Rápido e vertical: Vanderlan mostra polivalência desde a base e tem características que agradam a Abel Ferreira

Vanderlan em jogo pelo Palmeiras contra o Internacional, durante partida válida pela trigésima quarta rodada, do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuando como ponta, Vanderlan fez a jogada do terceiro gol do Palmeiras contra o Internacional

Na vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Internacional no último sábado, antes da data Fifa, Abel Ferreira colocou Vanderlan em campo como ponta-esquerda, no segundo tempo. A alteração do treinador funcionou, com o camisa 6 fazendo a jogada inteira do terceiro tento, marcado por Rony.

Atuar mais à frente não é uma novidade para Vanderlan, que nas categorias de base do Palmeiras desempenhou três funções. Natural de Brumado, na Bahia, o jogador chegou ao Verdão em 2017, para o time Sub-15, como ponta-esquerda.

Ao longo da sua trajetória pelo clube, Vanderlan também passou a atuar como um zagueiro pela esquerda (chegou a jogar assim no profissional) e se firmou, no Sub-20, como lateral-esquerdo. A polivalência é um trunfo do jogador, que também mostra características técnicas que agradam a Abel.

Forte fisicamente, Vanderlan é um lateral com facilidade para correr para frente e ser vertical. E era isso que Abel Ferreira queria contra o Internacional.

“O que eu queria colocando o Vanderlan? Era verticalidade. Queria a bola para frente, não quero um jogador que joga a bola para trás, que é o que faz a maioria dos times brasileiros, jogam para trás e para o lado. Eu quero verticalidade, fazer gols”, disse o treinador na coletiva após a partida.

Nas redes sociais, o Palmeiras brincou com a velocidade atingida por Vanderlan no lance do gol de Rony.

Aos 19 anos, o jogador foi lembrado pelo técnico Ramon Menezes e convocado para o período de treinos da Seleção Brasileira Pré-olímpica. Luis Guilherme e Michel foram os outros palmeirenses chamados.

2023 de Vanderlan

Vanderlan treina com Abel Ferreira na equipe principal do Palmeiras desde 2021. Entretanto, foi apenas no começo deste ano que o jogador foi promovido oficialmente ao time profissional. Ele ganhou a disputa com Jorge, como o reserva imediato de Piquerez, e vive seu ano mais produtivo.

Ao todo, o camisa 6 disputou 23 partidas e distribuiu quatro assistências. Ele também contabiliza no ano 12 passes para finalização, 479 passes certos e 32 ações defensivas.

Deixe uma resposta