Mateus comenta retorno ao Palmeiras e experiência em Portugal

Mateus durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Campeão da Copinha de 2022, Mateus passou uma temporada emprestado ao Portimonense

O caminho de ser emprestado a outro clube para um jogador que acabou de subir do Sub-20 para o profissional é bastante comum. E não foi diferente para o goleiro Mateus, de 1,99m. Campeão da Copinha pelo Palmeiras em 2022, o arqueiro passou a última temporada europeia emprestado ao Portimonense.

“Do ponto de vista de experiência adquirida, foi uma boa temporada lá. Pude estar com o elenco profissional, na Primeira Divisão portuguesa, e aprendi muito com a equipe, com o treinador. Foi uma experiência de vida também. Aprendi novas culturas e, principalmente, de futebol, estilo de jogo diferente. Uma experiência muito boa”, disse a Cria da Academia.

Pelo time português, Mateus atuou somente na equipe Sub-23 – foi a campo em sete partidas. No time principal, ele chegou a ser relacionado e ficou somente no banco de reservas. O Portimonense tem em seu elenco atualmente outro goleiro com passagem pelo Palmeiras: Vinicius Silvestre, que acertou assinou em definitivo por três temporadas.

De volta ao Verdão, Mateusão, como é conhecido, vem sendo convocado para os jogos e ocupando a vaga de terceiro goleiro, que antes pertencia a Kaique.

“Para goleiro, é difícil. Só um joga. O Weverton está representando muito bem o nosso trabalho, tem o [Marcelo] Lomba também. É buscar aprender com eles e o Rogerião [preparador de goleiros]. Sugar ao máximo o conhecimento deles no dia a dia. Mesmo nos jogos, ver as ações, o modo de pensar dentro de campo. Eles têm muito para passar para a gente”, complementou.

O arqueiro de 21 anos chegou ao Palmeiras em 2016 para atuar no Sub-15. Na base, conquistou diversos títulos: Copa do Brasil Sub-17; Mundial de Clubes Sub-17; Supercopa do Brasil Sub-17; Campeonato Paulista Sub-15, Sub-17 e Sub-20; Campeonato Brasileiro Sub-20; e a Copinha.

Confira o papo na íntegra com Mateus:

Vinicius Silvestre deixa Palmeiras após 16 anos e é anunciado em novo clube

Vinicius Silvestre durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aos 29 anos, Vinicius Silvestre acertou com o Portimonense, de Portugal

O goleiro Vinicius Silvestre foi anunciado oficialmente na noite desta terça-feira como o mais novo reforço do Portimonense, de Portugal. O arqueiro deixa o Palmeiras para assinar um vínculo de três anos com o time português – os valores da negociação não foram revelados, mas o Verdão seguirá com um percentual dos direitos econômicos do jogador.

O arqueiro de 29 anos se despede do Palmeiras após 16 anos servindo o clube – ele era o jogador do elenco com mais tempo de casa. Vinicius chegou ao Verdão em 2006 e durante sua passagem pelas categorias de base, defendeu pênaltis importantes e somou convocações para a Seleção Brasileira Sub-17.

Apesar do longo período de clube, Vinicius disputou apenas 14 jogos pelo time principal palmeirense. Promovido ao profissional em 2013, o goleiro recebeu a primeira chance em 2016, no clássico contra o Santos. Em 2021 ele viveu o ano com mais partidas – foi a campo em 12 oportunidades, e voltou a ser pouco utilizado no ano passado, quando jogou uma partida.

Por duas oportunidades, o jogador também foi emprestado. Em 2017, atuou na Ponte Preta, enquanto no ano seguinte foi repassado ao CRB.

Sai Vinicius Silvestre, entra Kaique

Com Vinicius fora do Palmeiras, quem foi promovido ao profissional e irá ocupar a vaga de terceiro goleiro é Kaique. O jovem goleiro de 20 anos foi bicampeão da Copinha pelo Palmeiras e conquistou outros títulos importantes na base, chegando a ser decisivo em disputas de pênaltis. Além disso, ele participou da Copa do Mundo Sub-20 com a Seleção Brasileira, no mês passado.

Na hierarquia de goleiros do Palmeiras, Kaique ficará atrás de Weverton e Marcelo Lomba. Vale lembrar que Lomba tem contrato com o clube até dezembro deste ano.

Emprestado, Mateus, do Sub-20, é anunciado pelo Portimonense

Mateus durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Titular na Copinha conquistada pelo Palmeiras, Mateus assinou vínculo de uma temporada com a equipe portuguesa

O goleiro Mateus, do Sub-20, foi emprestado pelo Palmeiras ao Portimonense, de Portugal, em contrato válido por uma temporada, sem opção de compra ao final do vínculo. O jogador viajou à Europa no início do mês e, depois de ser aprovado pelos exames médicos, foi anunciado na tarde de ontem pela equipe de Portimão.

O arqueiro chegou ao Palmeiras em 2016 e é considerado um dos mais talentosos da posição. Neste ano, foi o titular do gol palmeirense na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sobre o Santos. Ele acumula outros títulos importantes pela base, principalmente na categoria Sub-17: Mundial de Clubes, Copa do Brasil e Supercopa.

Somando as temporadas de 2021 e 2022, disputou 48 jogos pela equipe Sub-20. Além disso, participava com frequência dos treinos entre os profissionais e foi inscrito para o Mundial de Clubes deste ano, substituindo Vinicius, que testou positivo para Covid-19 dias antes do torneio começar.

Mateus chegou a ser relacionado para partidas do time principal palmeirense, mas acabou não sendo utilizado. O clube entende que o goleiro de 1,99m de altura atingiu seu potencial na base e precisava ganhar rodagem em outra equipe. Seu contrato com o Palmeiras é válido até o final de 2026.

Mateus é mais um palmeirense a ir a Portugal

Portugal tem sido um destino atraente para os jovens jogadores do Palmeiras nas últimas temporadas. No ano passado, o zagueiro Pedrão, depois de ter passado um período no Nacional CD, foi repassado ao Portimonense, juntamente com Angulo. As atuações do defensor agradaram os portugueses, que o adquiriram em definitivo ao final do empréstimo, enquanto o atacante colombiano foi para o Orlando City, da MLS.

O meia-atacante Yan Matheus, que atuou pelo Sub-20 palmeirense de 2017 a 2019, jogou por uma temporada pelo Estoril Praia e duas pelo Moreirense, time este que, no mês passado, acertou com o Verdão o empréstimo do meia Alan Guimarães, campeão Brasileiro Sub-20, em 2018.

Por fim, Gabriel Silva e Pedro Bicalho, destaques na conquista da Copinha, foram emprestados ao Santa Clara, também por uma temporada.