Com as presenças do Sub-17 e Sub-16 do Palmeiras, FAM Cup começa a ser disputada a partir de domingo

Com as presenças do Sub-17 e Sub-16 do Palmeiras, FAM Cup começa a ser disputada a partir de domingo.
Divulgação

FAM Cup, torneio de base que visa a preparação da equipe para a temporada, volta a ser disputado após paralisação devido à pandemia

Após um ano de paralisação por conta da pandemia, o Palmeiras realizará a partir deste domingo o torneio FAM Cup, que chega à quarta edição em 2022 com a participação de equipes tradicionais do futebol brasileiro.

Os duelos da primeira fase serão realizados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, e no Parque São Jorge. Além do Verdão, que terá duas equipes no torneio (Sub-17 e Sub-16), Santos, SCCP, Red Bull Bragantino, Ibrachina, Ferroviária e Jacuipense-BA estão confirmados na competição.

O time Sub-17 será treinado por Orlando Ribeiro, enquanto o Sub-16 terá o comando de Hamilton Mendes, auxiliar do treinador. Na última edição, o Palmeiras faturou a Série Prata da FAM Cup; a Série Ouro foi conquistada pelo Red Bull Salzburg, da Áustria.

Ao site oficial, João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base palmeirense, falou sobre a competição.

“É um torneio solidificado no calendário da base com muitos clubes do Brasil e do mundo querendo participar. Por conta da pandemia, restringimos a oito clubes locais em 2022, e a FAM Cup é importante também por dar início ao ano da categoria juvenil, que terá sequência na Copa do Brasil, no Brasileiro, entre outros compromissos. A realização do torneio é de suma importância na preparação dos garotos”, declarou.

Além da FAM Cup, o clube promove outros torneios de base, como a Copa Verde, voltada às categorias Sub-10, 11 e 12.

Confira o regulamento da FAM Cup

Os oito times estão divididos em dois grupos na primeira fase e, após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois melhores de cada avançam para as semifinais da Série Ouro, enquanto os terceiros e quartos disputam a Série Prata. Os campeões serão decididos no dia 29 de janeiro.

Em 2020, o Verdão Sub-16 faturou a Série Prata do torneio.
Fabio Menotti

O Grupo A, que terá a Academia de Futebol 2 como sede, tem como participantes: Palmeiras Sub-17, Jacuipense, Ibrachina e Santos. O Grupo B, que será disputado no Parque São Jorge, é composto por Palmeiras Sub-16, SCCP, Red Bull Bragantino e Ferroviária.

Tabela na 1ª fase:

> 1ª rodada (23/01 – domingo)
09h: Palmeiras Sub-17 x Jacuipense – Academia 2
10h40: Santos x Ibrachina – Academia 2
14h: Palmeiras Sub-16 x Red Bull Bragantino – Parque São Jorge
15h40: SCCP x Ferroviária – Parque São Jorge

> 2ª rodada (24/01 – segunda-feira)
09h: Jacuipense x Santos – Academia 2
10h40: Palmeiras Sub-17 x Ibrachina – Academia 2
14h: SCCP x Palmeiras Sub-16 – Parque São Jorge
15h40: Ferroviária x Red Bull Bragantino – Parque São Jorge

> 3ª rodada (25/01 – terça-feira)
09h: Ibrachina x Jacuipense – Academia 2
10h40: Palmeiras Sub-17 x Santos – Academia 2
14h: Palmeiras Sub-16 x Ferroviária – Parque São Jorge
15h40: Red Bull Bragantino x SCCP – Parque São Jorge

Nos pênaltis, Sub-17 do Palmeiras fica com o vice do Campeonato Paulista

Nos pênaltis, Sub-17 do Palmeiras fica com o vice do Campeonato Paulista.
Fabio Menotti

Após vencer o jogo de ida fora de casa por 3 a 1, contra o SCCP, o Sub-17 do Verdão sofreu dois gols no tempo normal e foi derrotado por 4 a 3 nos pênaltis

Na manhã desta segunda-feira, no Allianz Parque, o Palmeiras encarou o SCCP no segundo jogo da final do Campeonato Paulista Sub-17 e foi derrotado pelo rival nos pênaltis, terminando o torneio como vice-campeão.

Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, fora de casa, o Verdão perdeu por 2 a 0 no tempo normal e caiu nas penalidades máximas por 4 a 3.

O técnico Orlando Ribeiro escalou a equipe do Verdão com: Zé Henrique; Gilberto (Carlinhos), Mina (Gabriel Vareta), Serafim Gustavo Lopes; Belluco (Allan), Léo (Marquinhos) e Gustavo Sciencia; Wendell (Thalys), Kauan Santos Daniel (Jota).

O Palmeiras esteve pela quarta vez consecutiva na final do estadual. Na História, o clube já conquistou a competição 13 vezes (1926, 1927, 1936, 1941, 1944, 1952, 1955, 1960, 1961, 1966, 1972, 2011 e 2018).

O jogo

O atacante Allan terminou a temporada com 24 gols marcados, pelo Sub-17 do Palmeiras.
Fabio Menotti

Com boa vantagem construída no primeiro jogo, o Palmeiras entrou em campo esperando o SCCP em seu campo para conseguir sair em transição. Entretanto, nos primeiros minutos, o rival neutralizou as saídas e pressionou o Verdão até fazer seu primeiro gol, marcado por Kayke, aos 10 minutos.

Após o tento sofrido, o Palmeiras subiu de produção e começou a criar perigo contra o gol adversário. O atacante Daniel por duas vezes arrematou com perigo, porém, não conseguiu chegar às redes e o primeiro tempo acabou em 1 a 0 para o SCCP. Esse resultado ainda dava o título ao Verdão.

Para o segundo tempo, o SCCP, precisando de mais um gol para levar o duelo para os pênaltis, voltou em cima do Palmeiras e controlou todas as ações nos primeiros 15 minutos, chegando a marcar um gol que foi anulado por impedimento.

Para tentar mudar a situação, Orlando promoveu quatro alterações: saíram Belluco, Mina, Gilberto e Daniel; entraram Allan, Gabriel Vareta, Carlinhos e Jota.

As mudanças funcionaram e o Verdão teve boas oportunidades de igualar o placar. Mas, aos 38 minutos, o SCCP chegou ao 2 a 0 após uma falha na saída de bola palmeirense e o jogo foi para os pênaltis.

Nas cobranças das penalidades máximas, o rival não desperdiçou nenhuma batida; já o Palmeiras parou duas vezes no goleiro adversário, com Thalys e Kauan Santos.

A campanha do Palmeiras no Campeonato Paulista Sub-17 até a final

O Palmeiras esteve no Grupo 6 da primeira fase, ao lado de Flamengo-SP, ECUS, Guarulhos, São José e Nacional e se classificou na liderança da chave, com 26 pontos. Já na segunda fase, contra Ferroviária, ECUS e Ibrachina, o Verdão obteve 100% de aproveitamento: seis vitórias, 18 gols marcados e três sofridos.

No mata-mata, a equipe eliminou o Flamengo-SP com duas vitórias (2×0, fora de casa, e 3×0 como mandante). Na semifinal, novamente contra a Ferroviária, empate por 1 a 1 em Araraquara-SP e vitória por 1 a 0 em casa, com gol marcado por Endrick.

Ao todo, a campanha do Palmeiras na competição foi de 18 vitórias, três empates e uma derrota, com 75 gols marcados e 19 sofridos.

Endrick faz golaço e Sub-17 do Palmeiras abre vantagem na final do Paulista

Endrick faz golaço e Sub-17 do Palmeiras abre vantagem na final do Paulista.
Raul Baretta

Jogando no Parque São Jorge, time Sub-17 venceu o SCCP por 3 a 1; volta será dia 20

Na manhã desta quinta-feira, o Palmeiras entrou em campo para disputar a primeira partida da final do Campeonato Paulista Sub-17, contra o SCCP.

Atuando fora de casa, no Parque São Jorge, o Verdão venceu o rival por 3 a 1, com direito a um golaço do meio de campo de Endrick. Os outros dois gols palmeirenses foram anotados por Daniel e Allan.

O técnico Orlando Ribeiro escalou o Palmeiras com: Zé Henrique; Gilberto (Allan), Mina, Serafim e Gustavo Lopes (Gabriel Vareta); Belluco, Gustavo Sciencia e Endrick; Wendell (Carlinhos), Kauan Santos e Daniel (Jota).

Com o resultado, o Verdão segue invicto no estadual. Até o momento, a campanha é de 18 vitórias e três empates, com 75 gols marcados e 17 sofridos.

Segundo jogo da final do Paulista Sub-17 será no Allianz Parque

A grande decisão acontecerá no próximo dia 20, às 10h. O palco da partida será o Allianz Parque. O Palmeiras pode até perder por um gol de diferença no jogo da volta que mesmo assim conquistará o troféu.

Na História, o Verdão já conquistou 13 vezes o Paulista Sub-17 (1926, 1927, 1936, 1941, 1944, 1952, 1955, 1960, 1961, 1966, 1972, 2011 e 2018).

Daniel Alves, zagueiro do Sub-20, é emprestado a time do Japão

Daniel Alves comemora seu gol pelo Palmeiras na vitória sobre o Santos, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro 2019, disputado pela categoria Sub-17.
Fabio Menotti

Daniel Alves jogará por um ano no JEF United

O zagueiro Daniel Alves, do Sub-20 do Palmeiras, vai jogar o próximo ano no JEF United, do Japão. Na tarde de segunda-feira, o Verdão acertou o empréstimo do jogador ao clube japonês por uma temporada a uma quantia de 100 mil dólares, com valor dos direitos fixados.

Atualmente, o JEF United disputa a segunda divisão do campeonato local, a J-League.

Daniel chegou ao Palmeiras vindo do Grêmio Novorizontino, em 2019. Em seu primeiro ano de Verdão, na categoria Su-17, foi campeão da Copa do Brasil, Supercopa e do Mundial de Clubes.

Daniel Alves perdeu espaço no Sub-20

No ano passado, o defensor foi promovido ao time Sub-20, mas desde então teve poucas oportunidades. Foram apenas 10 jogos disputados nos dois anos em que esteve na categoria e um gol anotado. Daniel atuou em algumas oportunidades improvisado de lateral-esquerdo.

A concorrência no setor também contribuiu para a pouca utilização do atleta em campo. Atualmente, o elenco do Sub-20 conta sete zagueiros: Michel e Lucas Freitas (titulares); Jhow, Talisca e Ruan Santos (relacionados com frequência); Jefferson e Henri (este último se recuperando de uma lesão).

Além deles, outro jogador que pode fazer a função é Naves, volante de origem, mas que no profissional jogou de zagueiro.

Com Endrick e Luis Guilherme decisivos, Sub-15 e Sub-17 avançam às finais do Campeonato Paulista

Endrick comemora seu gol na segunda partida entre Palmeiras e Ferroviária, válida pela semi-final do Campeonato Paulista Sub-17, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.
Fabio Menotti

Sub-15 enfrentará a Ferroviária na final, enquanto o Sub-17 decidirá o estadual contra o SCCP

As equipes Sub-15 e Sub-17 do Palmeiras entraram em campo neste sábado pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista de suas categorias, precisando vencer para avançarem à decisão. 

Após ser derrotado por 1 a 0 em casa, o Sub-15 foi até Monte Azul, interior de São Paulo, e venceu a Inter de Bebedouro por 3 a 0. O destaque da partida foi o meia Luis Guilherme, que foi às redes duas vezes; Ramon foi o outro palmeirense a marcar.

O técnico Rogério Ferreira escalou o Palmeiras com: Kauan Lima; Kauan Firmo, Victor Reis, Mateus Lyrio e Inácio; Figueiredo, Estevão e Uberaba; Rafael Coutinho, Luís Guilherme e Igor.

Com este resultado, a categoria Sub-15 chegou à quinta decisão seguida de Campeonato Paulista. A final será contra a equipe da Ferroviária, com o primeiro jogo acontecendo no dia 15 (com mando do Palmeiras) e a volta dia 18 (mando do adversário) – a Federação Paulista de Futebol ainda não definiu os horários das partidas. 

Endrick é decisivo, e Sub-17 terá um Derby na final

Endrick durante a segunda partida entre Palmeiras e Ferroviária, válida pela semi-final do Campeonato Paulista Sub-17, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP.
Fabio Menotti

O time Sub-17, por sua vez, havia empatado o jogo de ida das semifinais contra a Ferroviária, por 3 a 3, em Araraquara, e precisava de uma vitória simples, em casa, para se classificar para a final.

Graças a um golaço de Endrick, que saiu cara a cara com o goleiro e tocou por cobertura, o Verdão bateu o adversário por 1 a 0. Presente em três categorias nesta temporada (Sub-15, 17 e 20), o atacante chegou a 7 gols no time Sub-17.

Orlando Ribeiro levou a campo o time com: Zé Henrique; Gilberto, Mina, Serafim e Gustavo Lopes; Léo, Belluco e Gustavo Sciencia; Daniel, Endrick e Wendell.

O adversário do Palmeiras na decisão será o SCCP. As duas partidas também acontecerão nos dias 15 e 18 de dezembro (ainda sem horários definidos), a diferença, no entanto, é que nesta categoria o Verdão fará o segundo jogo em casa.

O Sub-17 chega pela quarta vez seguida à uma final de Campeonato Paulista.

As campanhas do Sub-15 e Sub-17 no Campeonato Paulista

Tendo o Campeonato Paulista como a única grande competição do ano, já que o calendário foi reduzido devido à pandemia da Covid-19, a equipe Sub-15 fez até o momento 20 partidas, com 15 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, e 69 gols marcados e 16 sofridos.

Já o Sub-17, que também disputou 20 jogos, vai para a decisão sem ainda ter perdido nenhuma partida. Foram 17 vitórias e 3 empates, com 72 gols marcados e 16 sofridos.

Confira:

Sub-15

Semifinal

08/12: Palmeiras 0 x 1 Inter Bebedouro – Academia 2 

11/12: Inter Bebedouro 0 x 3 Palmeiras – Otacília Patrício Arroyo
Gols: Luis Guilherme (2x) e Ramon

Quartas de final 

01/12: SKA Brasil 0 x 3 Palmeiras – Municipal de Santana de Parnaíba
Gols: Luighi, Inácio e Marcio Vitor 

04/12: Palmeiras 1 x 1 SKA Brasil – Academia 2
Gol: Riquelme

2ª fase 

30/10: Red Bull Bragantino 0 x 4 Palmeiras – CFA Jarinu
Gols: Uberaba, contra, Estêvão e Igor

06/11: Palmeiras 2 x 2 São Caetano – Academia 2
Gols: Luighi e Cadu

13/11: Ferroviária 3 x 2 Palmeiras – Fonte Luminosa
Gols: Vitor Marcelo e Luighi

20/11: Palmeiras 2 x 3 Ferroviária – Academia 2
Gols: Luis Guilherme (2x)

24/11: São Caetano 1 x 7 Palmeiras – Anacleto Campanella
Gols: Endrick (3x), Luis Guilherme (2x), Figueiredo e Marcio Vitor

27/11: Palmeiras 3 x 0 Red Bull Bragantino – Academia 2
Gols: Marcio Vitor (2x) e Rafael Coutinho 

1ª fase – turno

28/08: Flamengo-SP 0 x 5 Palmeiras – Antônio Soares de Oliveira
Gols: Uberaba, Paulo Souto, Gustavo Lima, Carlos Eduardo e Luiz Yano

04/09: Palmeiras 4 x 1 ECUS – Academia de Futebol 2
Gols: Marcio Vitor (2x), Riquelme e Luighi

11/09: Palmeiras 1 x 0 São José – Academia de Futebol 2
Gol: Bernardo

14/09: Nacional 1 x 7 Palmeiras – Nicolau Alayon
Gols: Marcio Vitor (3x), Riquelme, Igor, Figueiredo e Rafael Coutinho

18/09: AD Guarulhos 1 x 6 Palmeiras – Cicero Miranda
Gols: Rafael Coutinho (4x), Vitor Reis e Kauan Vitor

1ª fase – returno

26/09: Palmeiras 4 x 1 Flamengo-SP – Academia de Futebol 2
Gols: Uberaba, Luighi, Rafael Coutinho e Marcio Vitor

02/10: ECUS 0 x 3 Palmeiras – Francisco Marques Figueira
Gols: Vitor Marcelo (2x) e Diego

09/10: Palmeiras 2 x 0 Nacional – Academia de Futebol 2
Gols: Marcio Vitor (2x)

16/10: São José 1 x 4 Palmeiras – Martins Pereira
Gols: Paulo Souto (2x), Careca e Riquelme

23/10: Palmeiras 5 x 0 AD Guarulhos – Academia de Futebol 2
Gols: Estêvão, Luighi (2x), Gustavo Lima e Gabriel Kidani

Sub-17

Semifinal

08/12: Ferroviária 3 x 3 Palmeiras – Fonte Luminosa
Gols: Daniel (2x) e Kauan Santos

11/12: Palmeiras 1 x 0 Ferroviária – Academia 2
Gol: Endrick

Quartas de final

01/12: Flamengo-SP 0 x 2 Palmeiras – Antônio Soares de Oliveira
Gols: Kauan Santos e Daniel

04/12: Palmeiras 3 x 0 Flamengo-SP – Academia 2
Gols: Allan e Wendell (2x)

2ª fase 

31/10: ECUS 1 x 2 Palmeiras – Francisco Marques Figueira
Gols: Allan e Daniel

06/11: Palmeiras 3 x 0 Ibrachina – Academia 2
Gols: Wendell (2x) e Kauan Santos

13/11: Ferroviária 0 x 1 Palmeiras – Fonte Luminosa
Gol: Allan

20/11: Palmeiras 2 x 1 Ferroviária – Academia 2
Gols: Daniel e contra

24/11: Ibrachina 0 x 6 Palmeiras – Arena Ibrachina
Gols: Daniel (2x), Wendell (2x), Kauan Santos e Marquinhos

27/11: Palmeiras 4 x 1 ECUS – Academia 2
Gols: Allan, Wendell, Daniel e Thalys

1ª fase – turno 

28/08: Flamengo-SP 1 x 1 Palmeiras – Antônio Soares de Oliveira
Gol: Léo

04/09: Palmeiras 2 x 1 ECUS – Academia de Futebol 2
Gols: Daniel e Wendell

11/09: Palmeiras 6 x 1 São José – Academia de Futebol 2
Gols: Luiz Freitas (2x), Endrick, Gabriel Vareta, Marquinhos e Canadá

14/09: Nacional 1 x 6 Palmeiras – Nicolau Alayon
Gols: Luiz Freitas, Wendell, Jean Carlos, Kauan Santos, Allan e Luis Guilherme

18/09: AD Guarulhos 1 x 3 Palmeiras – Cicero Miranda
Gols: Jota e Wendell (2x)

1ª fase – returno 

26/09: Palmeiras 3 x 1 Flamengo-SP – Academia de Futebol 2
Gols: Kauan Vinicius, Jota e Daniel

02/10: ECUS 2 x 2 Palmeiras – Francisco Marques Figueira
Gols: Daniel e contra

09/10: Palmeiras 4 x 1 Nacional – Academia de Futebol 2
Gols: Daniel, Kauan Santos, Allan e Giovani

16/10: São José 1 x 8 Palmeiras – Martins Pereira
Gols: Allan (3x), Giovani, Jota, Luiz Freitas (2x) e Wendell

23/10: Palmeiras 10 x 0 AD Guarulhos – Academia de Futebol 2
Gols: Allan (4x), Luis Guilherme, Gustavo Lopes, Wendell (2x), Kauan Santos e Thalys