Danilo é anunciado no Nottingham Forest e recebe homenagem do Palmeiras

Dudu, Danilo e Gabriel Menino durante jogo-treino do Palmeiras contra Audax, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Equipe inglesa pagou 20 milhões de euros para comprar Danilo, que assinou até 2029

O meio-campista Danilo realizou exames médicos no Nottingham Forest e foi anunciado como novo reforço da equipe inglesa na tarde desta segunda-feira. A Cria da Academia assinou vínculo com o novo clube até 2029.

Para tirá-lo do Palmeiras, o Nottingham Forest desembolsará 20 milhões de euros (R$110 milhões aproximadamente), que serão pagos em quatro parcelas. Danilo deixa o Verdão após 141 partidas disputadas, 12 gols marcados e seis títulos conquistados.

O volante se junta novamente a Gustavo Scarpa, que também saiu do Palmeiras para jogar no time europeu em 2023. Ele é o quarto atleta a ser negociado nesta janela – os outros foram Wesley (Cruzeiro) e Jorge (Fluminense).

Danilo é homenageado pelo Palmeiras

Após o anúncio do Nottingham Forest, o Palmeiras divulgou um vídeo em homenagem à Cria da Academia; confira:

Vendido ao Nottingham Forest, Danilo vai às redes sociais e se despede do Palmeiras

Danilo durante jogo-treino do Palmeiras contra o Desportivo Brasil, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Danilo deixa o Verdão com 141 partidas e seis títulos conquistados

Na noite de sexta-feira, Danilo utilizou sua conta oficial no Instagram para se despedir e agradecer ao Palmeiras. Cria da Academia, o volante foi vendido ao Nottingham Forest por 20 milhões de euros (cerca de R$110 milhões na cotação atual).

“Foram 5 anos desde a base e aqui neste clube conquistei títulos que sempre sonhei, desde a minha época de Paçoca, lá na Fazenda Coutos III […] aqui fui abraçado e também criticado, mas acima de tudo fui muito feliz!”, escreveu o jogador.

O Palmeiras é dono de 80% dos direitos econômicos do volante, porém trabalha para aumentar sua fatia. Além disso, o clube segue conversando com a equipe inglesa para ter 10% do lucro em uma possível venda futura, junto da porcentagem como clube formador.

Danilo foi promovido ao time principal palmeirense em setembro de 2020, pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Ao todo, o meio-campista somou 141 partidas pelo Verdão, 12 gols marcados e seis títulos conquistados: Copa do Brasil (2020), Libertadores (2020 e 2021), Brasileiro (2022), Campeonato Paulista (2022) e Recopa (2022). No Mundial de Clubes disputado no ano passado (referente a temporada de 2021), o jogador foi eleito o Bola de Bronze (terceiro melhor atleta da competição).

“Agradeço à comissão técnica e aos demais colaboradores por todos estes anos. Aos torcedores do Palmeiras: meu respeito e agradecimento por me apoiar em todos os momentos”, continuou Danilo em outra parte do texto. O atleta viajou à Inglaterra neste final de semana.

Confira na íntegra o post de despedida de Danilo:

Gustavo Scarpa se despede do Palmeiras e faz agradecimento especial ao clube

Gustavo Scarpa em jogo do Palmeiras contra o Internacional, durante partida válida pela trigésima oitava rodada do Brasileirão 2022, no Beira-Rio.
Cesar Greco

Novo jogador do Nottingham Forest, Gustavo Scarpa fez seu último jogo pelo Palmeiras contra o Internacional

Gustavo Scarpa viveu seus últimos momentos com a camisa do Palmeiras neste domingo, contra o Internacional. O meia, que vai jogar no Nottingham Forest, da Inglaterra, concedeu entrevista após a partida e agradeceu o clube.

“Eu saio desse clube muito grato por tudo o que eu vivi. A torcida teve um carinho muito grande comigo, sou muito realizado. O Palmeiras me ajudou desde minha chegada, os problemas que tive com o Fluminense. Não precisava, mas me deram todo o suporte necessário”, disse o jogador, que também avaliou a passagem pelo clube.

“O Palmeiras foi crucial na minha carreira, nessa minha subida de produção como jogador. O Palmeiras foi muito importante para minha maturidade profissional, pessoal e mental. Tive muita resiliência”, complementou.

Por fim, o camisa 14 projetou o próximo passo na carreira e falou em sonho realizado sobre jogar na Premier League. “Eu sempre quis viver esta experiência. Desde criança um dos meus grandes sonhos foi jogar a Premier League. Da mesma forma que sei que no Palmeiras eu amadureci ao longo dos anos, vou muito disposto a aprender, a me adaptar da forma que for necessário”, declarou.

“Estou feliz por realizar o sonho, ao mesmo tempo que estou triste por ter de deixar tudo que construí no Palmeiras. O que me conforta é que saio pela porta da frente. Desejo o melhor para os meus amigos”, completou.

Gustavo Scarpa pelo Palmeiras

Gustavo Scarpa em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela trigésima sétima rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco
  • 233 jogos (136 vitórias, 54 empates e 43 derrotas);
  • 44 gols marcados;
  • 59 assistências;
  • 7 títulos (fez parte também do elenco campeão da Recopa);
  • 9º jogador com mais partidas pelo Palmeiras no século;
  • 5º jogador com mais vitórias pelo Palmeiras no século;
  • 6º maior artilheiro do Palmeiras no século;
  • 3º jogador com mais partidas no Allianz Parque: 112 (atrás de Weverton e Dudu);
  • 9º em mais vitórias pelo Palmeiras em Libertadores: 23 (empatado com Luan e Willian);
  • 3º maior artilheiro do Palmeiras em Libertadores: 12 gols (empatado com Alex).