Flamengo x Palmeiras: confira a equipe de arbitragem da partida pela Copa do Brasil

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela trigésima terceira rodada do Brasileirão 2023, no Maracanã.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras enfrenta o Flamengo no primeiro jogo das oitavas de final

Em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil, o Palmeiras inicia a disputa por uma vaga nas quartas de final nesta quarta-feira, em duelo contra o Flamengo, no Maracanã.

Para comandar o apito do confronto, a CBF designou Bráulio da Silva Machado, árbitro de 45 anos e filiado à Federação Catarinense de Futebol. O último jogo do Verdão dirigido por ele foi o revés para o Athletico-PR, pelo Brasileirão, disputado na Arena Barueri.

Ao lado de Bráulio estarão Bruno Raphael Pires (assistente 1) e Bruno Boschilia (assistente 2), além de Luiz Augusto Silveira Tisne, o quarto árbitro. O responsável pelo VAR será Igor Junio Benevenuto de Oliveira, presente no jogo do Verdão contra o Fluminense, no Maracanã.

Confira aqui o retrospecto do Palmeiras com Benevenuto comandando o VAR.

Histórico de Bráulio Machado em jogos do Palmeiras

Bráulio esteve à frente do apito em 32 jogos do Palmeiras na carreira. Ao todo, o aproveitamento do Verdão é de 64.6%: 18 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. Veja aqui o histórico completo.

O último jogo importante do Palmeiras que teve Bráulio como juiz foi a Supercopa do Brasil deste ano, contra o SPFC.

Bráulio da Silva Machado apita Choque-Rei pela Copa do Brasil

Bráulio da Silva Machado em jogo do Palmeiras contra o Atlético-MG, durante partida válida pela oitava rodada do Brasileirão 2023, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Árbitro de Santa Catarina, Bráulio da Silva Machado fará seu 26º jogo do Palmeiras como juiz

Vivendo uma semana de decisões, o Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira para enfrentar o SPFC no jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. A partida acontece no Morumbi, às 19h30.

Para o duelo, a CBF definiu Bráulio da Silva Machado, de 44 anos, como o juiz principal. Ele será auxiliado por Neuza Inês Back (assistente 1) e Danilo Ricardo Simon Manis (assistente 2). Fabrini Bevilaque Costa será o quarto árbitro. Toda a equipe de arbitragem que ficará em campo pertence ao quadro da Fifa.

Daiane Muniz dos Santos será a responsável por comandar a arbitragem de vídeo. Ela já comandou o VAR em um Choque-Rei – no segundo turno do Brasileirão do ano passado, que terminou empatado em 0 a 0.

A relação do Palmeiras com a CBF e a comissão de arbitragem está tensa nos últimos dias. Após João Martins fazer um pronunciamento depois do empate em 2 a 2 com o Athletico-PR, a entidade veio a público e soltou uma nota criticando o auxiliar técnico e chamando a fala do profissional como “xenofóbica”. O Palmeiras, minutos depois, rebateu o comunicado da CBF.

Histórico de Bráulio da Silva Machado em jogos do Palmeiras

Bráulio apitará seu 26º jogo do Palmeiras na carreira. O último confronto foi o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, no Mineirão, pelo Brasileirão deste ano. Ao todo, com ele no apito, o aproveitamento do Verdão é de 65,3% – 14 vitórias, sete empates e quatro derrotas.

O árbitro provavelmente guarda como um de seus maiores troféus ter sido o primeiro a expulsar Abel Ferreira do banco do Palmeiras. Clique aqui e confira no Almanaque do Verdazzo todo o histórico do juiz em jogos do Verdão.

Bráulio da Silva Machado apita partida entre Fluminense x Palmeiras

Braulio da Silva Machado em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela décima oitava rodada do Brasileirão 2022, na arena Independência.
Cesar Greco

Filiado à Federação Catarinense, Bráulio já foi acusado por Abel Ferreira de mentir em súmula

A CBF divulgou na tarde de quinta-feira a escalação da equipe de arbitragem para o duelo entre Fluminense e Palmeiras, que ocorre sábado à noite no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Bráulio da Silva Machado, de 43 anos, foi confirmado como o árbitro principal. O juiz já teve entreveros com Abel Ferreira à beira do gramado, em um confronto entre Palmeiras e Ceará, no Allianz Parque, em 2020.

Na ocasião, Bráulio expulsou o treinador e relatou xingamentos na súmula. Em audiência no STJD, contudo, Abel se explicou e afirmou ser falso o que foi escrito pelo árbitro no documento. “Puramente mentira as expressões que o árbitro disse [..] o que ele escreveu é falso”, declarou o técnico. O comandante acabou sendo absolvido.

Os assistentes do juiz para o confronto de sábado serão Bruno Boschilia, do Paraná, e Bruno Raphael Pires, de Goiás; os dois integram o quadro da Fifa. Rodrigo D’Alonso Ferreira será o responsável por comandar a arbitragem de vídeo (VAR).

Retrospecto de Bráulio em jogos do Palmeiras

Árbitro Fifa desde 2019, Bráulio apitará seu vigésimo jogo do Palmeiras na carreira – o último foi a vitória palmeirense por 1 a 0 sobre o América-MG, em Belo Horizonte. O retrospecto do clube com ele no apito é positivo: 11 vitórias, 4 empates e 4 derrotas (65% de aproveitamento). Clique aqui e veja todo o histórico do juiz em partidas do Verdão.

Líder do Brasileirão com 49 pontos, o Palmeiras enfrenta o segundo colocado pela terceira rodada consecutiva. Atualmente, a equipe mantém oito pontos de distância para o Fluminense.