Retorno de titular, Dudu em campo e convocação: a movimentada sexta-feira do Palmeiras

Retorno de titular, Dudu em campo e convocação: a movimentada sexta-feira do Palmeiras.
Atletas, durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Convocação da Seleção Brasileira desta sexta-feira contou com os nomes de Murilo e Endrick

O Palmeiras iniciou a preparação para o confronto diante do SPFC nesta sexta-feira, em atividades técnicas realizadas na Academia de Futebol. A principal novidade foi o lateral-direito Mayke, que teve seu processo de transição física acelerado e participou de todas as movimentações ao lado dos companheiros.

O camisa 12 está fora dos gramados desde a Supercopa, no começo de fevereiro. Apesar da rápida evolução, o jogador ainda é dúvida para o Choque-Rei deste domingo.

Os atletas que estiveram em campo por mais de 45 minutos na rodada passada seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Em campo, os demais fizeram um trabalho técnico coletivo em campo reduzido. Alguns jovens do elenco Sub-20 participaram do treino.

Recuperando-se de uma cirurgia no joelho, Dudu deu prosseguimento aos trabalhos sob os cuidados dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance e realizou exercícios com bola no gramado. O camisa 7, em previsão inicial divulgada pelo clube, deve retornar aos gramados entre maio e junho.

Convocação

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra ao América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Chamados por Dorival Júnior para defenderem a Seleção Brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, Endrick e Murilo comemoraram a convocação.

“Estou muito emocionado porque é um sonho realizado. Eu já tinha sido convocado para seleções de base, mas é a primeira vez na principal e a sensação é diferente. Passa aquele filme na cabeça e lembro de tudo o que enfrentei e superei para chegar até aqui. Nada disso seria possível sem o apoio da minha família, que sempre se dedicou demais e esteve ao meu lado em todos os momentos”, disse o zagueiro.

Muito feliz por mais uma convocação. É fruto do meu trabalho no Palmeiras e da ajuda que recebo dos meus companheiros e de todos que trabalham aqui. Agradecer novamente também a Deus e à minha família”, afirmou Endrick.

“Fico feliz também por estar indo junto com o Murilo, que é um grande amigo que fiz aqui. A gente está sempre conversando e isso era um dos nossos objetivos. Ele merece muito, é um cara que trabalha e se dedica muito”, concluiu.

Além dos dois, quem também estará com a Seleção Brasileira durante a data Fifa é Leila Pereira, que será a chefe de delegação.

Endrick e Murilo são convocados por Dorival Júnior para a Seleção Brasileira

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra ao América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Endrick alcançou sua segunda convocação à seleção e Murilo é chamado pela primeira vez

Novo comandante da Seleção Brasileira, Dorival Júnior realizou nesta sexta-feira sua primeira convocação. Endrick, que já havia sido chamado por Fernando Diniz no ano passado, foi lembrado pelo treinador. A outra novidade foi o zagueiro Murilo, que esteve entre os principais zagueiros do Brasil em 2023 e foi convocado pela primeira vez ao time principal do Brasil.

O Brasil jogará dois amistosos na data Fifa deste mês. Primeiro contra a Inglaterra, dia 23/03, e depois diante da Espanha, no dia 26/03.

O atacante e o defensor se apresentarão à Seleção Brasileira após o duelo das quartas-de-final do Campeonato Paulista e o retorno está previsto para o dia anterior da semifinal. Se o Palmeiras avançar de fase, eles poderão estar em campo no duelo.

Com Endrick e Murilo, confira a lista da Seleção Brasileira:

  • Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (SPFC);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (SPFC);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).

Palmeiras inicia semana com titular voltando de lesão e elogios de Murilo

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Já classificado no Paulistão, o Palmeiras enfrenta a Portuguesa, no Canindé

A semana do Palmeiras começou com boas notícias para o técnico Abel Ferreira. Além da vitória no último sábado sobre o Mirassol e a classificação antecipada para as quartas de final do Paulistão, o lateral-direito Mayke iniciou o processo de transição física.

Recuperado de uma lesão na coxa, sofrida na Supercopa do Brasil, o camisa 12 trabalhou no gramado da Academia de Futebol na segunda-feira, primeiro ao lado dos companheiros e depois à parte, com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

O lateral não atuou nas últimas cinco partidas e pode retornar na última rodada da primeira fase, contra o Botafogo-SP, no dia 10. No período sem Mayke, Marcos Rocha é o titular absoluto. O experiente jogador foi poupado apenas uma vez nesta sequência, sendo substituído por Garcia no empate em 1 a 1 com o Santo André.

Dentre os atletas que estão lesionados, Mayke é o único próximo de retornar. Gustavo Gómez fraturou um dos dedos do pé esquerdo e será desfalque por tempo indeterminado, enquanto Dudu e Bruno Rodrigues só devem voltar entre abril e junho.

Murilo destaca evolução do Palmeiras

Ao final das atividades de segunda-feira, Murilo destacou o crescimento do Palmeiras na temporada, principalmente na parte ofensiva.

Murilo durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

“O time está em uma crescente muito boa. Estamos consistentes atrás e também dando criatividade para a bola chegar bem lá na frente. Estamos trabalhando muito a transição e acho que estamos atacando bem mais”, disse o zagueiro.

“Será uma semana com uma batida forte, mas estamos preparados, passamos por isso na semana retrasada. Serão dois jogos agora importantes, contra a Portuguesa quarta, e depois mais um Choque-Rei. A gente vai trabalhar muito forte para ganhar os dois jogos”, finalizou Murilo.

Murilo acerta renovação com o Palmeiras até 2027

Murilo comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela décima quarta rodada, do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Zagueiro-artilheiro, Murilo soma 105 partidas pelo Verdão e 6 títulos

O Palmeiras acertou nesta quinta-feira a ampliação do contrato do zagueiro Murilo. Antes válido até o final de 2026, o vínculo do defensor será finalizado agora em dezembro de 2027.

“Começando o ano da melhor maneira”, comemorou o zagueiro de 26 anos. “Fico muito contente, feliz e honrado por defender esta camisa tão pesada. Foram dois anos de muitos títulos e vitórias e vamos trabalhar para que possam vir muitas outras conquistas. Só tenho de agradecer ao Palmeiras e a todos os torcedores”, completou.

Murilo chegou ao Palmeiras no início de 2022. O zagueiro foi revelado pelo Cruzeiro e, antes de chegar ao Verdão, estava no Lokomotiv Moscou, da Rússia.

Números de Murilo pelo Palmeiras:

De volta contra o Flamengo, Murilo alcançará marca de 100 jogos

Mayke e Murilo durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após cumprir suspensão diante do Athletico-PR, Murilo será titular nesta quarta-feira

O técnico Abel Ferreira contará com dois retornos importantes para o confronto desta quarta-feira contra o Flamengo, no Maracanã: Murilo e Gustavo Gómez. Os zagueiros estavam suspensos na última partida e serão titulares no Rio de Janeiro, ao lado de Luan.

Murilo, contratado em janeiro do ano passado, completará 100 jogos com a camisa do Palmeiras ao entrar em campo no Maracanã. Ele será o 13º jogador do atual elenco a completar a marca centenária.

“Estou muito feliz, completando 100 jogos agora contra o Flamengo. É uma emoção muito grande. Claro que eu vim para cá e almejei tudo isso, mas foi de uma forma melhor. Deus vem fazendo coisas incríveis para mim. Venho cada vez mais trabalhando e conseguindo conquistar títulos, gols e muita amizade com todos”, disse o jogador sobre completar a marca.

Com cinco títulos conquistados e 16 gols marcados, o camisa 26 já colocou seu nome entre os principais zagueiros da História do Palmeiras. Ele está no top-5 entre os maiores vencedores e é o oitavo em bolas na rede, empatado com Júnior Baiano e Roque Júnior.

O último tento de Murilo foi na épica virada do Verdão para cima do Botafogo, por 4 a 3 – o defensor anotou o gol que garantiu os três pontos ao time.

Na temporada, o defensor soma 42 partidas, cinco gols e duas assistências, além de 35 desarmes, 14 interceptações e 39 lançamentos certos.

Gols de Murilo pelo Palmeiras:

  1. º – Palmeiras 3 x 0 Ponte Preta – Paulista 2022
  2. º – Ferroviária 0 x 2 Palmeiras – Paulista 2022
  3. º – Palmeiras 2 x 1 Red Bull Bragantino – Paulista 2022
  4. º – Independiente Petrolero 0 x 5 Palmeiras – Libertadores 2022
  5. º – SPFC 1 x 2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2022
  6. º – Cerro Porteño 0 x 3 Palmeiras – Libertadores 2022
  7. º – Atlético-MG 2 x 2 Palmeiras – Libertadores 2022
  8. º – Palmeiras 2 x 1 Juventude – Campeonato Brasileiro 2022
  9. º – Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2022
  10. º – Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2022
  11. º – Palmeiras 2 x 1 América-MG – Campeonato Brasileiro 2022
  12. º – Palmeiras 3 x 1 Santos – Paulista 2023
  13. º – Palmeiras 1 x 0 Ituano – Paulista 2023
  14. º – Palmeiras 2 x 1 SCCP – Campeonato Brasileiro 2023
  15. º – América-MG 1 x 4 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023
  16. º – Botafogo 3 x 4 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023