O mercado de video games no Brasil

*Post patrocinado

O mercado brasileiro de jogos é o maior da América Latina e o décimo maior do mundo, gerando mais de $ 3 bilhões de dólares canadenses em 2021 (e cerca de $ 4,3 bilhões de dólares canadenses em 2022). Já imaginou que esse mercado fosse tão grande assim? Acredito que é bem maior do que pensávamos.

O brasileiro é tão apaixonado por video games, que até jogos de casino online são bem vistos e bem avaliados. Por exemplo, o jogo Aviator online ganhou muitos troféus, já que pela indicação dos jogadores, que avaliaram o jogo de um modo geral: a rapidez, a jogabilidade, os gráficos e a facilidade de entender e executar as tarefas propostas no jogo. 

Os jogos de celulares representam quase 50% do mercado, seguidos pelos consoles (29%) e computadores (24%). A indústria está em rápido crescimento, com o número de estúdios de jogos triplicando entre 2018 e 2022.

Em 2020, o Brasil ganhou seu primeiro unicórnio de jogos com a Wildlife Studios, avaliada em $ 4 bilhões de dólares canadenses. As multinacionais Sony, Microsoft, Google, Tencent e Apple têm presença no Brasil, enquanto Riot, Ubisoft, Garena, IGG e Blizzard têm escritórios locais no país.

Destaques da indústria
50%
dos jogadores jogam pelo celular
$ 3 bilhões de dólares canadenses
Este foi o faturamento de videogame no Brasil
12.441
Vagas de emprego no setor de video game no Brasil
1.009
casas de videogame no Brazil
94.7 bilhõesde usuários de videogames no Brazil$ 71 milhões de dólares canadenses
em volume total de exportações de videogames em 2021

Principais oportunidades para empresas canadenses de videogame no Brasil

  • Os jogos casuais para celular fazem mais sucesso, embora os jogos para computador e console estejam ganhando popularidade
  • Soluções para melhorar o desempenho dos videogames, incluindo tempo de resposta, engenharia de som e qualidade gráfica
  • Serviços de treinamento e coaching profissional para casas de jogos, pois um grande número dos jogadores são autodidatas

Principais desafios ​​para empresas canadenses de videogame no Brasil

  • Número limitado de editores e distribuidores nacionais
  • Medidas de segurança encarecem as importações, principalmente de consoles e jogos físicos fabricados no exterior

Cenário de negócios no Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vem investindo em seu programa de exportação de videogames Brazil Games, uma parceria com a associação nacional de jogos ABRAGAMES. Em 2022, apoiaram uma delegação ao XDS do Canadá em Vancouver. Há um claro reconhecimento da experiência canadense no setor e um interesse em fomentar laços com a indústria canadense.

Há um evento de videogame muito importante no Brasil, que abrange nível internacional, o Gamescom Latam BIG Festival, ou apenas BIG (Best International Games) Festival.

O BIG Festival acontece anualmente no final de junho e é a maior conferência de videogames da América Latina. Este ano, a TCS organizará uma missão comercial ao BIG para casas de jogos e instituições educacionais canadenses com foco em jogos, animação e programação.

Conclusão

O Brasil é um mercado atraente para estudos canadenses sobre videogames. Dada a sua grande população e uma forte base de jogadores de todas as idades, com uma preferência particular por jogos digitais e de celulares, o mercado de videogames é ideal para estúdios canadenses de pequeno e médio porte. A posição do Brasil como potência regional também facilita o acesso ao resto do mercado latino-americano.

Categorias ads