2
X
1

Com sete pontos ganhos no quadrangular final do Robertão de 1967, o Palmeiras entrou em campo para enfrentar o Grêmio, na última rodada, no Pacaembu, precisando apenas de um empate para levantar o troféu.

O Internacional chegou aos sete pontos na véspera, ao vencer o SCCP em seu último jogo. O Grêmio, que já estava eliminado, daria ao Inter a chance de decidir o torneio com o Palmeiras em jogo extra se vencesse a partida.

Em grande noite de Dudu, Ademir, Servílio e César, que anotou dois gols, o Verdão venceu os gaúchos por 2 a 1 e conquistou seu segundo título nacional.

Logo após o apito inicial de João Carlos Ferrari, o Palmeiras partiu para cima do Grêmio. Com velocidade e toques rápidos, o Verdão não dava chance para o adversário e, aos 10 minutos, abriu o placar com César, depois de bom lançamento de Servílio.

O gol desnorteou ainda mais os gremistas que viram o Verdão ampliar para 2 a 0 pouco tempo depois, aos 25: Tupãzinho avançou pela meia esquerda e achou César, que driblou Everaldo e Ari Ercílio antes de arrematar contra o gol defendido por Arlindo. O Palmeiras poderia ter feito o terceiro gol de pênalti, porém o árbitro apontou, erroneamente, que a falta de Paulo Sousa em César ocorreu fora da área.

Na volta do intervalo, com os palmeirenses na arquibancada já em festa à espera do título, o Verdão continuou pressionando e teve boas oportunidades nos pés de Servílio e César, porém sem sucesso.

O Grêmio conseguiu seu único tento na partida graças a um pênalti inexistente assinalado pelo árbitro de Baldochi em cima de Loivo, aos 40 do segundo tempo. O juiz ainda expulsou Ferrari por reclamação. Ari Ercílio bateu no canto direito de Perez e diminuiu.

Mas o Grêmio não teve mais chances de tentar o empate e bastou ao Verdão continuar tocando a bola até o apito final. Festa nas ruas da capital paulista, com os jogadores desfilando em carros de bombeiro pelo centro da cidade até a sede do clube.

Ficha Técnica

NCr$ 64.578,50

João Carlos Ferrari

Escalação

Grêmio

Arlindo
Everaldo
Ari Ercílio
Paulo Souza
Ortunho
Áureo
Paíca
Cléo
Babá
Loivo
Joãozinho Severiano
Beto
Vieira
Volmir
Carlos Froner
TÉCNICO