Campeonato Brasileiro 1987

Campeonato Brasileiro 1987

O Campeonato Brasileiro de 1987 foi o mais confuso de toda a história. Os clubes mais importantes do país se organizaram e decidiram organizar um campeonato à parte, rompendo com a CBF e selecionando por critérios próprios os 16 participantes. A organização, para cumprir suas obrigações com os demais que foram preteridos, organizou um campeonato paralelo. Após negociações, ficou acordado que os campeões e vices de cada torneio, que acabaram nomeados como "módulos" verde e amarelo, disputariam um quadrangular para definir o campeão brasileiro. O "Módulo Verde", conhecido também como Copa União, reuniu os membros do Clube dos 13 - os clubes com maior torcida no país, mais três convidados.

A Copa União foi disputada com os 16 times divididos em dois grupos, cada um com duas fases: na primeira, os clubes enfrentariam adversários do outro grupo e após oito rodadas, o campeão de cada chave já se classificaria para as semifinais. Na segunda fase, os confrontos eram dentro da própria chave, e após sete jogos, o campeão de cada grupo avançaria às semifinais. Caso um grupo tivesse o mesmo campeão nas duas fases, ele ganhava a vantagem do empate nas semifinais e entrava o segundo colocado da segunda fase.

Comandado por Valdemar Carabina e tendo como destaques os pratas-da-casa Edu Manga e Gerson Caçapa, o Palmeiras fez uma campanha irregular, ficando em terceiro lugar na primeira fase, atrás de Grêmio e Atlético-MG. Na segunda fase, chegou na última rodada precisando vencer o Atlético em Belo Horizonte e torcendo para o Flamengo não ganhar do Santa Cruz no Maracanã. O Verdão caiu por 1 a 0, e o Flamengo venceu. Assim, mesmo que o Palmeiras tivesse feito sua parte, estaria eliminado. O Atlético venceu novamente a fase, como Flamengo avançando ao quadrangular por ter ficado em segundo.

Nas semifinais, o Flamengo bateu o invicto Atlético e avançou à final, para enfrentar o Internacional, que passou pelo Cruzeiro no outro grupo. Nas finais, o time carioca passou pelo Inter e venceu o Módulo Verde. As duas equipes estavam classificadas para o quadrangular final, para enfrentar Guarani e Sport, vencedores do Módulo Amarelo, mas decidiram não cumprir o acordo com a CBF. O Flamengo se autoproclamou campeão brasileiro por ter vencido O Módulo Verde. Enquanto isso, após a recusa de Flamengo e Inter em disputar o quadrangular acordado, o Sport e Guarani seguiram o regulamento e jogaram duas finais para apurar o campeão brasileiro. A decisão foi para os pênaltis; com 11 a 11 no placar, os dois times resolveram interromper a disputa e também se declararam campeões. Mais tarde, por alguma razão, o Guarani abriu mão do título, que ficou com o Sport - o que foi ratificado pela Justiça Comum.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores