Fora de casa, o Palmeiras saiu na frente do placar, mas levou a virada
O Palmeiras teve sua sequência de três vitórias consecutivas no Brasileirão Feminino na tarde deste domingo. Jogando contra a Ferroviária, fora de casa, as Palestrinas saíram na frente do placar, mas levaram a virada na segunda etapa e a partida terminou em 2 a 1 para as mandantes.
O gol palmeirense foi anotado pela artilheira Amanda Gutierres, de pênalti, aos 33 minutos da etapa inicial. A camisa nove chegou a sete bolas na rede em sete partidas disputadas na competição.
As Palestrinas ocupam a quinta colocação, com 13 pontos. Até o momento, são quatro vitórias, um empate e dois reveses. O próximo compromisso pelo Brasileirão será diante do Real Brasília, nesta quarta-feira, às 10h, no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí. Os ingressos já estão à venda pelo site palmeiras.soudaliga.com.br.
Tabela do Palmeiras no Brasileiro Feminino:
01/05 – 10h – Palmeiras x Real Brasília – Jayme Cintra;
Na noite desta quinta-feira, o Palmeiras ficou no empate em 2 a 2 com a Ferroviária, fora de casa, e garantiu a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista Feminino. Na próxima fase, as Palestrinas enfrentarão o SCCP.
Jogando pelo empate para se classificar, as Palestrinas chegaram a abrir 2 a 0 no segundo tempo, com gols de Amanda Gutierres, aos 30’, e Rosa, aos 46’. A Ferroviária buscou a igualdade nos minutos finais e, no último lance, a goleira Amanda fez uma boa defesa para garantir o resultado.
Escalação do Palmeiras: Amanda; Bruna Calderan, Poliana, Flávia Mota e Katrine; Lorena Benítez (Juliete), Duda Santos e Camilinha; Laís Estevam (Rosa), Bia Zaneratto e Amanda Gutierres (Sorriso).
Atual campeão, o Palmeiras terminou a primeira fase na quarta colocação, com 22 pontos (seis vitórias, quatro empates e uma derrota). Com oito gols marcados, Amanda Gutierres é a artilheira da equipe.
A tabela básica da FPF indica que as datas reservadas para as semifinais são 5 e 12 de novembro – o torneio terá uma pausa para a disputa da Libertadores Feminina, torneio que o Palmeiras participará pelo segundo ano consecutivo.
Atacante marcou os quatro gols da vitória do Palmeiras por 4 a 1
O Palmeiras engatou a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro Feminino ao derrotar no sábado a Ferroviária por 4 a 1, no estádio Jayme Cintra. A goleada teve nome e sobrenome: Amanda Gutierres. A atacante marcou os quatro gols das Palestrinas e se tornou a artilheira isolada da competição, com 12 gols.
Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 26 pontos e se aproximou da classificação à próxima fase. Atualmente a equipe ocupa a quarta colocação, um ponto atrás da Ferroviária e dois pontos a menos que SCCP e Flamengo, que ainda vão jogar na rodada.
Escalação do Palmeiras: Kate Tapia; Camilinha, Bruna Calderan, Flávia Mota (Sâmia) e Katrine; Benítez (Yamila Rodríguez), Duda Santos e Andressinha (Poliana); Bia Zaneratto (Letícia), Amanda e Juliete (Laís Estevam)Gutierres. Técnico: Ricardo Belli.
O calendário palmeirense segue na terça-feira, às 19h, contra o Taubaté, em duelo válido pela quarta rodada do Paulista Feminino. Pelo Brasileiro, a equipe volta a campo no dia 26 para enfrentar o Flamengo, às 21h30, no estádio Luso Brasileiro.
Em coletiva após mais uma vitória do Palmeiras, Abel também projetou o duelo contra o São Bernardo, nas quartas-de-final
Com a vitória sobre a Ferroviária por 2 a 1 na noite deste domingo, no Allianz Parque, o Palmeiras está a uma vitória ou a um tropeço do São Bernardo, na última rodada, para garantir a melhor campanha da primeira fase do Paulista e repetir o que fez no ano passado, quando também foi o líder da primeira parte do campeonato.
“É muito difícil essa competição e o mais difícil é repetir o que já foi feito. Ano passado ficamos com a melhor campanha e este ano está muito mais competitivo. A prova disso é o São Bernardo, que mesmo com menos investimento está disputando a liderança com a gente”, disse o técnico Abel Ferreira, em coletiva após o duelo.
“Pra mim será fundamental jogarmos aqui, porque o São Bernardo é uma equipe que não tem nada a perder. Temos que continuar com essa sequência de vitórias”, completou o treinador.
No domingo que vem, o Palmeiras encara o Guarani, no Brinco de Ouro, enquanto o São Bernardo terá pela frente o Água Santa, em casa. Ambas as partidas acontecerão às 16h.
Elogios do Abel
Questionado sobre o início de ano de Raphael Veiga, que soma 11 participações em gols em 11 jogos na temporada (6 assistências e 5 gols), o treinador destacou a qualidade do camisa 23, o empenho tático e rasgou elogios.
“Pra mim ele é o melhor 10 que já joguei, treinei na minha carreira. De longe. Ele é completo, ataca, dá assistência, faz gols e corre para trás para recuperar bola, coisa que muitos camisas 10 não fazem. Tem muita qualidade. Mas isso também acontece porque tem o suporte do Zé atrás, do Menino, do Dudu quando volta pra defender. Todos da equipe defendem e atacam”, declarou Abel.
Confira outros trechos da coletiva de Abel Ferreira:
– Dinâmica da defesa quando o time está atacando
“Quando estamos em processos ofensivos temos quatro jogadores atrás, o Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez, mais o Zé Rafael na frente, e o Veiga e o Menino com mais liberdade. Isso é cultura tática, o mais difícil que tive de ensinar pra eles. Não preciso ensiná-los a driblar. Agora a tática sim, e isso requer intensidade e concentração durante o jogo todo”.
– Mudanças táticas sem alterar a escalação
“Não gosto de fazer tudo da mesma maneira. Por vezes o Rocha está na linha de zaga, às vezes de volante. Hoje, em algumas oportunidades, o Piquerez fez o de meia interior para tabelar com o Dudu. Isso traz dúvidas ao adversário, assim como eles também fazem mudanças para dificultar nossa vida. Não estava esperando a linha de 5, mas rapidamente fizemos alterações e conseguimos superá-los”.
– Gol sofrido
“Temos uma semana limpa até o próximo jogo e temos que alinhar alguns detalhes, como a falta de concentração [no gol da Ferroviária nos últimos minutos]. Contra o Santos sofremos um gol igual. Vamos mostrar as imagens e eles sabem onde erraram, não preciso discutir com eles”.
“Ele é um garoto que já percebeu o quanto é difícil ser centroavante aqui no Palmeiras. Está em processo de evolução. Há muita pressão aqui, é de três em três dias, é tudo muito exigente. Não tem nem um ano no clube e tem uma concorrência fortíssima, vocês conhecem o Rony. Tem que ter paciência e esperar enquanto sentirmos vontade nele”.
Na noite deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe a Ferroviária, em partida válida pela penúltima rodada da fase de classificação do campeonato estadual.
Já classificado e invicto na temporada, o Verdão ainda luta para assegurar o primeiro lugar do grupo e ter a vantagem na partida válida pelas quartas-de-finais. Para isso, basta vencer os dois jogos que restam – ou vencer um deles, e torcer por uma derrota do São Bernardo.
Palmeiras
DESFALQUES Lesionado: Marcelo Lomba
Pendurados: Endrick, Gabriel Menino, Jailson e Dudu
Seguindo a prática adotada, as limitações da escalação serão determinadas pela fisiologia – contra o Água Santa, quando todos esperavam o time completamente reserva, entramos em campo com cinco titulares.
Assim, a expectativa é pela escalação do time titular, com alguns enxertos. Se todos puderem jogar, o time que entra em campo é Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Rony, Raphael Veiga e Dudu; Endrick.
Ferroviária
Ao contrário das temporadas anteriores em que sempre fez um bom papel no estadual, o tradicionalíssimo time da Ferroviária luta contra o rebaixamento e joga exatamente contra o Palmeiras suas últimas cartadas.
Para esta missão, o técnico Elano vai tentar repetir o feito da última partida, quando venceu o Guarani por 1 a 0 e pela primeira vez na temporada viu sua defesa não sofrer gols, após abolir o sistema com três zagueiros de origem. João Verás, autor do gol da vitória, pode aparecer como titular e uma possível escalação é Saulo; Heitor, Léo Santos, Alisson Cassiano e Kelvyn; Xavier e Pablo; João Verás, Matheus Galdezani e Tito; John Kennedy.
Números
Em 96 jogos oficiais, o Palmeiras venceu a Ferroviária 57 vezes; o time de Araraquara ganhou 13 jogos e houve 26 empates;
Quando o mando foi do Palmeiras, foram 34 vitórias verdes, 10 empates e apenas 5 triunfos da Ferroviária;
Foram 4 jogos no Allianz Parque e o Palmeiras ganhou 2, perdeu 1 e empatou 1. O jogo mais significativo foi em 2017, quando Borja estreou pelo Palmeiras cercado de expectativas e fez um golaço;
Em 81 jogos pelo Campeonato Paulista, o Verdão ganhou 47, empatou 24 e permitiu 10 vitórias ao time grená;
Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!
Odds
Quem apostar na Ferroviária tem chances pequenas de vencer, segundo o mercado. Mas se conseguir, vai tirar uma boa grana. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:
X
1,18
6,18
13,50
No calendário
O Palmeiras já disputou 11 jogos no dia 26 de fevereiro e jamais foi derrotado. Veja a lista completa clicando neste link.
Temperatura: 29°C Chuva: 2,08 mm Vento: NW – 15 km/h Umidade: 50%
Parpite
Futebol normalmente é imprevisível, mas esta é uma das partidas das menos imprevisíveis do ano e não é à toa que o mercado está avaliando tão bem as chances do Palmeiras. Basta entrar com o foco de sempre e sem menosprezar o adversário.
Para 34.123 pagantes, dá Verdão: 4 a 1, com gols de Raphael Veiga, Rony, Murilo e Zé Rafael. VAMOS PALMEIRAS!