Campeonatos
Campeonato Brasileiro 1997

O Campeonato Brasileiro de 1997 foi disputado por 26 equipes entre julho e dezembro. Em vez dos 24 habituais, tivemos duas equipes a mais por conta do famigerado “Caso Ivens Mendes”, em que haveria um suposto esquema de propina envolvendo os presidentes Alberto Duailib e Mario Celso Petraglia, do Corinthians e do Atlético-PR, em favor do presidente da comissão de arbitragem, que queria financiar sua campanha para deputado.
As gravações das conversas não foram aceitas como provas e tudo acabou em pizza, mas as suspeitas de irregularidades nas arbitragens no Brasileirão de 1996 levaram a CBF a convenientemente anular os rebaixamentos do ano anterior. Fluminense e Bragantino, que deveriam ter jogado a Série B em 1997, jogaram a Série A.
Os clubes disputaram um turno único, com 25 jogos, onde os oito primeiros colocados avançaram para a fase seguinte. O Palmeiras estava iniciando a era Scolari; Felipão havia acabado de ser contratado e estava impondo sua filosofia ao time.
Nesta fase inicial, o Palmeiras oscilou. Com 18 rodadas disputadas, a campanha era de 8 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. Mas nas 7 rodadas finais, o time já mostrava estar mais encorpado e não perdeu mais, alcançando a classificação. Foi uma campanha irregular, com grandes goleadas (4×1 no Fluminense, 4×0 no Cruzeiro, 5×0 no Santos e 5×1 no Grêmio) e resultados decepcionantes (derrota por 0x1 para o Criciúma e empate em 3×3 com o Goiás, em casa).
Os oito classificados foram divididos em dois grupos de 4, com todos jogando contra todos dentro dos grupos em ida e volta. Nossa chave tinha o Inter, o Atlético-MG e o Santos. O Palmeiras embalou, e conseguiu a classificação para a final já na quinta rodada ao vencer o Santos no Morumbi. Foi uma campanha excepcional, com 5 vitórias e 1 empate.
Na outra chave, o finalista foi o Vasco, que já havia ficado em primeiro lugar na fase de classificação e que contava com Edmundo em estado de graça. O Animal tinha 29 gols marcados em 26 partidas e era considerado por muita gente o melhor jogador em atividade no mundo. Chegou às finais pendurado com dois cartões amarelos, o que significava que, caso tomasse um cartão na primeira final, no Morumbi, não poderia jogar a partida decisiva, no Maracanã.
O primeiro jogo foi muito amarrado, com as duas equipes se respeitando muito. O momento de maior emoção foi exatamente quando o juiz mostrou um merecido cartão amarelo para Edmundo, o que rendeu uma explosão da torcida como se tivesse acontecido um gol.
O presidente do Vasco, Eurico Miranda, tinha um plano. Ele havia instruído Edmundo a ser expulso, caso recebesse o amarelo. O Vasco poderia pedir um efeito suspensivo para o STJD em caso de vermelho, mas não em caso de terceiro amarelo. O vermelho anularia o amarelo e o Vasco teria base jurídica para isso. Edmundo obedeceu à ordem e deu um coice grosseiro em Cléber, sendo expulso. O enredo transcorreu exatamente como Eurico planejou; o tribunal amigo acolheu o efeito suspensivo, dando a Edmundo a condição de jogo. Bastidores raiz.
Quase 90 mil pessoas foram ao Maracanã para a partida final. Um ambiente extremamente pacífico entre as duas torcidas reinou antes e durante a partida. Cerca de quinze mil palmeirenses fizeram bonito nas arquibancadas e o jogo, como no Morumbi, foi muito travado. Edmundo jogou, mas foi anulado por nossa defesa. Infelizmente o zero mais uma vez não saiu do placar; o Vasco, que jogava por dois resultados iguais por ter feito a melhor campanha na primeira fase, acabou comemorando o título.
Galeria de fotos





Lista e estatística dos jogadores
| Jogador | Pos | Jogos | Gols | Aprov |
Agnaldo | ZAG | 10 | 0 | 73.3% |
Alex | MEI | 28 | 7 | 57.1% |
Amaral | MEI | 22 | 0 | 57.6% |
Chris | ATA | 7 | 2 | 71.4% |
Cléber | ZAG | 27 | 0 | 51.9% |
Daniel | ZAG | 1 | 0 | 100% |
Edmílson | ATA | 14 | 4 | 45.2% |
Eriberto | MEI | 12 | 0 | 80.6% |
Euller | ATA | 30 | 6 | 56.7% |
Fernando | ATA | 1 | 0 | 100% |
Galeano | MEI | 28 | 2 | 56% |
Jorginho Paulista | LAT | 1 | 0 | 100% |
Júnior | LAT | 30 | 1 | 58.9% |
Júnior Tuchê | ZAG | 7 | 0 | 81% |
Marcos | GOL | 6 | 0 | 72.2% |
Marquinhos | MEI | 24 | 3 | 59.7% |
Neném | LAT | 11 | 0 | 72.7% |
Oséas | ATA | 23 | 11 | 50.7% |
Pimentel | LAT | 23 | 0 | 53.6% |
Rogério | MEI | 29 | 2 | 59.8% |
Roque Júnior | ZAG | 28 | 1 | 60.7% |
Thiago Gentil | ATA | 1 | 0 | 100% |
Velloso | GOL | 28 | 0 | 54.8% |
Viola | ATA | 26 | 9 | 55.1% |
Wagner | LAT | 11 | 1 | 66.7% |
Zinho | MEI | 23 | 6 | 58% |




















































