Com Dudu e Menino, Palmeiras chega a Pereira, na Colômbia

Dudu e Gabriel Menino comemoram a conquista do título pelo Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela final da Supercopa do Brasil 2023, no Mané Garrincha.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras desembarcou na noite de segunda-feira na cidade colombiana e comissão técnica terá força máxima à disposição

Na noite de segunda-feira, o Palmeiras, depois de seis horas de viagem, desembarcou em Pereira, na Colômbia, para o primeiro jogo das quartas de final da Libertadores contra o Deportivo Pereira. O duelo acontece quarta-feira à noite, no estádio Hernán Ramírez Villegas.

Recuperados de lesão e em processo final de transição física, Dudu e Gabriel Menino viajaram com a delegação e estão à disposição da comissão técnica para o duelo. O atacante vem sendo preservado pelo clube nos jogos do Brasileirão por conta de um desconforto na panturrilha direita; já o volante se recuperou de dores na coxa direita, que sentiu na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro.

Com os dois disponíveis, Abel Ferreira poderá escalar a força máxima contra a equipe colombiana – o único desfalque segue sendo Atuesta. O Palmeiras realiza nesta terça-feira o primeiro treino em Pereira. A atividade acontecerá no centro de treinamento do clube Sócrates Valencia e começa às 18h (horário de Brasília).

Na manhã do dia da partida, a comissão técnica deve realizar o último treino para os ajustes finais visando o confronto.

Confira a chegada do Palmeiras em Pereira:

Luan analisa duelo com Deportivo Pereira e prega respeito: “Estamos falando de quartas de Libertadores”

Luan do Palmeiras em disputa com Deyverson do Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular e importante para a vitória do Palmeiras no último sábado, Luan deve voltar ao banco de reservas contra o time colombiano

O Palmeiras inicia na noite desta quarta-feira o confronto das quartas de final da Libertadores, contra o Deportivo Pereira. A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernán Ramírez Villegas, na Colômbia.

Após o último treino do Verdão na Academia de Futebol, Luan concedeu entrevista e falou sobre encarar o duelo com “muito respeito”. O Palmeiras chega a esta fase da competição pela 12ª vez na história, enquanto os colombianos são estreantes no torneio.

“Estamos falando de quartas de final de Libertadores e ninguém chega ali por acaso. Se eles estão ali é porque eles têm qualidade e fizeram por onde, construíram uma trajetória”, iniciou o camisa 13, um dos líderes do elenco.

“Encaramos esse jogo com muito respeito. Vamos para a Colômbia tentar sacar um bom resultado e na próxima semana temos o jogo na nossa casa. Acredito que estará uma atmosfera linda de Libertadores e vamos para lá para fazer o nosso melhor”, complementou.

O Deportivo Pereira chega às quartas de final após eliminar o Independiente Del Valle. Na fase de grupos, o time colombiano terminou na segunda colocação do grupo F, deixando para trás o Colo-Colo, do Chile, na última rodada.

Assistência de Luan

Na vitória palmeirense do último sábado sobre o Cuiabá, por 2 a 0, fora de casa, Luan teve papel importante ao realizar a jogada que resultou no gol de Raphael Veiga, o primeiro do Verdão no confronto. O zagueiro antecipou-se a Deyverson na ponta direita do ataque, driblou Clayson e cruzou na cabeça do camisa 23.

“Trabalho sempre para ajudar. Senti que era o momento de pressionar e, no campo adversário, é o lugar onde temos mais liberdade para construir e fui feliz no lance. O Veiga também deu uma grande cabeçada. Feliz por poder contribuir, mas mais feliz ainda pela vitória”, destacou.

Apesar do grande jogo frente ao Cuiabá, Luan deve voltar ao banco de reservas contra o Pereira. A dupla de zaga do Palmeiras deverá ser formada por Gustavo Gómez e Murilo.

Palmeiras tem ótimo retrospecto contra colombianos em Libertadores

Zé Rafael em jogo do Palmeiras contra o Junior Barranquilla, durante partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores 2019, no Allianz Parque.
Cesar Greco

83% é o aproveitamento do Palmeiras contra equipes da Colômbia; confronto com Deportivo Pereira será inédito

Classificado para as quartas de final da Libertadores pelo sexto ano consecutivo, o Palmeiras enfrentará o Deportivo Pereira, da Colômbia, que eliminou o Independiente Del Valle, na busca por uma vaga na semifinal. O primeiro jogo será de mando do adversário, na semana do dia 21 de agosto; a volta acontece no Allianz Parque, na semana seguinte.

O duelo do Palmeiras com o Deportivo Pereira será inédito na Libertadores, já que o atual campeão da Colômbia disputa a competição pela primeira vez. Entretanto, o Verdão tem em sua história confrontos importantes contra equipes colombianas no torneio. E o retrospecto é bastante positivo.

Em 10 jogos disputados, são oito vitórias palmeirenses, um empate e apenas um revés (83% de aproveitamento dos pontos).

Veio da Colômbia o adversário do primeiro título do Palmeiras na Libertadores. Em 1999, a equipe comandada por Felipão encarou o Deportivo Cali e levantou o troféu ao vencer o jogo decisivo nos pênaltis, por 4 a 3.

Em 1961, o Verdão teve pela frente na semifinal o Independiente Santa Fé. Com uma goleada no segundo jogo, o Palmeiras avançou para sua primeira final da competição, que seria diante do Peñarol.

Os outros confrontos diante dos colombianos foram válidos pela fase de grupos: em 2006, contra o Atlético Nacional; em 2018 e 2019 diante do Junior de Barranquilla.

No retrospecto geral, considerando todas as competições e amistosos, o Palmeiras enfrentou times colombianos 24 vezes e uma vez a seleção do país (em 1994). Foram 17 vitórias, cinco empates e três reveses, com 49 gols marcados e 23 sofridos.

Relembre todos os jogos do Palmeiras contra colombianos na Libertadores:

Independiente Santa Fé

21/05/1961: Ind. Santa Fé 2 x 2 PalmeirasEl Campín
28/05/1961: Palmeiras 4 x 1 Ind. Santa FéPacaembu

Deportivo Cali

02/06/1999: Deportivo Cali 1 x 0 PalmeirasPascual Guerrero
16/06/1999: Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Deportivo CaliPalestra Italia

Atlético Nacional

Atlético Nacional

02/03/2006: Palmeiras 3 x 2 Atlético Nacional – Palestra Italia
04/04/2006: Atlético Nacional 1 x 2 PalmeirasAtanásio Girardot

Junior de Barranquilla

Júnior de Barranquilla

01/03/2018: Jr. de Barranquilla 0 x 3 PalmeirasRoberto Meléndez
16/05/2018: Palmeiras 3 x 1 Jr. de Barranquilla – Allianz Parque
06/03/2019: Jr. de Barranquilla 0 x 2 Palmeiras – Roberto Meléndez
10/04/2019: Palmeiras 3 x 0 Jr. de Barranquilla – Allianz Parque

Anunciado, Richard Ríos é o 1º reforço do Palmeiras para a temporada 2023

Anunciado, Richard Ríos é o 1º reforço do Palmeiras para a temporada 2023.
Divulgação/Palmeiras

Destaque do Guarani no Paulistão, Richard Ríos chega ao Verdão até o final de 2025, com possibilidade de prorrogação até 2026

Na tarde desta terça-feira, o Palmeiras anunciou seu primeiro reforço para a temporada de 2023. Trata-se do meio-campista Richard Ríos, que estava no Guarani. O Verdão adquiriu 60% dos direitos econômicos do jogador por R$ 6 milhões. O clube pode ainda comprar mais 10% por R$ 1.5 milhão.

“Estou feliz por estar em um clube tão gigante como o Palmeiras. É uma equipe que vem se destacando muito nas competições nacionais e internacionais. Fiquei impressionado com a estrutura, que dá todo o suporte aos atletas”, disse o atleta à TV Palmeiras/FAM.

Nascido em Medellín, na Colômbia, Rios assinou contrato com o Palmeiras até dezembro de 2025, com opção de prorrogação por mais uma temporada. O reforço palmeirense tem 22 anos e, além do Guarani, também atuou pelas categorias de base do Flamengo no Brasil.

“Minha trajetória é um pouco atípica. Joguei futsal até os 18 anos e me destaquei com a seleção colombiana em um campeonato no Rio de Janeiro. Depois, recebi a oportunidade de vir para o Brasil e pude me destacar também. Tive uma passagem curta pelo México e, voltando de lá, fui para o Guarani, joguei a Série B no ano passado e fiz uma boa campanha no Paulista deste ano. A adaptação do futsal para o campo foi muito boa e tranquila, não precisei de muito tempo”, disse.

No Paulistão deste ano, o jogador anotou dois gols e deu uma assistência. Ele também se destacou em outro fundamento: foi um dos líderes entre os meio-campistas do torneio em desarmes, com 25 – 6º colocado.

“Desde que começaram os rumores, eu fiquei muito feliz. Recebi muitas mensagens nas redes sociais, muitas ligações – não sei como eles chegaram ao meu telefone (risos). Esse carinho é sempre muito importante para o jogador se sentir acolhido. Depois disso, eu quis ainda mais vir para o Palmeiras. Espero retribuir isso nos treinos e nos jogos da melhor forma”, complementou.

Richard Ríos é o 10º colombiano a jogar no Palmeiras

Conterrâneo de Atuesta, que atualmente está lesionado e só deve voltar no ano que vem, Rios será o décimo colombiano a vestir a camisa do Palmeiras na História. O que mais atuou dentre eles foi Muñoz, com 141 partidas. Fecham o top-5: Borja (112), Armero (80), Rincón (76) e Atuesta (58). Os outros foram Asprilla, Mina, Lozano e Angulo.

É sempre bom ter responsabilidades em seu trabalho porque, assim, você faz as coisas bem. Fico feliz de continuar este legado que os colombianos vêm deixando no clube. Será uma honra também poder conviver com o Atuesta. Agora é fazer as coisas da melhor forma e deixar as portas abertas para outros colombianos no futuro”, finalizou.

Atuesta assina com o Palmeiras e se diz impressionado com a estrutura do clube

Atuesta assina com o Palmeiras e se diz impressionado com a estrutura do clube.
Fabio Menotti

Aos 24 anos, Atuesta assinou com o Verdão até o final de 2026

Na noite desta terça-feira, o colombiano Eduard Atuesta foi oficialmente anunciado como novo jogador do Palmeiras. Aos 24 anos, o atleta, contratado junto ao Los Angeles FC, assinou um contrato até 2026 com o Verdão.

O meio-campista, que era observado pelo clube desde o início da temporada 2021, desembarcou na segunda-feira ao Brasil e hoje realizou exames médicos e conheceu a Academia de Futebol.

“Estou impressionado, é tudo lindo. Não vejo a hora de começar a usar os campos de jogo e as instalações do clube. Estou muito grato a Deus e à vida por estar aqui e vou tentar aproveitar ao máximo”, disse o jogador ao site oficial, sobre a estrutura do clube.

Atuesta foi revelado pelo Independiente Medellin e, em 2018, mudou-se para os Estados Unidos para jogar no Los Angeles FC. Na equipe norte-americana, disputou 96 jogos, fez nove gols, distribuiu 23 assistências e foi duas vezes eleito para a seleção do campeonato (em 2019 e 2021).

“Uma das coisas mais bonitas desta oportunidade e um dos maiores desafios para qualquer jogador é ir para uma equipe ganhadora e seguir ganhando. Isso é o mais difícil. Não é só chegar ao topo, mas é manter-se nele. Espero contribuir ao máximo e que eu apareça em muitas paredes deste complexo como campeão”, declarou.

“É sempre bom sentir-se bem e que te tratem bem. Estou emocionado por chegar e ansioso para jogar no estádio para dar a eles alegrias e seguir ganhando, seguir fazendo o clube e os torcedores felizes”, completou.

Atuesta será o 9º colombiano a jogar pelo Palmeiras

O novo reforço será o nono colombiano a vestir a camisa palmeirense na História. Antes dele, atuaram pelo Verdão os atacantes Muñoz, Borja, Asprilla e Angulo; os meio-campistas Rincón e Lozano; além de Yerry Mina (zagueiro) e Pablo Armero (lateral-esquerdo).

“Rincón e Asprilla são históricos para nós, colombianos. Os outros também são enormes, por isso vestiram a camisa do Palmeiras e ajudaram a construir o clube lindo que é hoje. Espero ajudar da mesma forma e que o legado dos colombianos siga crescendo no Palmeiras”, pontuou o jogador, que buscou informações do novo clube com Angulo.

“Perguntei ao Ivan [Ângulo] sobre o clube, a cidade, a torcida e suas palavras sempre foram: ‘Irmão, é a melhor decisão que você pode tomar, tem que ir e com certeza fará coisas importantes’. Ele é melhor que um amigo, é alguém que eu tenho a confiança máxima”, finalizou.

A contratação de Eduard Atuesta custará cerca de US$ 3,7 milhões (R$20,7 milhões na cotação atual) aos cofres palmeirenses, por 70% dos seus direitos econômicos.