, assim como a arbitragem foi no campeonato…. mas pior que td isso é o time jogar com a “defesa” no meio-campo. Nós com um elenco muito superior, não existe tomar 3 gols no 1º tempo contra gambá, vitória, atlético/pr

        • Verdazzo

          um dia, tenho a esperança, nossa torcida vai aprender que as coisas caminham lado a lado. que se tivemos problemas dentro de campo, isso nao exclui o fato de que FOMOS ASSALTADOS, o que é MUITO MAIS GRAVE.

          Mesmo com nossas falhas, tínhamos bola para ganhar. o fator determinante, em atuacoes cirurgicas de Heber e Daronco, foi A ARBITRAGEM.

          O que não exclui o fato que temos que melhorar dentro de campo.

          Eu não consigo desenhar este raciocinio. Rezo para voces entenderem.

          • Marco Aurelio Venturini

            com certeza uma questão não exclui a outra. O gambá é o maior exemplo disso, o dia que tiver uma delação premiada no futebol, eles podem perder vários títulos arrumados. Mas no caso do meu comentário, minha indignação maior é ver nosso time jogar totalmente errado, praticamente sem defesa, não tem como entender nem aceitar. Daqui a 10 anos nós ainda estaremos lembrando das garfadas da arbitragem, mas tb da linha burra do Alberto…

          • Giuliano Varela

            Vc se irrita mais com erros do nosso técnico do que em sermos assaltados por arbitragem?

          • Marco Aurelio Venturini

            com certeza eu me irritei demais com os erros amadores do Alberto, nem sei se dá pra chamar de técnico ainda.

            já em sermos assaltados pelo juiz, ano após ano, é revoltante.

            mas se vc ler meu comentário inicial, foi apenas sobre o jogo…

          • Marco Aurelio Venturini

            com certeza eu me irritei demais com os erros amadores do Alberto, nem sei se dá pra chamar de técnico ainda.

            já em sermos assaltados pelo juiz, ano após ano, é revoltante.

            mas se vc ler meu comentário inicial, foi apenas sobre o jogo…

    • Lorenzo Bianchi

      Espero que nosso presidente amador e politiqueiro coloque na “conversa” com o Valentim, os dados do “seu” Palmeiras: vitórias, empates e derrotas, gols prós e contras e pra quem ele conseguiu perder. Um trabalho apático que começou como “salvador da pátria” e terminou de forma melancólica. Que seja colocado no seu lugar e guarde a marra de “futebol ofensivo/moderno” ou volte ao RedBull da vida.

    • Falou em linha burra e Valentim já dei like.

  • Rafael Figueiredo

    Ontem ficou claro que temos que ter paciência com o Borja. O William teve umas 4 chances de chutar, mas preferiu tocar ou driblar. Com o Borja não tem dessa, o cara chuta até da intermediária se tiver espaço e centro-avante tem que ser assim mesmo!

  • Renato Gardim

    Ufaaaaaaaa….2017 acabou, graças a Deus !!! que os erros deste ano serviam de lições para o ano que vem…

    • Chagas_Sep

      Sera que aprenderam?!?!

      Pra mim, a contratação do Weverton mostra que não.

    • Foi só pancada esse ano… Mas estamos de pé! Rs

  • Acho que a maior falha deste ano foi subestimar a importância de se ter quarto zagueiros e laterais fortes e de origem.
    Mayke até correspondeu, mas a zaga esquerda foi na base do improviso o ano todo. Não deveríamos ter emprestado Tiago Martins e Juninho se mostrou esforçado, mas ainda não está pronto.
    Na lateral esquerda ninguém correspondeu.
    O excelente Augusto precisa subir e assumir a quarta zaga imediatamente.

  • Rodolfo Amaro

    A desgraça total que se encontra nossa defesa é culpa total da diretoria e contratações erradas aliada a uma venda sem muito significado. Vitor Hugo não poderia ter saído, apesar de ter dado um lucro bom, não temos ninguém que supre pelo menos perto do que ele fazia. Nosso melhor zagueiro em termos de atuação é um veterano, que quando joga na sua posição correta, joga muito. Mina pra mim tá com a cabeça lá em Barcelona e já tem algum tempo. Se é pra continuar assim, que vá pra lá mesmo logo. Agora, Luan e Juninho sem condições alguma. Não dá. As laterais, problema recorrente desde o ano passado, foi o calcanhar de Aquiles do nosso time. Por mais que nosso time faça muitos gols, leva demais também porque o sistema defensivo é ridículo quando olhamos a qualidade técnica e a noção tática de boa parte de nossos atletas. Erro grosseiro de planejamento, que precisa ser URGENTEMENTE corrigido. Pra volante, Thiago Santos não tem qualidade nenhuma no passe, só sabe demolir. Isso cabe quando tem alguém ao seu lado que passe por si e por ele, sozinho é só Felipe Melo que dá conta. Precisamos de algum volante pegador e com boa qualidade no passe. E Moisés de armador não rola. Ou ele joga de volante ou é banco. Não está 100%, precisa de uma pré-temporada muito bem feita. Tomara que não volte um leitão igual ao ano passado.

    • Victor

      Acho injusto falar que o Mina está com a cabeça no Barcelona.

      Sempre que entrou em campo chamou a responsabilidade, nunca vi se omitir, chega a desempenhar um papel de libero quando está com a bola tamanho é o desconforto em ver que o time não está atacando quando deveria. Nas bolas aéreas, é o único jogador desse elenco atual que apresenta algum risco ofensivo.

      As lesões atrapalharam ele esse ano, a vontade não.

    • Verdazzo

      Vitor Hugo quis sair. Não tinha como segurar.

      • Rafael Capelini

        Desde o começo do ano que vinha com a cabeça ‘fora’ do Palmeiras…

        • Lorenzo Bianchi

          A cabeça tava tão fora que não acertava um tempo de bola e quando acertava algo, geralmente era a canela ou até o tronco do adversário! Tomou cartões ridículos!!! Preferiu pegar banco de um time mediano de um campeonato fraco do que ficar no gigante brasileiro. Escolhas.. Que seja feliz lá!

          • Rafael Capelini

            Tenho pra mim, que mais cedo ou mais tarde ele retorna com ‘a cabeça’ no lugar e será um de nossos melhores zagueiros da história!! Que tome bastante cascudo lá fora e ‘aprenda’ coisas novas no futebol italiano pra voltar melhor!

    • Igão

      Vitor Hugo fez uns jogos sofríveis por aqui no começo do ano. Dracena ganhou na bola a vaga de titular.

    • Pra mim o Vitor Hugo saiu na hora certa. Esse timing perfeito nós perdemos com o João Pedro, por exemplo…

    • Luan é seleção campeã olímpica e Juninho é bom também. Os dois são muito novos ainda. Temos que valorizar pois trarão muito retorno ao Palmeiras.

  • Claudio Tanaka

    O campeonato mostrou, mais uma vez, a necessidade de ter uma boa defesa como fator primordial para vencer campeonatos. Não tivemos problemas em fazer gols mas tomamos 45 gols contra 30 dos gambás. É isso que tem que ser priorizado. Infelizmente, somente o futebol bonito e ofensivo não vence campeonatos. É preciso consistência defensiva primeiro para depois pensar no ataque. É inaceitável tomar 3 gols no primeiro tempo.

    • Marco Aurelio Venturini

      isso se agravou depois que o Cuca saiu, e tb não conseguimos repor a altura a saída do Vitor Hugo…

  • Eu gosto muito de futebol ofensivo… Mas começo a desconfiar que vai demorar muito até alguém encontrar um meio definitivo de derrubar esse ferrolho que passou a dominar o futebol mundial depois da era Barcelona… Os times pequenos que adotaram esse “jogo” tem se dado muito bem…
    Acho que a melhor estratégia da atualidade é encher o time de perna de pau matador de jogada atrás e 2 ou 3 usain bolt na frente. Times com essa característica jogam sem pressão, não tomam gol e ganham os jogos por placares apertados.

    • Arrow

      Isso ai só funciona a curto prazo. Os lixos passaram o campeonato inteiro fazendo isso, ganharam muitos pontos fazendo isso, mas a realidade é que se não fosse a ajuda grosseira da arbitragem, não teriam sido campeões de porra nenhuma.
      Prefiro ver o meu time criando oportunidades, sabendo administrar uma partida, jogando compactado, sabendo a hora de atacar e a hora de se fechar e usando a malandragem no bom sentido.
      Quem se fecha muito atrás, não sabe o que fazer quando têm a bola nos pés. Um time desses se chega em uma final de mundial, por exemplo, leva um chocolate igual o River levou do Barcelona.

      • Eu sempre pensei dessa maneira, mas também estou chegando a conclusão que tem alguns times que sabem o que fazer sem a bola nos pés. O SCCP é um exemplo, o SFC também e mais recentemente, o Grêmio no segundo jogo da final da Libertadores.
        Do outro lado da balança, temos Barcelona, City e PSG, mas eles tomam sustos como os que tomamos (com menos frequência, é verdade… Mas tomam).

  • Carlos José Da Silva Xavié

    Tenho lido muitas críticas aos zagueiros e, sem duvida, elas se justificam, afinal, tomamos inacreditáveis 45 gols nesse Brasileiro. Mas se olharmos individualmente, nossos zagueiros são nomes bem cotados no mercado: Mina, Edu, Luan, Juninho. Será q só a saída do VH foi suficiente para desmontar nosso sistema defensivo? É verdade q aconteceram muitas falhas individuais, mas é preciso analisar até q ponto os esquemas táticos adotados não contribuíram para isso. Vamos com calma para não queimar nomes promissores q depois acabam brilhando em outros times.

  • Ferracini

    A verdade é que tomamos um baile…não fosse o Prass teria sido bem pior!!!
    Graças a Deus acabou 2017!!!

    • Lorenzo Bianchi

      Não fosse o Prass teria sido pior. Fosse o Jailson, pelo menos 2 daqueles gols ridículos não teríamos levado. E agora?? Complicado…

  • Olhem só que interessante. Não é uma verdade absoluta que zagueiros canhotos jogam pela esquerda e destros jogam pela direita. Trata-se apenas de uma conclusão popular pouco fundamentada, admito.
    Baseado nela, comecei a olhar alguns pontos:

    – Zaga de 2016: Mina (destro) e Vitor Hugo (canhoto)

    – Nossos zagueiros em 2017 foram:
    Mina (destro)
    Luan (destro)
    Edu Dracena (destro)
    Juninho (destro)
    Antonio Carlos (destro)

    – Em 2018, deveremos ter…
    Mina (destro)
    Luan (destro)
    Emerson (destro)
    Edu Dracena (destro)
    Juninho (destro)
    Thiago Martins (destro)
    Nathan (destro)
    Pedrão (destro)
    Augusto (ambidestro)

    Tá faltando pelo menos um canhoto aí, não acham?

    • Igão

      Juninho é canhoto. Contra o cruzeiro fez um gol contra tentando usar a canhota, sua perna de confiança, numa bola que estava pra direita.

      • Eu tinha certeza disso também, mas nas pesquisas que fiz estou achando ele como destro…

        • Igão

          Então não sei. Até de lateral esquerdo ele joga, e convenhamos que laterais esquerdos destros não são lá muito comuns.

  • Lorenzo Bianchi

    EQUILÍBRIO: algo que não tivemos o ano inteiro! Um time gigante não pode parecer time de churrasco por tantas vezes. Desequilibrado comparando defesa-meio-ataque e desequilibrado psicologicamente. Em todos os jogos do ano em que tomamos 3 gols, arrisco dizer que em 90% (no mínimo) das vezes, entre um gol e outro, foram menos de 5 minutos… Isso não pode acontecer! Isso é inadmissível!!! E o marasmo que o time mostra em campo, mais parece aqueles fatídicos times limitados que tínhamos que “lutavam pra não cair”. Sinceramente, alguns jogos desse ano pareciam o time de 2014.

    E que me perdoem os “eternamente gratos”, Fernando Prass chama gol. Temos um repelente de gols chamado Jailson. Aí renovam com o Prass e não satisfeitos, contratam o tal Weverton. Que cale minha boca, mas acho que começamos o ano de forma errada, já iniciando pelo gol. Pra quem quiser me crucificar: sou grato ao Prass e tudo mais, mas ídolo por ídolo tenho o Marcão como maior de todos e nem por isso quero que ele volte, pq o tempo dele passou, como o do Prass. Mas pelo jeito, teremos que aguentar mais 1 aninho. Haja coração (e SACO)

    • Igão

      Eu acredito que a renovação com o Prass por 1 ano foi correta, mas também acredito que Jailson é quem merece a titularidade. Problema na posição de goleiro é que ritmo de jogo é tudo, e quando Jailsão da massa precisou se afastar por lesão, Prass engatou uma sequencia interessante, daí fica complicado tirar um cara que tem ido bem pra recolocar outro que estava no estaleiro.

      • Lorenzo Bianchi

        Enquanto o Prass cair MUITO antes do atacante chutar a bola, não dá pra apoiar, Igão! Eu até acho que foi correto renovar, mas muito mais para auxiliar nos treinamentos de goleiros, pela presença nas preleções e coisa e tal… Mas assim que pegar um banco, ficar com cara de bunda (como já o fez), não vai ajudar muito não. Surreal pra mim é termos um goleiraço, que, SEMPRE QUE ENTROU, correspondeu sendo renegado e assistirmos a tantas e repetidas falhas do Prass.

  • Pestilão

    Infelizmente fizemos desse ano de 2017 um ano a ser esquecido. Priorizamos um campeonato – o mais fácil dos últimos anos – e terminamos o ano com as mãos abanando e com mais uma derrota inacreditável. Me perdoem os mais otimistas mas fomos vice do brasileirão por pura incompetência dos adversários. O futebol sulamericano está em péssimo nível técnico, inclusive o nosso. Se não assumirmos logo o papel de protagonistas dentro de campo, a pressão das arquibancadas e da imprensa ficará insustentável.

  • Alexandre Miccos

    To sabendo que nesse site tem um bando de vagabundo que mama no atual diretor mesmo com ele montando um lixo de elenco como esse, onde de 35 jogadores só salvam 10.

    vcs que colocam funcionarios acima da instituição são putas pra mim, 2018 vai ser ainda pior com Frangrass e Weverton revezando no gol, enquanto Jailson é fritado novamente.

    VEM LOGO 2019

    • Lorenzo Bianchi

      chora mais, fake

    • Lucas

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Lucas

      Está sumido do outro blog … o que houve El bago?

    • Arrow

      Se vc ficou sabendo isso, é melhor procurar outra fonte para se informar. Ninguém mama diretor nenhum.

      Cada um tem suas opiniões e preferências, se quiser se expressar, primeiro use de bom senso e respeite os outros.

    • Yerryzão da Massa

      Olha ele aqui kkkkkkkkkkkkkkkk

      aparece lá no PNAI cara, oq aconteceu que vc sumiu? kkkkkkkkkk

    • Bruninho

      Kkkkkkkkkk

  • Penhaman

    Um time que perde 6 pontos pra Gambá, Prantos, Atlético-PR e Chapecoense (ficando a frente de 3 desses) e ainda consegue ficar em 2º num campeonato de 38 rodadas, escancara qual o baixo nível do futebol praticado esse ano no Brasileirão.

    E esse pensamento ganha força ao pensar que o time que foi campeão joga com 11 atrás da linha da bola e, geralmente, entra com 14 em campo…

    • Boboris

      Quinze, vc esqueceu que o quarto árbitro também ajuda eles….

      • Penhaman

        hahahahaha… Pode crer Boboris…

        Podemos considerar que no futebol de 11 o Palmeiras foi campeão.

      • Renan B. Baroni

        Tem os dois arbitros de linha de fundo também….17…

        • Boboris

          E no próximo ano terão o reforço do árbitro de vídeo… 18!

  • Grão de Pimenta

    Palmeiras ja estreia na copinha no dia 2 de janeiro contra o Luverdense

  • Fernando Piason

    Deixando muito a desejar o time terminou o campeonato com só um gol a favor a menos do que no ano passado. Talvez a perda maior não tenha sido o Gabriel Jesus, mas o Victor Hugo. E o declínio do Zé.

    • Lorenzo Bianchi

      E a ausência do Jailson invicto!

      • Boboris

        Que bobagem, quantos gols o Prass tomou cara a cara? Jailson não faria melhor que ele fez. O problema é o SISTEMA defensivo, que este ano estava uma draga.

        • Lorenzo Bianchi

          Não coloquei a “culpa” no Prass. A questão é um fato: Jailson invicto! Prass entregou vááários gols antes de Cuca “optar” pelo invicto. Vários!

    • Gabriel Pedro

      E quando o Cuca e o Valentim saíram ano passado, aquele esquema defensivo perfeitamente encaixado com o Moisés fazendo um papel único.

  • Marcelo Mussarelli Corghi

    esse era jogo pra botar a molecada pra jogar de titular.
    mas enfim, vida que segue, e aguardemos por janeiro!

  • Fedato Palmerista

    Estão metendo o pau nos nossos zagueiros, mas não é ali nosso problema, e sim em todo o sistema defensivo que não funcionou durante todo o ano.
    Se colocarem o Luan pela direita e o Juninho pela esquerda na zaga do GAM, os caras vão pra seleção do campeonato, porque o esquema defensivo dos caras funciona .
    É por aí que o Roger tem que começar a acertar o time, nosso meio campo foi extremamente lento e mal na marcação o ano todo .
    O campeonato paulista tem que ser usado pra isso … não interessa fazer a tal melhor campanha, classificando já tá bom demais, desde que o elenco tenha sido bem testado e aproveitado .

    • Wilfrido Paredes

      Gostaria de complementar e dizer que as laterais foram os grandes problemas desta temporada.

      Já desde o ano passado já tínhamos estes sinais de problemas que poderíamos ter nas laterais…

      • Fedato Palmerista

        Realmente …. tínhamos duas avenidas em campo .
        A esquerda era a pior.

  • Jailson Alencar

    Guerra foi e vem sendo. O principal morto desse time, há tempos que ele joga parecendo que tá fazendo um favor ao time não concordo nem de longe com a avaliação dele.

  • Rodrigo Pereira da Silva

    Gostaria de sua análise ao longo de 2017.

  • Roberto Motta

    Hoje li que existe a possibilidade do Mina sair do clube em Janeiro. Estou bastante preocupado com a nossa zaga. Nao da pra contar com o Luan como titular. E o Juninho ja mostrou muita inconstancia tambem.

    Vamo Consertar essa zaga Mattos!

    • Telmo Ursini

      Roberto, arrumar a zaga depende muito do sistema defensivo, atacantes ,meias e volantes. Se isso não estiver posicionado corretamente por colocar o Antonio Carlos(Auge) não vai adiantar!!

      • Roberto Motta

        Pode ter o melhor sistema, com Luan e Juninho tambem nao vai adiantar. Tem que fazer as duas coisas. O sistema, ta na mao do Roger. Essa parte eh funcao dele e to confiando que ele vai colocar a casa em ordem. O tema de contratacao, ta com o Mattos, e pra poder ter jogador treinando na pre-temporada, tem que vir algo logo.

        • Telmo Ursini

          Respeito sua opinião mas discordo, não acho que precisamos de zagueiro.
          Avanti Palestra!!

          • Roberto Motta

            Respeito sua opiniao e tambem discordo. Se perdermos o Mina em Janeiro, o Luan e Juninho nao aguentam o tranco.

  • Paulo Fontes

    Depois dessa experiência, 11 rodadas se não me engano, não é possível que o Valentim ainda acredite estar pronto para ser técnico.

  • Telmo Ursini

    Gosto dele, mas ele é ruim!!

  • Ralf Olbertz

    Acho que AV deve mesmo aceitar ser Auxiliar Técnico, esses jogos mostraram que ele realmente não está pronto, insistiu na linha alta que e não conseguiu se desfazer dela no meio dos jogos, (aos 15 do primeiro tempo já dava pra saber que ia dar merda, poderia ter mudado ali o esquema, mas insistiu, de novo!)

    Os atacantes não receberam um assistência pra finalização, aí o cara vai lá e põe mais um atacante, pra quê? E não adianta falar que o Dudu foi pro meio, ele até vai bem as vezes, mas não é a dele e temos um especialista no banco pra isso!

    Moisés eu me recordo do jogo contra o Barcinha que entrou e destruiu, de lá pra cá foram alguns lapsos, algumas jogadas isoladas.. muita caminhada em campo e uma dificuldade imensa em matar a bola.. (nesse jogo até se justificaria pelo gramado, mas não foi o único jogo).

    Gosto muito do Guerra, acho um jogador excelente, responsável, mas não lhe deram as chances necessárias, insistiram no Moisés (só porque tá com a 10?!) armando o jogo, quando talvez pudesse render melhor como segundo volante..

    Espero contratações pontuais, principalmente na zaga (se tivéssemos tomado uns 15 gols a menos teríamos sido campeões!) e que o técnico não seja teimoso,que escolha o esquema privilegiando o que temos de bom no elenco!

    • Li um comentário que pareceu-me bem pertinente; linha alta é o fim de um processo, algo que “sobe” gradativamente depois de muito treino. O que o interino fez foi assumir o time e botar a linha no meio campo, deixando o Prass assistindo de binóculos na pequena área. Receita para um desastre iminente.

      • Ralf Olbertz

        Não o julgo por tentar, se desse certo seria lindo, mas não deu certo e ele não soube ver isso e tomar as medidas necessárias pra evitar as derrotas.. Dava pra ter corrigido aos 30 do primeiro tempo, como em outros jogos, mas ele insistiu, ou não conseguiu que os jogadores saíssem desse esquema durante o jogo.. Um erro que ele precisa assimilar pra qm sabe um dia ser um bom técnico.

        Abçs