Paulo Victor avalia a 1ª fase do Palmeiras na Copinha e avisa: “Agora a margem de erro diminui”

Após a vitória do Verdão sobre o Rio Preto, Paulo Victor falou também da importância do 100% de aproveitamento

O técnico do time sub-20 do Palmeiras, Paulo Victor Gomes, durante o jogo contra o Rio Preto na Copinha 2023
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Com a vitória sobre o Rio Preto por 2 a 1, na noite de segunda-feira, o Palmeiras terminou a primeira fase da Copinha com 100% de aproveitamento e espera a definição do Grupo 4 para conhecer o primeiro adversário no mata-mata. Após a vitória sobre a equipe do interior paulista, o técnico Paulo Victor Gomes fez uma análise do confronto e também projetou a sequência do Verdão na competição.

“No primeiro tempo tivemos algumas dificuldades no setor defensivo, demos alguns espaços e sofremos finalizações da entrada da área que não podemos conceder. Fizemos os ajustes no intervalo e a equipe voltou mais acertada, controlando o jogo e tendo mais a bola. Criamos boas oportunidades”, avaliou o comandante.

“O 100% de aproveitamento com certeza trazem confiança individual para os atletas e também como equipe. A gente vai aproveitar esse momento e entender que, a partir de agora, é outro campeonato, serão jogos eliminatórios e a margem de erro diminui, temos que estar preparados”, complementou.

A comissão técnica optou por fazer modificações na equipe titular no jogo de ontem, promovendo a estreia de alguns atletas na competição – dentre eles, o meia-atacante Thalys, que anotou o gol da vitória aos 51 minutos da etapa final.

“Tivemos algumas dificuldades na partida que já estavam previstas; oportunizamos os jogadores que não vinham tendo muitos minutos. Dos 29 jogadores que temos à disposição, 27 já puderam atuar e isso é significativo. Temos como características a consistência e a segurança e todos entendem isso”, concluiu PV.

Thalys agradece a confiança de Paulo Victor

Promovido da equipe Sub-17 e disputando a Copinha pela primeira vez na carreira, Thalys também concedeu entrevista após a partida e comemorou o gol marcado, além de agradecer a confiança da comissão técnica.

“Sentimento de muita felicidade, meu primeiro jogo na Copinha e pude fazer meu primeiro gol também. Só tenho a agradecer a Deus por esse momento. No futebol a confiança vale muito e eu agradeço ao PV por acreditar em mim. Sabemos das nossas qualidades, mas às vezes podemos não ir tão bem por conta da falta de confiança”, declarou o meia-atacante.

Natural de São Miguel dos Campos, em Alagoas, Thalys foi captado pelo Palmeiras em 2021, para atuar no time Sub-17. Em duas temporadas pelo clube na categoria, disputou 65 jogos e já marcou 22 gols.

Reformulação: Paulo Victor avalia preparação do Palmeiras para a Copinha e indica mudanças no elenco

Paulo Victor comanda equipe Sub-20 do Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Técnico multicampeão pelo clube, Paulo Victor não contará com os atletas nascidos em 2002 e promoverá a inscrição de jogadores do Sub-17

A pouco menos de 20 dias de estrear na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Palmeiras segue se preparando na Academia de Futebol. O elenco se reapresentou no último dia 6 e viajará a São José do Rio Preto, cidade que será a sede da equipe na primeira fase, no início da semana que vem.

A lista dos 30 jogadores inscritos para a competição ainda não foi divulgada pelo clube, porém é certo que o grupo será formado por atletas dos elencos Sub-20 e Sub-17. Em conversa com a TV Palmeiras/FAM, o técnico Paulo Victor comentou sobre o início da preparação do time e da reformulação no plantel.

“Nas duas semanas iniciais, o planejamento foi fazer com que os atletas retomem a melhor condição possível após um período de três semanas de férias. Estamos formando uma nova equipe, jovem, talentosa e determinada. Estamos tendo ótimos resultados nos dias iniciais de preparação”, destacou o treinador.

“O desafio é o que nos move. Montar uma equipe com uma média de idade baixa, mesclando jogadores que vêm do Sub-17 e remanescentes do Sub-20, combinando características e fazendo com que eles interajam rapidamente com as sessões de treino e entendam nossa metodologia de jogo”, acrescentou.

Jogadores como Garcia, Henri, Naves, Fabinho e Jhon Jhon, campeões da Copinha em 2022, estouraram a idade do Sub-20 e estarão à disposição de Abel Ferreira a partir do ano que vem. Com isso, o espaço se abre para os atletas de destaques do Sub-17, como Luis Guilherme, Estêvão, Gilberto e David Kauã, que estão participando da preparação para a competição e devem aparecer na lista de inscritos.

Paulo Victor comenta pressão por continuar vencendo

O ano de 2022 foi histórico para o Sub-20 do Palmeiras. Além da conquista da Copinha, sobre o Santos, o Verdão também levantou as taças da Copa do Brasil, em cima do Flamengo, e do Campeonato Brasileiro, sobre o SCCP.

Paulo Victor comanda equipe Sub-20 do Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

“Expectativa e pressão fazem parte da rotina dos profissionais de alto nível, como é o nosso caso. A gente procura lidar com naturalidade e tranquilidade. Os atletas sabem que o Palmeiras sempre entra em uma competição para vencer, e é dessa forma que conduzimos o trabalho, buscando entregar o nosso melhor no dia a dia. O resultado é uma consequência natural desse processo”, concluiu PV.

O Palmeiras estreia na Copinha no dia 3 de janeiro, diante da Juazeirense. Depois, a equipe enfrenta o Santana (dia 6) e finaliza a primeira fase jogando contra o Rio Preto (9) – todas as partidas acontecerão às 19h30.

Sub-20 do Palmeiras goleia União Mogi e mantém 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista

Sub-20 do Palmeiras goleia União Mogi e mantém 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista.
Angelo Salvioni

Com gols de Pedro Lima, Kevin, Ruan Santos e João Pedro, Sub-20 do Palmeiras venceu a equipe mogiana por 4 a 0

Na tarde desta quarta-feira, a equipe Sub-20 do Palmeiras goleou o União Mogi fora de casa por 4 a 0, pela primeira fase do Campeonato Paulista, e manteve o aproveitamento de 100% na competição. A equipe lidera o Grupo 10 com cinco vitórias, 14 gols marcados e apenas um sofrido.

No primeiro tempo, os gols palmeirenses foram anotados por Pedro Lima, aos 18 minutos, e Kevin, aos 21. Já na etapa final, Ruan Santos, de pênalti, e João Pedro decretaram o triunfo do Verdão.

O técnico Paulo Victor Gomes, de volta ao banco de reservas da equipe, escalou o Palmeiras com Mateus; Carlinhos (Thiago), Henri (Mina), Ruan Santos Ian; Yago (Marquinhos), Pedro Lima (Gustavo Sciencia) e Breno (Miguel); Allan (Canada), Ruan Ribeiro (João Pedro) e Kevin.

Campeão Paulista e da Copinha com o Palmeiras, PV segue invicto no comando do time: são 24 jogos, com 21 vitórias e três empates. Em jogos por competições oficiais, a equipe não perde uma partida desde setembro do ano passado.

Vale ressaltar que parte do elenco Sub-20 está na Holanda para a disputa do ICGT Tournament; o treinador do Verdão nesta excursão é Lucas Andrade – no último final de semana, o clube jogou o torneio de Terborg e terminou na quinta colocação.

Sub-20 do Palmeiras estreia no Brasileirão no final de semana

O Palmeiras volta a campo neste sábado para enfrentar o Cruzeiro, na estreia do Campeonato Brasileiro Sub-20. O duelo acontecerá na Arena Vera Cruz, em Betim-MG, às 11h. O clube está no Grupo A da competição ao lado de outros nove times: América-MG, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fortaleza e SPFC.

Pelo Campeonato Paulista, o Verdão enfrenta o Taubaté, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, no próximo dia 9, às 15h.

Paulo Victor, novo técnico do Sub-20, projeta reestreia pelo Palmeiras

Paulo Victor, novo técnico do Sub-20, projeta reestreia pelo Palmeiras.
Ag.Palmeiras

Paulo Victor comandou o Sub-15 em 2016 e 2017 e ajudou a evoluir atletas como Gabriel Silva, Renan e Veron

Depois de empatar com o Internacional por 3 a 3 no último domingo e ser eliminado do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Palmeiras direciona todas as atenções para ao estadual da categoria. Amanhã, às 15h, em Itapira, a equipe entra em campo para enfrentar o Itapirense, pela terceira rodada da segunda fase. 

Para o duelo, o Verdão contará com uma reestreia no banco de reservas. Paulo Victor Gomes, ou PV, como é conhecido, anunciado como novo técnico do Sub-20 na semana passada, fará seu primeiro jogo à frente da equipe. Entre os anos de 2016 e 2017, o treinador dirigiu o Sub-15 do Verdão.

“Estou feliz por retornar ao clube que me abriu as portas no cenário nacional e nos deu a oportunidade de construir um belo trabalho na categoria Sub-15 com a geração que hoje está no Sub-20. Vamos dar sequência ao que vem sendo feito para manter o Palmeiras no mais alto nível de futebol de base do Brasil”, disse PV ao site oficial.

Com quatro pontos em duas rodadas da segunda-fase do Paulista (vitória contra o VOCEM e empate diante do Audax), o Palmeiras precisa ficar em primeiro ou segundo do grupo para avançar ao mata-mata.

“Temos de pensar em muita positividade nos desafios que vão vir pela frente, mas sempre colocar o trabalho sério e a preparação no mais alto nível para que a gente consiga atingir estes objetivos, que são conquistas e bons jogadores para o profissional”, declarou.

Além de entrar em campo para defender o título Paulista do Sub-20 (Palmeiras foi campeão das últimas quatro edições), o Verdão vê o torneio também como um preparatório para a Copa São Paulo de Futebol Junior, que será disputada em janeiro de 2022.

Paulo Victor ajudou no desenvolvimento de garotos que hoje vão bem no Sub-20 e no profissional

Quando esteve no comando do Sub-15, PV ajudou no desenvolvimento de jogadores que hoje estão no Sub-20, como Mateus, Vanderlan, Garcia, Fabinho e Gabriel Silva e também outros que figuram no elenco profissional: Renan e Gabriel Veron.

A direita, Paulo Victor acompanha partida entre Palmeiras e Audax, válida pela segunda rodada da segunda fase do Paulista Sub-20, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.
Fabio Menotti

“Reencontrar os atletas é bom demais, pois é um grupo que tenho carinho e respeito enormes por tudo o que construíram e continuam fazendo”, contou.

Em 2017, Paulo Victor saiu do Palmeiras para assumir a seleção brasileira Sub-15 e, no ano passado, foi alçado ao posto de técnico do Sub-17, além de ter sido auxiliar-técnico de André Jardine nas Seleções Sub-20 e Olímpica.

“Somos movidos pelos desafios e tomamos decisões baseados nisso. Dentro da Seleção pude trabalhar como técnico ou auxiliar em todas as categorias, e venho aqui para o Sub-20 do Palmeiras com o mesmo espírito e entrega para que possamos fazer o melhor e merecer estar no mais alto nível”, finalizou.

Títulos de Paulo Victor

Em sua primeira passagem pelo clube, PV faturou o bicampeonato Paulista (2016 e 2017) e uma Nike Premier Cup Sub-15 (2017).

Pela seleção, conquistou três títulos no Sub-15: Torneio Nike Friendlies (2017), o Torneio Internacional (2019) e o Campeonato Sul-Americano (2019).