Palmeiras mexe no elenco e agita mais uma vez o mercado

Juninho e MoisésO Palmeiras segue renovando o elenco para a sequência da temporada. Alexandre Mattos, depois de dispensar Alecsandro para o Coritiba, trouxe do clube paranaense Juninho, zagueiro que joga pelo lado esquerdo e que eventualmente pode fazer a lateral. A contratação chega no momento em que o clube libera Vitor Hugo para a Fiorentina.

Em mais uma operação com o Cruzeiro, Rafael Marques rumará para Belo Horizonte, em definitivo. Em troca, por empréstimo até o final de 2018, o Palmeiras contará com o lateral direito Mayke, de 24 anos.

Zaga projetada

Vitor Hugo chegou ao clube no início de 2015 e foi um dos grandes zagueiros que passaram pela história recente do clube. Marcou 13 gols em 131 jogos com a camisa do Palmeiras. Teve o início de sua passagem marcado por uma falha num Derby, que custou uma derrota no Allianz Parque. Para muitos jogadores, isso significaria o fim de qualquer chance de vingar no Palmeiras.

Com personalidade, Vitor Hugo deu a volta por cima, conquistou a confiança da torcida e foi fundamental para as conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão de 2016. Formou com Mina uma das duplas de zaga mais sólidas do futebol brasileiro neste século. Suas cambalhotas nas comemorações dos gols viraram sua marca registrada.

Juninho vinha chamando a atenção do Palmeiras desde o final de 2015, e finalmente a negociação se concretizou. Tem técnica e muita força física. A capacidade de jogar também como lateral pesou muito na opção.

Mina tem viagem marcada para a Europa após a Copa do Mundo; Edu Dracena está com 35 anos e Vitor Hugo acaba de deixar o clube. Com Juninho (22) e Luan (24), mais Antônio Carlos (24) e Thiago Martins (22), que se recupera de lesão, o futuro da zaga do Palmeiras parece estar desenhado por alguns bons anos.

De novo, rolo com o Cruzeiro

A troca de Rafael Marques por Mayke, em princípio, pode parecer desvantajosa para o Palmeiras, afinal, o atacante segue para Minas em definitivo e o lateral virá por empréstimo, até o final de 2018. Mas se vier com o passe fixado a um valor razoável e com prioridade para exercer a compra, pode ter sido um bom negócio devido ao alto salário de DJ Rafa – a diferença de idade dos dois atletas justificaria alguma diferença financeira no saldo final.

O novo lateral voltará a disputar a posição com Fabiano, a exemplo do que ocorreu em Belo Horizonte em 2015. Jean segue como titular, mas pode voltar para o meio-campo, sua posição original, nas partidas em que Cuca optar por dois volantes mais leves – algo bastante comum no ano passado. Essa opção deve ser bastante usada sobretudo enquanto Moisés ainda estiver em recuperação.

Mayke teve atuações de destaque no bicampeonato brasileiro do Cruzeiro, vencendo a Bola de Prata em 2013. Sofreu com lesões em 2015 e 2016 e não vem repetindo as grandes atuações do início da carreira, sendo até perseguido por parte da torcida do Cruzeiro. No Palmeiras, terá a chance de dar a volta por cima.

Como fica o elenco?

Elenco renovadoA chegada de Cuca redefine as posições de Tchê Tchê e Moisés, que saem da linha de 4 e jogarão como volantes. O elenco, com 31 jogadores, está bem mais enxuto que o do ano passado e aparentemente ficou com algumas lacunas.

Só temos Borja como NOVE-NOVE; o colombiano precisa de uma sombra e Cuca pode precisar de uma reposição, sobretudo nos períodos de convocação. Michel Bastos é o único meiocampista do elenco com características de fazer o pêndulo, da ponta para o meio, e vice-versa. Cabem reforços.

Renovação

As saídas de Vitor Hugo e Rafael Marques reduzem para apenas cinco os remanescentes da conquista da Copa do Brasil de 2015, ocorrida há apenas 18 meses. Levantaram aquele troféu Fernando Prass, Egídio, Zé Roberto, Arouca e Dudu. Todos os outros atletas do elenco chegaram a partir de janeiro de 2016. Alexandre Mattos segue impondo seu estilo ao nosso departamento de Futebol. Entre alguns erros e muitos acertos, ele segue renovando o elenco, fazendo bons negócios técnica e financeiramente e mantendo o time muito competitivo.

  • Luan

    Vamos Palmeiras 🇳🇬💚

  • Renan B. Baroni

    Estou preocupado com o Mattos. Ele não deve estar dormindo bem desde a ameaça do Sormani. Hahahahahaha

  • Nois Critica Mermo

    O Michel Bastos teria muito mais chances e resolveria o problema do time se jogasse pela lateral. Pelo visto, o Cuca vai insistir no revezamento entre o Zé e o Egídio.

    • Giuliano Varela

      Por 2 rodadas

  • André_Verdão

    Na minha opinião faltam um lateral esquerdo, um 9 reserva e um jogador pra substituir o Guerra ou até mesmo jogar com ele (Everton Ribeiro cairia como uma luva). É preocupante que o Palmeiras tem até jogadores promissores na base e não aproveita. Cadê o Alan Guimarães? O Vitinho vai ter mais chances de jogar? (começou muito bem no primeiro jogo com a Chape). Por que trazer laterais de outros times que são uma incógnita sendo que tínhamos o Vitor Luiz e o João Pedro? Isso é extremamente preocupante em um time de futebol. Não podemos ser dependentes de contratações eternamente sendo que há bons valores na base.

    • Luis Claudio Carrasco Garcia

      Vitor Luiz e João Pedro, creeeedo…

    • Messias ☝🐷

      Hyoran vai surpreender, acompanho seu futebol e digo que só falta oportunidades

  • Nero Azzurri

    A imprensa dessa vez está começando cedo: Flamerda Favoritaço para o BR seguido do Galo. Espero mesmo é pelo Palmeiras x Juventus em Dubai, no repeteco do Mundial de 1951. Meu avô recebeu o esquadrão na chegada do RJ e eu estarei em Dubai pessoalmente!!! Vamos Verdão!

    • André_Verdão

      Não lembro de um campeonato onde éramos favoritos e ganhamos depois.O melhor exemplo foi o Paulista desse ano. Assim é melhor pq campeonatos que o Palmeiras não era favorito e ganhou no fim eu lembro muitos (como exemplo a Copa do Brasil de 2015 que teve até jornalista garantindo que o Santos ia nos humilhar, que ia ser chocolate pra eles,etc.)

      • Verdazzo

        eu lembro, vários

    • Messias ☝🐷

      Melhor assim
      Flamengo no cheirinho

  • Palmeiras07

    Agora vai uma cornetada, cade um post de agradecimento para o Rafa Marques? Foi igualmente importante para o grupo como foi o Alecsandro, e em campo foi muito mais, fez gols importantes em clássicos e jogou muito mais bola. Fez pra um agora tem que ter para todos que que honrarem o manto….hahaha

  • Carioca Verdão

    Não entendi essa troca pelo Mayke, acabamos de reintegrar o L. Taylor. Mas confio no faro do Cuca e do Mattos. Vamos aguardar.

    • Márcio_SC

      Taylor foi dispensado do Criciúma por deficiência técnica, ainda não esta pronto pra jogar no Palmeiras.

    • Messias ☝🐷

      Mayke chega pra ser titular
      Cuca tem tudo pra recuperar seu futebol

  • Felipe Vila

    Nossa gastar 10 milhas em um zagueiro sendo que esta voltando um bom zagueiro o Tobio. E as laterais com problemas crônicos sendo que o nossos melhores estão em chapecó e Rj.

    • Luis Claudio Carrasco Garcia

      Tá zoando né? João Pedro e Vitor Luiz são ridículos. Para dizer que são fracos, eles tem de melhorar muito.

      • Felipe Vila

        AFF, bom foi ver o ze roberto sendo humilhado em campinas…. e afundando o time… jean o mesmo…. ah detalhe , ambos ganham 400 mil para entregar rapadura…

      • UNeto

        daria mais uma chance ao JP…. acho ele bom de bola… mas só jogou na fogueira… com um time montadinho e organizado ele renderia muito…. assim como já rendeu nas seleção de base…

    • Carioca Verdão

      Por favor, não vamos voltar pra 2014!

    • Giuliano Varela

      Tobio péssimo irmão.

    • GustGiannella

      Esse zagueiro vale! Acompanho o Juninho há um bom tempo, o moleque joga muita bola. Pode esperar.

      Respeito, mas discordo sobre nossos melhores laterais estarem em Chapecó e no RJ. São fracos.

      E Tobio? Hoje nosso nível é Mina, Edu Dracena, Vitor Hugo, você quer o Tobio de volta?

    • Messias ☝🐷

      Aí voce forçou

    • Marcelo Faria

      Cade? Fala sério tóbio, Vitor Luiz e J.Pedro? Não seriam titulares neste elenco do Palmeiras não, só em times como a chape, o foguinho, vitoria, bahia, sport, america mg, paraná clube, avaí, figueira, atético-GO, goiás, vila nova, paysandu e por aí vai.

  • GustGiannella

    Gostei das negociações. Vejo muita gente reclamando da vinda do Mayke, mas acho que esqueceram que o Palmeiras liberou o Rafael Marques, aquele que tava encostado há mais de um ano. Foi importante em 2015, mas não dá mais.

    Sem contar que quando o William veio os cruzeirenses comemoraram também… vamos com calma.

    Juninho é bola, joga muito. Grande contratação.

    O Mustafá pede menos gastos com o futebol, e o Galiotte vai na contra-mão. Espero que continue assim.

    • Parmerista

      RM já poderia assinar um pré-contrato com outro clube e sair de graça em junho, então o Mattos tentou pelo menos ganhar algo na negociação. Claro que o ideal seria que o Mayke viesse também “na faixa”, tipo uma troca simples, mas parece que o CRU não topou.

      Cuca deve usar o Jean na volância na Liberta com Mayke ou Fabiano na LD enquanto durar a suspensão do FM.

      • GustGiannella

        Mais uma prova que é necessário ter um elenco grande. Moisés machucado, Arouca me parece que também está, Felipe Melo suspenso… nos restou o Tchê Tchê e o Thiago Santos. Imagina se o Mattos não tivesse contratado tanto…

        Gosto da ideia de colocar o Jean no meio, vamos ter um meio campo de mais mobilidade do que com o Thiago Santos. Resta saber se o Cuca vai jogar assim fora de casa.

        E tomara que o Mayke se saia melhor do que o Fabiano.

  • Parmerista

    Claro que rachão não quer dizer muita coisa, mas o Borja fez vários gols no treino no Allianz. Tomara que seja um bom presságio pro jogo contra o Vaxco!

  • Palmeiras vai precisar mesmo de um outro 9 , embora o Bigode venha quebrando o galho.
    Ano passado não era raro o Cuca usar o Alecsandro e Leandro Pereira, mas ainda acho a Lateral esquerda prioridade Total!

    • Messias ☝🐷

      Aceitaria Kardec de volta tranquilimente

      • Marcelo Faria

        Kardec nããããooooooooo! Prefiro o Henrique Ceifador (fluminenC), mas tentaria o Pedro Rocha (grêmio), Nikão ou Douglas Coutinho (atlético PR), Elber (cruzeiro), copete (sardinhas)

      • Deixa isso pra lá kkkkkkkk

  • O Cuca vai usar o William como segundo atacante, mas ele é o reserva imediato do Borja também.
    Com a chegada do Mayke, Jean deve intercalar entre a lateral direita e o meio campo.
    Temos muitos polivalentes no elenco e isso é ótimo, mas o elenco ainda está um pouco enxuto demais na minha opinião. Novos atacantes e meio campos vão ajudar bastante.
    Agora acho interessante o discurso da midia. Everton Ribeiro chega pra jogar num time que tem Diego Ribas e Conca na mesma posição… Agora por aqui terá dificuldades pra concorrer com Rafael Veiga e Michel Bastos. Complicado né?
    Everton Ribeiro nesse elenco virá muito bem!
    Agora… Vou ser massacrado, mas um certo chileno das arábias comandado pelo Cuca iria arrebentar, além de causar um derrame em metade desses flamenguistas e corintianos disfarçados de jornalistas, rs
    Sou MUITO fã do futebol desse chileno.
    Enfim…

    • Messias ☝🐷

      Eu também gosto do futebol deste Chileno!

    • Maurício Moraes

      Sou fã do futebol dele, também, mas ele bagunça muito o vestiário. Melhor não criar confusão desnecessária…

    • Vctr81

      Vc esta querendo o valdivia de 2007… estamos em 2017 amigo

  • 9 – MARQUINHO

    Nosso time não pode sentir pressão por títulos. Tem que jogar com tranquilidade que as coisas vão acontecer ao natural.
    Ganhamos a Copa do Brasil em 2015, o Campeonato Brasileiro em 2016 e certamente seremos competitivos nas 3 competições que restam este ano.
    A pressão maior tem que ser sobre clubes que a muitos anos não ganham absolutamente nada. A pressão maior tem que ser sobre os Urubús que ficaram 38 rodadas sentindo o cheirinho de HEXA.
    Não podemos comprar a idéia da Flapress e colocar pressão exagerada.

  • Anderson Lp

    Alguém sabe como ficou o Lucas taylor? Ele tinha voltado faz um mes..

  • Daniel

    O Palmeiras está muito bem planejado.

    Não é só dinheiro. É um bom trabalho da comissão técnica e da diretoria de futebol profissional. Esse profissionalismo do Palmeiras é modelo no mundo. E isso vem aumentando a dor de cotovelo de quem não é palmeirense.

    Eu ainda acho que precisamos de mais um volante defensivo, uma vez que Arouca nunca conseguiu jogar no Palmeiras (obviamente que por problemas físicos) e Moisés está lesionado.

    • Marcelo Faria

      também concordo que precisamos de mais um volante, Matheus Salles não deveria ter sido emprestado, mas como opção o Palmeiras poderia buscar o Matheus Jesus da Ponte Preta ou o Otávio do Atlético-PR.

  • Ferracini

    Precisamos urgente é de lateral esquerdo!

  • Ralf Olbertz

    Acho que Cuca pode voltar a atuar com os volantes mais leves, até usando o Arouca, ou o ZR deslocado, sem precisar deslocar o Jean da LD, a menos que esse Mayke mostre muito futebol.

    Por enqto, com as lesões de Arouca e Moisés, deve continuar usando o FMelo, que marca muito bem e tem bom passe, ontem acho que errou dois passes no jogo inteiro.

    Se na zaga temos jovens promessas, as laterais são o contrário, precisamos pensar na saída do ZR e que o Egídio não serve se não sabe marcar. ali precisamos de um titular e uma promessa!

    Pra mim trocar o RMarques por um saco de bolas já seria um bom negócio! Além de esforçado e profissional, não vejo mais nenhuma qualidade dele, não que seja um péssimo jogador, só não está a altura do elenco, ou alguém acha que ele deve deixar Guedes, Keno, Bigode, Guerra, ou Borja no banco?

    Alecsandro foi embora por seu bocudo, poderia ficar aqui quietinho, ser campeão, jogar muitas partidas, preferiu ser titular e um time que não aspira muita coisa no Brasileirão. Boa sorte!

    Eu não sei por quanto tempo foi emprestado o Matheus Salles, mas eu traria ele de volta assim que possível, acho muito mais jogador do que o TSantos, que é um bom xerife, mas peca nos passes. MSalles tem mais a característica do FM, ainda tem que evoluir pra chegar no mesmo nível, mas tem a vantagens de ser mais novo e muito menos visado pela mídia e arbitragem.

    Time bom, elenco bom, técnico bom, temos tudo pra sermos campeões!

    • Andre Luís Sousa Araújo

      kkk, trocar o rafa por um saco de bolas. rsrsrsrs. Fato é que não será surpresa ele brilhar noutro time, mas não tinha mais espaço no Palmeiras. Boa sorte a ele, exceto quando (se) jogar contra nós.

  • UNeto

    O que raios aconteceu com o Arouca… lembro que chegou ao clube muito festejado, jogou bem por um tempo, mas depois sumiu… passam técnicos e ele não volta mais….

    • Carioca Verdão

      Vamos ver se agora, depois dessa segunda cirurgia ele volta. Ia ser muito útil.

  • Andre Luís Sousa Araújo

    Cara, falar uma coisa. O Alexandre Mattos é muito bom no que faz, faz a diferença. Com recursos financeiros na mão, o cara faz um trabalho excepcional.

    A gente vê times como vasco e bambis (guardadas as diferenças financeiras), e tantos outros, que contratam aleatoriamente, sem planejamento, na base do desespero. A gente consegue enxergar todo o profissionalismo que norteia as contratações do Palmeiras. Há estratégia, cálculos, ponderações.

    Obrigado, Paulo Nobre, por te contratado o melhor dirigente de futebol do Brasil. Obrigado, Galiotte, por ter mantido o cara no clube.