Lesão de Gómez é a chance para Naves atingir as expectativas internas do Palmeiras

Naves em partida do Palmeiras contra o SCCP, válida pela nona rodada do Paulistão 2024 na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Naves deve ganhar mais minutos em campo após o capitão palmeirense fraturar um dos dedos do pé esquerdo

Substituído ainda no primeiro tempo do Derby do último domingo, Gustavo Gómez sofreu uma fratura em um dos dedos do pé esquerdo e ficará afastado dos gramados pelos próximos jogos do Palmeiras. A lesão do paraguaio aconteceu após dura entrada do atacante Romero.

Com Gómez fora de combate, Naves deve ganhar mais minutos na equipe. A Cria da Academia, que entrou no lugar do camisa 15 no clássico, foi um dos destaques do duelo, mostrando segurança na defesa e participando do lance do primeiro gol, marcado por Endrick.

Multicampeão na base, o zagueiro estreou pelo time principal do Verdão em 2021, em duelo contra o Ahtletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. São apenas 21 jogos como profissional, mas muitos elogios recebidos, de companheiros e do técnico Abel Ferreira.

“O Naves é sinistro, ele joga demais. Tem muito mais para mostrar ainda, quando ele pegar uma sequência de cinco jogos, esquece. É diferenciado. Os passes que ele acha, ninguém vê. Só ele”, disse Murilo, em entrevista ao Palmeiras Cast.

“Quem o conhece dos treinamentos e das oportunidades que teve, sabe muito bem. Feliz de ver o começo de carreira dele e com a certeza de que terá uma linda carreira no Palmeiras”, relatou Luan, em maio do ano passado.

O técnico Abel Ferreira destaca, além da qualidade técnica, a postura do defensor em campo, seja nos jogos ou nos treinamentos. “O Naves é um jogador de muita qualidade, mas o que mais me surpreende nele é sua maturidade e a sua seriedade nos treinamentos. Para mim isso é fundamental. São nos treinos que eles passam confiança e recebem a confiança do treinador”, declarou o treinador, ainda em 2022.

O jogador de 21 anos foi a campo três vezes na temporada. Além do Derby, ele atuou contra o Red Bull Bragantino e diante do São Bernardo.

Números de Naves no Campeonato Paulista:

  • 3 jogos;
  • 11 desarmes (líder entre os defensores do Palmeiras);
  • 2 interceptações;
  • 12 cortes;
  • 14 bolas recuperadas;
  • 19 disputas de bola vencidas (3º entre os defensores do Palmeiras);
  • 82% dos passes certos;
  • 2 passes decisivos;
  • 12 lançamentos certos (52%);
  • 3 finalizações.

Números defensivos de Naves impressionam em vitória contra o Bragantino

Naves em jogo pelo Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2024, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon

Naves foi o líder em ações defensivas da partida e ajudou o Verdão a sair com os três pontos de Bragança Paulista

O zagueiro Naves foi um dos grandes destaques do Palmeiras na vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, na noite de quarta-feira, em Bragança Paulista. Firme nos combates e com boa leitura de marcação, o camisa 34 foi o líder do duelo em ações defensivas, com 12.

Em 90 minutos jogados, Naves contabilizou quatro cortes, quatro chutes bloqueados, uma interceptação e três desarmes. Promovido ao time profissional no início do ano passado, o defensor de 21 anos, além da qualidade técnica, também é elogiado por Abel Ferreira pela forma séria que encara as partidas e pela maturidade em campo.

A partida contra o Bragantino foi a primeira de Naves em 2024. No ano passado, o zagueiro foi a campo 14 vezes, sendo seis como titular.

Números completos de Naves vs Red Bull Bragantino:

  • 90 minutos
  • 4 cortes
  • 4 chutes bloqueados
  • 1 interceptação
  • 3 desarmes
  • 1 drible sofrido
  • 5 duelos ganhos
  • 2 faltas cometidas
  • 76% dos passes certos
  • 2 lançamentos certos (6 tentados)
  • 1 finalização

“Muito ansioso” e “sonho realizado”: Naves conta bastidores antes de estreia como titular no Allianz Parque

Naves em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Naves substituiu Gustavo Gómez e foi bastante elogiado por Vitor Castanheira

“Um sonho realizado”, assim disse Naves após a goleada do Palmeiras sobre o América-MG, por 4 a 0. O zagueiro de 21 anos realizou sua estreia como titular no Allianz Parque na partida que manteve o Verdão na liderança do Brasileirão.

Substituindo Gustavo Gómez, Naves conta que precisou trabalhar bem a parte mental nos dias que antecederam a partida porque estava muito ansioso.

“Dois dias atrás eu estava bem ansioso porque seria titular. Trabalhei muito o mental. E hoje pra mim foi um sonho realizado, primeiro jogo no Allianz como titular. Acho que isso é um sonho para qualquer Cria da Academia. Os meninos do Sub-17 estavam no estádio hoje e anos atrás era eu que estava. Só tenho que agradecer a Deus, pude corresponder e agora é seguir minha carreira”, disse o zagueiro, na zona mista do Allianz Parque.

Seguro em campo e também na frente dos microfones, o camisa 34 terminou a partida com quatro ações defensivas certas, quatro duelos individuais vencidos e um passe decisivo, além de 96% de aproveitamento nos passes em geral.

“Tenho trabalhado muito desde o começo do ano para quando as oportunidades aparecerem eu possa ir bem. Eles [Gustavo Gómez, Luan e Murilo] estão sempre me orientando, me ajudando. Eles têm muita experiência, já jogaram na Europa e são fora de série. Temos uma amizade e isso ajuda. Tenho seguido o exemplo deles”, disse o zagueiro.

Castanheira rasga elogios a Naves

A atuação do defensor rendeu-lhe elogios de Vitor Castanheira, que comandou o Palmeiras à beira do gramado. O auxiliar ressaltou as qualidades do atleta.

“É um processo, um caminho que os atletas jovens têm que percorrer. Todos sabemos que não é fácil jogar no Palmeiras, a camisa pesa muito. O Naves só mostrou o que ele apresenta diariamente: segurança, maturidade e confiança. [Estamos] extremamente satisfeitos com ele e todo o resto do time”, disse.

Luan e Piquerez sofrem problemas físicos após vitória contra o Internacional

Luan em jogo pelo Palmeiras contra o Internacional, durante partida válida pela trigésima quarta rodada, do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Luan foi substituído no intervalo, enquanto Piquerez atuou a partida inteira, mas não foi convocado para a seleção uruguaia

Luan e Piquerez realizaram exames no Palmeiras após se queixarem de dores musculares depois da vitória sobre o Internacional por 3 a 0, no último sábado.

O zagueiro, substituído no intervalo, teve constatada uma lesão na coxa direita e já iniciou o processo de recuperação – a informação foi divulgada inicialmente pelo site Nosso Palestra. Como de costume, o Palmeiras não divulga o prazo de retorno do jogador aos gramados. Luan intensificará o tratamento no período da data Fifa para ficar à disposição da comissão técnica.

Piquerez, por sua vez, sofreu um edema na coxa esquerda. Assim como Luan, o lateral começou o tratamento. Sua presença em campo na partida contra o Fortaleza, no próximo dia 26, é vista com otimismo pelo clube.

Por conta do desgaste muscular, Piquerez não foi chamado pela seleção uruguaia para a data Fifa de novembro. Assim, o camisa 22 realizará todo o processo de recuperação na Academia de Futebol.

Se Luan não jogar, Marcos Rocha e Naves brigam por posição

Caso Luan não reúna condições de atuar nas próximas partidas do Palmeiras, Abel Ferreira poderá substitui-lo por Marcos Rocha ou Naves. O lateral, mais experiente, é considerado a primeira opção, porém a Cria da Academia vem agradando.

Rocha foi utilizado como zagueiro pela direita no duelo contra o Internacional, ocupando a vaga de Gustavo Gómez que estava suspenso. O camisa 2 foi bem na partida e somou números expressivos.

Palmeiras renova contrato de 5 Crias da Academia

Garcia, Fabinho, Gabriel Menino e Endrick durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Jhon Jhon, Naves, Fabinho, Garcia e Vanderlan estenderam até o final de 2027 os vínculos com o Palmeiras

O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira a renovação contratual de cinco jogadores. Todos são formados na base palmeirense e compõem o elenco comandado por Abel Ferreira.

Naves e Jhon Jhon, que tinham vínculo até 31 de dezembro de 2025, ampliaram por mais dois anos. Garcia, Vanderlan e Fabinho firmaram novo acordo por mais uma temporada. Todos agora possuem contrato até o fim de 2027 com o Verdão.

Destes, Jhon Jhon, Vanderlan e Fabinho são os mais utilizados por Abel Ferreira no ano. O meia soma 20 jogos, enquanto o volante foi a campo 21 vezes e o camisa 6, reserva imediato de Piquerez, disputou 15 partidas.

As renovações dos jogadores eram prioridade no planejamento do clube, que não contratou nenhum reforço na última janela de transferência. Além do quinteto, o time profissional do Verdão conta com outros seis pratas-da-casa: Gabriel Menino, Luis Guilherme, Kevin, Endrick, Artur e Kaique.

Desde 2020, um total de 38 jogadores formados na base do Palmeiras atuaram pelo time profissional. Foram 13 estreias em 2020, 14 estreias em 2021 (recorde no século), uma em 2022 (Endrick) e três em 2023 (Ian, Pedro Lima e Luis Guilherme), além de sete jogadores que já haviam estreado em temporadas anteriores.

Confira os números do quinteto pelo profissional do Palmeiras:

  • Fabinho: 38 jogos e 2 títulos
  • Garcia: 26 jogos e 3 títulos
  • Jhon Jhon: 22 jogos e 1 título
  • Naves: 12 jogos e 2 títulos
  • Vanderlan: 40 jogos, 1 gol e 4 títulos