Vinicius Silvestre deixa Palmeiras após 16 anos e é anunciado em novo clube

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aos 29 anos, Vinicius Silvestre acertou com o Portimonense, de Portugal

O goleiro Vinicius Silvestre foi anunciado oficialmente na noite desta terça-feira como o mais novo reforço do Portimonense, de Portugal. O arqueiro deixa o Palmeiras para assinar um vínculo de três anos com o time português – os valores da negociação não foram revelados, mas o Verdão seguirá com um percentual dos direitos econômicos do jogador.

O arqueiro de 29 anos se despede do Palmeiras após 16 anos servindo o clube – ele era o jogador do elenco com mais tempo de casa. Vinicius chegou ao Verdão em 2006 e durante sua passagem pelas categorias de base, defendeu pênaltis importantes e somou convocações para a Seleção Brasileira Sub-17.

Apesar do longo período de clube, Vinicius disputou apenas 14 jogos pelo time principal palmeirense. Promovido ao profissional em 2013, o goleiro recebeu a primeira chance em 2016, no clássico contra o Santos. Em 2021 ele viveu o ano com mais partidas – foi a campo em 12 oportunidades, e voltou a ser pouco utilizado no ano passado, quando jogou uma partida.

Por duas oportunidades, o jogador também foi emprestado. Em 2017, atuou na Ponte Preta, enquanto no ano seguinte foi repassado ao CRB.

Sai Vinicius Silvestre, entra Kaique

Com Vinicius fora do Palmeiras, quem foi promovido ao profissional e irá ocupar a vaga de terceiro goleiro é Kaique. O jovem goleiro de 20 anos foi bicampeão da Copinha pelo Palmeiras e conquistou outros títulos importantes na base, chegando a ser decisivo em disputas de pênaltis. Além disso, ele participou da Copa do Mundo Sub-20 com a Seleção Brasileira, no mês passado.

Na hierarquia de goleiros do Palmeiras, Kaique ficará atrás de Weverton e Marcelo Lomba. Vale lembrar que Lomba tem contrato com o clube até dezembro deste ano.

Palmeiras estreia com empate na Libertadores Sub-20

Palmeiras estreia com empate na Libertadores Sub-20.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Kaique falhou e o Palmeiras ficou no 2 a 2 com o Huachipato

O Palmeiras estreou com empate em 2 a 2 com o Huachipato na Libertadores Sub-20. Jogando no Estádio Francisco Sánchez Rumoroso, na tarde desta segunda-feira, o Verdão saiu atrás do placar no primeiro tempo, mas logo em seguida virou com gols de Thalys e Allan. Entretanto, nos minutos finais da segunda etapa, Kaique falhou numa bola alta e o time chileno chegou à igualdade.  

Escalação Palmeiras: Kaique; Edney, Talisca (Gilberto), Pedro Felipe e Ian; Léo (Riquelme Fillipi) e Pedro Lima; Allan (Arthur), Kauan Santos (Patrick) e Kevin; Thallys (Daniel). Técnico: Lucas Andrade.

“Fizemos uma boa partida, a gente sabia o que tínhamos de fazer dentro de campo. Infelizmente levamos o gol no final, mas temos que levantar a cabeça. O campeonato é curto e temos poucos dias para nos recuperar e buscar a vitória no segundo jogo”, disse o meia-atacante Allan, após o duelo.

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrentará o Defensor Sporting-URU, no estádio La Portada. A partida acontece na quinta-feira, às 19h (horário de Brasília). Classificam-se para a próxima fase os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado geral. O Verdão está presente no Grupo C, ao lado de Huachipato, Defensor Sporting e Boca Juniors.

Confira os jogos do Palmeiras pela Libertadores Sub-20:

Primeira fase

  • 03/07: Palmeiras 2 x 2 Huachipato-CHI – Francisco Sánchez Rumoroso
    Gols: Thalys e Allan
  • 06/07 – 19h (de Brasília): Defensor Sporting-URU x Palmeiras – La Portada
  • 09/07 – 19h (de Brasília): Boca Juniors-ARG x Palmeiras – Francisco Sánchez Rumoroso

Kevin é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20; trio palmeirense não é liberado

Kevin comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Goiás, em partida válida pela semifinal da Copinha 2023, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Kevin se juntará a Pedro Lima, Michel e Kaique como os palmeirenses que estarão nos amistosos da seleção no mês de abril

Na noite de quinta-feira, o técnico Ramon Menezes confirmou a lista de jogadores que estarão com a Seleção Brasileira Sub-20 nos amistosos do mês de abril, que serão os últimos testes antes da disputa do Mundial de Clubes da categoria e que ocorrerão entre maio e junho deste ano.

Após Pedro Lima ter sido chamado no início da semana, outro atleta do Verdão foi convocado para compor a seleção: Kevin, que chegou a fazer parte do ciclo para a disputa do Sul-Americano Sub-20, disputado em janeiro na Colômbia.

Eleito o melhor jogador da última Copinha, o atacante entrou na lista de Ramon depois de outros jogadores não terem sido liberados por seus times, dentre eles os palmeirenses Endrick, Giovani e Luis Guilherme. Kaique e Michel, por outro lado, se apresentarão à seleção.

Ao todo, o técnico brasileiro realizou 13 mudanças em relação a lista inicial. O Brasil realizará três amistosos, na Espanha, entre os dias 15 e 27 de abril, contra Uzbequistão ou Senegal no dia 19, República Dominicana, no dia 22, e Iraque no dia 25. Nesse período, o Palmeiras disputará quatro partidas por três competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Com Kevin e mais 3 palmeirenses, confira a lista final da Seleção Brasileira Sub-20:

Goleiros:

  • Kaíque (Palmeiras)
  • Kauã Santos (Flamengo)
  • Kauê (SCCP)

Laterais:

  • Arthur (América -MG)
  • André Dhominique (Bahia)
  • Rikelme (Cuiabá)
  • Patryck (SPFC)

Zagueiros:

  • Ruan Santos (Cruzeiro)
  • Jean (Coritiba)
  • Beraldo (SPFC)
  • Michel (Palmeiras)

Meio campistas:

  • Kauê Pessanha (Botafogo)
  • Matheus Martins (Watford)
  • Ronald (Grêmio)
  • Ian Luccas (Cruzeiro)
  • Guilherme Biro (SCCP)
  • Bruninho (Red Bull Bragantino)
  • Pedro Lima (Palmeiras)

Atacantes:

  • Kevin (Palmeiras)
  • Giovane (SCCP)
  • Matheus Nascimento (Botafogo)
  • Marcos Leonardo (Santos)
  • Savinho (PSV)

Destaque na base, Kaique comenta experiência entre os profissionais

Kaique durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Kaique treinou com o time principal nos últimos dias e deve ser o titular da estreia do Palmeiras no Brasileiro Sub-20

Goleiro titular da equipe Sub-20 do Palmeiras, Kaique voltou da convocação da Seleção Brasileira na metade de fevereiro e, desde então, vem se dividindo entre os treinos com os juniores e os profissionais. Com a lesão de Marcelo Lomba, o arqueiro chegou a ser relacionado para algumas partidas do Paulistão, como o Derby em Itaquera.

“Desde que cheguei ao clube, sempre tive oportunidade de vivenciar experiências de treinar aqui no profissional com Weverton, Jailson, Prass. E isso tem me ajudado bastante a crescer, tanto como pessoa quanto como profissional”, diz o jogador.

“É sempre bom trabalhar com os melhores. Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius me ajudam muito, com orientações e trocas de experiências. É muito importante para mim e para a minha transição”, completa.

Kaique defendeu a cobrança de pênalti, evitou o empate e garantiu a
Fabio Menotti

Em 2023, o goleiro de 19 anos viverá seu último ano como Sub-20. Além dos objetivos de ter mais uma temporada vitoriosa pelo Verdão, Kaique também sonha em ser chamado para a Copa do Mundo Sub-20, que acontece entre maio e junho, na Indonésia. O palmeirense fez parte da campanha vitoriosa do Brasil no Sul-Americano e participou de duas partidas, chegando a defender um pênalti no duelo contra a Colômbia.

“O ano começou especial para mim e espero que continue assim, que eu possa conquistar muitos títulos, tanto na base quanto no profissional. Se Deus quiser, também jogarei o Mundial Sub-20. É um objetivo meu e vou trabalhar para isso acontecer”, declarou.

Uma das principais características de Kaique é defender pênaltis. Nas últimas três temporadas, o goleiro foi decisivo ao agarrar cobranças em duelos eliminatórios, como nas quartas-de-final do Brasileiro Sub-20 do ano passado, contra o Vasco, e na final da Copa do Brasil da categoria, diante do Flamengo.

Com Kaique, Palmeiras inicia busca pelo bi do Brasileiro Sub-20

Nesta quarta-feira, o Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20 contra o Bahia, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, às 15h. Kaique foi inscrito pelo Verdão na competição e deve ser o titular da equipe no duelo de logo mais.

O Palmeiras está no Grupo B da competição, ao lado de Athletico-PR, Atlético-GO, Bahia, Cruzeiro, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Santos e SPFC. O Verdão vai em busca do bicampeonato seguido, o terceiro de sua História.

Endrick, Giovani e Kaique são convocados para o Sul-Americano Sub-20; Palmeiras pedirá liberação dos atacantes

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela trigésima quinta rodada, do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Torneio acontecerá entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, na Colômbia; Endrick e Giovani podem perder a Supercopa do Brasil e o início do Paulistão

Na manhã desta quinta-feira, a CBF anunciou a lista dos jogadores convocados para o torneio Sul-Americano Sub-20, que garante vaga ao Mundial da categoria. O técnico Ramon Menezes chamou três palmeirenses: o goleiro Kaique e os atacantes Giovani e Endrick.

A competição acontecerá na Colômbia, entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, com os jogadores tendo que se apresentar à seleção no dia 5 do mês que vem. O Palmeiras pedirá à CBF a liberação de Endrick e Giovani, que já estão integrados ao time profissional.

Caso o pedido do clube não seja aceito, a dupla desfalcará o Verdão na Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, que está prevista para acontecer no dia 28 de janeiro, e em até oito jogos do Campeonato Paulista, caso o Brasil avance até a decisão.

Endrick terminou a última temporada como titular da equipe de Abel Ferreira, com três gols marcados em sete partidas, enquanto Giovani entrou no último jogo, diante do Internacional, após longo período em recuperação de lesões.

O goleiro Kaique, por sua vez, não jogará a Copa São Paulo e deve ser substituído por Natan. A estreia do Palmeiras na Copinha será no dia 3 de janeiro, contra a Juazeirense-BA, às 19h30.

Com Endrick, confira a lista de convocados:

  • Goleiros
    • Kaique – Palmeiras
    • Kauã Santos – Flamengo
    • Mycael – Athletico-PR
  • Laterais
    • Arthur – América-MG
    • Kaiki Bruno – Cruzeiro
    • Patryck – SPFC
  • Zagueiros
    • Beraldo – SPFC
    • Douglas Mendes – Red Bull Bragantino
    • Robert Renan – SCCP
    • Weverton – Cruzeiro
  • Meio-campistas
    • Andrey – Vasco
    • Marlon Gomes – Vasco
    • Matheus França – Flamengo
    • Ronald – Grêmio
    • Victor Hugo – Flamengo
  • Atacantes
    • Endrick – Palmeiras
    • Giovani – Palmeiras
    • Marcos Leonardo – Santos
    • Ângelo – Santos
    • Matheus Martins – Fluminense
    • Savinho – PSV
    • Vitor Roque – Athletico-PR