Palmeiras mexe no elenco e agita mais uma vez o mercado

Juninho e MoisésO Palmeiras segue renovando o elenco para a sequência da temporada. Alexandre Mattos, depois de dispensar Alecsandro para o Coritiba, trouxe do clube paranaense Juninho, zagueiro que joga pelo lado esquerdo e que eventualmente pode fazer a lateral. A contratação chega no momento em que o clube libera Vitor Hugo para a Fiorentina.

Em mais uma operação com o Cruzeiro, Rafael Marques rumará para Belo Horizonte, em definitivo. Em troca, por empréstimo até o final de 2018, o Palmeiras contará com o lateral direito Mayke, de 24 anos.

Zaga projetada

Vitor Hugo chegou ao clube no início de 2015 e foi um dos grandes zagueiros que passaram pela história recente do clube. Marcou 13 gols em 131 jogos com a camisa do Palmeiras. Teve o início de sua passagem marcado por uma falha num Derby, que custou uma derrota no Allianz Parque. Para muitos jogadores, isso significaria o fim de qualquer chance de vingar no Palmeiras.

Com personalidade, Vitor Hugo deu a volta por cima, conquistou a confiança da torcida e foi fundamental para as conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão de 2016. Formou com Mina uma das duplas de zaga mais sólidas do futebol brasileiro neste século. Suas cambalhotas nas comemorações dos gols viraram sua marca registrada.

Juninho vinha chamando a atenção do Palmeiras desde o final de 2015, e finalmente a negociação se concretizou. Tem técnica e muita força física. A capacidade de jogar também como lateral pesou muito na opção.

Mina tem viagem marcada para a Europa após a Copa do Mundo; Edu Dracena está com 35 anos e Vitor Hugo acaba de deixar o clube. Com Juninho (22) e Luan (24), mais Antônio Carlos (24) e Thiago Martins (22), que se recupera de lesão, o futuro da zaga do Palmeiras parece estar desenhado por alguns bons anos.

De novo, rolo com o Cruzeiro

A troca de Rafael Marques por Mayke, em princípio, pode parecer desvantajosa para o Palmeiras, afinal, o atacante segue para Minas em definitivo e o lateral virá por empréstimo, até o final de 2018. Mas se vier com o passe fixado a um valor razoável e com prioridade para exercer a compra, pode ter sido um bom negócio devido ao alto salário de DJ Rafa – a diferença de idade dos dois atletas justificaria alguma diferença financeira no saldo final.

O novo lateral voltará a disputar a posição com Fabiano, a exemplo do que ocorreu em Belo Horizonte em 2015. Jean segue como titular, mas pode voltar para o meio-campo, sua posição original, nas partidas em que Cuca optar por dois volantes mais leves – algo bastante comum no ano passado. Essa opção deve ser bastante usada sobretudo enquanto Moisés ainda estiver em recuperação.

Mayke teve atuações de destaque no bicampeonato brasileiro do Cruzeiro, vencendo a Bola de Prata em 2013. Sofreu com lesões em 2015 e 2016 e não vem repetindo as grandes atuações do início da carreira, sendo até perseguido por parte da torcida do Cruzeiro. No Palmeiras, terá a chance de dar a volta por cima.

Como fica o elenco?

Elenco renovadoA chegada de Cuca redefine as posições de Tchê Tchê e Moisés, que saem da linha de 4 e jogarão como volantes. O elenco, com 31 jogadores, está bem mais enxuto que o do ano passado e aparentemente ficou com algumas lacunas.

Só temos Borja como NOVE-NOVE; o colombiano precisa de uma sombra e Cuca pode precisar de uma reposição, sobretudo nos períodos de convocação. Michel Bastos é o único meiocampista do elenco com características de fazer o pêndulo, da ponta para o meio, e vice-versa. Cabem reforços.

Renovação

As saídas de Vitor Hugo e Rafael Marques reduzem para apenas cinco os remanescentes da conquista da Copa do Brasil de 2015, ocorrida há apenas 18 meses. Levantaram aquele troféu Fernando Prass, Egídio, Zé Roberto, Arouca e Dudu. Todos os outros atletas do elenco chegaram a partir de janeiro de 2016. Alexandre Mattos segue impondo seu estilo ao nosso departamento de Futebol. Entre alguns erros e muitos acertos, ele segue renovando o elenco, fazendo bons negócios técnica e financeiramente e mantendo o time muito competitivo.

Mattos agita o mercado com dois possíveis reforços

Alexandre MattosAlexandre Mattos continua trabalhando forte para deixar o elenco do Palmeiras cada vez mais poderoso. Na segunda-feira, duas notícias chegaram a imprensa: o zagueiro Luan, do Vasco, estaria acertado com o Verdão e restaria apenas o resultado dos exames médicos para concretizar a transferência.  E o jovem meia Valdivia, do Inter, estaria sendo disputado por Palmeiras e SCCP.

A contratação de Luan já vinha sendo discutida há algumas semanas. O setor de defesa do Palmeiras, embora bem servido com os atletas atuais, tende a se renovar. Mina já está acertado com o Barcelona e deve partir após a Copa de 2018. Vitor Hugo, já com dois anos e meio de clube, deve aceitar uma das próximas propostas que chegarem para jogar na Europa. E Edu Dracena, embora viva uma fase exuberante, já tem 35 anos – será fundamental para passar experiência a seus jovens parceiros.

Luan, de 23 anos, tem passagens por todas as seleções de base e conquistou a medalha de ouro na olimpíada no ano passado. Também foi convocado por Tite para o amistoso contra a Colômbia, no início do ano.

O zagueiro sofreu uma fratura no pé na pré-temporada e recupera-se de cirurgia – daí a necessidade de exames mais profundos. Se confirmada, sua chegada representará um avanço no processo de renovação da zaga: junto com Antônio Carlos e Thiago Martins, serão a base do setor pelos próximos anos.

Outro Valdivia

A negociação com Valdivia é um pouco mais complicada. O armador de 22 anos foi um dos destaques da Copa São Paulo de 2013 jogando pelo Rondonópolis e foi logo contratado pelo Inter. Com 18 anos já era titular do time colorado.

Com grandes atuações nos dois anos seguintes, chegou à condição de ídolo, até que uma grave lesão no joelho em novembro de 2015 o tirou de combate por mais de seis meses. Voltou à atividade no meio do ano passado, mas não conseguiu evitar que seu time fosse rebaixado; suas atuações após a lesão, segundo os críticos gaúchos, não estiveram no mesmo nível das que apresentou logo após sua chegada.

O SCCP propôs uma troca por Giovanni Augusto. O Palmeiras fez sua oferta, disponibilizando Rafael Marques. O Inter parece ter gostado mais da proposta palmeirense e agora tenta resolver a situação com o SCCP, com quem tem grande rivalidade, mas já tinha a situação bastante avançada.

Para o Palmeiras, a troca seria positiva. Rafael Marques, que prefere atuar pelos flancos, está no fim de uma fila que tem Dudu, Roger Guedes, Keno, Michel Bastos e Erik. Já Valdivia, que se adapta bem jogando por dentro, brigaria apenas com Guerra, Raphael Veiga e Hyoran – e com a preferência de Eduardo Baptista em escalar Dudu centralizado. O Palmeiras troca um jogador de 33 anos por um 11 anos mais novo.

Chapéu?

Ao entrar na negociação e ameaçar dar mais um chapéu no SCCP, o Palmeiras, no mínimo, faz o rival gastar mais. A introdução de profissionais está fazendo o mercado de jogadores ficar cada vez mais sofisticado e as estratégias dos clubes já não se limitam a fortalecer o próprio elenco: é preciso também atrapalhar o concorrente.

Qualquer que seja o desfecho da negociação, será realmente curioso. Valdivia tem esse apelido por uma suposta semelhança física com Jorge Valdivia, que marcou época no Palmeiras entre 2006 e 2008 com grandes atuações, e entre 2010 e 2014 quando sagrou-se campeão mundial de migués e sangrou até a última gota de nossos cofres. Seu nome é muito associado ao Palmeiras. Seja qual for seu destino, certamente renderá centenas de memes.