Zagueiro segue em processo de transição física, mas treina integrado ao elenco; Luis Guilherme deve desfalcar o Palmeiras
O Palmeiras realizou o penúltimo treino antes do confronto diante do América-MG na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol. O zagueiro Luan, recuperado de uma lesão na coxa, deu sequência ao processo de transição física e trabalhou integrado ao elenco – o camisa 13 pode ser uma das novidades para o duelo.
Por outro lado, Luis Guilherme, com dores na coxa esquerda, seguiu o tratamento individualizado com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance. A Cria da Academia, que na última data Fifa esteve com a Seleção Brasileira Sub-23, não atuou contra o Fortaleza por conta do problema físico e deve ser desfalque novamente.
O elenco realizou duas atividades: uma técnica, com foco nas finalizações, e a segunda um recreativo. O Palmeiras deve realizar o último trabalho, de menos intensidade, na manhã desta quarta-feira, antes da partida contra o América-MG.
Titular desde a partida contra o Coritiba, Breno Lopes falou sobre sua sequência na equipe, comemorou a volta ao Allianz Parque e projetou a partida desta quarta-feira.
“Estou muito feliz por essa sequência e por todas essas oportunidades. Eu trabalhei muito para isso e agora é desfrutar de cada momento, de cada jogo”, disse. “É muito bom jogar na nossa casa, que é onde a gente se sente à vontade. Com certeza vai estar lotado mais uma vez, e o torcedor vai nos apoiar como sempre faz. Cabe a nós, jogadores, entrar com esse espírito de lutar até o final para que a gente possa, junto do nosso torcedor, comemorar mais uma vitória”, acrescentou o atacante.
“Vamos respeitar muito o América-MG. Todas as equipes que vêm enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque querem jogar bem e mostrar o seu potencial, então nós temos de entrar focados, manter o que estamos fazendo e, com certeza, colocando o nosso ritmo de jogo para que, no final da partida, possamos comemorar mais uma vitória”, concluiu.
Departamento de futebol de base do Palmeiras, capitaneado por João Paulo Sampaio, rende frutos esportivos e financeiros ao clube
Fabio Menotti
Não é novidade para ninguém que nosso departamento de futebol de base faz um trabalho de excelência. A Academia de Futebol II, em Guarulhos, é hoje o grande celeiro de craques do futebol nacional.
Nosso time principal atual tem a maior concentração de Crias da Base de qualquer período de nossa História, com contribuições concretas para a conquista de vários títulos.
Além disso, os cofres do clube seguem equilibrados graças aos recursos que entram com a venda de nossas revelações.
Isso só é possível porque o desenvolvimento dos meninos está focado em criar campeões. Desde as categorias mais miudinhas, o Verdão vem empilhando títulos nos últimos anos. A temporada de 2023 repete a tendência dos últimos anos, quando o Palmeiras passou o trator em todas as esferas.
Sub-20
Luiz Guilherme Martins/Palmeiras/by Canon
Atual bicampeão da Copinha, perdeu a chance de ser também bicampeão brasileiro ao ser derrotado nos pênaltis pelo Flamengo na final deste ano. Ao lado dos cariocas, é o maior vencedor da competição, com dois troféus.
O time está na final do Campeonato Paulista e enfrentará o SPFC – classificou-se para a final ao passar pelo Novorizontino com um duplo 1-0. A equipe sub-20 tenta recuperar a hegemonia perdida no ano passado – o Palmeiras foi pentacampeão entre 2017 e 2021, mas acabou precocemente eliminado em 2022, o que o alijou também da disputa da Copa do Brasil da categoria – o Palmeiras venceu duas das últimas cinco edições da competição.
Os destaques do time são o zagueiro Michel, o meia Kauan Santos e o atacante Thalys. Pedro Lima, que está emprestado ao Norwich da Inglaterra, é o maior talento dessa geração.
Sub-17
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon
Talvez a geração mais talentosa da nossa base em 2023. Venceu o Brasileirão da categoria pela segunda vez consecutiva e é também o maior vencedor da competição ao lado do Flamengo. É também bicampeão da Copa do Brasil, competição que já venceu quatro vezes e é, adivinhem, o maior vencedor da História.
No Campeonato Paulista, o time foi eliminado também nos pênaltis na semifinal pelo SPFC e perdeu a chance de levantar o bicampeonato.
Os maiores destaques desse time são o meia-atacante Estevão, o zagueiro Vítor Reis, o ponta Riquelme Fillipe, o centroavante Luighi (todos na seleção brasileira que está disputando o Mundial), Erick Belé e o volante Figueiredo, que recentemente sofreu uma grave lesão no joelho, a segunda na curta carreira.
Sub-15
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon
O Palmeiras foi campeão paulista pela sexta vez nas últimas sete edições. Este ano, conquistou o caneco em cima do SCCP com um 3-2 no placar agregado nas finais.
Sub-14
Esta categoria foi criada este ano pela FPF e o Palmeiras está forte na briga. A competição está na fase semifinal e o Palmeiras conseguiu uma boa vitória por 2 a 0 em cima do SPFC. A partida de volta será no sábado, em Cotia. Na outra semi, o Bragantino está em vantagem contra a Ferroviária.
Sub-13
Atual campeão, o Sub-13 do Palmeiras arrancou um bom empate em Cotia no primeiro jogo das finais contra o SPFC. O jogo de volta será na próxima segunda-feira, feriado, em Barueri.
Sub-12
Outra categoria criada este ano pela FPF, o Sub-12 também está na fase semifinal. O Palmeiras venceu o SPFC por 2 a 1 e precisa apenas de um empate em Cotia para chegar à final no sábado, na preliminar do Sub-14. Na outra semifinal, o Santos tem uma pequena vantagem sobreo Desportivo Brasil.
Sub-11
O Palmeiras foi a Bragança e goleou o Red Bull Bragantino por 4 a 2 no jogo de ida, ficando com uma vantagem confortável para a finalíssima, que será disputada na segunda-feira em Barueri, na preliminar do Sub-13. Nosso Sub-11 ganhou três das últimas seis disputas da categoria.
Base do Palmeiras é uma potência indiscutível
Leto Ribas/CBF
Em entrevista ao portal ge, o coordenador da base João Paulo Sampaio foi taxativo em junho do ano passado:
– Se não fizer no mínimo 200 milhões de euros nestes canhotos da categoria sub-17, pode mandar embora, porque somos incompetentes!
Sampaio se referia a Endrick, Luis Guilherme, Fellipe Jack, Figueiredo e Estevão, pilares do time que estava às portas da conquista da Copa do Brasil.
Hoje é desnecessário fazer qualquer menção ao que Endrick significa para o futebol do Palmeiras, do Brasil e do mundo. Luis Guilherme já está perfeitamente integrado ao profissional e parece ter um caminho muito sólido pela frente. Estevão está brilhando na seleção brasileira sub-17 que disputa o Mundial na Indonésia e já foi objeto de matérias deslumbradas de jornais espanhóis.
Que o clube siga com o modelo, implementado em 2013 com a vinda de Erasmo Damiani ao clube, e que foi aperfeiçoado com a chegada de Sampaio em 2015. Que a política não estrague um dos grandes pilares do protagonismo atual do Palmeiras no cenário continental. Que os investimentos sigam sendo feitos e que a estrutura seja objeto de melhorias contínuas.
Os craques seguem brotando e isso não é a água de Guarulhos. É Trabalho, com “T” maiúsculo. Como diria o Giuliano do Grupo 1, “parabéns aos envolvidos!”
O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.
O time comandado por Ramon Menezes fará um período de treinos entre os dias 13 e 21 de novembro, em preparação para o Torneio Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro do ano que vem, na Venezuela.
Michel fez parte do grupo que conquistou a medalha de ouro do Pan-Americano com o Brasil no último fim de semana, sendo titular em toda a campanha. Vanderlan foi lembrado pela primeira vez e Luis Guilherme, por sua vez, disputou o Sul-Americano Sub-20 no começo de 2023.
Com mais essas convocações, o Palmeiras pode ficar sem até sete jogadores durante a Data Fifa: Endrick e Raphael Veiga (Brasil); Luis Guilherme e Vanderlan (Pré-Olímpica); Gustavo Gómez (Paraguai); Richard Ríos (Colômbia); e Piquerez (Uruguai).
Palmeiras é o time com mais atletas convocados, confira:
Meia estendeu seu vínculo com o Palmeiras até junho de 2026
Horas depois de vencer de virada o Botafogo, por 4 a 3, no estádio Nilton Santos, os jogadores do Palmeiras se reapresentaram na Academia de Futebol e realizaram o primeiro treino visando o Athletico-PR.
Os atletas que atuaram 45 minutos ou mais fizeram trabalhos regenerativos na parte interna do Centro de Excelência. O restante foi a campo e realizou atividades técnicas em dimensões reduzidas com poucos toques na bola.
O duelo contra o Athletico-PR acontece na noite de sábado, na Arena Barueri. Até o momento, quase oito mil ingressos foram vendidos para o confronto. A comercialização para o público em geral se inicia na manhã de sexta-feira, através do site Ingressos Palmeiras.
O elenco volta a treinar amanhã à tarde, na Academia de Futebol.
Nesta quinta-feira, o Palmeiras também anunciou a renovação de contrato do meia Luis Guilherme. O jogador de 17 anos estendeu seu vínculo até junho de 2026, que é o tempo máximo permitido para atletas menores de idade – o anterior iria até junho de 2025.
A Cria da Academia chegou ao Palmeiras em 2017 e conquistou títulos em todas as categorias da base, do Sub-11 ao Sub-20. Ele foi alçado ao elenco principal durante a atual temporada e já disputou 26 partidas.
Promovido ao time profissional no meio da temporada, Luis Guilherme soma 26 jogos pelo clube
Considerado uma das principais promessas do Palmeiras dos últimos anos, Luis Guilherme, de 17 anos, vem ganhando cada vez mais espaço na equipe principal. O camisa 31, que foi promovido ao elenco profissional em julho deste ano, soma 26 jogos.
“Fico muito feliz pela sequência que estou tendo, quase 30 jogos pela equipe profissional, com essa camisa gigante. Agradeço à comissão por confiar em mim, aos jogadores também por me darem apoio desde quando eu subi. Espero poder ajudar cada vez mais”, disse o meia, nesta segunda-feira.
Contra o Bahia, no último sábado, Luis Guilherme substituiu Endrick e participou de boas jogadas ofensivas. O Palmeiras venceu o duelo por 1 a 0 e subiu para a segunda colocação do Brasileirão.
“É uma sequência boa que estamos tendo [de três vitórias consecutivas], nos dá confiança. O jogo contra o Bahia foi difícil, mas conseguimos dominar bem e, graças a Deus, saímos com a vitória, que era o mais importante”, acrescentou.
Luis Guilherme prega respeito ao Botafogo
O próximo adversário do Palmeiras será o Botafogo, líder do Brasileirão. O importante duelo acontece quarta-feira no Nilton Santos, às 21h30. O Verdão busca a vitória para diminuir ainda mais a diferença para os cariocas.
“Com certeza será um jogo muito difícil, contra o líder do campeonato. Nosso pensamento é levar jogo a jogo. Tentar manter essa sequência boa em que estamos para sair com a vitória”, finalizou.