Brasileirão 2017: planejamento de pontos

CalculadoraMais um Brasileirão se aproxima e é chegada a hora de lançarmos mais um planejamento de pontos, como no ano passado. O exercício consiste em projetar os resultados que o Palmeiras deve tentar conseguir, dentro da realidade apresentada pelo nosso time e pelos adversários, para chegar ao decacampeonato.

A série histórica é um bom balizamento. Desde que o Brasileirão adquiriu este formato, em 2006, o vice-campeão jamais ultrapassou os 72 pontos – adicionando uma certa margem de segurança, podemos afirmar que 77 pontos é uma marca com altas chances de chegar à conquista.

É claro, cada campeonato tem suas peculiaridades e num ano onde dois times sobrem em relação aos outros, ambos podem ultrapassar a marca de 80 pontos facilmente, como costuma ocorrer, por exemplo, na Espanha. No Brasil, por enquanto, isso nunca aconteceu.

Para chegar aos 77 pontos o Palmeiras precisará repetir a performance vitoriosa de 2016, quando até ultrapassou essa meta e garantiu o caneco com largos 9 pontos de frente. O plano consistia em fazer seis pontos contra todos os adversários mais fracos; assumir derrotas fora para outros candidatos ao título – contra os quais seria tolerável até um ou outro tropeço em casa – e campanhas “corretas” contra o pelotão intermediário – empates fora e vitórias em casa. Clássicos merecem atenção especial, são quase sempre jogos à parte.

Para criar check points, dividimos a tabela em quartis: o primeiro na décima rodada, o segundo ao final do primeiro turno, o terceiro na rodada 29, e o último, claro, ao fim do campeonato.

Obviamente os resultados não precisam ser exatamente esses: uma derrota inesperada precisa ser compensada por uma vitória não prevista. Para chegarmos ao objetivo, é importante que a pontuação ao final de cada quartil esteja próxima da previsão.

Primeiro quartil – 21 pontos

Primeiro quartilNa largada, dois jogos de vitória mandatória: Vasco em casa; e Chape, fora, com todo o respeito. Depois, uma sequência de dois empates: SPFC num estádio onde queremos muito quebrar um longo tabu e Galo, em casa – um tropeço aceitável. Na sequência, desta vez sem sinalizadores, 3 pontos no Couto Pereira e a protocolar vitória sobre o Fluminense em casa nos permitirão descer a serra em condições de perder o clássico – o que vier é lucro.

Para fechar o quartil, mais sete pontos: Vitórias contra Bahia (F) e Atlético-GO (C), e empate no Moisés Lucarelli, o que garantiria 21 pontos ao final do quartil.

Segundo quartil – 15 pontos

Segundo quartilA segunda metade dos turnos concentra adversários mais complicados. Teremos a obrigação de vencer o Grêmio em casa para poder enfrentar uma sequência complicada: derrota contra o Cruzeiro em Minas, empate e casa no Derby, 3 pontos contra o Vitória em casa, derrota para o Flamengo em mando deles (sabe-se lá onde) e empate na Ilha do retiro – notem que serão cinco jogos com apenas uma vitória, somando apenas cinco pontos. A esta altura, com 29 pontos em 16 jogos, devemos estar em terceiro ou quarto lugar na tabela e as trombetas devem soar.

Mas uma boa campanha no final do turno deve acalmar os ânimos: vitórias contra Avaí e Atlético-PR em casa, e empate no Engenhão garantem 15 pontos no quartil e o fechamento do turno com 36 pontos – certamente entre os cabeças do campeonato.

Terceiro quartil – 23 pontos

Terceiro quartilSeis jogos em casa nos permitirão abrir vantagem na ponta neste quartil. Vitórias obrigatórias no Allianz Parque contra Chape, SPFC, Coritiba, Santos, Bahia e Ponte Preta, além de bater mais uma vez o Vasco no Rio, é que nos darão a chance de tropeçar fora contra Galo, Fluminense e Atlético-GO – aqui, uma zebrinha para compensar algum excesso de otimismo na projeção.

Se chegarmos aos 23 pontos neste quartil, atingiremos 59 pontos a nove rodadas do fim.

Quarto quartil – 18 pontos

Quarto quartilComeçamos na rodada 31 com uma pedreira, o Grêmio no Sul – contabilizamos a quarta e última derrota no campeonato. A partir daí, com a calculadora na mão, administraremos os resultados. Lembrando a campanha do ano passado, conforme a situação seremos mais cautelosos ou mais letais: vitória em casa contra o Cruzeiro, seguida de dois empates (Itaquera e Barradão).

Aí vem a arrancada final, enquanto os perseguidores perdem pontos valiosos: quatro vitórias seguidas (Flamengo e Sport em casa, Avaí fora e Botafogo em casa). Provavelmente já com o título na mão, um empate fora contra o Atlético-PR fecha a conta.

Boa sorte pra todos nós

No ano passado a conta fechou, com sobras. As parciais bateram com as previsões dos quartis com margem de, no máximo, dois pontos – na reta final, diante da arrancada espetacular, sobraram três pontos.

Este exercício, repetindo, serve apenas como parâmetro. As projeções permitem enxergar que mesmo numa sequência ruim de 5 pontos em 15 disputados (entre as rodadas 12 e 16), ou perdendo pontos em casa para adversários diretos, é possível ser campeão.

A torcida vai se acostumando cada vez mais com os pontos corridos e as frases feitas vão caindo. O que importa, para manter a consistência diante da exigência física, é ter elenco pra rodar. E se tem um time neste campeonato com essa qualidade, é o nosso. Rumo ao decacampeonato, VAMOS PALMEIRAS!

  • Boboris

    Já salvei nos favoritos. Ano passado, toda hora tinha que procurar no arquivo do Verdazzo para conferir, rs

    • Hugo

      boa dica, fiz o mesmo. bora Palmeiras rumo ao deca

    • Vinicius Moreira

      Excelente dica.
      Já devidamente salvo nos favoritos

    • Sanderson Oliveira

      Oia… acabei de postar, fiz o mesmo

  • Márcio S

    Até nas previsões a ponte arranca pontos nossos. Sai Ponte Zicada!

    • Rodrigo Prinholato

      Hahaha esse ano acabaremos com a zica, sem dúvida! Ganharemos as duas só de raiva!

  • Tio Chico

    alguém sabe oque aconteceu com os comentários do PTD ????

    • Pestilão

      Alguns “caras bacanas” que falavam sobre tudo, menos do Palmeiras.

      • Tio Chico

        suspendeu mesmo?? eu achei que era meu navegador que estava com pau

    • Paulo Ferreira

      Agora só comenta por lá, quem tiver conta no facebook.
      Ficou bem lentão. Perdeu a graça.

  • Lucas MS

    Essas projeções servem para vermos o quanto foi espetacular a campanha do ano passado, em um único turno fazer 44 pontos é coisa de louco. E ainda ficavam enchendo o saco falando do cucabol!!!!!

  • Rodrigo Prinholato

    Na minha humilde opinião, este é o melhor, mais difícil e mais importante certame que disputaremos nesse ano. Sem mais!

  • Elvis Morais

    Boa tarde.
    Sei que jogo é jogo e que por isso futebol é lindo e imprevisível, mas vi matérias informando que o Flamengo está sendo beneficiado com vários jogos seguidos no RJ, concordo com sua tabela e mesmo com elementos externos a favor de adversários acredito no titulo pelo elenco que temos.

    • Marcelo Faria

      Não vi benefício pra eles não, mesmo porque eles terão que enfrentar os mesmos adversários que o Palmeiras, o galinho, o cruzeiro, os bambis, os gambás e os demais. A tabela é assim tem rodada que é jogo mais fácil e tem rodada que é jogo mais complicado, será igual pra todos.

  • Renan B. Baroni

    Muito bom texto, além da projeção claro. Mas tem dois pontos importantes que devem ser ressaltados, e lembrados pela torcida durante todo o campeonato(na minha opinião):
    – “As projeções permitem enxergar que mesmo numa sequência ruim de 5 pontos em 15 disputados (entre as rodadas 12 e 16), ou perdendo pontos em casa para adversários diretos, é possível ser campeão.”
    – “A torcida vai se acostumando cada vez mais com os pontos corridos e as frases feitas vão caindo.”

    Derrotas fazem parte, perdemos até em casa ano passado e fomos campeões com sobra. Vamos ouvir muito “time que quer ser campeão….” e outras frases feitas que cansamos de ouvir ano passado. Com a gente isso não pode colar. Nosso elenco fará diferença nos pontos corridos. Contra tudo e contra todos, em busca do Deca! Avanti!

  • Paulo Ponciano

    Temos o melhor elenco do campeonato; seguido por Flamengo, Atlético-MG e Cruzeiro. O resto é do meio pra baixo da tabela. E agora temos um técnico campeão e que conhece e sabe usar da melhor forma este elenco… Claro que isso não é garantia de títulos, mas nos dá uma tranquilidade e um favoritismo mais um ano, brigando nas cabeças.
    Com pés no chão e humildade, vamos à luta. AVANTI!

  • Carlos

    Com o Cuca ,agora no comando, parece que o ano está começando para o verdão rs rs.

  • Paulo Ferreira

    Descoberto o nome do piloto da Ferrari, que disputava um racha e que ficou destruida em acidente, em São Paulo.
    Eduardo Baptista.

    Em tempo: o outro carro do racha, era uma Porshe, e o piloto era um tal de Alexi Stival.

  • Márcio_SC

    Boa projeção, porem tem que levar em consideração os jogos que antecedem os da libertadores, pois pode haver um certo excesso de cuidado do elenco, muitas vezes os jogadores entram nestes jogos tirando o pé nas divididas por medo de se machucar e acabar ficando fora do principal campeonato que estamos disputamos, assim podemos perder pontos para os times que estão na parte debaixo da tabela.

  • Gabriel Pedro

    Dúvida: Esse ano teremos Dossiê Urubu? Como nos Dossiê Gambá, os jogos no início são aqueles menos discutidos e que vão fazer diferença lá no final.

  • Carlos Maccari

    Espero que, como no ano passado, seus calculos estejam corretos e sejamos novamente campeões kkkk

  • Só de não ter que encarar o Beira Rio esse ano, já estou otimista! Queremos a décima!

    • Antonio Paulino

      Tem o Moises Lucarelli

      • Temos que reverter esse retrospecto contra a Ponte Preta. É inadmissível.

        • Marcelo Faria

          Além do Couto Pereira (coxinha) e o Panetone (bambis), já está na hora do Palmeiras vencer lá.

          • Emerson Luiz Mion

            Na Arena Condá nunca ganhamos, já fomos goleados e vai ser o segundo jogo do campeonato lá!

    • Paulo Fontes

      Não esqueça que vencemos no Beira Rio, ano passado.

      • Verdade! O Beira Rio é um lugar meio traumático pra mim…
        Se bem que teve um jogo nos anos 90 que ganhamos lá dentro com o Edmundo fazendo uma jogada monstruosa e parando a bola em cima da linha do gol antes de empurrar pra dentro. Até hoje lembro do lance e dele tendo que pular pra escapar do carrinho assassino que o zagueiro deu nele.

        • Paulo Fontes

          Para ser campeão, invariavelmente quebraremos alguns tabus, e como disseram ali embaixo, esse ano pode ser no Couto Pereira e no Panetone hahaha. Vamos Palmeiras!

  • Cristiano Palmeirense

    Com cuca estamos bem servidos

  • Boboris

    Pontos corridos, com o elenco que temos, é muito grande a chance de sermos campeões. Seria até engraçado repetir em 16/17 os bi de 72/73 e 93/94. O único senão será irmos galgando fases na Liberta e/ou CB17, e lá na frente ser “obrigado” a poupar o time no Brasileirão. Pode atrapalhar, se estiver acirrado com Urubu ou Galo.

    Outra coisa que me incomoda é aparentemente não termos “sangue nos olhos” para ganhar tudo num mesmo ano. Ano passado deu a nítida impressão que abrimos mão da CB16 para garantir o Brasileirão. Ou seja, parecia que time e torcida se contentaram muito facilmente “apenas” com o Brasileiro. Acho que esse ano isso tem que mudar.

    • fabio_pr

      e que tal no fim do ano repetirmos o Mundial de 51 com outro em cima da Juve, hein?

      • Boboris

        Sim, é a isso que me refiro. Parece que os jogadores se contentam só com um título no ano. Se ganhar a Liberta, o BR, CB e Mundial seriam “dispensáveis”. Bem, talvez Mundial não, mas os outros dois com certeza, rs

    • Renan B. Baroni

      Acho que isso era muito atrelado ao jejum de 22 anos. Talvez seja possível mudar isso neste ano.

  • Que saudade que eu estava dessa projeção!!!!!

  • Wagner Cesar

    Essa calculadora deu uma sorte danada ano passado!!! Q

    Como esse ano a Libertadores foi esticada

  • Sanderson Oliveira

    Como estava ansioso por esse tópico, salvo no favorito!!! Se bem, que poderia ter um icone de uma calculadora com o link desse post!! #ficadica

  • Rafael Figueiredo

    Totalmente possível de acontecer esses resultados que venha a nossa “la décima”

  • Gustavo Almeida

    Rumo ao DECA! vamos PALMEIRAS!!!

  • Carioca Verdão

    22 v, 11e e 5d. Bem razoável, podendo rearranjar isso de acordo com a situação.

  • Grão de Pimenta

    entre alguns desses jogos teremos o mata mata da Libertadores, e com isso possivelmente o Cuca vai optar por entrar com time misto ou até reserva, acho que vamos perder alguns pontos principalmente no segundo semestre caso o Palmeiras avance na Libertadores

  • Sandro Sgobi

    A projeção do Primeiro quartil ficou sensacional. Amplamente possível! Minha única interrogação é se ao disputar paralelamente a Libertadores (mesmo que em doses homeopáticas, ou seja, espaçadamente), isso não atue no elenco como um fator de compensação psicológica do tipo, afrouxar as rédeas no Brasileiro e CDB porque a Libertadores “é o grande objetivo”. Cuca, Mattos e Cia vão ter que trabalhar muito bem a cabeça do elenco para isso não acontecer.
    Eu, que odeio clubes europeus, sou obrigado a citar aqui o Barcelona que já provou temporadas passadas que elencos fortes + camisa pesada têm que GANHAR TUDO APARECER PELA FRENTE.
    Jogadores precisam entender isso. Não pode aliviar!

    • Marcelo Faria

      Exatamente, visto o que aconteceu com a Juve (finalista da UCL e campeã italiana pela 6ª vez consecutiva) e o Real Madrid (provável campeão do espanhol e finalista da UCL).

      • Thomas Tew

        JUVE desde criancinha nessa final da UCL

  • Charles

    Planejamento bem elaborado e factível, embora como os amigos alertaram, estaremos disputando outras duas competições simultâneas, sendo que a Libertadores terá a preferência, se necessário for priorizar alguma.

  • Moisés Braga Ribeiro

    Gostei da projeção, sem exageros, com o pé no chão.
    Rumo ao deca!

  • Moisés Braga Ribeiro

    (Copiando o comentário do post anterior, por ser pertinente aqui.)

    Vejam a diferença de técnico!

    “Se o Palmeiras passar de fase [na Copa do Brasil e na Libertadores] teremos um momento com 31 jogos seguidos, quarta e domingo.”

    O cara nem treinou, nem jogou, mas já tem o planejamento do ano inteiro na cabeça.
    Espetacular!!!

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    Muito bacana essas tabelas, concordo bastante com as previsões, mas vou dizer um porém: jogos próximo a partidas da liberta, e talvez até uma ou outra da CdB, tem tendência de trazerem resultados desfavoráveis, seja pela perda de peças importantes ( jogadores se entregam ao máximo em mata mata), seja por poupar atletas, ou até a tradicional dificuldade para virar a chavinha. Isso pode acarretar em resultados ruins em mais partidas do que o esperado. Claro que quero os 4 títulos possíveis esse ano, mas um ou dois já são plenamente aceitáveis ( não importando quais).

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    Conrado, tem como colocar esse post, de alguma forma, na primeira página o ano todo, para acesso rápido? É uma verdadeira ferramenta de utilidade pública!

  • Wag Mir

    acho que teremos problemas no 3º quartil, não consigo ser muito otimista

  • Vctr81

    tenho mta fé nesse deca… ja as competicoes mata mata nao da para se iludir, pois como vimos no paulistao 1 jogo ruim e adeus. claro que é possivel ganhar, mas é o tipo de competicao que nem sempre vence o melhor.
    acho que deveriamos abandonar a copa do brasil logo de cara, colocando time misto sempre que precisar…que se lasque, 31 jogos seguidos sem descanso é impossivel.

    • Carioca Verdão

      Com certeza. Mas é por isso q montamos um elenco grde e qualificado. Aliás, o Lance diz q a Crefisa vai atrás do Everton Ribeiro. Alguém sabe alguma coisa sobre isso? Um chapéu no flamerda seria maravilhoso (no domingo a radio globo deu como certa a contratação dele pelos urubus).

  • Quando ganharmos o Deca, vamos correr atrás do Unodeca!

  • Marco

    Pelo jeito Alecpança ta indo embora e pelo visto o ERibeiro pode chegar, será que não tem um menino bom na base pra substituir o Alecpança, a pesar que o RM pode jogar de CA é até melhor

    • greensemstress

      RM disse que nao gosta de jogar de CA e alguem ja disse que dentro do setor no campo, hoje nao se pode dizer uma coisa dessas. ATACANTE precisa ter em mente que o objetivo eh o GOL. Se nao tiver essa mentalidade vai ser como ele esta, sendo apenas “animador” de auditorio e esta faturando demais pra tao pouca participacao no objetivo de qquer time. Tanto eh que nao joga nunca. Avanti VERDAO!!!

  • Ferracini

    Tabelas salvas!! Bora ganhar os pontos!!

  • Giuliano Varela

    Muitos boatos sobre a chegada do Everton Ribeiro. Obvio que é boa contratação, especialmente pq evita que vá para algum rival direto, mas para mim a URGENCIA é contratar um LE. Espero que venha tb!

  • Marcelo Faria

    Acredito que os jogos mais difíceis do Palmeiras neste Brasileiro serão os dois jogos contra o galinho e o cruzeiro de minas (ida e volta), Ponte Preta em Campinas (porque no Allianz vamos massacrar), sardinhas na Vila, Urubus no Rio (espécie de estádio), grêmio em Porto Alegre e Botafogo no Rio.

  • José Roberto Santinelli

    Campeonato passada em 38 rodadas tivemos 6 derrotas, tomar 4 derrotas no 1º turno pode ser complicado, mas entendo que é extremamente difícil manter os índices do ano passado. de qq forma times nós temos !

  • Marcelo Faria

    Contra os gambás o Palmeiras somará 6 pontos.

  • MonacoParmerista

    além de ser um completo instrumento de controle — tanto pra torcida quanto pra gestão do time — ao “conceder” algumas derrotas razoáveis, demonstrando que, mesmo com as mesmas, é perfeitamente possível vencer o campeonato, o planejamento de pontos dá um gás extra pra gente torcer nesses jogos onde a derrota está projetada (ou empate), tipo FRA#%@*, Galo, CRU, GRE etc.

    #ValeuVerdazzo

  • Edgard

    A projeção é boa, mas como muitos disseram, este ano além da Copa do Brasil, teremos também a Libertadores ocorrendo em paralelo com o Brasileirão. Por conta disso eu vejo esta projeção como “otimista”. Em uma projeção mais realista, perderíamos mais alguns pontos em jogos que antecedem a Libertadores, principalmente em jogos fora durante o mata-mata em que o time viaja com mais antecedência.

  • Andre Luís Sousa Araújo

    É isso mesmo Conrado, mas óbvio que queremos muito vencer o galo mineiro e a ponte preta este ano. Mas, em questão de pontos, é isto mesmo.

    Tem uma outra lógica que também funcionou quase em todas as rodadas (eu observei) ano passado, qual seja, ter sempre algo em torno de dois pontos por jogo, com margem de dois pontos para mais (de preferência) ou para menos. Em 2016 terminamos com 3 pontos de lambuja, coo vc bem pontuou, pela arrancada final.

    Rumo ao Deca. Bora Verdão!!!!!!!

  • Allan Bó

    Amém! Sorte para nós e que este exercício vire realidade! AVANTI !

  • José Neto

    Os mineiros e o time vermelho do RJ serão os grandes adversários. Deve ser um campeonato bem mais disputado que o do ano passado, mas estamos aí para lutar pelo caneco!

    • Antonio Frederico

      Historicamente, o Atlético/MG é a Ponte Preta mineira. Flamengo dará trabalho mas perderá peças importantes por lesão, as Marias também vai cansar no meio da maratona. Botafogo e Fluminense também váo perder pontos para times pequenos e dessa vez o Santos nem vai brigar até o final. BAM e GAM lutarão pela taça 11º lugar. Isso é tudo amigos!

      • MonacoParmerista

        Eu acredito que esse #FraM#&*% vai tomar duas COÇAS do nosso time, só pra se porem no seu devido lugar de irrelevância

  • Lincoln Melo

    assinar ou não assinar o premiere, eis a questão. Esse ano meu dilema está cada vez maior em assinar ou não o premiere. Moro fora de São paulo e aqui só passa jogo do time do rio. Antes o Palmeiras estava bem na grade da ESPORTV, porém ficou claro o boicote da emissora esse ano por ter assinado com o Esporte Interativo (jogo limpo?? sei) nada de jogo nas 10 primeiras rodadas. Mas quando penso que vou dar dinheiro pra rgt assinando o premiere, os caras não tem nem coragem de chamar Allianz Park, me dá uma desanimada. Ó duvida cruel.

  • Gustavo Bakai

    Três vitórias que gostaria muito de ter este ano: Galo, PP e Coxinha em Ctba. Vamos junto rumo lá décima! Avanti Palestra!

  • Igor Eugenio

    A profecia está na pedra!

  • Fernando Castro

    Esse ano temos um elenco melhor que o do ano passado, capaz de fazer rodar pra cada jogo. A minha preocupação é a carga de jogos – pode chegar a 31 seguidos, quartas e domingos – que, além de desgastar a todos, tira tempo do Cuca treinar melhor o time e orientar como cada jogador deve se portar em campo na partida seguinte. Superando isso, temos condições totais de brigar pela taça em todos os campeonatos em que estamos.

  • Daniel

    Conrado, essa previsão levou em consideração os demais campeonatos que o Palmeiras disputará conjuntamente ao Brasileiro?

    Sei que temos um elenco para disputar mais de um campeonato, mas não podemos deixar de considerar isso, porque afeta não só na escalação, mas no desgaste físico e emocional.

  • Victor

    Desde que o Campeonato Brasileiro é Campeonato Brasileiro, quando ganhamos 1, ganhamos logo 2.

    72 e 73, 93 e 94….

    Esse ano será nosso!

  • Leandro

    10 pontos nas 4 primeiras partidas. Podem anotar!

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    To assistindo Fluminense x Sardinhas, tá 3 x 1 oras tricoletes. Não me entendam mal, não é que estejam jogando uma enormidade, mas talvez, planejar com 6 pontos contra eles, com essa certeza toda, não sei não. Fizeram 3 x 1 e a defesa está muito consistente para segurar o resultado. Talvez a peixada também não esteja lá essas coisas no ataque, mas é sempre importante ir para os jogos sem soberba.

  • Anderson Lp

    O Palmeiras nao empata com o São Paulo nao, eles estao muito mal. Deve empatar contra o Santos..
    O primeiro quarto deve ser uns 21 pontos..

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    Se o Palmeiras não voltar a ser administrado que nem padaria, continuar investindo corretamente, a torcida marcando presença, etc… não vejo por que não poderíamos ganhar 2, 3, 4 brasileiros seguidos. Tirando a gente, tá todo mundo quebrado, e se mantivermos o alto nível (e até melhorar), o domínio será absoluto!

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    No primeiro quartil, tem que ganhar os 4 jogos restantes, pra ficar com um deficit de apenas 2 pontos em relação ao planejado… Tem de bater o Santos na Vila, confirmar as vitórias contra Baêa e Atl.GO, e bater a Ponte em Campinas. Muito difícil conseguir 4 vitórias, mas não impossível. O problema é que o gamba está com tudo, e a tabela foi montada de uma forma a ajudar eles a não perderem gás: sempre que eles têm um jogo difícil, em seguida vem uma naba. E quase todos jogos difíceis deles, no primeiro turno, são no entulhão. Daí você pensa: ” Tá, mas no segundo turno, eles vão jogar essas difíceis como visitantes”. Sim, mas chegando lá com folga de pontos e a moral lá em cima, facilita conseguirem resultados favoráveis em situações adversas. A tabela foi forjada para fazer ou Curica ou Flamerda campeões, pelo menos a urubuzada não está aproveitando.

    Cabe ao Palmeiras impedir o hepta de algum desses dois. Abdicar do Brasileiro é jogar mais um título no colo dos gambas…

  • Edimilson Florentino Souza

    Após a boa Vitória no Recife ficamos 3 pontos abaixo da meta é se continuarmos na ascendente podemos sim almejar o título apesar da boa campanha gambá.