Craque da Seleção Sub-17, Estêvão é destaque nos jornais da Europa

Craque da Seleção Sub-17, Estêvão é destaque nos jornais da Europa.
Leto Ribas/CBF

Estêvão marcou dois gols na vitória do Brasil sobre o Equador na Copa do Mundo Sub-17 e foi chamado de ‘megacrack’ por veículo espanhol

Enquanto brilha com a Seleção Brasileira Sub-17 na Copa do Mundo, disputada na Indonésia, Estêvão chama a atenção da imprensa na Europa. A Cria da Academia, na última segunda-feira, marcou dois gols na vitória sobre o Equador, que classificou o time brasileiro às quartas de final, e foi eleito o melhor jogador da partida.

Dois dos principais veículos da Espanha, o AS e o Marca, destacaram o palmeirense na página principal de cada site. “Messinho va para megacrack”, escreveu o AS, utilizando o apelido que o meia recebeu quando ainda estava no Cruzeiro. “O jogador do Palmeiras, com uma forma de jogar muito parecida à de Neymar, conseguiu desequilibrar as coisas com um golaço”, complementou o jornal.

Marca, por sua vez, relatou que o “Brasil tem um novo gênio” e o chamou de “fenômeno”. “Estevão Willian Almeida de Oliveira Gonçalves já se tornou um dos maiores nomes do Mundial Sub-17. A Seleção de Phelipe Leal, que perdeu na estreia para o Irã (2-3), não brilha muito pelo seu jogo, mas, felizmente, tem o grande ‘Fenômeno’ que surge depois de Vinicius, Rodrygo e Endrick: Estevão Willian”, escreveu o veículo.

Na terra de Abel Ferreira (Portugal), o principal jornal do país, A Bola, colocou na manchete Estêvão como “a maior promessa brasileira”. “Não há ninguém tão decisivo na prova. Colegas e adversários, os melhores do planeta até aos 17 anos, um ano acima da sua idade, parecem estar a milhas de distância em termos de qualidade”, destacou o veículo ao comparar o desempenho do jogador no Mundial Sub-17.

Em 2023, Estêvão conquistou a Copinha, o Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-17. Em abril deste ano, o meia-atacante de 16 anos assinou seu primeiro contrato profissional com o Verdão – válido por três anos (tempo máximo permitido para jogadores que ainda não atingiram a maioridade).

Estêvão e a geração de “1 bilhão de reais”

Estêvão chegou ao Palmeiras em maio de 2021, com 14 anos, e desde então é tratado como uma das principais promessas da História do Verdão. Ao lado de Endrick e Luis Guilherme, entre outros garotos, o meia faz parte da geração que, de acordo com João Paulo Sampaio (coordenador das categorias de base), tem que render aos cofres do clube até 1 bilhão de reais nos próximos anos.

“Se não fizer no mínimo 200 milhões de euros nestes canhotos da categoria sub-17 pode mandar embora porque somos incompetentes”, disse Sampaio em entrevista ao site GE.

Palmeirenses seguem encantando e comandam a classificação do Brasil no Mundial Sub-17; confira

Palmeirenses seguem encantando e comandam a classificação do Brasil no Mundial Sub-17; confira.
Leto Ribas/CBF

Os palmeirenses Estêvão e Luighi marcaram os gols do Brasil no triunfo sobre o Equador

Na manhã desta segunda-feira, a equipe Sub-17 do Brasil contou novamente com o brilho dos palmeirenses e venceu o Equador por 3 a 1, nas oitavas de final da Copa do Mundo da categoria.

Principal representante da mais recente safra de Crias da Academia, Estêvão marcou dois gols e foi eleito o melhor jogador da partida pela Fifa – foi o segundo prêmio individual recebido pelo camisa 20 no torneio. Luighi também foi às redes.

Atual campeão, o Brasil aguarda o vencedor de Argentina x Venezuela para conhecer o adversário das quartas de final.

O Palmeiras conta com quatro jogadores convocados para a Copa do Mundo Sub-17. Além de Estêvão e Luighi, Vitor Reis e Riquelme Fillipi também foram chamados.

Assista aos gols dos palmeirenses na vitória do Brasil:

Brasil goleia no Mundial Sub-17 com 3 gols palmeirenses; confira!

Brasil goleia no Mundial Sub-17 com três gols palmeirenses; confira!
Leto Ribas/CBF

Estevão foi destaque, com um golaço e três assistências em jogo pela seleção no Mundial Sub-17

O Sub-17 do Palmeiras brilhou no jogo entre Brasil e Nova Caledônia, que terminou em vitória por 9 x 0. Estevão, Luighi e Vitor Reis marcaram um gol cada. Reserva na primeira partida, Estevão brilhou com mais três assistências e pode ter conquistado a vaga de titular na equipe.

Confira os gols das Crias da Academia no Mundial Sub-17:

Promessa da base, Figueiredo rompe novamente o ligamento cruzado do joelho

Figueiredo chora ao se contundir em partida do Palmeiras contra o SCCP, válida pela semifinal (volta) do Campeonato Brasileiro Sub-17, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Figueiredo havia voltado a atuar há poucos meses após se recuperar de outra lesão no joelho

Um dos destaques da equipe Sub-17 do Palmeiras, que está na final do Brasileiro da categoria, o volante Figueiredo rompeu o ligamento anterior do joelho esquerdo e vai passar por cirurgia nos próximos dias.

A lesão aconteceu no último domingo, na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o SCCP, no segundo duelo da semifinal do Brasileiro Sub-17. Antes de realizar o procedimento cirúrgico, a Cria da Academia irá passar por uma análise clínica do Núcleo de Saúde e Performance. O jogador deve ficar entre 6 a 8 meses sem atuar.

Essa é a segunda lesão seguida no joelho que o palmeirense sofre. Em setembro do ano passado, Figueiredo rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e ficou quase 300 dias longe dos gramados.

Figueiredo cortado do Mundial Sub-17

Constantemente convocado para a Seleção Brasileira, Figueiredo é considerado um dos grandes jogadores da geração, ao lado de Estêvão, Luis Guilherme e Endrick – os dois últimos já estão no profissional. O volante havia sido chamado pelo técnico Phelipe Leal para defender a Amarelinha no Mundial Sub-17, que acontecerá em novembro, na Indonésia.

O jovem jogador assinou seu primeiro contrato profissional com o Verdão no fim do ano passado. Em 2023, além de jogar pelo Sub-17, Figueiredo também estava atuando pela categoria Sub-20.

Palmeiras goleia o Real Madrid e conquista o Mundial de Clubes Sub-17

Sub-17O Palmeiras venceu o Real Madrid por 4 a 2 e conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes Sub-17. O torneio foi disputado em Fuenlabrada, região de Madri, e foi totalmente dominado pelo Verdão, que teve cinco vitórias e um empate, com 29 gols a favor e 7 contra.

Jogando de forma bastante solta, o Palmeiras não se intimidou com o peso da camisa do time da casa e rapidamente chegou aos gols. Aos 14, Gabriel Vieira fez um belo gol, após linda jogada de Gabriel Verón. Aos 19, Verón fez o dele, aproveitando excelente passe de Tatavitto. Foi o nono gol do camisa 11, artilheiro da competição.

O time da casa se enervou com os gols sofridos e o jogo ficou tenso, com a molecada abrindo a caixinha de ferramentas. O Palmeiras se aproveitava do clima e fazia o relógio andar. Aos 33, Fabrício recebeu dentro da área após cobrança de lateral, limpou três adversários e marcou mais um golaço. O primeiro tempo terminou 3 a 0, mas foi um baile.

No segundo tempo o time da casa voltou diferente e começou a se impor em campo. Aos 4 minutos, o Real Madrid diminuiu com Carlos Dotor, após vacilo de Kaique na tentativa de corte.

Troféu Mundial Sub-17Finalmente o jogo ganhou contornos de final. O Madrid atacava na base da força, enquanto o Palmeiras apostava nas jogadas de velocidade. Aos 19, Garay vacilou no recuo para o goleiro, jogou a bola no fogo e Luan Cândido dividiu o lance para fazer o quarto do Verdão.

Aos 30, Gabriel Verón fez jogada individual pela esquerda e tocou de cavadinha por cima do goleiro – a zaga salvou o gol em cima da risca, estragando a pintura. Aos 37, após cobrança de escanteio, Fran diminuiu o placar e deu números finais à partida.

O título do Mundial é mais um grande feito de nossas categorias de base, que começou o trabalho de reestruturação em 2013, nas mãos de Erasmo Damiani (hoje na CBF), e que começou a colher frutos com a promoção de Gabriel Jesus em 2015 e com a conquista de vários títulos nos últimos anos.

Que o time profissional possa contar, em breve, com vários desses meninos. Bravo!