Depois de esperar pela recuperação da saúde de Telê Santana por alguns meses, algo infelizmente não aconteceu, o Palmeiras teve que refazer a estratégia para se manter competitivo. O clube promoveu uma pequena reformulação no elenco e definiu Luiz Felipe Scolari como novo treinador.
E o caminho do novo técnico alviverde, com um extenso histórico como rival, começou com o título do Torneio Maria Quitéria, um torneio amistoso disputado em Salvador entre o final dos estaduais e o começo do Brasileirão. Após passar pelo Bahia, nos pênaltis, o Verdão encarou na decisão o Flamengo.
Depois de um empate sem gols no tempo normal, o Palmeiras venceu nas cobranças de penalidades máximas por 4 a 3, com duas defesas de Marcos.
Na primeira etapa, o Palmeiras procurava o jogo mais pela esquerda para conseguir levar vantagem na velocidade de Euller. E foi assim que a primeira chance foi construída; Euller ganhou do adversário na corrida, cortou para o meio e rolou para Eriberto. O meia pegou forte na bola, mas ela subiu.
Enquanto isso, a equipe carioca explorava a bola aérea. Apesar de um primeiro tempo disputado, o placar não se alterou.
Na volta do intervalo o cenário continuou parecido. A melhor chance do Palmeiras ocorreu em cruzamento da esquerda, que encontrou Galeano na área. O volante dominou e cruzou rasteiro para a pequena área; a bola passou pelo goleiro Júlio César, mas a zaga adversária afastou.
A partida acabou mesmo sem abertura de contagem e a disputa do título foi para os pênaltis. Marcos brilhou e pegou os pênaltis de Jamir e Maurinho; do lado alviverde, Junior, Marquinhos, Galeano e Euller cobraram e converteram. No fim, vitória palmeirense por 4 a 3.