Campeões da Copinha, Giovani e Kaique são convocados para a seleção brasileira Sub-20

Giovani durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Giovani e Kaique participarão de um período de treinos e jogos da seleção comandada por Ramon Menezes

Nesta terça-feira, a CBF divulgou a lista dos 23 jogadores convocados pelo técnico Ramon Menezes da seleção brasileira Sub-20. Campeões da Copinha pelo Palmeiras, o atacante Giovani e o goleiro Kaique foram chamados pelo treinador.

Eles se apresentarão à seleção para um período de treinos e jogos que acontecerão no Estádio Manoel Barradas (Barradão), entre os dias 21 a 29 de março. O Brasil enfrentará no dia 23 a equipe do Canaã; no dia 26, o duelo será contra o Bahia; e por fim, no dia 29, o confronto será contra o Vitória.

Giovani foi um dos destaques do Palmeiras na campanha vitoriosa da equipe na Copinha e vem ganhando espaço no time profissional. No último domingo, contra o Guarani, o atacante começou entre os titulares e foi o escolhido pela FPF o Craque do Jogo.

Kaique, por sua vez, não é o titular do gol palmeirense no Sub-20. Entretanto, o goleiro foi fundamental nos últimos dois títulos do Campeonato Paulista da categoria conquistado pelo Palmeiras, ao defender três pênaltis na final contra o SCCP, em 2020, e mais dois na semifinal diante da Ferroviária, em 2021. Na Copa São Paulo, o arqueiro disputou duas partidas e defendeu outra penalidade máxima, contra o Real Ariquemes, na primeira fase.

Caso avance no mata-mata do Paulistão, Palmeiras não poderá contar com Giovani

O Palmeiras é o atual líder do Grupo C do Paulistão, com 20 pontos, e está a uma vitória de se classificar à próxima fase. Por conta da convocação, Giovani não estará disponível para a comissão técnica para as quartas-de-final. Caso o Verdão avance para a semifinal, o camisa 17 também não poderá ser relacionado.

Giovani só ficará disponível para uma possível fase final do Paulistão, que está programada para ocorrer nos dias 30 de março e 3 de abril.

Kaique brilha e Sub-20 do Palmeiras avança para a final do Campeonato Paulista

Kaique brilha e Sub-20 do Palmeiras avança para a final do Campeonato Paulista.
Jonatan Dutra

No tempo normal a partida terminou empatada em 1 a 1 e nos pênaltis o Verdão venceu por 4 a 3; decisão do Paulista Sub-20 será contra o Mirassol

O Palmeiras está na final do Campeonato Paulista Sub-20. Na tarde desta quarta-feira, o Verdão venceu a Ferroviária nos pênaltis (4 a 3) e se classificou para a quinta decisão seguida do estadual.

No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1, mesmo resultado do primeiro jogo, em Araraquara. O gol do Palmeiras foi anotado por Gabriel Silva, ainda no primeiro tempo de partida. Foi o 25º tento do atacante, em 27 partidas.

No segundo tempo, uma forte chuva caiu na região de Guarulhos e dificultou o jogo para as duas equipes. A Ferroviária, no entanto, achou o gol que levou a igualdade ao placar nos minutos finais com Thomaz, cobrando pênalti.

Nas cobranças de penalidades máximas, o goleiro palmeirense Kaique, que substituiu Mateus no final do segundo tempo justamente para participar da disputa, defendeu duas cobranças e ajudou o Verdão a ganhar por 4 a 3.

A disputa terminou empatada nas primeiras cinco cobranças. Do lado do Palmeiras, Pedro Bicalho, Vitinho e Gabriel Silva anotaram; Bruno Menezes e Jhonatan perderam. Pela Ferroviária, Thomaz, Matheus Fernando e Diogo Oliveira fizeram, enquanto Maranini e Ian mandaram para fora.

Nas cobranças alternadas, Kaique entrou em ação. O arqueiro defendeu os chutes de Dreifke e Vinicius Oliveira. Pedro Lima também perdeu para o Verdão, mas o volante/zagueiro Naves foi para as redes na última cobrança e levou a equipe para a final.

A escalação do Palmeiras no jogo foi: Mateus (Kaique); Gustavo Garcia, Lucas Freitas, Michel (Naves) Ian (Vanderlan); Pedro Bicalho, Fabinho (Bruno Menezes) Gabriel Silva; Vitinho, Victor Henrique (Pedro Lima) Giovani.

Final do Paulista Sub-20 será entre Palmeiras e Mirassol

Na outra semifinal, o Mirassol avançou sobre o Audax Osasco e irá decidir o torneio com o Palmeiras. No placar agregado, a equipe do interior de São Paulo venceu o confronto por 3 a 2 (vitória por 2 a 0 na ida e derrota por 2 a 1 na volta).

O primeiro jogo da final acontecerá no dia 19, com mando do Verdão. Já a grande decisão ocorrerá no dia 22, na casa do Mirassol. Os detalhes da final ainda serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol.

Com este resultado, o Verdão chegou às finais do Campeonato nas categorias Sub-15, 17 e 20.