Naves celebra estreia no profissional em 2022 e ganha elogios de Abel Ferreira

Naves em jogo do Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela sétima rodada do Brasileirão 2022, no Estádio Alfredo Jaconi.
Cesar Greco

Cria da Academia, Naves entrou no segundo tempo de Palmeiras x Juventude

Campeão com o Palmeiras da Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro deste ano, Naves jogou sua primeira partida no profissional do Verdão em 2022 no último sábado, na vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Juventude.

Volante de origem, mas que atualmente joga mais como zagueiro, o jogador vem treinando com frequência no time principal e cada vez mais ganhando oportunidades de ser relacionado para as partidas. Diante da equipe gaúcha, entrou no segundo tempo no lugar de Rony e permaneceu em campo por 13 minutos.

“Foi uma sensação muito boa, estou muito feliz. Quando eu entrei já estávamos ganhando por 2 a 0 e logo em seguida, graças a Deus, conseguimos anotar o terceiro gol. Venho trabalhando forte no dia a dia e agora é continuar para que mais oportunidades possam vir”, disse o atleta após o duelo.

Foi o terceiro jogo de Naves pela equipe principal do Palmeiras na carreira; antes do duelo contra a equipe gaúcha, ele jogou as duas últimas partidas do clube no Brasileirão do ano passado, contra Athletico-PR e Ceará. O versátil jogador chegou ao clube quando tinha 15 anos, em 2017. Nas categorias de base, além da Copinha, conquistou outros importantes títulos, como a Copa do Brasil e o Mundial de Clubes Sub-17.

Naves ganha elogios de Abel Ferreira

Em entrevista coletiva após a vitória, o técnico Abel Ferreira foi questionado sobre a utilização de Naves e elogiou o jogador por conta, principalmente, de sua postura nos treinamentos.

“Os jogadores da base são extremamente importantes ao nosso trabalho, seja jogando, seja nos treinamentos, pois os chamamos com frequência. Hoje tínhamos muitos da base no banco de reservas. [Trabalhar com a base] é algo que sempre fiz, não só aqui no Palmeiras. Os coloco em campo quando sinto que estão preparados, no momento certo”, disse o treinador.

“O Naves é um jogador de muita qualidade, mas o que mais me surpreende nele é sua maturidade e a sua seriedade nos treinamentos. Para mim isso é fundamental. São nos treinos que eles passam confiança e recebem a confiança do treinador. Ele sabe que na zaga a concorrência é forte, mas foi preciso utilizá-lo e ele correspondeu”, completou.

Os jogadores campeões da Copinha pelo Palmeiras, aos poucos, vão ganhando espaço na equipe profissional. Antes de Naves, Vanderlan e Garcia já haviam jogado contra o Red Bull Bragantino. Além deles, Fabinho, Giovani, Gabriel Silva e Pedro Bicalho também já tiveram oportunidades em 2022.

Fabinho e Naves renovam contrato com o Palmeiras

Fabinho comemora seu col marcado durante partida entre Palmeiras e São José-SP, válida pela primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, na Acadebia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.
Fabio Menotti

Destaques na Copinha, Fabinho e Naves integram o elenco Sub-20 e vêm recebendo oportunidades no time principal

O Palmeiras renovou o contrato de dois importantes jogadores do time Sub-20: Fabinho e Naves. Os novos vínculos foram estendidos até o final de 2026 e de 2025, respectivamente.

“Muito feliz e motivado para seguir trabalhando e fazendo história nesse clube, que cheguei aos 13 anos e me sinto em casa”, escreveu Fabinho em suas redes sociais.

Os dois vêm se destacando na base palmeirense desde o ano passado, quando o Palmeiras conquistou o Campeonato Paulista Sub-20 pela quinta vez seguida. Em 2022, estiveram presentes na campanha vitoriosa do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Fabinho e Naves buscam espaço no profissional

Fabinho durante partida entre Palmeiras e São José-SP, válida pela primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, na Acadebia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.
Fabio Menotti

A dupla vem sendo relacionada para jogos do time principal do Verdão em 2022, mas apenas Fabinho teve a oportunidade de entrar em campo – contra o Emelec, pela Libertadores. No dia a dia, eles têm treinado com frequência entre os profissionais.

Fabinho estreou pelo time de cima do Palmeiras no Paulistão de 2021, num Derby disputado em Itaquera. Até o momento, o meio-campista acumula 12 jogos.

Já Naves recebeu suas primeiras oportunidades no final do ano passado, quando os profissionais saíram de férias após a conquista da Libertadores. Volante de origem, o versátil atleta vem jogando como zagueiro e disputou duas partidas pela equipe principal do Verdão.

Polivalente, Naves comenta experiência no time profissional do Palmeiras

Naves durante jogo-treino do Palmeiras contra a Portuguesa, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Aos 19 anos, Naves treinou nos últimos dias na equipe principal e chegou a atuar nos jogos-treino

Por conta do surto de Covid-19 que tem atingido o elenco profissional do Palmeiras – até o momento 11 atletas foram infectados –, o técnico Abel Ferreira precisou recorrer aos jogadores do Sub-20 para conseguir completar os treinamentos da pré-temporada.

Um dos meninos selecionados para treinar na equipe de cima, o zagueiro/volante Naves comentou, após a vitória do Palmeiras na Copinha sobre o Mauá por 4 a 0, como foi a experiência de participar das atividades no time principal.

“Um sonho que virou realidade. Isso é muito gratificante. Agradeço a Deus, à comissão técnica e ao Palmeiras pela oportunidade. Os zagueiros do profissional me ajudaram bastante, o Renan, Gómez, Luan e Kuscevic. Conversaram comigo. Espero contribuir mais na temporada e vou continuar trabalhando para que volte a ser chamado”, disse o jogador.

No Palmeiras desde 2017, quando tinha 14 anos, Naves foi utilizado por Abel Ferreira nos dois jogos-treinos realizados pela equipe nesta semana, contra Pouso Alegre e Portuguesa. Pela equipe principal, foi titular nas duas últimas partidas do Verdão no Brasileirão do ano passado, ao lado de outros colegas do Sub-20.

Naves fala sobre atuar de volante ou zagueiro

Volante de origem, Naves alternou em alguns jogos com Wesley Carvalho entre o meio-campo e a zaga, mas foi nas mãos de Paulo Victor Gomes que o jogador começou a ser utilizado com frequência como defensor, principalmente após a lesão de Michel.

O atleta enxerga com bons olhos essa polivalência e afirma que não tem preferência por posição.

“O principal de tudo é contribuir com a equipe. Seja de volante ou zagueiro eu quero estar sempre ajudando o time a vencer. Quando o professor Paulo chegou, nós conversamos e ele me disse que queria eu mais na zaga, mas que também ajudaria de volante. Deixei bem claro pra ele que a minha intenção é contribuir para o melhor do Palmeiras”, finalizou Naves, que foi zagueiro nas duas partidas que fez pelo profissional.

Com Naves em campo, o Palmeiras volta a jogar pela Copinha no sábado para enfrentar o Atlético-GO, às 11h, em busca por uma vaga nas oitavas de final.

Com destaques da Copinha, Palmeiras realiza treino na Academia de Futebol

O atleta da base, Endrick, de apenas 15 anos, treina junto do elenco profissional do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Quarto reforço do Palmeiras para a temporada, Jailson fez exercícios com bola

O Palmeiras deu prosseguimento às atividades de pré-temporada na manhã deste domingo, na Academia de Futebol. Sem poder contar ainda com sete jogadores que estão com Covid-19 (WevertonBreno LopesGustavo ScarpaPatrick de PaulaRafael NavarroGabriel Menino e Deyverson), a comissão técnica convocou alguns destaques da Copinha para completar as movimentações.

Com quatro gols anotados em 90 minutos jogados no torneio, Endrick, de 15 anos, treinou pela primeira vez entre os profissionais. Assim como ele, foram chamados o zagueiro Naves e o atacante Giovani.

No campo, Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram atividades técnicas com foco na intensidade na marcação e na transição. Além disso, foram ensaiadas jogadas de bola parada em escanteios e faltas laterais.

O goleiro Natan e o meia Bruno Menezes, inscritos na Copa São Paulo, também fizeram parte do treinamento – os dois estão integrados aos profissionais desde a semana passada.

Reforço do Palmeiras, Jailson treina com bola

Abel Ferreira e Jailson, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O volante Jailson, anunciado pelo Verdão na ultima sexta-feira, fez um trabalho mais avançado no gramado, com corridas fortes, mudanças de direções e também exercícios com bola, sob supervisão dos preparadores físicos do Núcleo de Saúde e Performance.

Ainda neste domingo, na Academia de Futebol, o elenco participará de um jogo-treino contra o Pouso Alegre. O duelo começa às 16h30.

Vitinho, de 18 anos, celebra estreia no profissional do Palmeiras

Vitor Hugo (Vitinho) fez sua estréia pelo profissional do Palmeiras durante partida contra o Athletico-PR, válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2021, na Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Fabio Menotti

Além de Vitinho, Naves foi outro garoto a fazer o primeiro jogo no time principal do Palmeiras; até o momento, 26 Crias da Academia foram utilizados em 2021

Após vencer o Flamengo em Montevidéu no dia 27 do mês passado e conquistar o tricampeonato da Libertadores, a diretoria do Palmeiras decidiu por antecipar as férias dos principais jogadores e da comissão técnica.

Com isso, o time que está indo a campo nesta reta final de Campeonato Brasileiro é composto por sua maioria de jogadores vindos do Sub-20. Depois das estreias de Kevin e Lucas Freitas diante do Cuiabá, foi a vez do atacante Vitinho e do defensor Naves fazerem seus primeiros jogos no time profissional do Verdão na partida desta segunda-feira, frente ao Athletico-PR.

“Muito feliz. Batalhei tanto para conseguir isso. Fiquei contente pelo time ter conseguido se manter bem contra uma equipe forte que é o Athletico-PR. Era um jogo importante para eles e soubemos jogar, conseguimos colocar em prática tudo que fizemos”, disse Vitinho na saída do gramado.

Polivalente, o jogador chegou ao clube no ano passado, vindo do Grêmio Novorizontino, para atuar tanto no Sub-17 quanto no Sub-20. Ponta de origem, Vitinho já desempenhou outras funções na base palmeirense, como a de centroavante e lateral-esquerdo, e foi elogiado pelo técnico Paulo Victor por essa versatilidade.

“Ele está jogando de centroavante no Paulista Sub-20, mas pode jogar como ponta e terminou como lateral-esquerdo hoje [contra o Athletico-PR]. Ele é um atleta que possui essa polivalência e foi muito bem”, disse.

Em dois anos de Verdão, Vitinho contabiliza 52 partidas pelas categorias de base, com nove gols anotados.

Vitinho e Naves fazem Palmeiras registrar novo recorde

As estreias de Vitinho e Naves contra o Furacão fizeram com que 2021 seja o ano em que o Palmeiras mais utilizou pratas-da-casa na equipe principal em toda sua História; são 26 jogadores utilizados até o momento.

Por causa do planejamento para esta reta final de temporada, esse número pode aumentar no jogo contra o Ceará, que acontecerá nesta quinta-feira. Jogadores como Lucas Sena, Jhonatan e Yago Santos, que ficaram no banco de reservas em Curitiba, podem receber chances no jogo seguinte.

Confira a lista de todas as Crias da Academia que atuaram pelo profissional em 2021:

  1. Danilo;
  2. Fabinho;
  3. Fabrício;
  4. Gabriel Menino;
  5. Gabriel Silva;
  6. Gabriel Veron;
  7. Garcia;
  8. Giovani;
  9. Henri;
  10. Kevin;
  11. Lucas Esteves;
  12. Lucas Freitas;
  13. Marcelinho;
  14. Michel;
  15. Naves;
  16. Newton;
  17. Patrick de Paula;
  18. Pedro Acácio;
  19. Pedro Bicalho;
  20. Rafael Elias (Papagaio);
  21. Renan;
  22. Vanderlan;
  23. Victor Luis;
  24. Vinicius Silvestre;
  25. Vitinho;
  26. Wesley.