Palmeiras faz 90 minutos de trabalhos intensos visando Fortaleza; confira detalhes do treino

Luis Guilherme e Murilo durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Sob forte calor, Palmeiras deu sequência à preparação para o duelo importante pelo Brasileirão; selecionáveis não treinaram com o grupo

Em mais um dia de preparação para o confronto frente ao Fortaleza, que acontece domingo na Arena Castelão, o Palmeiras realizou trabalhos intensos na Academia de Futebol, sob forte calor.

A atividade desta quarta-feira durou 90 minutos. A comissão técnica dividiu o grupo em quatro times: de um lado do campo, duas equipes se enfrentaram em dimensões reduzidas; no outro, um grupo trocava passes e tinha três mini-metas para cumprir, enquanto a última parte do elenco teve como objetivo marcar um gol.

O treino realizado pelo Palmeiras é chamado de aquisitivo, no qual foram aprimoradas, nas atividades, as transições, raciocínio rápido e movimentações. “Treino forte todos os dias. Para mim, o treino é o jogo”, disse Vanderlan sobre a atividade. “Trabalhamos todos os dias duro para, quando surgir a oportunidade, podermos corresponder”, completou o lateral que foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-23 na data Fifa.

Até o confronto diante do Fortaleza, o Palmeiras terá mais três sessões de treinamento. A delegação viaja para a capital cearense na tarde de sábado. Luan e Piquerez, com problemas musculares, deram sequência ao processo de recuperação.

Previsão do retorno dos selecionáveis para o Palmeiras

Endrick, Raphael Veiga, Gustavo Gómez e Richard Ríos são aguardados na Academia de Futebol na tarde desta quarta-feira. Os quatro estavam com suas seleções para os jogos das Eliminatórias. Destes, apenas Ríos não foi a campo no último jogo.

Os quatro devem treinar com o elenco amanhã e estarão à disposição da comissão técnica.

Com novidades, Palmeiras treina com tecnologia para controlar hidratação dos jogadores

Artur, Eduard Atuesta e Fabinho durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Método utilizado pelo Palmeiras visa o duelo diante do Fortaleza, que será disputado em temperaturas elevadas no próximo domingo

Após dois de folga, o Palmeiras se reapresentou nesta terça-feira na Academia de Futebol e a comissão técnica contou com o retorno de dois jogadores: Vanderlan e Luis Guilherme. A dupla estava com a seleção Sub-23 para um período de treinos visando o Pré-olímpico, que será disputado em janeiro do ano que vem.

Vanderlan fez atividades internas no Centro de Excelência, enquanto Luis Guilherme participou do trabalho no gramado. Abel Ferreira e os auxiliares comandaram treinos com foco na troca de passe, na amplitude e na profundidade.

Por causa das temperaturas elevadas e já pensando no confronto com o Fortaleza, que será disputado no domingo, o Núcleo de Saúde e Performance realizou uma sessão de aferição de perda de eletrólitos, sobretudo o sódio, e de líquidos por meio da tecnologia MX3. Os jogadores escolhidos para utilizar o adesivo em um dos braços foram Mayke e Zé Rafael.

Mirtes Stancanelli, nutricionista do clube, explica a utilização do adesivo tecnológico:

“Essa tecnologia do MX3 já é utilizada na Austrália há muito tempo; eles usam, por exemplo, em mineradores, que são pessoas que perdem muito sal. É um sensor que, para nós, calcula a quantidade de sódio perdida pelo atleta durante o tempo avaliado. É uma tecnologia que facilita muito o nosso trabalho, avaliando a hidratação pela saliva e a perda de eletrólitos pelo suor, como o sódio, principalmente em dias com temperaturas muito elevadas. Tivemos na semana passada uma temperatura extrema e vamos jogar o próximo jogo com temperatura e umidade relativa do ar parecidas”, disse.

“Tendo esses cenários, podemos educar o atleta a trabalhar o processo de hidratação. Para fazermos a reposição de sódio em um jogo, por exemplo, é preciso saber de fato quanto ele perde. A importância do sódio é de controle de volume sanguíneo, controle do impulso nervoso, ajuste da hidratação do corpo… ele é muito importante. Conseguimos manter a performance do atleta quando ajustamos esses níveis de sódio perdido. Avaliamos o tempo, a carga interna, a quantidade de líquidos perdidos e o tempo que ele vai jogar. Acima de 60 minutos, fazemos a reposição caso a perda tenha sido grande”, complementa Stancanelli.

Palmeiras pode ter mais retornos

A equipe volta a treinar na manhã desta quarta-feira e a comissão técnica pode receber mais alguns jogadores que estão servindo suas seleções na data Fifa. Endrick e Raphael Veiga estão com o Brasil para o duelo contra a Argentina, no Maracanã, na noite desta terça.

O Paraguai, de Gustavo Gómez, enfrenta a Colômbia, de Richard Ríos, às 20h de hoje, em Assunção. Esses dois só devem voltar aos treinos no Palmeiras na quinta-feira.

Além do retorno dos convocados, o Palmeiras também tem a expectativa de contar com Piquerez, que se recupera de um desgaste muscular na coxa esquerda.

Palmeiras tem o retorno de Gustavo Gómez em treino às vésperas de confronto com o Goiás

Gustavo Gómez durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Zagueiro foi o último dos convocados a voltar a treinar no Palmeiras

O Palmeiras realizou na manhã desta quinta-feira o penúltimo treinamento antes do duelo diante do Goiás, válido pela 23ª rodada do Brasileirão, que acontece na noite de sexta, no Allianz Parque.

A novidade do dia foi o retorno de Gustavo Gómez, que se reapresentou na Academia de Futebol após ter sido convocado na última data Fifa pela seleção do Paraguai. O defensor foi o último dos jogadores palmeirenses convocados a retornar ao clube. Piquerez e Richard Ríos foram a campo e também treinaram normalmente – ontem, os dois haviam feito apenas trabalhos regenerativos.

A comissão técnica iniciou as atividades com uma sessão de vídeo no auditório do Centro de Excelência. Em seguida, o elenco realizou um treino tático posicional, com foco em ações específicas de ataque e defesa.

Suspenso, Murilo não enfrenta o Goiás e será substituído por Luan. Recuperado de lesão, Luis Guilherme pode voltar a ser relacionado para o confronto. Os quatro atletas que retornaram das seleções estão à disposição da comissão técnica.

Piquerez comenta confronto entre Palmeiras x Goiás

Após o treinamento, Piquerez concedeu entrevista e falou sobre o período na seleção e também do confronto diante do Goiás.

“Foi bom demais (o período com a Seleção do Uruguai). Fizemos uma boa estreia, ganhamos o primeiro jogo jogando bem (3 a 1 sobre o Chile). No segundo, na altitude, eles estão acostumados, foi mais difícil (2 a 1 para o Equador). Pessoalmente, fico feliz de poder jogar, de ganhar minutagem, e amanhã temos um grande jogo em casa”, disse o lateral, que se tornou titular do Uruguai de Marcelo Bielsa.

“Respeitamos o Goiás, pois dentro de jogo não tem favorito. Cada jogo é especial, diferente. Temos de entrar ligados para fazer um bom jogo, poder somar mais três pontos e também servir de preparação. Esse mês é muito importante para nós, teremos jogos importantes, contra Goiás e Grêmio, que vem na parte de cima da tabela, e a semifinal da Libertadores contra o Boca, sem dúvida o jogo mais importante. Temos de chegar 100%”, finalizou.

Palmeiras se reapresenta 1 dia após a conquista do 25ª título Paulista

Richard Ríos e Flaco López durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Seguindo rigorosamente a “Regra das 24h”, Palmeiras iniciou a preparação para enfrentar o Tombense

O bicampeão paulista já voltou aos trabalhos! Mais precisamente ontem, segunda-feira, um dia após a conquista do 25º título Paulista de sua história, o elenco do Palmeiras se reapresentou e deu início às atividades da semana na Academia de Futebol.

Seguindo a risca a “Regra das 24h” estabelecida pelo técnico Abel Ferreira, as comemorações deram lugar às preparações para a estreia na Copa do Brasil, contra o Tombense, em partida válida pelo jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos na vitória por 4 a 0 sobre o Água Santa, no domingo, seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais jogadores foram a campo para duas atividades técnicas de posse de bola e enfrentamentos em campo reduzido.

Seguindo preparação, Palmeiras teve terça-feira com mais atividades na Academia

O técnico Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Na tarde desta terça-feira, o elenco do Verdão deu sequência ao cronograma de preparação visando o confronto contra o Tombense e realizou atividades técnicas de cruzamentos e finalizações, seguidas de um trabalho recreativo.

Bruno Tabata, em processo de recuperação de lesão na coxa esquerda, iniciou a transição física participando do aquecimento com o elenco e, na sequência, fez exercícios à parte no campo. Atuesta (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito), Piquerez (torção no joelho direito) e Mayke (entorse no tornozelo direito) seguem seus tratamentos sob supervisão do Núcleo de Saúde e Performance.

Raphael Veiga, que deixou o campo com dores aos 18 minutos do segundo tempo na disputa da final do estadual, passou por exames e teve constatada uma lesão na coxa direita, dando início aos tratamentos. Rony, que sofreu fratura no antebraço direito durante a preparação para as finais do Paulista, passou por cirurgia na manhã de segunda-feira – como de praxe, o clube não estipulou prazo de retorno.

As partidas pela terceira fase da Copa do Brasil serão as primeiras entre Palmeiras e Tombense na História. O Verdão venceu todos os seus jogos de estreia pela competição desde 2003: foram 17 triunfos, com 34 gols marcados e apenas seis gols sofridos. No total, são 24 vitórias em 27 estreias, além de dois empates e uma derrota.

Palmeiras ensaia cobranças de pênalti e faz atividades técnicas e táticas em preparação para enfrentar Ituano

Murilo e Endrick durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras tem a semana inteira de trabalho, enquanto o Ituano atuou pela Copa do Brasil na noite de quarta-feira

Dando sequência à preparação para o duelo contra o Ituano, válido pela semifinal do Paulistão, o Palmeiras realizou na manhã desta quinta-feira trabalhos técnicos e táticos.

Em campo, a comissão técnica iniciou o dia separando o grupo em dois times de 11 jogadores e fez diversas orientações e correções sobre os posicionamentos e as movimentações, entre outros aspectos de jogo.

Na sequência, os jogadores ofensivos e defensivos foram separados para trabalhos específicos da função – o grupo ensaiou algumas jogadas e aprimorou os fundamentos. Por fim, parte do elenco praticou cobranças de pênaltis.

A vaga para a final será decidida em jogo único, no Allianz Parque. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Para o confronto, o técnico Abel Ferreira segue com todo o elenco à disposição, exceto Atuesta, que se recupera de cirurgia no joelho.

“É bom a gente ter este tempo para trabalhar. Este mês está um pouco mais tranquilo, então a gente pode evoluir em muita coisa nas partes física, técnica e tática. São semanas que temos para nos prepararmos bem pensando no ano longo e produtivo que teremos. No próximo mês, já teremos nove jogos, não vamos conseguir nos preparar tanto como agora. Para nós, cada semana é uma semana decisiva e estamos trabalhando da melhor forma possível”, disse Zé Rafael após a atividade.

Palmeiras x Ituano: 19.500 ingressos vendidos antecipadamente

No primeiro dia de pré-venda dos ingressos para o duelo decisivo diante do Ituano, o Palmeiras comercializou 19.500 bilhetes. Até às 10h de sábado, apenas sócios Avanti poderão adquirir as entradas. Depois, a venda se abre para o público em geral.

Os ingressos estão sendo vendidos por meio do site Ingressos Palmeiras e estão custando entre R$140 e R$210.