Retorna como titular? Mayke celebra recuperação e se impressiona com treino do Palmeiras

Mayke durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mayke se recuperou de lesão na panturrilha

Abel Ferreira ganhou um reforço importante para a reta final do Campeonato Brasileiro. Mayke se recuperou da terceira lesão que sofreu na temporada, desta vez na panturrilha, e está à disposição do treinador.

Antes, o lateral já tinha perdido quase um mês entre fevereiro e março por causa de uma lesão na coxa e outros 15 dias entre julho e agosto por problemas musculares. A última vez que Mayke entrou em campo foi no dia 24 de agosto, na goleada por 5 a 0 contra o Cuiabá.

De volta, o lateral comemora a recuperação e agradece aos profissionais do Palmeiras.

“Primeiramente, agradeço a Deus por ter voltado e voltado bem. Agradeço a todos da fisioterapia, a todos os médicos por terem paciência, porque quando eu machuquei novamente fiquei muito chateado, um pouco rabugento lá dentro. Eles tiveram que me aguentar (risos)”, disse.

“Mas o mais importante é que eu voltei bem. Fiquei muito chateado de não poder estar dentro de campo, fazer o que eu mais amo e ajudar meus companheiros, mas estamos sujeitos a isso. Aconteceu e, graças a Deus, estou de volta a fazer o que eu mais amo, que é estar em campo. Faltam mais nove jogos e estou à disposição do treinador para poder ajudar meus companheiros”, completou.

Na temporada, Mayke soma 35 partidas e um gol. Seu principal concorrente pela titularidade, Marcos Rocha, contabiliza 44 jogos em 2024. No geral, o camisa 12 está próximo de completar 300 jogos pelo Palmeiras – atualmente soma 293.

“Eu vinha dar umas olhadas nos treinos e falei: ‘rapaz, será que eu vou voltar com essa intensidade?’. A gente fica meio preocupado, mas, com a ajuda dos profissionais do Palmeiras, pude voltar a ter esse preparo físico. É muito importante para o jogador estar bem fisicamente. Os treinamentos estão muito fortes, cada vez mais intensos, mais disputados, então isso é muito bom para nós, para o treinador e para o clube”, declarou.

“O jogo contra o Juventude vai ser um grande jogo, estamos brigando lá em cima pelo nosso último objetivo, que é ser campeão. Temos de ir lá fazer um grande jogo. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, é um time muito bem treinado, mas vamos lá para, se Deus quiser, buscar os três pontos”, concluiu.

Confira os números gerais de Mayke na temporada:

  • 35 jogos;
  • 1 gol;
  • 4 assistências;
  • 33 passes decisivos;
  • 8 finalizações certas;
  • 907 passes certos;
  • 9 lançamentos certos;
  • 26 cruzamentos certos;
  • 25 desarmes;
  • 17 interceptações.

Palmeiras inicia preparação para enfrentar o Juventude; Abel pode ser desfalque

Michel, Raphael Veiga e Mauricio durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fora do último jogo do Palmeiras, Mayke segue treinando normalmente e pode ser novidade em Caxias do Sul

Três dias depois do empate em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino, fora de casa, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol e iniciou os preparativos para o duelo contra o Juventude, válido pela 30ª rodada do Brasileirão, que acontece no próximo dia 20, em Caxias do Sul.

Com quase todo o elenco à disposição (apenas Piquerez e Bruno Rodrigues estão lesionados), Abel Ferreira e sua comissão técnica comandaram dois trabalhos técnicos: um de posse de bola e marcação; outro um coletivo em campo reduzido com dois tempos de 10 minutos.

Sem jogo agendado por conta da data Fifa, o Palmeiras terá seguidos dias de treino para aprimorar conceitos de jogo e recuperar totalmente os jogadores. Um exemplo é Mayke, que apesar de recuperado da lesão na panturrilha, não foi à Bragança Paulista e deve aproveitar para retomar 100% do físico durante a pausa do calendário.

Reservas contra o Bragantino, Estêvão e Marcos Rocha também usufruirão do período sem jogos para aprimorar a parte física. Expulso na última partida, Gabriel Menino será desfalque contra o Juventude.

Abel Ferreira pode desfalcar o Palmeiras

O técnico Abel Ferreira também corre o risco de não viajar para Caxias do Sul. Isto porque, nesta sexta-feira (11), o STJD irá julgar o efeito suspensivo que fez o treinador ficar à disposição nas últimas duas partidas (contra Atlético-MG e Red Bull Bragantino).

No dia 26 de setembro, Abel foi suspenso por duas partidas por conta da expulsão contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. O Verdão recorreu da decisão no mesmo dia e teve o pedido aceito. Agora, o recurso será julgado. Caso seja punido outra vez, o comandante desfalcará o Verdão.

Mayke volta a sentir a panturrilha e chora no banco de reservas

Mayke em disputa pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2024, no Estádio Brinco de Ouro.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mayke havia voltado a jogar após se recuperar de problema no mesmo local; ele será avaliado nos próximos dias

Ainda no primeiro tempo da partida do Palmeiras contra o Cuiabá, o lateral-direito Mayke sentiu dores na panturrilha direita, após dar um passe ao companheiro, e precisou ser substituído por Marcos Rocha.

O camisa 12, irritado com a lesão, socou o gramado do Brinco de Ouro, e chorou no banco de reservas após ter sido substituído. A dor foi no mesmo local que o tirou de jogos importantes nas últimas semanas.

Mayke deverá ser avaliado pelo Palmeiras nos próximos dias. Esta é a terceira vez, em pouco mais de um mês, que o jogador precisará ficar afastado dos gramados. No final do mês passado, ele teve um edema na coxa direita; depois, voltou contra o Flamengo nos jogos da Copa do Brasil e sentiu a panturrilha direita. O duelo deste sábado, contra o Cuiabá, era o retorno do lateral aos gramados.

Além desses três problemas em um curto espaço de tempo, Mayke também ficou quase um mês fora, por conta de dores musculares, no começo da temporada. Em 2024, o jogador de 31 anos soma 34 partidas.

Além de Mayke: mais problemas para a comissão técnica

Além de Mayke, a comissão técnica do Palmeiras também perdeu Gabriel Menino e Vitor Reis com lesões musculares. Os dois foram desfalques frente ao Cuiabá e são dúvidas para o duelo da semana que vem, contra o Athletico-PR.

O Palmeiras vem sofrendo com seguidas lesões dos jogadores no mês de agosto. Além dos três citados, Piquerez também se machucou e não volta mais para a atual temporada; Murilo também sofreu com seguidas contusões e voltou a jogar neste sábado. Zé Rafael é outro atleta que também ficou um período afastado dos gramados.

Palmeiras treina, conta com reforço em campo e atualiza situação de Mayke e Felipe Anderson

Estêvão e Agustín Giaye o auxiliar técnico Carlos Martinho durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras se prepara para o segundo confronto consecutivo diante do Flamengo

O elenco do Palmeiras se reapresentou nesta sexta-feira na Academia de Futebol e iniciou a preparação para o duelo frente ao Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A partida acontece domingo, às 16h.

Recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, Estêvão foi a principal novidade do dia. O atacante começou o processo de transição física e pode ser reforço no primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Botafogo, na quarta-feira que vem.

Por outro lado, Mayke e Felipe Anderson ainda são dúvidas. O lateral-direito está com dores na panturrilha direita e cumpriu cronograma específico. O meia-atacante, por sua vez, sofreu um trauma no olho. Eles serão avaliados diariamente.

Em campo, parte do elenco realizou atividades técnicas em campo reduzido. Os titulares do último jogo ficaram na parte interna para trabalhos regenerativos. O Palmeiras volta a treinar neste sábado, antes do embarque para o Rio de Janeiro.

Giay é personagem no pós-treino do Palmeiras

Agustín Giay durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Completando um mês da apresentação oficial no Palmeiras, Giay concedeu entrevista após a atividade e comentou a adaptação ao clube.

“É uma mudança grande. Já se passou um mês e estou me adaptando bem. Não é fácil mudar de país. Sou muito grato aos meus companheiros, que vêm me ajudando muito. A adaptação está sendo boa, fico contente por isso. Sobre a mudança do futebol argentino para o brasileiro, muda um pouco de tudo: a velocidade do jogo, é mais dinâmico, muitas transições, mais técnico. Então, a adaptação vai acontecendo durante as partidas. É seguir jogando, com tempo, não há receita melhor”, disse o lateral-direito de 20 anos.

Giay chegou ao Verdão vindo do San Lorenzo. Até o momento, ele disputou três partidas. Diante da situação de Mayke, o argentino pode ser utilizado como titular no final de semana.

A sexta do Palmeiras: preparação finalizada e Crias da Academia com contratos renovados

Dudu e elenco do Palmeiras durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mayke e Estêvão treinaram normalmente e podem ser as novidades do Palmeiras contra o Vitória

Na tarde desta sexta-feira, o Palmeiras finalizou a preparação para a partida contra o Vitória pelo Campeonato Brasileiro, que acontece sábado no Allianz Parque, às 19h – mais de 32 mil ingressos já foram vendidos.

Pelo segundo dia consecutivo, Mayke e Estêvão treinaram normalmente e podem reforçar o Verdão, que para o confronto diante do Vitória não terá Raphael Veiga, suspenso. Em campo, Abel Ferreira comandou atividades técnicas e táticas.

A escalação inicial do Palmeiras ainda é dúvida, já que no meio da semana que vem a equipe enfrenta o Flamengo no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Na última entrevista coletiva, João Martins afirmou que mudanças precisarão ser feitas.

Após o treino, o goleiro Weverton comentou sobre o primeiro turno do Verdão no Brasileirão e também sobre as partidas importantes que a equipe terá pela frente em agosto.

“Realmente foi um primeiro turno muito disputado, as equipes estão mais reforçadas e trazem muita dificuldade. É um campeonato competitivo, esse ano está mais. Fizemos nosso melhor, temos uma boa pontuação, estamos na briga e vamos continuar assim”, disse.

“Todo jogo agora é decisão, vamos concentrar e nos preparar bem. Sabemos o quanto esse próximo mês vai exigir de nós, nosso nível competitivo. Todo jogo que antecede essas decisões nos prepara pelo que vem pela frente, então procuramos melhorar a cada jogo. O fato de estarmos sempre disputando grandes jogos nos dá experiência. Mas dentro de campo são 11 contra 11, mais 90 minutos que precisamos escrever uma boa história”, complementou o camisa 21.

O Palmeiras ocupa a terceira colocação no Brasileirão, com 36 pontos. Na Libertadores, o Verdão enfrentará o Botafogo nas oitavas de final, enquanto na Copa do Brasil terá o Flamengo como adversário.

Palmeiras renova contrato com Crias

Elogiado por Abel Ferreira e recém-promovido ao time profissional, Luighi teve seu contrato estendido pelo Verdão até dezembro de 2028. No ano passado, o atacante foi o artilheiro do time Sub-17, com 21 gols em 22 jogos.

“É uma alegria imensa, o sonho de todo atleta que vem da base é renovar com o Palmeiras no Profissional. Não consigo explicar minha felicidade, agora é focar e ajudar o clube. Tenho de trabalhar e treinar forte para quando a oportunidade aparecer eu dar meu máximo”, disse Luighi.

O zagueiro Michel também renovou seu vínculo com o clube até o final de 2028. O defensor, que foi utilizado pela primeira vez por Abel Ferreira em 2021, faz parte do elenco desde o início do ano, mas ainda não recebeu nenhuma oportunidade no ano.

Michel não fazia parte dos planos da comissão técnica, porém nenhuma negociação de empréstimo para outra equipe avançou. Por conta de lesões e desfalques que o time vem tendo no setor, o zagueiro de 21 anos pode voltar a receber chances.

“Fico muito feliz de continuar escrevendo minha história aqui no clube, fazendo o que vinha fazendo na base. O Palmeiras é minha segunda casa. Que eu possa contribuir da melhor forma possível no Profissional, continuar dando meu melhor e defendendo as cores do Palmeiras. Espero seguir evoluindo, porque as oportunidades aparecem e temos de estar preparados”, afirmou Michel.