32


Palmeiras 3 × 2 Portuguesa
| 24/04/1977 | Campeonato Paulista | Pacaembu |

Num jogaço realizado num domingo pela manhã no Pacaembu, o Palmeiras venceu a Portuguesa por 3 a 2, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Paulista. Mais do que o valor dos pontos para o campeonato, a partida foi marcada por ser uma das primeiras despedidas de Ademir da Guia da torcida do Palmeiras e do futebol. Aos 35 anos, o craque já dava sinais de que aquela seria sua última temporada e a aposentadoria era questão de tempo. Naquela manhã, seu pai, Domingos, veio do Rio de Janeiro para poder assistir uma das derradeiras partidas oficiais de seu genial filho.
E não se arrependeu. Tendo Jorge Mendonça e Toninho como coadjuvantes, Ademir deu um recital. Aos 18 minutos, aproveitando um lindo passe de Jorge Mendonça, amorteceu a bola no peito dentro da área, colocou na frente e tirou Moacir do lance com um toque sutil, abrindo o placar.
No segundo tempo, a Portuguesa empatou com Enéas: o craque recebeu um passe enfiado de Eudes, entrou na área e bateu rasteiro, colocando a bola entre as pernas de Leão. A Lusa, com seu bom time, valorizava o jogo.
Mas o Palmeiras, campeão paulista, era muito superior e aos 13 minutos já voltou à frente no placar: Jorge Mendonça recebeu dentro da área e percebeu a chegada de Ademir, tocando curto; o camisa 10 foi cercado por dois adversários e com uma ginga de corpo cortou para o lado com o pé esquerdo, fazendo ambos se estatelarem no chão; o toque curto chegou novamente a Mendonça que tocou para o gol, Moacir ainda tentou desviar, mas a bola morreu no fundo das redes.
Aos 19, Jorge Mendonça acionou Toninho na área; o catarinense viu Ademir se posicionando por dentro e fez o passe por elevação; Ademir novamente agasalhou a bola no peito e, na caída, pegou de bate-pronto, estufando as redes de Moacir, para extrema satisfação do velho Domingos e de 35 mil pessoas que foram ao Pacaembu porque também sabiam que o momento estava chegando. Foi o último dos 155 gols de Ademir da Guia jogando pelo Palmeiras.
A Lusa ainda diminuiria aos 37 com Eudes, que recebeu um passe longo, amorteceu com o braço, entrou na área e chutou forte, no ângulo de Leão. Mas nem o gol mal validado por José de Assis Aragão estragou a que foi, talvez, a melhor das despedidas de Ademir, depois de 15 anos vestindo nossa camisa. Ele ainda faria mais 25 partidas, até setembro, mas nenhum dos jogos seguintes foi tão significativo e representou tão bem a majestade com que tratou a bola envergando nossas cores.
Ficha Técnica
Escalações
Palmeiras
Portuguesa
Moacir
Alexandre Pimenta
Mendes
Beto Lima

Pedrinho
Bolívar
Badeco

Tata
Alexandre Bueno
Enéas 
Eudes
Esquerdinha
Valtinho
Oto Glória
Melhores momentos
Escalações
Palmeiras
Portuguesa
![]() Moacir |
![]() Alexandre Pimenta |
![]() Mendes |
![]() Beto Lima |
![]() ![]() Pedrinho |
![]() Bolívar |
![]() Badeco |
![]() ![]() Tata |
![]() Alexandre Bueno |
![]() Enéas ![]() |
![]() Eudes |
![]() Esquerdinha |
![]() Valtinho |
![]() Oto Glória |



