Rápido e vertical: Vanderlan mostra polivalência desde a base e tem características que agradam a Abel Ferreira

Vanderlan em jogo pelo Palmeiras contra o Internacional, durante partida válida pela trigésima quarta rodada, do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuando como ponta, Vanderlan fez a jogada do terceiro gol do Palmeiras contra o Internacional

Na vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Internacional no último sábado, antes da data Fifa, Abel Ferreira colocou Vanderlan em campo como ponta-esquerda, no segundo tempo. A alteração do treinador funcionou, com o camisa 6 fazendo a jogada inteira do terceiro tento, marcado por Rony.

Atuar mais à frente não é uma novidade para Vanderlan, que nas categorias de base do Palmeiras desempenhou três funções. Natural de Brumado, na Bahia, o jogador chegou ao Verdão em 2017, para o time Sub-15, como ponta-esquerda.

Ao longo da sua trajetória pelo clube, Vanderlan também passou a atuar como um zagueiro pela esquerda (chegou a jogar assim no profissional) e se firmou, no Sub-20, como lateral-esquerdo. A polivalência é um trunfo do jogador, que também mostra características técnicas que agradam a Abel.

Forte fisicamente, Vanderlan é um lateral com facilidade para correr para frente e ser vertical. E era isso que Abel Ferreira queria contra o Internacional.

“O que eu queria colocando o Vanderlan? Era verticalidade. Queria a bola para frente, não quero um jogador que joga a bola para trás, que é o que faz a maioria dos times brasileiros, jogam para trás e para o lado. Eu quero verticalidade, fazer gols”, disse o treinador na coletiva após a partida.

Nas redes sociais, o Palmeiras brincou com a velocidade atingida por Vanderlan no lance do gol de Rony.

Aos 19 anos, o jogador foi lembrado pelo técnico Ramon Menezes e convocado para o período de treinos da Seleção Brasileira Pré-olímpica. Luis Guilherme e Michel foram os outros palmeirenses chamados.

2023 de Vanderlan

Vanderlan treina com Abel Ferreira na equipe principal do Palmeiras desde 2021. Entretanto, foi apenas no começo deste ano que o jogador foi promovido oficialmente ao time profissional. Ele ganhou a disputa com Jorge, como o reserva imediato de Piquerez, e vive seu ano mais produtivo.

Ao todo, o camisa 6 disputou 23 partidas e distribuiu quatro assistências. Ele também contabiliza no ano 12 passes para finalização, 479 passes certos e 32 ações defensivas.

Trio do Palmeiras é convocado para Seleção Brasileira Pré-Olímpica

Trio do Palmeiras é convocado para Seleção Brasileira Pré-Olímpica.
Reprodução

Michel, Vanderlan e Luis Guilherme foram chamados e são os representantes do Palmeiras

Após a convocação de Endrick e Raphael Veiga, outros três jogadores do Palmeiras representarão a Amarelinha na próxima data Fifa. Michel, Vanderlan e Luis Guilherme foram chamados para a Seleção Brasileira Pré-olímpica.

O time comandado por Ramon Menezes fará um período de treinos entre os dias 13 e 21 de novembro, em preparação para o Torneio Pré-Olímpico, que será disputado em janeiro do ano que vem, na Venezuela.

Michel fez parte do grupo que conquistou a medalha de ouro do Pan-Americano com o Brasil no último fim de semana, sendo titular em toda a campanha. Vanderlan foi lembrado pela primeira vez e Luis Guilherme, por sua vez, disputou o Sul-Americano Sub-20 no começo de 2023.

Com mais essas convocações, o Palmeiras pode ficar sem até sete jogadores durante a Data Fifa: Endrick e Raphael Veiga (Brasil); Luis Guilherme e Vanderlan (Pré-Olímpica); Gustavo Gómez (Paraguai); Richard Ríos (Colômbia); e Piquerez (Uruguai).

Palmeiras é o time com mais atletas convocados, confira:

Goleiros

  • Andrew (Gil Vicente)
  • Marcelo Pitaluga (Liverpool)
  • Mycael (Athletico-PR)

Laterais

  • Khellven (CSKA Moscou)
  • Vinícius Tobias (Real Madrid)
  • Patrick (SPFC)
  • Vanderlan (Palmeiras)

Zagueiros

  • Arthur Chaves (Acadêmicos de Vizeu)
  • Lucas Beraldo (SPFC)
  • Michel (Palmeiras)
  • Robert Renan (Zenit)

Meio-campistas

  • Alexsander (Fluminense)
  • Andrey Santos (Nottingham Forest)
  • Guilherme Biro (SCCP)
  • Igor Jesus (Flamengo)
  • Pablo Maia (SPFC)
  • Victor Hugo (Flamengo)

Atacantes

  • Gabriel Pec (Vasco da Gama)
  • John Kennedy (Fluminense)
  • Luis Guilherme (Palmeiras)
  • Marcos Leonardo (Santos)
  • Matheus Nascimento (Botafogo)
  • Sávio (Girona)

Vanderlan avalia temporada no Palmeiras e projeta rodadas finais do Brasileirão

Vanderlan em disputa pelo Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela vigésima quinta rodada, do Brasileirão 2023, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vanderlan soma 21 jogos até o momento na temporada

A temporada de 2023 serviu para consolidar algumas Crias da Academia na equipe principal. Após ‘ganhar’ a vaga de reserva imediato de Piquerez no fim do ano passado, Vanderlan vive seu ano com mais partidas pelo clube. Até o momento, o camisa 6 disputou 21 jogos (15 como titular).

“Avalio minha temporada como boa individualmente. Consegui evoluir bastante, mais do que no ano passado, e já fiz mais jogos. No conceito técnico, tático, físico, meu objetivo é evoluir em todas as áreas, a cada jogo, a cada treino. Sempre melhorar”, disse o lateral.

Vanderlan deve voltar a campo nesta quinta-feira, quando o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG, no Allianz Parque. Piquerez está servindo à seleção uruguaia, que enfrenta o Brasil nesta terça, e deve voltar ao clube somente na quarta. Ainda assim, o camisa 22 não deve treinar ao lado dos companheiros antes do confronto do Verdão contra os mineiros.

O Palmeiras ocupa atualmente a quarta colocação do Brasileirão. 11 pontos atrás do líder Botafogo, o Verdão tem como principal objetivo na reta final do campeonato se classificar de forma direta para a Libertadores do ano que vem.

“Claro que estamos muito chateados ainda com a derrota [eliminação na Libertadores], mas não podemos baixar a cabeça porque ainda temos 12 finais no Brasileiro. Vai ser jogo a jogo, vamos jogar todos para ganhar, assim como sempre fizemos”, complementou Vanderlan, que também comentou sobre o próximo jogo.

“Jogo no Allianz Parque é sempre difícil para o adversário. Sabemos da qualidade do Atlético-MG, sabemos como eles jogam. Será uma grande partida e vamos dar o melhor para conquistar os três pontos e seguir de cabeça erguida no Brasileiro”, finalizou.

Números de Vanderlan na temporada 2023:

  • 21 jogos;
  • 3 assistências;
  • 12 passes para finalização;
  • 469 passes certos;
  • 5 lançamentos;
  • 9 cruzamentos certos;
  • 11 dribles;
  • 22 desarmes;
  • 9 interceptações.

Palmeiras perde 2 jogadores por suspensão contra o Cuiabá e pode ter mais desfalques por lesão

Gustavo Gómez em disputa pelo Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vanderlan e Gustavo Gómez receberam o 3º cartão amarelo; Gabriel Menino e Luis Guilherme saíram com dores musculares e serão avaliados pelo Palmeiras

Depois de vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Flaco López no último minuto da partida, o Palmeiras voltará a campo pelo Brasileirão para enfrentar o Cuiabá, no próximo sábado, na Arena Pantanal.

Para o duelo, a comissão técnica não poderá contar com dois jogadores que levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos: Gustavo Gómez e Vanderlan. O paraguaio tinha a possibilidade de não atuar em Mato-Grosso por conta da proximidade do confronto com o duelo pela Libertadores, contra o Deportivo Pereira, na quarta-feira que vem. Sem ele, Luan ganha a vaga.

A situação de Vanderlan, no entanto, era diferente. O camisa 6 tinha grandes chances de ser utilizado no confronto contra o Cuiabá, já que Piquerez está sendo preservado para chegar 100% na Libertadores. O uruguaio será avaliado diariamente pelo Palmeiras na semana e se ele não viajar, Abel Ferreira terá que apostar em Ian, do Sub-20, ou improvisar.

Lesionados do Palmeiras

Outros jogadores que devem desfalcar o Verdão em Cuiabá são Gabriel Menino e Luis Guilherme. O volante saiu nos últimos minutos da primeira etapa acusando dores no púbis e na virilha. A reapresentação do Palmeiras acontece nesta quarta-feira e Menino será reavaliado pelo Núcleo de Saúde e Performance.

Luis Guilherme, por sua vez, lesionou a coxa. A confirmação veio por parte de Abel Ferreira, na entrevista coletiva, que disse que o atleta deverá perder os próximos jogos do Verdão.

A situação de Gabriel Menino é mais preocupante, já que o camisa 25 é titular do meio-campo ao lado de Zé Rafael e o primeiro jogo das quartas da Libertadores acontece na quarta-feira que vem. Se for confirmada a lesão, Menino deverá ser substituído por Richard Ríos.

Palmeiras renova contrato de 5 Crias da Academia

Garcia, Fabinho, Gabriel Menino e Endrick durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Jhon Jhon, Naves, Fabinho, Garcia e Vanderlan estenderam até o final de 2027 os vínculos com o Palmeiras

O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira a renovação contratual de cinco jogadores. Todos são formados na base palmeirense e compõem o elenco comandado por Abel Ferreira.

Naves e Jhon Jhon, que tinham vínculo até 31 de dezembro de 2025, ampliaram por mais dois anos. Garcia, Vanderlan e Fabinho firmaram novo acordo por mais uma temporada. Todos agora possuem contrato até o fim de 2027 com o Verdão.

Destes, Jhon Jhon, Vanderlan e Fabinho são os mais utilizados por Abel Ferreira no ano. O meia soma 20 jogos, enquanto o volante foi a campo 21 vezes e o camisa 6, reserva imediato de Piquerez, disputou 15 partidas.

As renovações dos jogadores eram prioridade no planejamento do clube, que não contratou nenhum reforço na última janela de transferência. Além do quinteto, o time profissional do Verdão conta com outros seis pratas-da-casa: Gabriel Menino, Luis Guilherme, Kevin, Endrick, Artur e Kaique.

Desde 2020, um total de 38 jogadores formados na base do Palmeiras atuaram pelo time profissional. Foram 13 estreias em 2020, 14 estreias em 2021 (recorde no século), uma em 2022 (Endrick) e três em 2023 (Ian, Pedro Lima e Luis Guilherme), além de sete jogadores que já haviam estreado em temporadas anteriores.

Confira os números do quinteto pelo profissional do Palmeiras:

  • Fabinho: 38 jogos e 2 títulos
  • Garcia: 26 jogos e 3 títulos
  • Jhon Jhon: 22 jogos e 1 título
  • Naves: 12 jogos e 2 títulos
  • Vanderlan: 40 jogos, 1 gol e 4 títulos