Raphael Veiga ou Alex: quem foi melhor no Palmeiras?

Raphael Veiga e Alex, após treino do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Por terem características parecidas e jogarem na mesma posição, Raphael Veiga e Alex são frequentemente comparados por torcedores. Mas afinal, quem brilhou mais pelo Verdão?

É claro que Veiga segue escrevendo sua história pelo Palmeiras e ainda deve ter muitas conquistas com a camisa alviverde. Hoje, porém, os dois meias possuem números de jogos pelo Verdão bem próximos – são 266 de Veiga contra 243 de Alex.

Para comparar as trajetórias dos jogadores, vamos usar a ferramenta “Quem foi melhor?” do Almanaque do Verdazzo. Nela, é possível comparar quaisquer dois jogadores que já vestiram a camisa do Palmeiras e obter números de jogos, gols, cartões, títulos e muito mais.

Porém, números melhores não significam necessariamente uma melhor performance. É por isso que vamos levantar os principais dados que temos em nosso almanaque, mas é você que vai tirar suas próprias conclusões.

Raphael Veiga x Alex

Jogos

Como dito acima, Raphael Veiga já disputou 266 jogos pelo Verdão, enquanto Alex entrou em campo 243 vezes pelo clube. O aproveitamento de Veiga também é ligeiramente superior ao do ex-camisa 10.

Em 266 partidas de Raphael Veiga, foram 152 vitórias, 62 empates e 52 derrotas, resultando em um aproveitamento de 64,9%. Alex, por sua vez, venceu 121, empatou 65 e perdeu 57 dos 243 jogos disputados, tendo um aproveitamento de 58,7%.

Os números indicam também que Veiga é um jogador mais disciplinado dentro de campo. Mesmo com menos jogos, Alex recebeu bem mais cartões – são 43 (42 amarelos e um vermelho), contra 26 (todos amarelos) do camisa 23.

Gols

Em seus 266 jogos pelo Verdão, Raphael Veiga já marcou 81 gols. Ele é o terceiro meio-campista com mais tentos na história do clube, atrás apenas de Ademir da Guia e Jorge Mendonça. Sua média é de 0,3 gol por partida.

Alex, por sua vez, tem 78 gols marcados em 243 jogos – média de 0,32 gol por jogo. Sendo assim, ele é o quarto maior artilheiro da posição na história do Palmeiras.

Títulos

Já são nove títulos na conta de Raphael Veiga – três Campeonatos Paulistas (2020, 2022 e 2023), duas Libertadores da América (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022), um Campeonato Brasileiro (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Em seis temporadas pelo Palmeiras, Alex venceu quatro títulos – Copa Mercosul (1998), Copa do Brasil (1998), Libertadores da América (1999) e Torneio Rio-São Paulo (2000).


E aí, quem você acha que foi melhor pelo Verdão?

Para relembrar todos os jogos de Alex ou Veiga pelo Verdão, consultar o perfil completo de qualquer jogador ou até comparar os números de dois jogadores com a camisa do clube, acesse o Almanaque do Verdazzo e divirta-se! 

Raphael Veiga iguala Alex em gols marcados e se torna o 3º meio-campista com mais tentos pelo Palmeiras

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o tento diante do Cuiabá, Raphael Veiga chegou a 78 gols pelo clube

Cada vez mais consolidado na História do Palmeiras, Raphael Veiga alcançou outra marca individual importante pelo clube no final de semana. Ao ir às redes diante do Cuiabá, na vitória por 2 a 0, Veiga igualou o ex-jogador Alex em número de gols anotados com a camisa palmeirense.

São 78 gols para cada, com Alex, que ao todo disputou 243 jogos, sendo um pouco superior na média: 0,32 contra 0,31 de Veiga (249). Uma coincidência marca o início da trajetória de ambos no Palmeiras: vieram do Coritiba, bastante jovens.

Na lista dos maiores goleadores do Palmeiras, Veiga ocupa a 29ª colocação. Já entre todos os meio-campistas que defenderam as cores palmeirenses, o camisa 23 chegou à terceira colocação. Ele fica atrás apenas de Jorge Mendonça (102 gols) e Ademir da Guia (155). Confira os cinco maiores:

  • Ademir da Guia: 155 gols;
  • Jorge Mendonça: 102 gols;
  • Raphael Veiga e Alex: 78 gols;
  • Rivaldo: 68 gols.

250 vezes Raphael Veiga

Se entrar em campo nesta quarta-feira contra o Deportivo Pereira, pela Libertadores, Raphael Veiga completará 250 jogos pelo Palmeiras e será o sexto atleta do atual elenco a atingir o feito, depois de Dudu (441), Weverton (314), Gustavo Gómez (262), Marcos Rocha (261) e Zé Rafael (255).

No ranking de todos os atletas da História do Palmeiras, Veiga já é o 57º em partidas disputadas. Na relação dos meio-campistas, ele ocupa a 15ª posição.

Aprendiz e mentor: Raphael Veiga ultrapassa Alex em números de jogos pelo Palmeiras

Raphael Veiga e Alex, após treino do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Além de passar Alex, Raphael Veiga também se aproxima de 250 partidas pelo Verdão

Colecionador de marcas e títulos pelo Palmeiras, Raphael Veiga alcançou mais um feito pelo clube na vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, no último sábado: o camisa 23 chegou a 244 partidas vestindo a camisa palmeirense e ultrapassou o ex-jogador Alex, na lista dos atletas com mais jogos pelo Verdão.

A história dos dois jogadores com o Palmeiras é semelhante. Canhotos, ambos vieram jovens para o Verdão vindos do Coritiba e estão entre os maiores do clube. Alex chegou em 1997, aos 20 anos, e realizou 243 jogos, com 78 gols marcados e quatro títulos conquistados, em três passagens.

Veiga, por sua vez, foi contratado 20 anos depois, mas precisou de tempo e paciência para engrenar. O atual meia palmeirense passou um ano emprestado ao Athletico-PR e quase deixou definitivamente o clube no início de 2020. Com a chegada de Abel Ferreira, no entanto, firmou-se e se transformou em um jogador essencial ao time.

Companheiros de clubes no Coritiba, no início da década passada, quando Veiga estava surgindo para o futebol e Alex estava prestes a encerrar a carreira, os dois possuem uma relação de amizade e, sempre que possível, trocam elogios e conselhos.

“[Raphael Veiga] só não alcança o Ademir, pois esse é Divino. Rapha já atingiu a glória! Vai apenas elevar cada vez mais o que já está feito. Fico feliz porque acompanhei bem de perto tudo o que ele e a família sonhavam desde Curitiba”, chegou a escrever Alex, em fevereiro do ano passado.

“A gente conversa, ele me dá uns puxões de orelha. O Alex sempre pediu para que eu entrasse na área. Lá em 2017, ele já falava pra eu acreditar e pisar mais na área, arriscar mais. Mas, me comparar com o Alex é muito. Tenho um respeito enorme por ele. Na minha posição foi um dos maiores”, disse Veiga, no fim de 2021.

Disputando sua sexta temporada pelo Palmeiras, Veiga ultrapassou Alex em número de jogos (244), títulos (nove) e está próximo de também passar o ídolo palmeirense em gols anotados. Atualmente, o camisa 23 contabiliza 76, enquanto o ex-jogador fez 78.

Confira os números de Raphael Veiga e Alex por ano no Palmeiras:

– Alex

  • 1997: 34 jogos e 8 gols;
  • 1998: 71 jogos, 20 gols e dois títulos (Mercosul e Copa do Brasil);
  • 1999: 62 jogos, 21 gols e um título (Libertadores);
  • 2000: 31 jogos, 10 gols e um título (Rio-São Paulo);
  • 2001: 30 jogos e 14 gols;
  • 2002: 15 jogos e 5 gols.

– Raphael Veiga

Clique aqui e compare os dois jogadores utilizando o Almanaque do Verdazzo.

*Números atualizados até a publicação do texto

Rony marca contra o Emelec e se isola como o maior artilheiro do Palmeiras em Libertadores

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Emelec, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Estádio George Capwell.
Cesar Greco

Rony chegou aos 13 gols na competição e deixou para trás o meia Alex

O Palmeiras segue com 100% de aproveitamento na Libertadores de 2022. Na noite desta quarta-feira, o Verdão visitou o Emelec, em jogo válido pela terceira rodada da Fase de Grupos da Libertadores, e venceu o adversário por 3 a 1.

Além da vitória, a partida diante dos equatorianos foi especial para o atacante Rony. O jogador marcou o primeiro gol do Verdão na noite e chegou aos 13 gols em Libertadores, na comemoração, ele fez uma homenagem a Jailson, que sofreu uma lesão nos ligamentos cruzados do joelho direito no começo da semana. Com o tento, tornou-se o maior artilheiro da História do Palmeiras na competição.

O camisa 10 ultrapassou Alex, campeão com o clube em 1999, que contabiliza 12 bolas na rede. Na sequência da lista, vêm Tupãzinho, Willian Bigode, Borja e Raphael Veiga, todos com 11 gols, e o atacante Lopes, que marcou nove.

Contratado em 2020, Rony disputou 23 jogos pelo Palmeiras na Libertadores e foi um dos principais jogadores na conquista do bicampeonato seguido, sendo o vice-artilheiro da equipe, em 2020, e o artilheiro na temporada seguinte.

Números de Rony na Libertadores

Além de ser artilheiro, Rony também vai bem nas assistências: são nove no total. Veja outros números do camisa 10 na competição:

O Palmeiras volta a campo pela Libertadores na terça-feira que vem para enfrentar o Independiente Petrolero, na altitude de Sucre. O duelo ocorre às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Olímpico Pátria.

Rony iguala Alex e se torna o maior artilheiro do Palmeiras em Libertadores

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Independiente Petrolero, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Ao final da partida contra o Independiente Petrolero, Rony mostrou-se emocionado com o feito alcançado

Um dos principais jogadores do Palmeiras na conquista do bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021), o atacante Rony alcançou uma marca histórica na última terça-feira, na goleada do Verdão por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero: ele se tornou o maior artilheiro do Palmeiras na competição continental, ao lado de Alex, com 12 gols marcados.

O gol do camisa 10 ocorreu aos 33 minutos da segunda etapa; após cruzamento de Navarro, Rony antecipou o zagueiro e escorou de cabeça para o fundo das redes da equipe boliviana.

“Muito feliz. Eu não sou nada, cara. Só tenho que agradecer a Deus por tudo o que tenho hoje. Sou muito grato à torcida do Palmeiras, a Deus e aos meus familiares pelo apoio na dificuldade. Estavam junto comigo, me deram apoio e força. Pra chegar no Palmeiras e bater esses números, é muito difícil” disse o jogador, que se mostrou muito emocionado.

Ponta de origem, mas que se adaptou à função de centroavante, Rony tem uma relação intrínseca com a Libertadores. Seu primeiro gol com a camisa palmeirense – após longo período de seca – ocorreu nesta competição; além disso, nas duas últimas edições ele foi o maior goleador da equipe: foram cinco gols em 2020 e seis em 2021.

“Todo apoio que recebo todos os dias para exercer meu trabalho. A torcida sempre acreditou em mim, me manda mensagens, me dá força. Sou muito grato de vestir essa camisa, de honrar e fazer história no Palmeiras”, completou o camisa 10.

Além de Rony e Alex, a lista dos maiores dos maiores artilheiros do Palmeiras em Libertadores conta ainda com: Raphael Veiga, Borja, Tupãzinho e Willian Bigode (11 gols); Ademir da Guia e Lopes (9); e César Maluco, Dudu, Edmundo e Gustavo Scarpa (8).

Alex manda recado a Rony

Após a partida, Rony foi parabenizado por Alex e recebeu um conselho do ex-jogador do Palmeiras: “Parabéns! Siga se divertindo e aproveitando tudo o que o futebol oferece. Abraços na família!”, escreveu o ídolo palmeirense.

Rony foi contratado em 2020. Ao todo, ele contabiliza 117 partidas pelo clube, com 28 gols marcados e seis títulos conquistados.