Palmeiras avança às semifinais da Libertadores pela terceira vez em 4 anos quebrando tabus

Palmeiras 3x0 SPFC
Cesar Greco

Abel Ferreira consegue primeira vitória sobre o SPFC e Verdão elimina o rival pela primeira vez na Libertadores

Com uma grande atuação coletiva, o Palmeiras está nas semifinais da Copa Libertadores. Após empatar o jogo de ida no Morumbi por 1 a 1, a equipe de Abel Ferreira controlou a partida no Allianz Parque, venceu por 3 a 0 e agora espera pelo vencedor do duelo entre Atlético-MG e River Plate.

Os gols foram anotados por Raphael Veiga (11’ do primeiro tempo), Dudu (21’ do segundo tempo) e Patrick de Paula (32’ da etapa final). A vitória, além de garantir a classificação à próxima fase da competição, serviu também para lavar a alma dos palmeirenses e do técnico Abel Ferreira. Contratado em novembro do ano passado, Abel nunca havia vencido o adversário; até então eram seis jogos, com duas derrotas e quatro empates.

“Aprender é algo que faço todos os dias e sempre estudos os adversários. Foi a primeira vez que ganho deles e, com certeza, aprendi muito com os outros jogos”, destacou o comandante na entrevista coletiva, e prosseguiu: “Aquelas duas semanas livres que tivemos, trabalhamos pensando nessa partida, nem os jogadores sabiam. Realizamos todos os ajustes e hoje os jogadores foram perfeitos”.

Foi a primeira vez que o Palmeiras eliminou o SPFC na Libertadores. Antes, as duas equipes haviam se enfrentado em confrontos eliminatórios nas edições de 1994, 2005 e 2006, todas com o adversário avançado. Para completar, o Verdão quebrou também o pequeno jejum de não vencer o rival desde 2019.

Terceira semifinal de Libertadores do Palmeiras em quatro anos; segunda sob o comando de Abel Ferreira

Campeão do maior torneio da América do Sul na temporada passada, o Palmeiras chega pela terceira vez em quatro anos às semifinais da Libertadores: 2018, 2020 e 2021. Desde que a chave final com 16 clubes foi implementada na competição (1989), esta é a sexta vez que o Verdão atinge a penúltima fase.

Além disso, o Palmeiras é a primeira equipe paulista a eliminar todos os rivais locais na Libertadores: