Com desfalques e dois retornos, Palmeiras fecha preparação para duelo com Fluminense

Richard Ríos e Felipe Anderson durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras não deve ter quatro titulares para o confronto no Rio de Janeiro

O Palmeiras está pronto para enfrentar o Fluminense, na noite desta quarta-feira, no Maracanã. A equipe comandada por Abel Ferreira realizou o último treinamento na Academia de Futebol e embarcou no período da tarde para o Rio de Janeiro.

Em campo, os atletas ensaiaram movimentações e marcações específicas, além de transições e balanços. Depois, disputaram o tradicional ‘rachão’ e, por fim, treinaram finalizações.

Abel Ferreira não terá quatro jogadores importantes para o duelo: Estêvão, Mayke, Murilo e Piquerez. Todos estão lesionados e são desfalques. O próprio treinador também não estará à beira do gramado, já que está suspenso.

Por outro lado, dois jogadores viajaram e podem ser relacionados: Richard Ríos e Lázaro. O colombiano voltou ao clube após ser vice-campeão da Copa América, enquanto o atacante está de volta depois de se recuperar de uma lesão muscular.

O Palmeiras ocupa a segunda colocação no Brasileirão, com 36 pontos.

Vanderlan projeta Fluminense x Palmeiras

Dudu e Vanderlan durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao final das atividades, Vanderlan, que vem substituindo Piquerez na equipe titular, falou sobre as oportunidades que está recebendo e o confronto no Maracanã.

“Acredito que o principal é a confiança que vem do dia a dia: você treinar bem, fazer as coisas bem, preparar-se bem. Quando entrei no jogo, sabia que meus companheiros confiavam em mim e isso ajuda muito. Me senti muito bem, confiante, e espero que continue assim ao longo dessa sequência”, disse.

“Jogar contra o Fluminense no Maracanã é sempre difícil. Joguei duas vezes lá, essa é a terceira. Gosto do campo, da atmosfera, é um estádio histórico. Nos preparamos bem, como fazemos para todos os jogos, e vamos em busca de mais uma vitória. A minha preparação é a mesma, seja para jogar cinco ou 90 minutos. Estou preparado para todos os jogos que vem pela frente”, completou.

Vanderlan se diz pronto para substituir Piquerez e mostra confiança: “Vai dar tudo certo”

Vanderlan em disputa pelo Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela décima oitava rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o lateral uruguaio lesionado, Vanderlan ganhará sequência como titular

Contra o Cruzeiro, Vanderlan iniciou a sequência que terá como titular no Palmeiras. A Cria da Academia substituirá Piquerez, que passou por cirurgia no joelho e ficará meses afastado dos gramados.

Na zona mista do Allianz Parque após a vitória por 2 a 0, o camisa 6 falou sobre a oportunidade que terá de começar os jogos e esbanjou confiança.

“Agora vou ter uma sequência boa de jogo e me sinto pronto, preparado. E o Abel passa essa confiança para todos e diz que existem provas que nos fazem crescer. Acredito que a sequência que teremos será uma prova pra mim. Estou muito confiante, vai dar tudo certo com fé em Deus”, disse.

O Palmeiras terá pela frente os jogos decisivos pela Copa do Brasil e pela Libertadores, diante do Flamengo e Botafogo, respectivamente, além das partidas pelo Brasileirão.

“Desejo uma ótima recuperação para o Piquerez. Infelizmente são coisas que acontecem. Todos se preparam muito bem nos treinos para corresponder quando a oportunidade aparecer. O resultado de hoje [sábado] mostra como todos estão ali para dar o melhor”, complementou.

O lateral de 21 anos tem 19 partidas na temporada e 69 no total pelo time principal do Palmeiras. 

Vanderlan comenta parceria com Felipe Anderson

Vanderlan aproveitou a presença de Felipe Anderson no lado esquerdo do ataque para tabelar e criar jogadas de perigo. Foi em uma combinação entre os dois que a primeira grande chance do Verdão contra o Cruzeiro aconteceu: Felipe acionou o lateral, que cruzou para Flaco López quase marcar.

“Me sinto honrado de jogar ao lado dele, o Felipe Anderson atuou muito tempo na Europa. Ele conversou bastante comigo e me ajudou”, disse.

Vanderlan volta a campo pelo Palmeiras no duelo da próxima quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã, no confronto que encerrará o primeiro turno do Brasileirão para o Verdão.

Piquerez sofre lesão no joelho e desfalca o Palmeiras

Piquerez em jogo do Palmeiras contra o Botafogo, durante partida válida pela décima sétima rodada do Brasileirão 2024, no Nilton Santos.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Piquerez passará por cirurgia e não tem previsão de retorno

O Palmeiras não poderá contar com um jogador importante para os próximos jogos. Piquerez, que saiu do jogo se queixando de dores no joelho esquerdo após a partida contra o Botafogo, teve constatada uma lesão no menisco.

De acordo com o clube, o lateral-esquerdo já iniciou o tratamento com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance e passará por procedimento cirúrgico nos próximos dias. O uruguaio é o segundo jogador com lesão confirmada depois da partida no Rio de Janeiro. Na quinta-feira, Estêvão passou por exames que apontaram torções no joelho e no tornozelo. A Cria da Academia, no entanto, não precisará de cirurgia.

Não há um prazo de retorno do atleta aos gramados, porém, internamente, a lesão é considerada importante e pode tirar Piquerez da temporada. Ele era o segundo jogador com mais partidas pelo Verdão no ano (39), atrás apenas de Rony (40).

Sem Piquerez, Vanderlan deve ganhar sequência

Com Piquerez fora de combate, quem deve ganhar sequência na equipe titular é Vanderlan. O camisa 6 é o reserva imediato do uruguaio. Outra opção é Caio Paulista, que nas últimas partidas entrou como ponta. O time comandando por Abel Ferreira entra em campo neste sábado para o confronto frente ao Cruzeiro, no Allianz Parque.

Na atual temporada, Vanderlan foi a campo 17 vezes, enquanto Caio jogou 19 partidas. O fim de julho e o mês de agosto reservam jogos decisivos para o Palmeiras. A equipe terá o Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil e o Botafogo nas oitavas da Libertadores.

Vai poupar? Abel comanda último treino antes de estreia na Libertadores e Vanderlan valoriza elenco

Abel comanda último treino antes de estreia na Libertadores e atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Com a final contra o Santos no próximo domingo, Abel pode poupar os titulares para duelo na Argentina

O Palmeiras encerrou nesta terça-feira a preparação para a estreia na Libertadores, contra o San Lorenzo, na Argentina. A equipe desembarca no país vizinho no período da noite e entra em campo às 21h30 desta quarta, no Nuevo Gasómetro.

Por conta da final do Paulistão, diante do Santos, no próximo domingo, o técnico Abel Ferreira pode poupar os principais jogadores para o primeiro jogo na competição continental. Regularizado, Rômulo pode estrear com a camisa palmeirense.

O Verdão participa da principal competição sul-americana pelo nono ano seguido, um recorde brasileiro. Além disso, entra em campo como o clube brasileiro com mais títulos, mais finais, mais semifinais, mais quartas de finais, mais oitavas de finais, mais participações, mais jogos, mais vitórias e mais gols em Libertadores.

Vanderlan confia na escolha de Abel

Possível titular contra o San Lorenzo, Vanderlan falou após o treino sobre a oportunidade de jogar na Argentina e se diz preparado.

“Eu acho que não tem motivação maior do que vestir a camisa do Palmeiras. Essa é a principal motivação. O Abel sempre bate nessa tecla, para nos prepararmos sempre, estarmos sempre prontos, porque a oportunidade vai chegar e aí vai depender de você. O que eu controlo é a minha preparação, o meu treino, a minha recuperação, a minha alimentação. Então eu sigo muito esses conselhos e graças a Deus pude jogar bem na Vila Belmiro”, comentou.

“É como o Abel sempre fala: jogue quem jogar, nós vamos jogar para ganhar. Mais uma vez, é importante estar todo mundo pronto, todo mundo se dedicando no dia a dia. Se a oportunidade aparecer, a nossa preparação foi muito boa e creio que faremos um grande jogo”, completou.

Rápido e vertical: Vanderlan mostra polivalência desde a base e tem características que agradam a Abel Ferreira

Vanderlan em jogo pelo Palmeiras contra o Internacional, durante partida válida pela trigésima quarta rodada, do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuando como ponta, Vanderlan fez a jogada do terceiro gol do Palmeiras contra o Internacional

Na vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Internacional no último sábado, antes da data Fifa, Abel Ferreira colocou Vanderlan em campo como ponta-esquerda, no segundo tempo. A alteração do treinador funcionou, com o camisa 6 fazendo a jogada inteira do terceiro tento, marcado por Rony.

Atuar mais à frente não é uma novidade para Vanderlan, que nas categorias de base do Palmeiras desempenhou três funções. Natural de Brumado, na Bahia, o jogador chegou ao Verdão em 2017, para o time Sub-15, como ponta-esquerda.

Ao longo da sua trajetória pelo clube, Vanderlan também passou a atuar como um zagueiro pela esquerda (chegou a jogar assim no profissional) e se firmou, no Sub-20, como lateral-esquerdo. A polivalência é um trunfo do jogador, que também mostra características técnicas que agradam a Abel.

Forte fisicamente, Vanderlan é um lateral com facilidade para correr para frente e ser vertical. E era isso que Abel Ferreira queria contra o Internacional.

“O que eu queria colocando o Vanderlan? Era verticalidade. Queria a bola para frente, não quero um jogador que joga a bola para trás, que é o que faz a maioria dos times brasileiros, jogam para trás e para o lado. Eu quero verticalidade, fazer gols”, disse o treinador na coletiva após a partida.

Nas redes sociais, o Palmeiras brincou com a velocidade atingida por Vanderlan no lance do gol de Rony.

Aos 19 anos, o jogador foi lembrado pelo técnico Ramon Menezes e convocado para o período de treinos da Seleção Brasileira Pré-olímpica. Luis Guilherme e Michel foram os outros palmeirenses chamados.

2023 de Vanderlan

Vanderlan treina com Abel Ferreira na equipe principal do Palmeiras desde 2021. Entretanto, foi apenas no começo deste ano que o jogador foi promovido oficialmente ao time profissional. Ele ganhou a disputa com Jorge, como o reserva imediato de Piquerez, e vive seu ano mais produtivo.

Ao todo, o camisa 6 disputou 23 partidas e distribuiu quatro assistências. Ele também contabiliza no ano 12 passes para finalização, 479 passes certos e 32 ações defensivas.