Segunda-feira do Palmeiras tem treino posicional e visita especial

Abel Ferreira recebe Gustavo Scarpa, após treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras volta aos trabalhos após empate com o Atlético-MG; Gustavo Scarpa visita Academia de Futebol

Depois de empatar em 1 a 1 com o Atlético-MG no domingo, em duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol e realizou o primeiro treino em preparação ao confronto diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil.

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos em Belo Horizonte realizaram atividades regenerativas na parte interna do centro de excelência, enquanto o restante do elenco fez um exercício posicional de construção de jogadas, com cruzamentos e finalizações, seguido de um trabalho coletivo em campo reduzido. Poupado do jogo passado, Piquerez treinou normalmente.

Para o duelo da Copa do Brasil, a comissão técnica não poderá contar com Artur, que já atuou na competição pelo Red Bull Bragantino. Bruno Tabata, que substituiu o camisa 14 no jogo de ida, deve ser outra vez a opção. Além do atacante, Murilo e Atuesta, lesionados, também são desfalques.

O Palmeiras derrotou o Fortaleza no primeiro jogo das oitavas-de-final por 3 a 0 e pode perder por até dois gols de diferença para se classificar. A partida acontece nesta quarta-feira, às 19h, no estádio Castelão.

O elenco volta a treinar nesta terça-feira pela manhã e na sequência embarca para Fortaleza.

Palmeiras tem visita especial na Academia de Futebol

Gustavo Scarpa é recebido pela comissão técnica e elenco após treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O meia Gustavo Scarpa, que em janeiro deixou o Palmeiras após cinco anos e acertou com o Nottingham Forest, visitou a Academia de Futebol nesta segunda-feira. O ex-palmeirense está de férias após o encerramento da temporada 2022/23 e aproveitou para rever e conversar com os ex-companheiros de clube.

Scarpa atuou no Verdão de 2018 a 2022 e realizou 233 partidas com a camisa palmeirense. Por aqui, foram 44 gols anotados e sete títulos conquistados.

Bruno Tabata vai a campo em dia de treino posicional na Academia de Futebol

Bruno Tabata durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Desfalque do último jogo por conta de um desgaste muscular, Bruno Tabata participou parcialmente das atividades

Com a semana livre para trabalhar, o Palmeiras deu sequência à preparação ao confronto diante do Avaí na manhã desta quinta-feira, na Academia de Futebol, com foco na movimentação posicional dos jogadores.

Foram aprimorados os balanços, lançamentos, construções de jogadas e finalizações. Na atividade seguinte, Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram uma atividade técnica, com as dimensões do campo reduzidas.

A equipe que irá enfrentar o Avaí terá mudanças na zaga e também no ataque, já que Rony volta de suspensão e entra no lugar de Merentiel, e Murilo ficará de fora devido ao acúmulo de cartões amarelos – Luan formará a dupla de zaga ao lado de Gustavo Gómez.

“Os jogos no Brasileirão são sempre difíceis, mesmo contra as equipes que estão brigando contra o rebaixamento. Como contra o Juventude, que dificultou demais nosso jogo aqui. Empatamos contra o Atlético-GO e no primeiro turno contra o Avaí também empatamos. Não existe jogo fácil no Brasileiro, sabemos disso”, disse Gustavo Scarpa, ao final do treinamento, sobre o confronto frente ao Avaí.

“O Avaí tem jogadores qualificados, campeões. Vamos entrar focados e tentar impor o nosso ritmo como costumamos fazer em casa”, completou o camisa 14, que finalizou valorizando a semana de trabalho. “A comissão técnica, experiente que é, tem toda a nossa confiança. Os trabalhos são legais, e agora é focar no jogo”.

O último treino antes do duelo acontece nesta sexta-feira, às 11h.

Bruno Tabata treina parcialmente

Fora do último confronto da equipe por conta de uma mialgia na coxa esquerda, contra o SPFC, o meia-atacante Bruno Tabata foi a campo e treinou ao lado dos companheiros pela primeira vez na semana. Ele participou das primeiras movimentações propostas pela comissão técnica e finalizou o dia com trabalhos de recondicionamento físico. O meia vive a expectativa de voltar a ser relacionado.

Quem também seguiu cronograma de recuperação de lesão foram os meio-campistas Jailson e Raphael Veiga. Longe dos gramados desde julho, o atacante Giovani deu sequência ao tratamento de contusão muscular.

Visando semifinal, Palmeiras realiza treino posicional e simula situações de jogo

Atletas durante treino do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Após o treino, Zé Rafael falou sobre as expectativas para a semifinal

O Palmeiras realizou mais uma sessão de treinos na manhã deste sábado, no Zayed Sports City Stadium, em preparação à estreia do time no Mundial de Clubes. O técnico Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram mais de duas horas de atividades táticas.

O treinador trabalhou diferentes contextos de jogo pensando nos dois possíveis adversários da equipe na semifinal – Al Ahly e Monterrey se enfrentam neste sábado, no estádio Al Nahyan, às 13h30 (horário de Brasília).

As atividades no campo incluíram treinos posicionais, simulações de jogo em campo reduzido e trabalhos específicos para os setores ofensivo e defensivo. Na parte final do treinamento, alguns jogadores praticaram cobranças de falta.

Assim como ocorreu na sexta-feira, o elenco realizará na parte da tarde atividades na academia e ativação física no Hotel. O Palmeiras volta a treinar no domingo, às 18h (horário local).

Após o treino, Zé Rafael projeta semifinal

Zé Rafael e Danilo em disputa, durante treino do Palmeiras no Zayed Sports City Stadium, em Abu Dhabi-EAU.
Fabio Menotti

Ao final das movimentações, Zé Rafael foi o personagem escolhido pela TV Palmeiras/FAM para conceder uma entrevista, em que comentou sobre a preparação do time e a expectativa para o primeiro jogo na competição.

“Estreia é sempre um jogo mais tenso, estudado. Estamos ansiosos para conhecer nosso adversário. Mas, independentemente de quem seja, vamos prestar muita atenção, estudar, focar para que possamos ver os pontos positivos e negativos da equipe e fazermos o nosso melhor para que possamos sair vitoriosos”.

“Terminamos o ano passado com o pensamento de vir ao Mundial e fazer um grande torneio, entrar para a história do clube mais uma vez. Os atletas se cuidaram durante as férias para adiantar o processo da melhor forma. Nossa adaptação está sendo muito boa, os treinos estão indo muito bem. Estamos nos preparando da melhor maneira possível, treinando de manhã e à tarde, para chegar à semifinal e fazer uma grande partida”, finalizou.