Lucas Evangelista chega do Bragantino ao Maior Campeão do Brasil para reforçar o meio-campo.
O Palmeiras anunciou oficialmente a chegada de seu sétimo reforço para a temporada: o meio-campista Lucas Evangelista, contratado junto ao Red Bull Bragantino. Com vínculo até o final de 2026, o jogador chega para suprir as saídas de Gabriel Menino e Zé Rafael, que deixaram o Verdão na última janela de transferências.
O Início de Lucas Evangelista: da base ao profissional
Natural de Limeira, Lucas Evangelista começou sua trajetória nas categorias de base do Desportivo Brasil, clube de Porto Feliz que atualmente disputa a Série A3 do Campeonato Paulista. Seu desempenho chamou a atenção do São Paulo, que o contratou.
Aos 18 anos, em 2013, Lucas fez sua estreia como profissional no São Paulo, após a eliminação do time na Copa Libertadores. Em mais um período de instabilidade para o clube, o meio-campista conseguiu se destacar e, em pouco tempo, sua performance chamou a atenção da Udinese, da Itália.
Carreira internacional: da Itália à Grécia, Portugal e França
Na Udinese, Lucas chegou para integrar a equipe B, mas após uma temporada foi promovido à equipe principal, que disputava a Serie A. Mesmo assim, com apenas 10 jogos disputados, o meio-campista foi emprestado ao Panathinaikos, da Grécia.
Em seguida, foi contratado pelo Estoril, de Portugal, onde viveu ótima fase. No time português, Lucas se destacou, disputando 36 jogos, marcando 4 gols e registrando 4 assistências, o que lhe garantiu uma transferência para o Nantes, da França.
A sequência de sua carreira deu-se no Vitória de Guimarães, onde mostrou consistência, atuando em 25 partidas, marcando 1 gol e dando 3 assistências, o que atraiu a atenção do Red Bull Bragantino, onde se consolidaria como um dos principais jogadores da equipe.
Red Bull Bragantino: o grande destaque no futebol brasileiro
Foi em Bragança que Lucas Evangelista realmente se firmou e passou a mostrar seu melhor futebol. O meio-campista teve papel fundamental na subida do Bragantino à Série A do Campeonato Brasileiro e se tornou uma referência dentro do clube, pelo qual disputou 213 jogos, marcou 15 gols e distribuiu 18 assistências.
Versatilidade: a principal característica de Evangelista
Lucas Evangelista é um jogador de extrema versatilidade, o que pode ser um trunfo para Abel Ferreira no Palmeiras, podendo atuar como volante, meia central ou meia ofensivo. Por necessidade, chegou a atuar em outras funções, como zagueiro e nas alas, tanto pela direita quanto pela esquerda.
Em entrevistas coletivas no início da temporada, após o anúncio da contratação de Paulinho e Facundo Torres, Abel Ferreira expôs que o elenco ainda tinha 3 lacunas: um centroavante, um zagueiro canhoto e um “oito”. Lucas Evangelista se junta a Vitor Roque e Micael para atender a esses pedidos. Além deles, o Palmeiras contratou Bruno Fuchs e Emi Martínez na janela.
Opinião aos palmeirenses: o sentimento em relação ao Evangelista é o mesmo da saída do Léo Ortiz, jogador acima do nível do clube, que todos sabiam que, em algum momento, iria sair. Enfim, chegou o dia.
— Central do Braga (@CentralDoBrega) March 14, 2025
Boa sorte a ele na carreira, sempre se entregou ao máximo aqui.