Palmeiras venceu a equipe carioca por 1 a 0 no tempo normal e levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3
Na tarde desta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Vasco nos pênaltis e se classificou para as semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-20. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, no Rio de Janeiro, o Verdão devolveu o placar no Allianz Parque, graças a um golaço de Pedro Lima, e levou a melhor nos tiros livres por 4 a 3.
Nas cobranças, Henri desperdiçou para o Verdão, mas Naves, Ruan Ribeiro, Jhonatan e Garcia converteram; para o Vasco, Julião, Rodrigo e Estrella marcaram, mas Tavares mandou por cima e Pimentel, na última batida, parou nas mãos do goleiro palmeirense Kaique.
Desde o início do Brasileiro, o time Sub-20 do Palmeiras já disputou 11 partidas; foram sete vitórias e quatro derrotas, com 20 gols marcados e oito sofridos. A equipe terminou a primeira fase com a segunda melhor campanha do Grupo A.
O jogo
Os primeiros dez minutos de partida foram de total controle do Vasco. A equipe carioca teve seis escanteios e fez o goleiro Kaique trabalhar. Após a pressão do Vasco, no entanto, o Palmeiras tomou o controle da partida e, durante todo o restante do primeiro tempo, atuou no campo de defesa adversária.
Tendo Fabinho como o principal distribuidor, com Pedro Lima aparecendo bem entre as linhas vascaínas e Garcia apoiando a todo instante, o Palmeiras dominou o Vasco e empilhou oportunidades de gol. Aos 28 minutos, Pedro Lima recebeu com espaço na intermediária e acertou um lindo chute no ângulo do goleiro Cadu para fazer 1 a 0.
O segundo tempo iniciou como terminou o primeiro: com o Palmeiras pressionando. Aos 9 minutos, Jhonatan teve a chance de ampliar o placar, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti.
Pouco depois, o zagueiro Talisca foi expulso num erro grosseiro da arbitragem e o Palmeiras ficou com um jogador a menos. Com superioridade numérica, o Vasco avançou, tomou conta da posse de bola, mas não conseguiu agredir o Palmeiras, que se segurou bem e ainda assustou o adversário nos contra-ataques.
Kaique, que já havia decidido a favor do Palmeiras em disputas de pênaltis nos Paulistas de 2020 e 2021, brilhou outra vez ao defender a cobrança de Pimentel e garantiu o Verdão na semifinal.
Palmeiras Sub-20: Kaique; Garcia, Talisca, Naves e Ian; Fabinho (Kauan Santos), Pedro Lima (Léo) e Jhonatan; Alan (Henri), Kevin (Edney [Wendell]) e Endrick (Ruan Ribeiro).
Palmeiras espera por SPFC ou Athletico-PR na próxima fase
Classificado para a semifinal, o Palmeiras espera pelo confronto entre SPFC e Athletico-PR para saber quem será seu adversário. No jogo de ida entre as equipes, o time paulista, atuando como mandante, venceu por 3 a 1 – o segundo jogo ocorre nesta sexta-feira, em Curitiba.
A CBF ainda definirá as datas e os horários das duas partidas das semifinais. Se passar o Athletico-PR, o primeiro jogo será com mando do Palmeiras, já que os paranaenses tiveram uma campanha melhor na primeira fase; se for o rival, o Verdão terá a vantagem de decidir o duelo em casa.
Paralelamente ao Brasileiro, o Verdão disputa o Campeonato Paulista Sub-20. As Crias da Academia tiveram 100% de aproveitamento na segunda fase do estadual, classificando-se para a terceira etapa do torneio. O próximo jogo será contra a Portuguesa, no Canindé, no dia 20, às 15h.
Parceria
O Verdão fechou nesta semana uma parceria com o Retrô FC Brasil, de Pernambuco, para uma troca de metodologias de trabalho nas categorias de base, com o intuito de apresentar novas ferramentas de trabalho aos profissionais dos clubes.
Além do intercâmbio de metodologias, a parceria também contempla a possibilidade de negociação de atletas entre os clubes. Assim, o Palmeiras irá monitorar constantemente os jogadores do Retrô e poderá ceder jovens para a equipe nordestina.
Na próxima semana, o coordenador técnico Marcelo Francisco, do Palmeiras, acompanhará atividades de todas as categorias de base do Retrô. Enquanto isso, o treinador da equipe profissional do clube de Pernambuco assistirá aos treinos do Sub-20 do Palestra.