Mateus comenta retorno ao Palmeiras e experiência em Portugal

Mateus durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Campeão da Copinha de 2022, Mateus passou uma temporada emprestado ao Portimonense

O caminho de ser emprestado a outro clube para um jogador que acabou de subir do Sub-20 para o profissional é bastante comum. E não foi diferente para o goleiro Mateus, de 1,99m. Campeão da Copinha pelo Palmeiras em 2022, o arqueiro passou a última temporada europeia emprestado ao Portimonense.

“Do ponto de vista de experiência adquirida, foi uma boa temporada lá. Pude estar com o elenco profissional, na Primeira Divisão portuguesa, e aprendi muito com a equipe, com o treinador. Foi uma experiência de vida também. Aprendi novas culturas e, principalmente, de futebol, estilo de jogo diferente. Uma experiência muito boa”, disse a Cria da Academia.

Pelo time português, Mateus atuou somente na equipe Sub-23 – foi a campo em sete partidas. No time principal, ele chegou a ser relacionado e ficou somente no banco de reservas. O Portimonense tem em seu elenco atualmente outro goleiro com passagem pelo Palmeiras: Vinicius Silvestre, que acertou assinou em definitivo por três temporadas.

De volta ao Verdão, Mateusão, como é conhecido, vem sendo convocado para os jogos e ocupando a vaga de terceiro goleiro, que antes pertencia a Kaique.

“Para goleiro, é difícil. Só um joga. O Weverton está representando muito bem o nosso trabalho, tem o [Marcelo] Lomba também. É buscar aprender com eles e o Rogerião [preparador de goleiros]. Sugar ao máximo o conhecimento deles no dia a dia. Mesmo nos jogos, ver as ações, o modo de pensar dentro de campo. Eles têm muito para passar para a gente”, complementou.

O arqueiro de 21 anos chegou ao Palmeiras em 2016 para atuar no Sub-15. Na base, conquistou diversos títulos: Copa do Brasil Sub-17; Mundial de Clubes Sub-17; Supercopa do Brasil Sub-17; Campeonato Paulista Sub-15, Sub-17 e Sub-20; Campeonato Brasileiro Sub-20; e a Copinha.

Confira o papo na íntegra com Mateus:

Emprestado, Mateus, do Sub-20, é anunciado pelo Portimonense

Mateus durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Titular na Copinha conquistada pelo Palmeiras, Mateus assinou vínculo de uma temporada com a equipe portuguesa

O goleiro Mateus, do Sub-20, foi emprestado pelo Palmeiras ao Portimonense, de Portugal, em contrato válido por uma temporada, sem opção de compra ao final do vínculo. O jogador viajou à Europa no início do mês e, depois de ser aprovado pelos exames médicos, foi anunciado na tarde de ontem pela equipe de Portimão.

O arqueiro chegou ao Palmeiras em 2016 e é considerado um dos mais talentosos da posição. Neste ano, foi o titular do gol palmeirense na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sobre o Santos. Ele acumula outros títulos importantes pela base, principalmente na categoria Sub-17: Mundial de Clubes, Copa do Brasil e Supercopa.

Somando as temporadas de 2021 e 2022, disputou 48 jogos pela equipe Sub-20. Além disso, participava com frequência dos treinos entre os profissionais e foi inscrito para o Mundial de Clubes deste ano, substituindo Vinicius, que testou positivo para Covid-19 dias antes do torneio começar.

Mateus chegou a ser relacionado para partidas do time principal palmeirense, mas acabou não sendo utilizado. O clube entende que o goleiro de 1,99m de altura atingiu seu potencial na base e precisava ganhar rodagem em outra equipe. Seu contrato com o Palmeiras é válido até o final de 2026.

Mateus é mais um palmeirense a ir a Portugal

Portugal tem sido um destino atraente para os jovens jogadores do Palmeiras nas últimas temporadas. No ano passado, o zagueiro Pedrão, depois de ter passado um período no Nacional CD, foi repassado ao Portimonense, juntamente com Angulo. As atuações do defensor agradaram os portugueses, que o adquiriram em definitivo ao final do empréstimo, enquanto o atacante colombiano foi para o Orlando City, da MLS.

O meia-atacante Yan Matheus, que atuou pelo Sub-20 palmeirense de 2017 a 2019, jogou por uma temporada pelo Estoril Praia e duas pelo Moreirense, time este que, no mês passado, acertou com o Verdão o empréstimo do meia Alan Guimarães, campeão Brasileiro Sub-20, em 2018.

Por fim, Gabriel Silva e Pedro Bicalho, destaques na conquista da Copinha, foram emprestados ao Santa Clara, também por uma temporada.

Piquerez e Mateus desembarcam em Abu Dhabi e estão liberados para treinar

Piquerez durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Tanto Piquerez como Mateus farão nesta segunda-feira o primeiro treino ao lado dos companheiros

Os últimos dois jogadores presentes na lista de inscritos do Palmeiras para o Mundial de Clubes que ainda não estavam juntos dos companheiros chegaram a Abu Dhabi. O lateral-esquerdo Piquerez e o goleiro Mateus saíram do Brasil no sábado e se juntaram à delegação na noite de ontem.

O uruguaio havia testado positivo para Covid-19 na terça-feira e só foi liberado para viajar no final de semana. O técnico Abel Ferreira chegou a dizer em entrevista coletiva, após o jogo diante do Água Santa, que ainda não sabia se poderia contar com Piquerez para o torneio.

Já o goleiro Mateus, campeão da Copinha com a equipe Sub-20 do Verdão, foi convocado às pressas porque Vinicius Silvestre testou positivo duas vezes em Abu Dhabi e foi cortado da lista.

Piquerez e Mateus estão liberados para treinar

Na chegada aos Emirados Árabes, Piquerez e Mateus foram submetidos a outro teste de Covid-19, ainda no aeroporto. Os resultados dos exames saíram na madrugada desta segunda-feira e, de acordo com o clube, os dois testaram negativo.

Com isso, ambos estão liberados para fazerem seus primeiros treinos em Abu Dhabi ao lado dos companheiros. A atividade do Verdão, hoje, acontecerá no Al Nahyan Stadium, palco da semifinal entre Palmeiras e Al Ahly. Em seguida, Abel Ferreira e Gustavo Gómez concederão entrevista coletiva.

O duelo que vale vaga para a final do Mundial de Clubes acontecerá amanhã, às 13h30 (horário de Brasília).

Vinicius testa novamente positivo para Covid-19; Mateus é convocado e deve chegar a Abu Dhabi no final de semana

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

De acordo com o Palmeiras, Vinicius está assintomático e isolado do restante do elenco

O goleiro Vinicius Silvestre realizou, nesta sexta-feira, o teste de contraprova para Covid-19 e seu exame apontou novamente positivo. O camisa 1 havia sido diagnosticado com o vírus na chegada do Palmeiras a Abu Dhabi, cidade onde a equipe disputará o Mundial de Clubes.

De acordo com o clube, o goleiro está assintomático e isolado do restante da delegação. Vinicius esperava o resultado do teste para saber se poderia ser reintegrado ao elenco, mas diante do resultado positivo, o jogador não será inscrito no torneio.

Os demais atletas e colaboradores do clube também realizaram o teste, porém todos os exames deram negativo e eles seguirão na preparação. Vinicius é o terceiro jogador do elenco palmeirense a ser infectado pela doença nos últimos dias. Pouco antes da equipe embarcar para Abu Dhabi, Piquerez e Gabriel Veron testaram positivo e ainda aguardam para saber se poderão viajar.

Com Vinicius fora, Mateus é convocado

Mateus do Sub-20 do Palmeiras, durante entrevista coletiva na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Sem poder contar com a presença de Vinicius na lista de inscritos, o arqueiro Mateus, campeão da Copinha pelo time Sub-20, foi convocado e deve chegar a Abu Dhabi no final de semana.

O regulamento do Mundial de Clubes obriga o clube a inscrever três goleiros no torneio. Mateus se juntará a Weverton e Marcelo Lomba – o Palmeiras deve encaminhar a relação dos inscritos até o dia 6, domingo.

O Palmeiras estreia na competição na terça-feira, contra Monterrey-MEX ou Al Ahly-EGI. O duelo está marcado para ocorrer às 13h30 (horário de Brasília), no Al Nahyan Stadium.