Anderson Barros faz duras críticas à arbitragem e cobra a CBF: “Não tem o direito de interferir no resultado”

Anderson Barros faz duras críticas à arbitragem e cobra a CBF: “Não tem o direito de interferir no resultado”.
Thiago Ferri

Após vitória do Palmeiras contra o Atlético-MG, no Mineirão, Anderson Barros citou “erros grosseiros” do juiz e do VAR

A vitória sobre o Atlético-MG no Mineirão, por 1 a 0, não diminuiu a irritação do Palmeiras com o árbitro Marcelo de Lima Henrique e com o VAR, Rodrigo Carvalhaes de Miranda.

Ao final do jogo, o diretor de futebol do clube, Anderson Barros, fez um pronunciamento antes da coletiva de imprensa de João Martins e criticou duramente o desempenho da equipe de arbitragem, chegando a citar os lances que o Palmeiras foi prejudicado.

“Mais uma vez precisamos falar da arbitragem, das decisões que foram tomadas”, iniciou Barros. “Tivemos num passado recente um problema na Copa do Brasil, que até hoje não teve explicação. Estamos disputando um Campeonato Brasileiro dificílimo, viemos jogar no Mineirão contra o Atlético-MG e outra vez tivemos interferência da arbitragem e, principalmente, do VAR”, acrescentou.

“O árbitro pode ter tomado a maioria das decisões corretas, mas quando necessitou da ferramenta, houve novamente erros grosseiros do VAR: não marcou o pênalti claro em cima do Atuesta e, sequer, chamou o árbitro para uma revisão”, complementou o diretor, que também citou as duras faltas dos atleticanos e o gol anulado de Breno Lopes no final da partida.

“Podemos falar mais, do primeiro carrinho do Dodô em cima do Mayke, já seria o primeiro amarelo e, em seguida, a expulsão do atleta [o lateral recebeu o amarelo no lance seguinte]. Fizemos um gol no final da partida e mais uma vez há um erro. Não podemos permitir mais que isso aconteça no futebol, principalmente no campeonato mais importante do país”, disse o dirigente.

Essa é a segunda vez que Barros reclama publicamente da arbitragem brasileira. A outra ocorreu no final de julho, depois da vitória do Palmeiras sobre o Ceará por 2 a 1, no Castelão.

Anderson Barros manda recado à CBF

Na sequência do pronunciamento, Barros voltou a realizar cobranças à CBF e à comissão de arbitragem, além de pedir isonomia nas ações dos árbitros na reta final do Brasileirão.

“Será que mais uma vez teremos que aparecer antes dos nossos técnicos para falar da arbitragem? Quando erámos para estarmos falando da parte técnica, tática, do evento?”, indagou.

“Mas não, precisamos chamar atenção da CBF e da diretoria de arbitragem. Não podemos permitir que isso aconteça na reta final da competição. É a segunda vez que nos posicionamos neste ano. Faltam 10 rodadas para o campeonato terminar, e a arbitragem não tem o direito de interferir nos resultados. Esse é o recado do Palmeiras”, concluiu.

Com a vitória sobre o Atlético-MG, o Palmeiras alcançou os 60 pontos e abriu nove de vantagem para o segundo colocado, que atualmente é o Fluminense. A equipe volta a campo na próxima segunda-feira para encarar o Botafogo, no estádio Nilton Santos.

Pela 2ª vez seguida em Campeonatos Brasileiros, Marcelo de Lima Henrique apita partida entre Palmeiras e Juventude

Marcelo de Lima Henrique em jogo entre do Palmeiras contra a Juazeirense, durante partida válida pela fase um dezesseis avos da Copa do Brasil 2022, na Arena Barueri.
Cesar Greco

Marcelo de Lima Henrique esteve no empate em 1 a 1 entre Palmeiras x Juventude, em outubro do ano passado

Em busca de sua terceira vitória no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras entra em campo na noite deste sábado para enfrentar o Juventude, fora de casa, em jogo válido pela sétima rodada.

O duelo terá a arbitragem de Marcelo de Lima Henrique, que apesar de ser carioca, é membro da Federação Cearense de Futebol. Pela segunda vez consecutiva, o juiz apitará um confronto entre Palmeiras e Juventude – o último jogo foi em outubro do ano passado, empate em 1 a 1 no Allianz Parque.

Assim como Marcelo Henrique, outro árbitro apitou uma partida do Palmeiras contra o mesmo adversário por duas vezes seguida no Brasileirão. O fato aconteceu com Wilton Pereira Sampaio, que comandou Palmeiras x Flamengo em setembro de 2021 e em abril deste ano.

O aproveitamento do Verdão com o juiz carioca é de 66,7% – são 19 vitórias, sete empates e seis derrotas, sendo o último confronto o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em que o Palmeiras venceu a Juazeirense por 2 a 1, na Arena Barueri.

Os assistentes de Marcelo de Lima Henrique

O árbitro, de 50 anos, terá Nailton Junior de Sousa Oliveira, também do Ceará, e Márcia Bezerra Lopes Caetano, de Rondônia, como assistentes. Anderson da Silveira Farias, filiado à Federação Gaúcha de Futebol, será o quarto árbitro.

O VAR será de responsabilidade do mineiro Emerson de Almeida Ferreira, de 43 anos – será a primeira vez que ele comandará a arbitragem de vídeo em um jogo do Palmeiras no ano.

Na tabela de classificação, o Palmeiras é o 9º colocado, com nove pontos ganhos; o Juventude, por sua vez, é o 17º, com seis.

Marcelo de Lima Henrique será o árbitro de Palmeiras x SPFC

Marcelo de Lima Henrique em jogo do Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima terceira rodada do Brasileirão 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Carioca de 50 anos, Marcelo de Lima Henrique já apitou 30 jogos do Palmeiras na carreira

Buscando se reabilitar no Campeonato Brasileiro após sofrer um revés para o Fluminense no último domingo, o Palmeiras entra em campo na noite desta quarta-feira para jogar o clássico diante do SPFC, no Allianz Parque.

Para o Choque-Rei, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), definiu no começo da semana que Marcelo de Lima Henrique, de 50 anos, será o árbitro principal do duelo. O experiente juiz apitará seu segundo jogo do Palmeiras na atual edição do Brasileirão – o primeiro foi o empate em 1 a 1 diante do Juventude, mês passado.

Para auxiliar o carioca, foram escalados Eduardo Gonçalves da Cruz (assistente 1) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (assistente 2), além do quarto árbitro Matheus Delgado Candançan. O VAR ficará a cargo de Rodrigo Carvalhaes de Miranda, também do quadro de arbitragem do Rio de Janeiro.

Marcelo de Lima Henrique já apitou 30 jogos do Palmeiras

Árbitro Fifa entre os anos de 2008 a 2014, Marcelo já esteve por 30 vezes à frente do apito em jogos do Palmeiras. Com ele, o aproveitamento de pontos do Verdão é de quase 70%, são 18 vitórias, 7 empates e 5 derrotas.

Apesar de apitar jogos do Palmeiras desde 2007, será a primeira vez que o juiz estará presente em um clássico paulista com o Verdão em campo. Clique aqui e confira todo o histórico do árbitro em jogos do Palmeiras.

Em situações diferentes no Brasileirão, Palmeiras e SPFC se enfrentarão pela 33ª rodada, com a equipe palmeirense na ponta de cima da tabela e o rival brigando para não cair.