Campeonato Brasileiro 2001

O Campeonato Brasileiro de 2001 foi disputado por 28 clubes entre agosto e dezembro. Na fase de classificação, todos jogaram contra todos em turno único. Após 27 rodadas, os oito melhores classificados disputaram um mata-mata.

O Palmeiras teve uma tabela bastante favorável no início do campeonato e só foi enfrentar o primeiro dos onze chamados “grandes” do futebol brasileiro na rodada 16. E o time de Celso Roth aproveitou bem, abrindo boa vantagem.

Ao fim da rodada 13, o Verdão era líder com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado – a campanha era de 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

A tabela foi ficando mais difícil e os resultados deixaram de vir com facilidade. Uma derrota no Couto Pereira em que Evair acabou com o jogo para o Coritiba foi o primeiro sinal.

No jogo seguinte, a derrota no Derby por 4 a 2 tirou a liderança do Verdão. Mas o time ainda conseguiu dar a volta por cima com vitórias seguidas contra SPFC e Santos. Ao final da rodada 18, o Palmeiras voltou à liderança.

Daí para a frente, o time entrou numa espiral negativa inacreditável. Com derrotas para Lusa e Inter, o time caiu para o quinto lugar e Celso Roth foi demitido, após uma feroz pressão vinda das arquibancadas.

O coordenador técnico Márcio Araújo assumiu o time e o desempenho piorou, com mais cinco derrotas seguidas – uma delas, por 6 a 2 para o Fluminense em pleno Palestra. A duas rodadas do fim, o Palmeiras dependia de um milagre para se classificar.

Na penúltima rodada, o time ainda venceu o Cruzeiro, mas os outros resultados não ajudaram e a eliminação, impensável oito rodadas antes, já era uma realidade. Na última rodada, o Palmeiras poderia ao menos ter rebaixado o Flamengo: com uma vitória sobre os cariocas em Juiz de Fora, ao menos essa missão teria sido cumprida. Mas nem para isso aquele time serviu e o Flamengo se salvou com uma vitória por 2 a 0.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores