A covardia da imprensa em seus pequenos detalhes

A entrevista pós-jogo de Eduardo Baptista em Montevideo continua repercutindo. A FBTF (Federação Brasileira de Treinadores de Futebol) emitiu nota dando respaldo a seu filiado, ressaltando que a o desempenho dos treinadores “muitas vezes é julgado de forma arbitrária” e que “existe uma relação de interdependência entre o futebol e a imprensa. Por isso acreditamos e queremos que a relação seja respeitosa, digna e honesta.”

O estopim da entrevista explosiva, todos sabem, foi o post no blog de Juca Kfouri, hospedado no UOL, que acusou o treinador de obedecer a Alexandre Mattos e a pressões de empresários para escalar Roger Guedes. A ESPN, que também dá espaço a Kfouri, noticiou o apoio da FBTF exatamente na contramão do apelo da entidade. E o fez de forma dissimulada, nos pequenos detalhes.

Escolher uma imagem para ilustrar um post envolve uma série de fatores, como clareza, adequação, relevância e momento – e a legenda, quando existe, reforça o ponto central da ilustração. Neste caso, uma das imagens que ilustrou a notícia foi esta, logo abaixo:

Print ESPN
A imagem irrelevante e a legenda dissimulada que ilustrou a matéria da ESPN

A imagem, justificada pela legenda, não tem relevância alguma: “Bertozzi fala sobre a postura dos torcedores e da reação de Eduardo Baptista”. O que a imagem quer mesmo fazer é soltar no ar a pergunta feita por um telespectador, que questiona se Eduardo teria a atitude se tivesse perdido o jogo.

A pergunta do torcedor é apenas isso mesmo: uma pergunta de torcedor. A ESPN, ao jogar a imagem no ar, dá relevância à pergunta, sem assumir a autoria. A emissora aproveita a ausência de compromisso que um torcedor tem numa rede social para manter nosso treinador sob ataque. Isso é COVARDIA.

A ESPN, se tivesse ressaltado a pergunta do internauta na legenda, estaria ao menos deixando claro que não gostou da resposta de Eduardo Baptista e questionaria a atitude do treinador com dignidade. Mas ao usar desse artifício, demonstrou uma torpeza assustadora.

Alguém na redação é responsável por esta atitude repulsiva. É de se imaginar que como em qualquer local de trabalho, existem os graduados e os juniores. O autor pode ter sido um moleque irresponsável e clubista, e a revisão deixou passar inadvertidamente. Ou pode ter sido uma imagem deliberadamente pinçada, com a legenda cuidadosamente redigida com a desfaçatez verificada. Que houve maldade em algum ponto da trajetória, é indiscutível. E o mais irônico é que na matéria há um vídeo de sete minutos em que o comentarista Zé Elias praticamente dá uma aula de respeito aos profissionais dentro da própria casa.

Unfollowzaço

Em outubro do ano passado a mídia alternativa palmeirense promoveu o “Unfollowzaço”, uma manifestação conclamando a torcida alviverde a boicotar a ESPN, que à época se destacava na tentativa de desestabilizar o Palmeiras que estava às portas da conquista do eneacampeonato – mas o convite se estendia a todas as emissoras, que em maior ou menor grau destilam seu veneno contra nós sempre que podem, na maioria das vezes apenas como expressão de clubismo e antiprofissionalismo.

É por isso que a mídia alternativa deve sempre ser a primeira opção da torcida palmeirense. Separem os politiqueiros, os sensacionalistas e os produtores de fake news (infelizmente existe essa praga entre nós também) e fiquem com os vários sites palmeirenses que produzem um trabalho apaixonado sem deixar de ser sérios. Somos clubistas e parciais e não escondemos isso. Sempre que o leitor consumir o trabalho da mídia alternativa palmeirense, saberá que existe um viés: PALMEIRENSE.


O Verdazzo é patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Aqui, o link para se tornar um padrinho do site: https://www.padrim.com.br/verdazzo

  • Giuliano Varela

    Desde 2010 não consumo mídia esportiva. Procuro tirar minhas conclusões com o que leio em blogs que respeito e o que vejo no estádio.

    Se precisar ver pela tv, sempre no mudo.

  • Bruno L. Gambarotto

    Além do Verdazzo, quais outros sites da mídia palmeirense vocês recomendam?

    • Verdazzo

      prefiro que vocês mesmos escolham os seus. Fiquem atentos a tudo e eliminem os que são desonestos.
      Tem muita gente ruim, mas também tem MUITA GENTE BOA.

    • Rafael

      palmeiras todo dia, terceira via verdao, mondo palmeiras, blog da clorofila e espn fc

    • Rafael

      os melhores blogueiro sao da espn fc. la eles manda embora os ruins

    • Paulinho Spina

      Tbm queria saber, se bem que acho difícil existir outros do msm nível do Verdazzo.

    • Tem bastante de níveis de qualidade e conteúdos variados.

    • Moisés Braga Ribeiro

      Recomendo o OBSERVATÓRIO ALVIVERDE do jornalista aposentado Alcides Drummond.
      Simplesmente ótimo.

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      No face….
      SANGUE VERDE
      UNIAO PALMEIRENSE UP!

  • Fábio

    Quem assiste a alguns minutos de ESPN logo vê que a falta de respeito para com o Palmeiras não ocorre com os demais clubes (não na mesma medida). É impressionante. Pena que o comando da emissora se omita, pois seria caso de botar alguns na rua (Kfouri seria o primeiro, seguido por Mauro C. e outros pernósticos e cínicos), pois perdem muita audiência ao manterem estes cidadãos no ar. Pelo menos o Trajano já se foi, era um ser insuportável para o palmeirense. Quando irão descobrir o fato tão simples de que discriminar o Palmeiras e o palmeirense não é bom negócio $? (Parece que a RGT está começando a rever seus conceitos neste sentido, vamos ver…) De qualquer forma, não precisamos para nada da ESPN. Sigamos o conselho de um de seus próprios jornalistas: “Não gostou? Não assiste! Troca de canal!”. Pois é, é isso mesmo que já estamos fazendo.

  • É, triste realidade… Sigamos atentos e o mais importante: Lúcidos e alheio a tanta alienação, e as tentativas disso. Assim sempre será: Contra tudo e contra todos, VAMOS PALMEIRAS! AVANTI PALESTRA!!!

  • Fabio S.

    Mais do que não assistir Espn, devemos identificar seus principais anunciantes, boicotá-los, e sempre que possível, informá-los do que está acontecendo. Exemplo: Budwieser é uma das principais anunciantes da Espn.

  • Thiago Tavares

    O problema maior que eu vejo acontecer é o clube não demonstrar uma postura de força diante do que acontece. Passamos anos sendo motivo de chacota e o desespero dessa mídia clubista é evidente diante da evolução assombrosa que o Palmeiras teve nesses últimos 2 anos. O clube deveria ter consciência da torcida diferenciada que tem e peitar esses veículos de comunicação e exigir pelo menos profissionalismo por parte desses clubistas.

    • Fabio S.

      Sim, o Palmeiras deveria dar um “gancho” pra quem nos sacaneia. Exemplo: um mês de gancho pra Espn, com proibição de entrar no CT ou fazer perguntas nas coletivas no estádio.

      • Felipe Lorenzzi

        Cara… sempre pensei isso.. a gente reclama, reclama e reclama… TODO PALMEIRENSE sabe que a midia nos sacaneia e manipula a opiniao publica contra o Palmeiras sempre que possível (e essa é a pior parte, pois envolve até mesmo a desvalorização da MARCA Palmeiras).. parece que só o PALMEIRAS e sua assessoria de imprensa não enxergam!!

        concordo em numero genero e grau com voces.. mas acredito que “gancho” não rola…. pois esses babacas corporativistas da imprensa alegariam “censura” entre outras babaquices pra se fazer de vitima e durante sua defesa ATACAR ainda mais o clube…

        Ao inves de gancho, penso que algum representante do corpo diretivo do clube ou a propria assessoria de imprensa, deveriam vir a publico e convocar coletivas por exemplo.. rebatendo os ataques sempre que esses existirem, principalmente quando foram mais graves…

        exemplo, ano passado a imprensa tentou de todo jeito colocar a “pecha” que o clube estava levando campeonato manchado… roubado… etc… cara… aquilo pra mim era surreal… pois somos historicamente um dos clubes mais garfados do planeta (ate contra o M.UNTD fomos roubados!) e ganhar um titulo contra tudo e todos e ainda tentarem diminuir dizendo “que foi roubado”.. voce nao ve o gamba receber isso… sendo nitidamente o que de fato so ganha roubado…

        ai lembrando dessa situação, porque nao veio alguem do clube a publico se manifestar e DEFENDER o clube da covardia que fazem? temos dados… numeros…. olhos e cérebros… bastava fazer um levantamento por exemplo do quanto nos roubam nos comecos de campeonatos e ir pra cima dos caras rebatendo e defendendo a honra do clube…

        e se for pra dar gancho nos caras…. proibe de entrar, sob alegação de desrespeitar o clube… ao inves de gancho proibe definitivo… igual um caso de anos atras que me lembro de um setorista gamba, “lanchando” dentro do Palmeiras durante uma coletiva e metendo a boca no clube e satirizando etc etc… chamando de trouxa na cara… pow.. o cara continuou trabalhando ali… tem que PROIBIR de entrar…

        outro dia o setorista da fox se nao me engano… fez pergunta babaca pra jogador adversario em tom de chacota sobre o mundial de 1951.. pow.. PROIBE O CARA DE ENTRAR… manda a fox trocar o profissional e fim de papo… se nao quiser trocar.. nao cobre mais… e ponto…

        sem falar no caso ANA THAIS MATTOS… como aquela mulher ainda entra nos jogos do Palmeiras??? fez o que fez…. se fez de vitima… e continua tudo na mesma

        nao pedimos pra ninguem ser palmeirense… mas exigimos respeito…. e o clube precisava ser MUITO DURO com isso… principalmente agora que somos protagonistas… e ELES PRECISAM DE NOS….

        outra coisa… podiam contratar um jornalista respeitado entre a midia convencional, pra assessoria de imprensa… ai esse cara ia poder bater neles com mais responsabilidade rrsrsrs (digo credibilidade, pra visao deles)

        atualmente, alem das imagens da geração de tv.. temos a TV PALMEIRAS… e podiamos usar isso pra observar a reação de alguns reporteres de campo e comecar a perceber quem DESCARADAMENTE joga contra o clube…

        essa é meio radical mas acho valida tambem… pro clube comecar a ficar esperto!…

        como falei, nao é que queremos palmeirenses a beira do campo… mas EXIGIMOS RESPEITO… cansei de ver em gols do palmeiras… ou lances de jogadores nossos odiados pelos rivais, alguns reporteres de campo quase vomitaram de odio…

        assistam ao gol antologico do DUDU contra os bambis… reparem nos reporteres que aparecem na filmagem…. inclusive a tal da Ana Thais… so faltou chorar….

        Mas o que me preocupa mais é a midia de TV e os setoristas que saem escrevendo um monte de merd* e matéria com tom pejorativo…

        ACORDA PALMEIRAS.. ACORDA ASSESSORIA DE IMPRENSA…

        Voces estao dando “casa e comida” pra cobras… e ratos… e a torcida nao aguenta mais…

        • Thiago Tavares

          Essa desvalorização da marca já é um grande motivo para rebater de forma pesada essas atitudes chulas. A forma como colocam o Palmeiras em segundo plano frente a crefisa é inacreditável. Quando o Palmeiras iniciou a montagem do elenco no início de 2015 a crefisa sequer era cogitada para um patrocínio. O clube tinha que ser firme para impor além de sua marca, impor respeito! Eles dependem mais do Palmeiras do que o Palmeiras deles, isso é fato, até porque quem consome Palmeiras somos nós e se o time estiver bem, eles serão obrigados a expor nossa marca e patrocinadores. Acredito que uma atitude radical citando nomes e mostrando total repudio a algumas atitudes iria ao menos trazer mais respeito ao clube. O que me deixa maluco é ver que alguns Palmeirenses ainda caem nessas conversinhas e denigrem a imagem do nosso clube nas redes sociais, dando recibo pra esses imbecís.

      • DU PALESTRA PALMEIRAS

        Creio que não podem fazer isso….
        Devido a lei ou alguma outra regra sobre A IMPRENSA NACIONAL, Jornalismo

  • Sandro Sgobi

    Tem muito palmeirense que segue no Twitter as páginas da Fox, Espn, SporTV etc…Aí fica difícil.

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      kkkkk Boa !!!

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Sigam ESPORTE INTERATIVO !!!

  • carioca verdão

    Eu sabia q isso ia acontecer! O problema não é perder o paulistinha, mas ter a certeza q os gambás iriam decidir o título no primeiro jogo contra esses merdas da ponte preta! VTNC GK!

    • Fábio

      Perdemos o Paulista mais fácil de ganhar em todos os tempos… Naquele 1o jogo da semi, era só o EB ter um pouco mais de malandragem, escalar uns jogadores mais descansados, travar a Ponte no começo… E agora estaríamos comemorando mais uma vitória na gambarena.

  • Charles

    No post anterior, escrevi que, por incrível que pareça, a imprensa uruguaia é quem mais está ajudando o Palmeiras. Disseram sem rodeios que o Peñarol foi o responsável por tudo o que aconteceu, ao contrário daqui que tentam a todo custo, ainda que por meios indiretos ou insinuações maliciosas por a culpa no FM e no time. Foram poucos os que trataram o assunto com isenção e profissionalismo.

    • Carioca Verdão

      Como imprensa esportiva é a escória do jornalismo, vai ver q a grde maioria no Uruguai torce pro Nacional, por isso a isenção.

      • Rafael Capelini

        O jornalismo brasileiro é extremamente VERGONHOSO em qualquer assunto!!!

        O esportivo é apenas um pouco pior do que o politico que é apenas um pouquinho menos tendencioso do que o policial, que é um pouquinho menos não profissional que o cultural… e por ai vai. (claro que existem exceções, mas até a voz desses é constantemente abafada e ao se conhecer o funcionamento por dentro, o nojo só aumenta.)

        Em outros países (pelo menos nos que eu conheço um pouco do jornalismo) também existem tendencias e puxação de sardinha, claro, mas em geral a tendenciosidade ou é claramente exposta e declarada, sem mascarar as intenções, ou é limitada, sem excessos e invenções, sempre existindo um cuidado maior com a verdade do que em tentar manipular opiniões.

        Não creio que o caso da imprensa uruguaia seja ‘perseguição’ ao Peñarol, por preferir o Nacional. Até porque, quando sentem necessidade, eles esquecem as diferenças e se juntam enquanto nação pra se defenderem, tendo um senso de patriotismo muito mais apurado que o nosso. Eles apenas estão noticiando o fato como ocorreu!!

      • Charles

        É possível, mas eu acho que em outros países a coisa é mais séria.

  • Carioca Verdão

    Do jeito q tão fazendo pressão contra, se o FM pegar três jogos e tivermos q jogar com portões fechados contra o Tucumán, estaremos no lucro.

  • Antonio A. Alves

    não assisto estas emissoras: às vezes entro no youtube para confirmar alguma notícia ou ver lances. só

  • GustGiannella

    Era óbvio que haveria corporativismo na imprensa, eu não esperava um debate ou uma reflexão sobre o papel deles. Eles extrapolam a função de levar a informação e usam o tal do ‘direito constitucional de não revelar fonte’ pra destilar veneno e fazer fofoca.

    Já vemos muitos “jornalistas” perseguindo o Eduardo Baptista, assim como não cansam de perseguir o Felipe Melo. O protagonismo do Palmeiras incomoda e precisam inventar fofoca pra de alguma forma desestabilizar o ambiente.

    Dessa vez o tiro saiu pela culatra. Time e torcida estão mais unidos do que nunca, o Eduardo conseguiu algum prestígio perante a torcida após a entrevista e vamos com tudo calar os críticos e ganhar mais uma Libertadores! Assim como nos dois últimos anos, eles vão ter que nos engolir! Serão obrigados a noticiar nossas glórias.

  • primeiro_campeão_mundial_51

    Gosto muito das midias de torcedores, e leio algumas até de outros times. Um estilo o verdazzo, mas do inter, estou sempre lendo. Racho o bico das vezes que o Palmeiras entra no assunto, é divertido ver a inocente confiança que eles sentem, ainda mais agora, que vamos pegar eles na CdB: ” tomara que eles estejam focados na libertadores, vamos conseguir jogar de igual para igual”, “aquele jogador deles até que é bom, tem de tomar cuidado”, e por aí vai. Queria muito seguir algum estilo o verdazzo, mas do Vasco, com muita interação dos torcedores nos comentários e posts frequentes do autor, mas não acho, sigo o Vasco ponto net, mas não é muito movimentado, alguém conhece algum do vasco para recomendar? Da mídia palestrina, gosto do pós jogo do Verdazzo, dos comentários do 3vv (o pessoal é mais crítico e realista, não tem gente te censurando por apontar o que não está funcionando no time, onde três pulam te acusando de corneta), gosto da Clorofila quando ela faz posts com prints, mostrando o tratamento diferenciado (para o pior), que a impremarroa marrom nos dispensa… Não sou fã do Palmeiras todo dia, apenas fazem repasse das notícias que você lê por aí, e os users são os piores: ou são trolls que forçam a barra na corneta (como os que andaram dando a cara aqui esses dias, que vieram de la), ou os não trolls que, se você abrir a boca pra falar um A sobre algo contra a diretoria ou o técnico, começam a te xingar e ofender (desse mal também sofrem o pessoal do grupo do facebook “Obras Allianz”).

    Enfim, no geral, o que acontece é o seguinte: quem tá insatisfeito com tecnico, jogador, diretoria, postao sua opinião, de boa, sem briga, sobre o que está errado. E quem defende que nunca há nada errado ou para ser corrigido, já chega xingando (com 0 argumento) quem “cornetou”. Os “otimistas” tem essa tendência, porque os “realistas” os fazem ter de encarar uma realidade que não os interessa. Sair da bolha pode ser assustador, e preferem se agarrar desesperados na ideia de que o clube, por ser o melhor, não é passível de erros e críticas.

  • MARCEL VICTOR DE SOUZA ALMEIDA

    Acompanhei a cobertura do Sportv a respeito da confusão e principalmente no programa Seleção vi uma boa vontade dos jornalistas com o Palmeiras, torcida e Felipe Melo absolvendo-o da agressão justificada pela reação a uma intimidação dos uruguaios. Com relação ao chilique do EB acho injustificável a generalização dos jornalistas. Até aqui o trabalho deste senhor é de regular a ruim pelo que o clube oferece em termos de material humano. As escalações são questionáveis e as substituições na maior parte das vezes também são. Este treinador não está preparando o elenco para as muitas competições que enfrentaremos. Temos no máximo 13/14 jogadores com ritmo de jogo em mais de 30 que dispomos. A rotação não está a contento porque ele está perdido com relação ao time principal, não definiu o seu 11 ideal e nem tampouco definiu a forma com que o time vai jogar. Resultado disso foi a derrota vergonhosa para a Ponte. Nossos rivais mostraram ontem a força do time que nos eliminou. Um sonoro 3 a 0 na casa do adversário. Não estamos jogando nada na Libertadores, ficamos de fora da final do Paulista perdendo de forma vexatória e podemos ficar de fora da copa do Brasil porque não temos jogadores em ritmo para jogar as competições. Eduardo até aqui mostrou fraqueza diante de um clube cheio de expectativas e investimentos. É merecedor das críticas que pesam sobre o seu trabalho. Entramos no 5° mês de um trabalho que nem a médio prazo se mostra promissor. Estamos repetindo o erro da manutenção do Marcelo Oliveira após o título da CB. Perdemos tempo e nos custou a classificação da Libertadores passada. Abre olho diretoria. Não dá pra ganhar sempre no último minuto e achar que isto é prova de competência. Temos o melhor elenco das Américas e estamos tomando sufoco de times sem expressão. Tá na hora de acordar.

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      “Temos o melhor elenco das Américas e estamos tomando sufoco de times sem expressão.” [2]

  • Felipe Rocha

    Podem indicar mais sites da mídia Palestrina?

    • Moisés Braga Ribeiro

      Indico o OBSERVATÓRIO ALVIVERDE do jornalista aposentado Alcides Drummond.
      Simplesmente ótimo.

    • Douglas Da Silva Henrique

      Existem dezenas, mas os que sempre acompanho são: Palmeiras Todo Dia (PTD), Verdazzo e Observatório Alviverde. No you tube, tem o Instaverde que acho bem bacana, o TopSEP, o Porcoense e o Mídia Palestrina.
      Material “alternativo” do verdão tem aos montes. Isso me orgulha muito. Só passa raiva com mídia gambá quem quer.

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      No facebook tem:
      “União Palmeirense UP (página oficial)”
      Sangue Verde
      ….

  • MonacoParmerista

    O post ficou bem legal e “a moral da história” pra mim é: o único remédio que podemos aplicar a esses pulhas é o OSTRACISMO! quanto mais nós mesmos nos bastarmos melhor!

    #ForzaVerdazzo
    #ForzaMidiaPalestrina

  • Moisés Braga Ribeiro

    A perseguição de anos da imprensa foi um tiro que saiu pela culatra.
    Acharam que iam nos acuar; o resultado foi a criação de uma ampla rede de mídias feitas por palmeirenses e para palmeirenses.
    Devemos ter muito orgulho disso e prestigiar nossos jornalistas e blogueiros.

    Mas acho que o Palmeiras pode ir além.
    Na minha humilde opinião, o plano de médio/longo prazo tem que ser A TV PALMEIRAS TRANSMITIR TODOS OS JOGOS DO PALMEIRAS PELA INTERNET, PARA OS SÓCIOS E OS SÓCIOS-TORCEDORES.

    Houve esta discussão no Observatório Alviverde e me chamaram a atenção sobre o direito de imagem.
    Ué, é só incluir na conta.
    Usaremos a imagem de outros clubes, pagaremos por ela.

    E agora… o pulo-do-gato!
    Primeiro: o plano de sócio-torcedor do Palmeiras, que já é gigante, ficaria várias vezes maior.
    Segundo: os outros clubes veriam o tremendo sucesso do Verdão e tentariam fazer algo parecido, gerando acordos melhores pelos direitos de imagem.
    Terceiro: RGT e companhia teriam menos audiência, perderiam anunciantes, influência e poder.

    Tecnologia pra fazer isso já existe.
    Lembram que o Palmeiras transmitiu o jogo-treino no Uruguai no começo do ano passado?
    Foi um sucesso e comprovou que dá pra fazer isso acontecer.

    • Bussa

      Concordo plenamente. A única saída seria nos colocarmos acima de qualquer emissora. No entanto, a RGT é uma corja de empresários aviltantes e inescrupulosos que farão de tudo para impedir que um projeto deste tipo vá para frente. Esta emissora, com certeza, está envolvida com muita sujeira nos bastidores desta corrupção que toma nosso país.

      Se puder, assista o documentário chamado “Muito além do cidadão Kane”. Ele foi produzido pela BBC de Londres e fala sobre o poderio desta emissora frente a política nacional. É nojento.

      • Moisés Braga Ribeiro

        Claro, ela vai tentar impedir a todo custo.
        Mas ela não conhece a história do Palmeiras.

        Nossa torcida foi capaz de comprar um parque para fazer nossa casa, uma verdadeira loucura naquele tempo e até hoje.
        Hoje nós, os sócios-torcedores, damos mais dinheiro ao Palmeiras do que a Crefisa.
        É questão de querer fazer, é possível sim.
        Com o NOSSO dinheiro, sem um tostão de dinheiro público.

        Assisti este documentário há muitos anos.
        A RGT só virou o que virou porque foi cúmplice do regime militar.

        Um abraço!

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      Quem viu os gols do fantastico?
      Não passaram os gols do ATLE-TIBA e anunciaram que eles, rgt, NÃO TEM DIREITOS AUTORIAS PARA PASSAR OS GOLS. Por quê?

      Porque o jogo foi transmitido pela TV Atletico Paranaense.

      • Moisés Braga Ribeiro

        Porque não quiseram pagar os direitos para a TV do Atlético-PR.
        Acham que podem peitar todo mundo, que são senhores do universo do futebol no Brasil.

        • DU PALESTRA PALMEIRAS

          sim

        • DU PALESTRA PALMEIRAS

          🙂

  • Bussa

    Por favor, alguém me explique o real motivo desta perseguição por parte da mídia. Eu sei que os ataques existem e diariamente observo o bostejamento ao serem noticiados os fatos e “análises imparciais” dos eventos que envolvem a SEP, mas não tenho conhecimento da questão histórica deste processo.

    • Moisés Braga Ribeiro

      Não há uma resposta simples.
      É um processo histórico, vem desde os anos 20-30, quando o Palestra era o “time dos italianos”.

      Sugiro que leia os arquivos do Observatório Alviverde.
      Tem muita coisa lá.
      O bloguista é jornalista aposentado e acompanhou o Verdão profissionalmente por décadas.

      • Bussa

        Obrigado pela referência, Moisés!

        Eu já imaginava que, no início, a perseguição poderia ser oriunda do fato de que esta agremiação tem origem italiana, fazendo com que sentimentos xenofóbicos e ultra-nacionalistas e até mesmo questões políticas fomentassem os jornalistas brasileiros da época, mas a manutenção deste sentimento que me soa estranho.

        A própria questão do título mundial de 1951 é esquisita, pois foi um título de uma magnitude gigantesca e que dificilmente outro título terá o peso desta conquista sobre a Juventus, dadas as circunstâncias do momento do futebol brasileiro e a ânsia dos brasileiros frente a eliminação em pleno Maracanã na copa de 1950. Na verdade, esse foi o maior e mais importante título mundial que uma equipe brasileira poderia ter ganho, mas hoje o que se diz a todo momento: “o Palmeiras não tem mundial “.

        Me empolguei na escrita. Me desculpe. Vou ler os artigos sugeridos. Obrigado!

        • Moisés Braga Ribeiro

          Nunca morei em São Paulo e não acompanho a política do clube.

          Mas acho que a questão da não-valorização do Mundial de 51 é culpa das várias presidências do clube que não souberam ou não quiseram valorizar essa que foi uma das maiores conquistas do futebol brasileiro, verdadeira “lavagem da alma” depois da tragédia de 50 no Maracanã.

          Outra coisa absolutamente fantástica e que é pouco divulgada e valorizada é o jogo de inauguração do Mineirão em 65, quando o Palmeiras, vestido com a camisa da seleção, enfrentou o Uruguai e ganhou de 3 a 0.
          Nenhum time do país teve ou terá uma honra como esta, ser a própria seleção do 1 ao 11, do técnico ao roupeiro.

          Mais recentemente, a ascensão da RGT como detentora exclusiva dos direitos do futebol vem trazendo uma tentativa de “espanholização” do futebol do país.
          Os dois “times de massa” do Rio e de SP seriam os equivalentes de Barcelona e Real Madrid, e o resto seria isso mesmo, o resto, coadjuvantes.

          A intervenção de dinheiro e de vontade do Paulo Nobre permitiu ao Palmeiras peitar todo esse plano, o que garantiu um ódio ainda maior da RGT.
          Quando nossa torcida barrou o carro da RGT na final da Copa do Brasil em 2015, pra eles foi uma declaração de guerra.
          Tanto que em 2016 não tiveram o menor escrúpulo em promover o “cheirinho” e esconder todos os absurdos de arbitragem contra o Palmeiras.

          Por isso defendo tanto a questão da transmissão dos jogos pelo próprio Palmeiras.
          Temos que nos livrar desses trastes que não nos respeitam.

          • Bussa

            Concordo, plenamente com você a respeito da criação de um mecanismo que leve à independência perante esta emissora nojenta. No entanto, creio que isso só poderá dar certo quando as agremiações se unirem com este propósito, pois, desta forma, a RGT terá que se render ao fato de não ter forças suficientes para vencer a todos os clubes de uma vez só.

          • Moisés Braga Ribeiro

            Bussa, isso só vai acontecer se alguém der o primeiro passo.
            A maioria dos clubes come na mão da RGT, dependem até de adiantamento de receitas.
            Nós que temos potencial pra fazer é que temos de abrir o caminho e puxar os outros clubes para segui-lo.

    • DU PALESTRA PALMEIRAS

      1942 talvez….

      Meu pai que viu de perto a grande conquista do Paulista de 74 num morumbi com cerca de 110 mil gambas e cerca de 10 mil palmeirenses, me conta que na semana entre os dois jogos finais, a midia ja dava os gambas como favoritos a quebrarem o tabu de 20 anos sem titulos.
      O primeiro jogo foi empate…. o segundo ganhamos com 1xO, gol de Ronaldo, com 40 graus de febre.

    • Miguel Francisco

      Pelas contas deles, os 30% de galinhas pretas e os 30% de gambas dão mais audiência do que os 16% de palmeirenses.
      Quando o Palmeiras ganha e se se torna quase imbatível como o time do Cuca do ano passado, que os adversários não conseguem criticar, eles seguem a onde e é só elogios.
      Mas quando oscilamos,eles falam o que a duas torcidas querem ouvir.

  • Gustavo Bakai

    E ontem, pra ajudar ainda mais, o FMello deu mais combustível pra esta jogueira falando em Bolsonaro. Durmam com esse barulho.

  • Miguel Francisco

    Sei que muitos vão questionar minha opinião, mas a mídia busca audiência. Por isto eles vão falar o que eles acham que o grande publico quer ouvir.
    Como não somos a maior torcida, em condições normais, teremos o tempo de exposição menor do que os gambas, o flabostga e os bambis.
    A forma de compensar e conseguir espaço é tornarmos um time que deixar o futebol muito previsível, ou seja, quando o Palmeiras jogar, a incógnita nunca ser o resultado, mas somente o tamanho de nossa vitória.

    Temos de construir uma hegemonia no Brasil.

  • Diego Professor

    O EB ainda é nosso técnico, mesmo depois de ontem? (…)
    Podemos esquecer 2017.