Fora de casa, Palmeiras vence o Grêmio no Campeonato Brasileiro Feminino; assista aos gols

Fora de casa, Palmeiras vence o Grêmio no Campeonato Brasileiro Feminino; assista aos gols.
Paloma Cassiano/Palmeiras/by Canon

Mesmo com uma jogadora a menos durante todo o segundo tempo, o Palmeiras derrotou o Grêmio por 2 a 1

Depois de ser superado pelo Botafogo, o Palmeiras se recuperou no Campeonato Brasileiro Feminino ao vencer o Grêmio na tarde desta quinta-feira, fora de casa, por 2 a 1.

Fê Palermo abriu o placar na primeira etapa após aproveitar o rebote da goleira Lorena. Antes do intervalo, Giovana Campiolo foi expulsa e deixou as Palestrinas com dez jogadoras. Na volta para a segunda etapa, em bela jogada individual, Tainá Maranhão ampliou para o Palmeiras. O Grêmio descontou com o gol contra de Pati Maldaner.

Mesmo com uma jogadora a menos, as Palestrinas seguraram o resultado e conquistaram a segunda vitória na competição. Com o resultado positivo, a equipe de Camilla Orlando subiu para a quarta posição, com sete pontos. O time volta a campo no dia 13 de abril, às 10h, para enfrentar o Avaí Kidermann.

Escalação do Palmeiras: Natascha; Bruna Calderan, Giovanna Campiolo, Pati Maldaner (Flávia Mota) e Fe Palermo (Juliete); Brena Carolina (Ingryd Lima), Bianca Gomes (Poliana) e Isadora; Amanda Gutierres (Yamila Rodríguez), Lais Estevam e Taina Maranhão.

Assista aos gols da vitória do Palmeiras:

Abel é punido pelo STJD e recebe 2 jogos de suspensão

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Grêmio, durante partida válida pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2023, na Arena do Grêmio.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Penalização ocorreu pela fala e gesto de Abel Ferreira no jogo do Palmeiras contra o Grêmio

A 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou na manhã desta terça-feira o técnico Abel Ferreira. O treinador foi denunciado pela fala e o gesto contra a arbitragem na partida diante do Grêmio, pelo Brasileirão, no dia 21 de setembro.

Na oportunidade, o comandante deixou o gramado antes do duelo terminar e proferiu as seguintes palavras: “isso é roubar, isso é roubar”. Na súmula após o jogo, Bruno Arleu de Araújo, juiz da partida, relatou que foi informado pelo VAR, comandado Igor Junior Benevenuto, das ações do treinador.

Abel foi indiciado no artigo 258 II (Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva e desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões) e, de forma unânime, recebeu a punição de dois jogos de suspensão. A pena poderia variar de uma a seis partidas.

Com a punição, Abel ficará de fora dos duelos do Palmeiras contra Atlético-MG e Coritiba, pelo Brasileirão. Os dois confrontos só acontecerão após a data Fifa, nos dias 19/10 e 22/10. Sem o treinador principal, o Verdão deverá ser comandado por João Martins.

Além de Abel: Palmeiras também é punido

A fala de Abel também gerou punição ao Palmeiras. O STJD puniu o clube com uma multa de R$2 mil. A denúncia contra a instituição ocorreu no artigo 258-D do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) – “Conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”.

Palmeiras se reapresenta e treina em Porto Alegre

Jogadores do Palmeiras durante treinamento no CT do Grêmio.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Por conta de uma limitação no horário de funcionamento do aeroporto de Porto Alegre, a delegação do Palmeiras dormiu na cidade após o jogo contra o Grêmio

Após o revés para o Grêmio, o Palmeiras dormiu em Porto Alegre e treinou na manhã desta sexta-feira no CT do time gaúcho. A delegação palmeirense não viajou de madrugada por conta de uma limitação no horário de funcionamento do aeroporto da cidade – o retorno a São Paulo acontece no período da tarde.

Os jogadores que iniciaram a partida fizeram trabalhos regenerativos no hotel. O restante, incluindo Flaco López (que estava suspenso, mas viajou justamente para participar do treino), foi a campo e realizou atividades técnicas em dimensões reduzidas.

Na primeira parte do treinamento, os goleiros trabalharam à parte junto com os treinadores da posição; na sequência, os arqueiros se juntaram ao restante do grupo. O Palmeiras folga no sábado e volta aos treinamentos na manhã de domingo. A equipe se prepara para enfrentar o Boca Juniors, na Argentina, no jogo de ida da semifinal da Libertadores.

Luis Guilherme fala sobre retorno ao Palmeiras após lesão

Utilizado por Abel Ferreira no segundo tempo do jogo contra o Grêmio, Luis Guilherme falou da volta aos gramados após um mês fora por conta de um estiramento na coxa.

“É sempre difícil ficar fora dos gramados. Tive a infelicidade de me machucar contra o Cruzeiro e foi um período que eu tive para tratar e agora voltar bem para ajudar a equipe. Ontem, não foi o resultado que queríamos, mas agora é focar na Libertadores”, disse o meia, que também comentou do revés em Porto Alegre.

“A gente começou os 15 primeiros minutos de um modo meio desligado e sofreu o gol. Depois, reagimos e criamos muitas chances. Infelizmente, não foi o nosso dia e agora é foco na Libertadores para buscarmos uma vitória importante”, finalizou.

“O futebol é feito de eficácia”, diz Abel Ferreira após duelo contra o Grêmio

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Grêmio, durante partida válida pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2023, na Arena do Grêmio.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira lamentou os gols perdidos pelo Verdão em Porto Alegre

Para Abel Ferreira, houve um fator preponderante para a derrota do Palmeiras em Porto Alegre para o Grêmio, por 1 a 0: a falta de eficácia do time. Na coletiva após o jogo, o treinador analisou o desempenho palmeirense e lamentou as chances desperdiçadas.

“Hoje era dia de a bola não entrar. Vejam o lance do Veiga, que a bola bate nas pernas do goleiro e não entra. Criamos o suficiente para sair com outro resultado. Muito volume, muitas oportunidades, bola na trave. Fizemos de tudo para fazer o gol”, disse.

“Nos primeiros 10 minutos entramos longe das marcações que tínhamos definido. Foi claro perceber isso. A partir do gol deles, o jogo foi todo nosso. Não ganhamos porque não fomos eficientes”, complementou.

O próximo jogo do Palmeiras será diante do Boca Juniors, na partida de ida da semifinal da Libertadores. O duelo acontece na quinta-feira que vem, na Argentina.

“Quero eu que criemos tantas chances no jogo contra o Boca como foi hoje. Mas não podemos falhar [em] tantas. Sei que os nossos jogadores querem fazer o gol, mas não conseguimos. O futebol é feito de eficácia e nesse quesito o adversário foi melhor que nós”, declarou.

“Cada jogo tem uma história diferente, cada competição é diferente. Não há como comparar. Jogamos contra o Grêmio, na casa deles, um adversário totalmente diferente do Boca Juniors. O próximo jogo é totalmente diferente. O jogo de hoje já passou. Vamos nos preparar para essa decisão”, acrescentou.

Abel Ferreira lamenta morte de Walewska, ex-jogadora de vôlei

Além de falar sobre a partida do Palmeiras contra o Grêmio, Abel também prestou condolências à família e aos amigos da ex-jogadora de vôlei Walewska, que no começo da semana visitou o treinador na Academia de Futebol.

“Quando me disseram, eu nem acreditei. Fiquei incrédulo. E acho mesmo que não vale a pena me chatear com futebol. Vários treinadores já me disseram isso. Tive uma conversa com o Ancelotti (técnico do Real Madrid) e adorei o que ele me disse. Tenho conversas com treinadores que me dizem que tens que aprender a desfrutar o futebol, não tens que levar tão a sério, só dar o teu melhor, porque é verdade que estamos todos na fila”, lamentou.

“Quando recebes essa notícia, questionas se vale a pena todo sacrifício, dedicação. Estar longe da sua família, é duro. Em relação, tive a oportunidade de privar com ela, foi espetacular, ela era capitã de equipe. Foi sensivelmente uma hora que estivemos a trocar ideias, falar sobre a experiência dela na Espanha, como era o vôlei na Espanha e tal, ela esteve na Rússia também. No Brasil, foi giro perceber as dinâmicas e os contextos. Perguntei como foi a transição de passar de estar a profissional e depois deixar de jogar. É um luto que se faz”, prosseguiu.

“Foi uma hora extraordinária, de aprendizagem. Chega ao final do jogo e me dizem essa notícia, eu não queria acreditar, fiquei incrédulo. Estou muito, muito triste. O máximo que posso fazer é prestar condolências à família. No fim sou ser humano como vocês, tenho defeitos, tenho sentimentos”, concluiu.

Pré-jogo Grêmio x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Pré-jogo Grêmio x Palmeiras

Pré-jogo Grêmio x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Estádio: Arena do Grêmio
Data e Horário: 21/09/2023 21h30

Transmissão

SporTV

SporTV

Premiere FC

Premiere

Na noite desta quinta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Grêmio, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após seis dias de descanso, o Verdão segue em recuperação na tabela e espera vencer o jogo no Sul para depois torcer mais uma vez contra o Botafogo e seguir crescendo no retrovisor do concorrente. Libertadores? É de comer?

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionado:
Dudu
Transição física: Atuesta
Suspenso: Flaco López

Pendurados: Weverton, Garcia, Piquerez, Murilo, Richard Ríos e Endrick

Murilo volta de suspensão e Veiga já tem condições de iniciar um jogo. Outro reforço é a volta de Luis Guilherme, recuperado de lesão. Assim, Abel Ferreira só não poderá contar com Flaco López no ataque – a tendência é que Mayke volte a ser usado na ponta, com Marcos Rocha na lateral.

Assim, o time mais provável para iniciar o jogo é Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Mayke, Raphael Veiga e Artur; Rony.

Escalação do Grêmio

No Grêmio, o professor Renight perdeu Kannemann, suspenso, mas em compensação pode ter a volta de Geromel, após longo período fora por lesão – se não puder jogar, Bruno Alves deve ser o parceiro de Rodrigo Ely. No meio, Carballo segue lesionado, mas Nathan deve voltar a figurar entre os titulares no lugar de Everton Galdino – o meio-campista voltou de lesão no segundo tempo do jogo no Itaquerão.

A escalação mais provável para a partida desta noite é Gabriel Grando; João Pedro, Rodrigo Ely, Geromel (Bruno Alves) e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Nathan e Cristaldo; JP Galvão e Luis Suárez.

Números

  • Um massacre verde – assim é o retrospecto dos confrontos entre Palmeiras e Grêmio: 46 vitórias do Verdão, 21 dos gaúchos e 37 empates;
  • Levamos desvantagem quando o mando é  deles, mas é bem pequena: 15 vitórias do Palmeiras, 17 do Grêmio e 23 empates;
  • A Arena do Grêmio é nossa casa de frio: em 10 jogos, 5 vitórias do Palmeiras, 3 empates e só duas vitórias do time da casa;
  • Em 76 jogos válidos por campeonatos brasileiros, o Palmeiras venceu 36, empatou 25 e perdeu 15;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

O Grêmio joga em casa, mas o favorito é o Palmeiras – segundo o mercado. As principais casas de aposta, como as listadas no apostas guide, pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 24 jogos no dia 21 de setembro e venceu 13 vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

João Pedro

João Pedro
2014 a 2016

Arbitragem

Bruno Arleu de Araújo

Árbitro Principal:
Bruno Arleu de Araujo

Igor Junio Benevenuto

VAR:
Igor Junio Benevenuto

Previsão do tempo

Temperatura: 22°C
Chuva: 0,5mm
Vento: NE – 7km/h
Umidade: 57%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos ajustada, o Palmeiras está seguindo o plano à risca. Para este jogo, a previsão exigia vitória, para ter margem para uma derrota na partida seguinte, contra o Bragantino, encravada no meio das duas partidas contra o Boca.

Assim, qualquer tropeço em Porto Alegre obrigará o Palmeiras a recuperar os pontos em Bragança, onde deve jogar com o sub-13. É melhor garantir os três pontos já.

Parpite

A tabela da CBF prejudicou o time gaúcho, que foi obrigado a jogar na segunda-feira contra o SCCP, enquanto o Palmeiras descansa desde a última sexta-feira. Já fomos vítimas dessa bagunça, e agora é nossa vez de levar vantagem.

Se a arbitragem não resolver compensar os pontos que roubou do Grêmio na segunda-feira, quando até o Stevie Wonder viu que foi pênalti do Yuri Alberto, dá Palmeiras: 1 a 0, gol de Gabriel Menino, para 36.901 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!