Titular na Copinha conquistada pelo Palmeiras, Mateus assinou vínculo de uma temporada com a equipe portuguesa
O goleiro Mateus, do Sub-20, foi emprestado pelo Palmeiras ao Portimonense, de Portugal, em contrato válido por uma temporada, sem opção de compra ao final do vínculo. O jogador viajou à Europa no início do mês e, depois de ser aprovado pelos exames médicos, foi anunciado na tarde de ontem pela equipe de Portimão.
O arqueiro chegou ao Palmeiras em 2016 e é considerado um dos mais talentosos da posição. Neste ano, foi o titular do gol palmeirense na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sobre o Santos. Ele acumula outros títulos importantes pela base, principalmente na categoria Sub-17: Mundial de Clubes, Copa do Brasil e Supercopa.
Somando as temporadas de 2021 e 2022, disputou 48 jogos pela equipe Sub-20. Além disso, participava com frequência dos treinos entre os profissionais e foi inscrito para o Mundial de Clubes deste ano, substituindo Vinicius, que testou positivo para Covid-19 dias antes do torneio começar.
Mateus chegou a ser relacionado para partidas do time principal palmeirense, mas acabou não sendo utilizado. O clube entende que o goleiro de 1,99m de altura atingiu seu potencial na base e precisava ganhar rodagem em outra equipe. Seu contrato com o Palmeiras é válido até o final de 2026.
Mateus é mais um palmeirense a ir a Portugal
Portugal tem sido um destino atraente para os jovens jogadores do Palmeiras nas últimas temporadas. No ano passado, o zagueiro Pedrão, depois de ter passado um período no Nacional CD, foi repassado ao Portimonense, juntamente com Angulo. As atuações do defensor agradaram os portugueses, que o adquiriram em definitivo ao final do empréstimo, enquanto o atacante colombiano foi para o Orlando City, da MLS.
O meia-atacante Yan Matheus, que atuou pelo Sub-20 palmeirense de 2017 a 2019, jogou por uma temporada pelo Estoril Praia e duas pelo Moreirense, time este que, no mês passado, acertou com o Verdão o empréstimo do meia Alan Guimarães, campeão Brasileiro Sub-20, em 2018.
Por fim, Gabriel Silva e Pedro Bicalho, destaques na conquista da Copinha, foram emprestados ao Santa Clara, também por uma temporada.