Ainda em adaptação, Atuesta fez segundo jogo completo contra Ferroviária; veja números

Atuesta do Palmeiras em disputa contra Marquinhos da Ferroviária, durante partida válida pela sétima rodada do Paulistão, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros.
Cesar Greco

Contratado junto ao Los Angeles FC para a temporada 2022, Atuesta atuou em seis das sete partidas que o Palmeiras fez no ano

No dia 14 de dezembro do ano passado, o Palmeiras anunciou seu primeiro reforço para 2022: o meio-campista Eduard Atuesta. Contratado junto ao Los Anges FC, da Major League Soccer, o colombiano assinou um vínculo de quatro temporadas com o clube (até o final de 2026).

Atuesta estreou pelo Verdão logo no primeiro jogo da equipe em 2022, contra o Novorizontino – atuou por 34 minutos. Das sete partidas que o Palmeiras fez na temporada até o momento, o camisa 20 foi a campo em seis oportunidades, totalizando 303 minutos jogados.

Contra a Ferroviária, na última quarta-feira, o atleta fez seu segundo jogo completo pelo Palmeiras. Ao lado de Jailson e Patrick de Paula, Atuesta atuou de forma mais recuada e foi o principal responsável pelo início das jogadas da equipe – uma função diferente do que vinha fazendo (entrou para ser o meia da equipe contra o Chelsea), embora próxima da que está mais acostumado na carreira.

“Eu sou um camisa 8. Um meio-campista que ocupa posição defensiva, mas com características de chegar à frente […] Nos estudos que fiz [antes de se apresentar ao Palmeiras], vi que o Veiga foi um jogador muito importante e eu, na minha posição que é um pouco mais atrás, vou complementá-lo”, disse o jogador sobre suas características, na entrevista de apresentação.

Aos 24 anos e vindo de uma liga bem diferente da brasileira, o jogador ainda está em fase de adaptação, como disse Abel Ferreira em entrevista coletiva após a vitória sobre a Ferroviária: “O Atuesta, que foi uma das nossas contratações, é um jogador que está se adaptando à nossa exigência e nossa intensidade de jogo e de treino”.

Em Araraquara, o colombiano acertou 85% dos passes que tentou e foi o líder da equipe em desarmes certos, com 5.

Veja os números gerais de Atuesta com a camisa do Palmeiras:

Contratação mais cara do Palmeiras para a temporada, o camisa 20 chegou cercado de expectativas. Por conta das perspectivas geradas pelos palmeirenses em cima de sua contratação, Atuesta vem dividindo opiniões nas redes sociais.

Em vídeo de bastidores, Weverton cita lição aprendida no Mundial de Clubes; confira

Weverton durante partida entre Palmeiras e Chelsea, válida pela final do Mundial de Clubes da FIFA 2021, no Mohammed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Weverton foi o único dos jogadores considerados titulares que iniciou a partida contra a Ferroviária, na última quarta-feira

O Palmeiras divulgou na noite de quinta-feira o vídeo dos bastidores da vitória sobre a Ferroviária por 2 a 0 (gols de Murilo e Breno Lopes), em Araraquara.

Além das já tradicionais imagens no vestiário e o discurso final de Abel Ferreira aos jogadores, quando sempre termina em um entusiasmado ‘Avanti Palestra’, destaca-se a fala de Weverton aos companheiros antes da equipe subir ao gramado da Fonte Luminosa.

O goleiro, que foi o único dos titulares a iniciar o jogo entre os onze contra a Ferroviária, comentou sobre uma lição aprendida no Mundial de Clubes: “Uma coisa que eu aprendi com esse Mundial e está muito forte no meu coração é: fazer o que for preciso, não o que eu quero fazer. É fazer o que for preciso para a equipe, para não sofrer gol, para ganhar o jogo”, disse o camisa 21.

Na competição intercontinental, o Palmeiras venceu o Al Ahly na semifinal por 2 a 0 e perdeu a decisão para o Chelsea por 2 a 1, com o último gol sofrido nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação.

De volta ao campeonato estadual, o Verdão, líder do Grupo C com 13 pontos, encara neste sábado o Santo André, às 16h, no Allianz Parque.

Veja o discurso de Weverton e todo os bastidores da vitória palmeirense sobre a Ferroviária:

Após vitória, Abel parabeniza jogadores: “Juntamos o trabalho duro com o talento”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra a Ferroviária, durante partida válida pela sétima rodada do Paulistão, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros.
Cesar Greco

Dirigindo o Palmeiras pela centésima vez, Abel falou também sobre seu futuro e não quis entrar em especulações sobre contratações

Com gols de Murilo e Breno Lopes, o Palmeiras venceu a Ferroviária por 2 a 0 e segue invicto no Campeonato Paulista. Depois do jogo, o técnico Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva e gostou da atitude dos jogadores.

“Juntamos o trabalho duro com o talento hoje. E quando fazemos isso, o resultado fica mais próximo de ser positivo”, disse o treinador, que também comentou como foi a preparação da equipe para o duelo, já que o Verdão voltou de Abu Dhabi há poucos dias.

“Apesar da viagem e de todo o cansaço, fizemos uma análise do adversário. Vimos que eles são uma equipe bem treinada, têm duas formas de jogar, 3-4-3 ou 4-3-3, e montamos toda a estratégia do jogo. Os jogadores entenderam muito bem e estão de parabéns pelo jogo que fizeram”.

Quase todos os jogadores que foram titulares e atuaram por mais minutos no Mundial de Clubes foram poupados contra a Ferroviária. Apenas o goleiro Weverton começou a partida, enquanto Raphael Veiga e Rony entraram no segundo tempo. Por conta das mudanças, o meio de campo que saiu jogando foi formado por Atuesta, Jailson e Patrick de Paula.

“Há dinâmicas em nosso meio-campo e eles sabem o que têm de fazer. Gosto de jogar com três médios. Todos os que jogaram hoje mantiveram uma boa dinâmica e isso é o que mais me orgulha. Jogue quem jogar, manter a postura, os processos e a ambição de querer ganhar”, acrescentou.

Abel comenta futuro no clube e desconversa sobre contratações

Abel, que chegou à marca de 100 jogos comandando o Palmeiras, foi perguntado sobre seu futuro no clube e respondeu: “A experiência me diz que se perdemos um ou dois jogos, posso ser mandado embora. Meu foco é em cada jogo. Tenho contrato até o final deste ano e estou focado no meu trabalho. A cultura no Brasil é complicada, muitos técnicos já foram despedidos esse ano. Vivo o aqui e o agora. Daqui a dois dias já temos outro jogo e meu foco é esse”.

Para finalizar, o treinador não quis entrar em especulações sobre a contratação de um centroavante e preferiu enaltecer os jogadores que estão no elenco.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra a Ferroviária, durante partida válida pela sétima rodada do Paulistão, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros.
Cesar Greco

“Nossa intenção é conseguir os melhores resultados possíveis para o Palmeiras. Usar todos os recursos que temos e extrair o máximo de cada jogador. Esse é o meu papel. Não vou falar de jogadores que não tenho, não conheço. Tenho que valorizar os que estão aqui, é um orgulho imenso ser o treinador deste grupo de trabalho”, concluiu.

Líder do Grupo C do Campeonato Paulista, o Palmeiras volta a campo para jogar contra o Santo André, no próximo sábado. A partida acontecerá às 16h, no Allianz Parque – até o momento, foram comercializados 6.100 ingressos para esse duelo.

Eleito Craque do Jogo, Murilo celebra vitória e agradece ‘ajuda’ dos companheiros

Murilo comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Ferroviária, durante partida válida pela sétima rodada do Paulistão, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros.
Cesar Greco

Murilo fez o primeiro gol da vitória do Palmeiras por 2 a 0 contra a Ferroviária

Atuando com um time alternativo, o Palmeiras visitou a Ferroviária na noite desta quarta-feira e venceu o adversário por 2 a 0. Murilo, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Breno Lopes, aos 17 do segundo, marcaram os gols do triunfo palmeirense.

Titular em três das quatro vezes que foi a campo com a camisa palmeirense, Murilo chegou ao seu segundo gol pelo clube. Ao final da partida, o zagueiro, que foi eleito o melhor jogador da partida pela FPF, concedeu entrevista e celebrou a vitória.

“Muito feliz pelo jogo, pela vitória. Agradeço aos meus companheiros e à comissão técnica por terem me ajudado a ganhar esse troféu. Estamos fazendo um bom trabalho, vamos continuar assim. Quanto ao gol, venho trabalhando para poder aproveitar as oportunidades que aparecem”, disse o camisa 26.

Defensivamente, o defensor contribuiu com um desarme, sete duelos ganhos em 11 disputados e não sofreu nenhum drible. Além disso, mostrou boa performance na fase de construção: foram 39 passes certos em 45 tentados, o que representa um aproveitamento de 87%.

“Nosso foco é terminar como primeiro colocado do grupo. A gente está mantendo a seriedade e o trabalho firme para manter o Palmeiras no alto nível”, finalizou.

Abel fala sobre Murilo

A atuação de Murilo também foi destaque na coletiva pós-jogo do técnico Abel Ferreira, que elogiou o zagueiro e também a direção de futebol do Palmeiras por sua contratação.

Murilo do Palmeiras em disputa contra Marquinhos da Ferroviária, durante partida válida pela sétima rodada do Paulistão, no Estádio Municipal Dr Ademar Pereira de Barros.
Cesar Greco

“Parabéns ao Murilo pelo jogo de hoje. Ele veio acrescentar qualidade e competitividade ao setor. Temos centrais muito bons. É isso que queremos, uma competitividade interna grande para que, quando a equipe precisar, todos darem a resposta. Parabéns também ao nosso departamento de recrutamento e ao Barros, que conseguiram trazer um grande jogador sem fazer grandes investimentos”, disse o treinador.

O Palmeiras volta a campo neste sábado para enfrentar o Santo André, no Allianz Parque, às 16h. Com a vitória sobre a Ferroviária, o Verdão manteve a liderança do Grupo C, com 13 pontos.

Palmeiras se reapresenta e inicia preparação para enfrentar Ferroviária

Elenco do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Mesmo com dois jogos a menos que os outros times do Grupo C, Palmeiras segue na liderança da chave com 10 pontos

O Palmeiras realizou, na manhã desta terça-feira, o primeiro treinamento na Academia de Futebol após terminar o Mundial de Clubes como vice-campeão. A delegação desembarcou em São Paulo no domingo e foi liberada dos treinos na segunda-feira.

O técnico Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram trabalhos táticos e técnicos. Na primeira parte da atividade, os jogadores aperfeiçoaram as transições, construções de jogadas, marcações e posicionamentos.

Em seguida, parte do elenco realizou um treino finalizações e jogadas específicas. Os atletas que apresentaram um maior desgaste por conta da disputa do Mundial de Clubes foram liberados mais cedo.

O elenco almoça no refeitório do Centro de Excelência e segue para Araraquara na tarde de hoje. Para o duelo, Abel tem todos os jogadores à disposição.

Palmeiras segue como líder do Grupo C

Mesmo com dois jogos a menos que Mirassol (9 pontos), Ituano (8) e Botafogo (8), o Palmeiras segue como líder do Grupo C do Campeonato Paulista com 10 pontos. Nesta quarta-feira, o Verdão enfrentará a Ferroviária em Araraquara, às 19h, em jogo válido pela sétima rodada.