No elenco principal há apenas quatro meses, Danilo virou peça importante para o meio-campo palmeirense

Estreia do jogador aconteceu há menos de seis meses no time principal

Danilo
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

Importante para o esquema de Abel na vitória do Palmeiras por 3 a 0 contra o River Plate, na última terça-feira (05), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, Danilo estava há um ano jogando a Copa São Paulo. Titular nos cinco jogos da campanha alviverde, o volante marcou um gol na competição.

Com seus companheiros de categoria de base (Gabriel Veron, Wesley, Gabriel Menino, Patrick de Paula, Esteves e Alan) atuando no profissional desde janeiro do ano passado, Danilo teve sua primeira chance no time de cima apenas em setembro, quando o Palmeiras venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1. O jogador entrou aos 35’ do segundo tempo.

Deixando boa impressão desde a estreia, o volante vem crescendo de produção, principalmente após as saídas de Bruno Henrique e Ramires, e a lesão de Felipe Melo.

Para Vanderlei Luxemburgo, a evolução da equipe alviverde nas mãos de Abel se dá muito por causa de Danilo.

“Como um todo, o Palmeiras evoluiu, está em outro momento, diferente daquele que estava comigo. Uma coisa importante que aconteceu foi a efetivação do Danilo como primeiro volante. Ele tem uma qualidade que um primeiro volante precisa ter. Além da dinâmica, quando rouba a bola, ele acha a frente com uma facilidade muito grande e isso é fundamental”, comentou Vanderlei em entrevista ao SporTV.

Com uma ótima saída de bola, qualidade no passe e boa noção de marcação, o volante quase deixou o futebol após ser dispensado da base do Bahia. Aos canais ESPN, seu primeiro treinador, Dego Freitas, falou sobre como o jogador se sentiu depois da dispensa.

“Ao mesmo tempo em que ele jogava no ‘Deguinhos da Bola’, ele atuava no Bahia. Só que, em 2015, o Danilo foi mandado embora do Bahia. Ele ficou sem clube (e apenas) treinando com a gente. Queria desistir de jogar bola. Foi minha tristeza (…) Porém, eu falei para ele: ‘Rapaz, seja perseverante. Não faça isso de largar a bola, pelo amor de Deus’. Ele disse que tinha ficado oito anos no Bahia e desistiram dele, mas eu insisti para ele ter calma e fé em Deus”, relatou o treinador.

Para alegria de Danilo e dos torcedores palmeirenses, o jogador chamou atenção do projeto de capacitação do Palmeiras em 2018 e foi contratado para atuar no sub-17 do Verdão. Já em seu primeiro ano, ganhou o Paulistão da categoria. Pelo sub-20, o atleta foi ganhando espaço e conquistou novamente o estadual.

Aos 19 anos, o jogador já realizou 25 partidas como profissional, sendo 12 como titular. Distribuiu três assistências e marcou um gol. De acordo com o site oficial do Palmeiras, Danilo tem 30 desarmes certos, 22 lançamentos completados e 525 passes certos, confirmando assim suas qualidades.

> Confira aqui toda a trajetória de Danilo no Palmeiras até agora!