Zé Rafael tem expulsão registrada na súmula e desfalca Palmeiras contra o Cuiabá; gringos também estão fora

Zé Rafael em disputa pelo Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela vigésima terceira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Claus registrou a expulsão de Zé Rafael após a confusão no Choque-Rei

Vindo de vitória no clássico contra o São Paulo, por 2 a 1, o Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado para enfrentar o Cuiabá, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

Para o confronto, Abel Ferreira não poderá contar com três jogadores importantes do elenco. Zé Rafael foi expulso após o Choque-Rei. O camisa 8 se envolveu em uma confusão com Rodrigo Nestor no túnel de acesso aos vestiários e teve registrado o cartão vermelho por Raphael Claus na súmula. 

“[…] Constatei uma conduta violenta do jogador Nº08, Sr. José Rafael Vivian da equipe do SE Palmeiras, agarrando o pescoço do Sr. Rodrigo Nestor Bertalia Nº11 da equipe do São Paulo FC. com uso de força excessiva que revidou com um soco no rosto do seu adversário citado acima”, escreveu Claus.

Os outros desfalques são Gustavo Gómez e Flaco López. Os dois levaram o terceiro cartão amarelo e cumprirão suspensão automática. O argentino é o artilheiro do Verdão na temporada, com 18 gols.

O Palmeiras também terá uma ausência no banco de reservas: João Martins foi expulso após reclamar do árbitro e não auxiliará Abel Ferreira no confronto.

Zé Rafael e estrangeiros fora, Murilo dentro

Quem voltará de suspensão contra o Cuiabá é Murilo. O camisa 26 deve formar a dupla de zaga com Vitor Reis no confronto do próximo sábado.

O Palmeiras ocupa atualmente a terceira colocação do Brasileiro, com 41 pontos. No meio da semana, antes da partida frente ao Cuiabá, o Verdão terá o Botafogo pela LibertadoresRichard Ríos, que estava fora do jogo de ida, retorna ao time na competição continental.

“Desastrosa”: Palmeiras critica arbitragem do Choque-Rei e veta entrevistas pós-jogo

Raphael Claus em jogo do Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela vigésima terceira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras emitiu comunicado após o duelo, que teve vitória por 2 a 1 e confusão no gramado

O Palmeiras emitiu um comunicado logo após a vitória por 2 a 1 sobre o SPFC, no Allianz Parque, pelo Brasileirão, em que define a arbitragem de Raphael Claus de “desastrosa”, lamenta a confusão depois do apito final e veta os jogadores e comissão técnica de dar entrevistas.

Assim, nenhum profissional do clube falará após o triunfo no Choque-Rei. A decisão de não deixar ninguém falar se deu, de acordo com a direção do Palmeiras, para “evitar que o clima de hostilidade iniciado dentro de campo se estenda para fora das quatro linhas”.

Assim que Raphael Claus apitou o final da partida, uma confusão no gramado do Allianz Parque se instaurou e continuou até o túnel que dá acesso ao vestiário – para o Palmeiras, isso ocorreu por conta das decisões do árbitro e do VAR, que anularam o gol de Lázaro no segundo tempo.

O Verdão volta a campo na quarta-feira, pela Libertadores, para enfrentar o Botafogo, novamente no Allianz Parque.

Confira o comunicado emitido pelo Palmeiras:

Palmeiras x SPFC: confira a equipe de arbitragem para o Choque-Rei

Palmeiras em jogo contra o SPFC, durante partida válida pela vigésima nona rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras busca a vitória no clássico para dar fim a sequência sem triunfos no Brasileirão

Dividindo as atenções entre Brasileirão e Libertadores, o Palmeiras entra em campo na tarde deste domingo para enfrentar o SPFC, pelo campeonato nacional, no Allianz Parque. O Verdão busca voltar a vencer na competição, algo que não ocorre desde 20 de julho, no triunfo por 2 a 0 sobre o Cruzeiro.

Para o Choque-Rei, a CBF escolheu como árbitro principal Raphael Claus. Ele foi o juiz na histórica goleada palmeirense por 5 a 0, em outubro do ano passado. Ao todo, Claus já apitou nove vezes o clássico entre as equipes na carreira, com cinco vitórias do Verdão, três do rival e um empate.

O comandante da arbitragem de vídeo será Rodolpho Toski Marques, do Paraná. Ele já esteve na cabine do VAR em nove jogos do Palmeiras na carreira e o aproveitamento do Verdão é de 74%. Veja aqui todo o histórico.

Confira a escala completa da arbitragem para Palmeiras x SPFC:

  • Árbitro: Raphael Claus;
  • Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis;
  • Assistente 2: Daniel Paulo Ziolli;
  • 4º árbitro: Felipe Fernandes de Lima;
  • VAR: Rodolpho Toski Marques;
  • AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios;
  • AVAR2: Douglas Marques das Flores.

Raphael Claus apita clássico entre Palmeiras x SPFC

Raphael Claus em jogo do Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela décima rodada do Brasileirão 2023, no Morumbi.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Claus vai comandar seu 9º Choque-Rei da carreira

Vindo de vitória contra o Coritiba no último domingo, por 2 a 0, o Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o SPFC, no Allianz Parque, buscando vencer para deixar para trás de vez a má fase e se consolidar no G4 do Brasileirão.

Para comandar a arbitragem do clássico, a CBF designou o paulista Raphael Claus, de 44 anos. Alex Ang Ribeiro e Fabrini Bevilaqua Costa, ambos assistentes pertencentes ao quadro da Fifa, serão os auxiliares. Lucas Canetto Bellote será o quarto árbitro.

A responsável pela arbitragem de vídeo será Daiane Caroline Muniz dos Santos. Ela já esteve à frente da tecnologia em nove jogos do Verdão na carreira, sendo a última vez no revés contra o Red Bull Bragantino. Clique aqui e confira o retrospecto.

Raphael Claus experiente em Choques-Rei

Claus apitará pela nona vez um clássico entre Palmeiras x SPFC. Em 2023, ele comandou o duelo do primeiro turno, no Morumbi, que terminou em vitória por 2 a 0 do Verdão. Ao todo, foram quatro triunfos palmeirenses contra três do rival e mais um empate.

Em toda a carreira, Claus já apitou 41 partidas do Palmeiras. O retrospecto do clube com ele em campo é de 54.5% (19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas).

Raphael Claus apita o clássico entre SPFC x Palmeiras, no Morumbi

Raphael Claus em jogo do Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela sétima rodada do Brasileirão 2023, na Vila Belmiro.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Será a oitava vez que Raphael Claus comandará a arbitragem no Choque-Rei

Vindo de goleada na Libertadores, o Palmeiras volta a campo no domingo para enfrentar o SPFC, em busca da liderança do Campeonato Brasileiro. A partida é válida pela décima rodada e acontece no estádio do Morumbi, às 16h.

A CBF designou para o clássico o juiz Raphael Claus, de 43 anos, que terá como assistentes Alex Ang Ribeiro (auxiliar 1) e Marcelo Carvalho Van Gasse (auxiliar 2), além de Thiago Luis Scarascati, o quarto árbitro.

O experiente árbitro do quadro da Federação Paulista de Futebol apitará um Choque-Rei pela oitava vez na carreira. Nas sete partidas anteriores, foram três vitórias para o Palmeiras, três triunfos para o rival e um empate.

Na cabine do VAR, o responsável será Wagner Reway, que esteve no comando da arbitragem de vídeo no jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil, disputado no Castelão. Ao todo, o juiz já esteve à frente da tecnologia em 17 partidas do Verdão.

Retrospecto do Palmeiras com Raphael Claus no apito

Raphael Claus já apitou 40 jogos do Palmeiras. Ao todo, foram 18 vitórias palmeirenses, dez empates e 12 derrotas. O SCCP é o adversário mais vezes enfrentado pelo Verdão que teve Claus como árbitro (nove), seguido pelo SPFC (sete).

Clique aqui e confira todo o histórico do juiz em jogos do Palmeiras no Almanaque do Verdazzo.