Campeonato Paulista 1977

Campeonato Paulista 1977

O Campeonato Paulista de 1977 foi disputado por 19 clubes entre fevereiro e setembro. Os finalistas foram definidos após a disputa do Terceiro Turno, onde os clubes foram divididos em dois grupos de quatro, avançando somente o campeão de cada um às finais. Para chegar ao Terceiro Turno, era necessário vencer o Primeiro ou o Segundo Turno, ou ficar entre os seis melhores na classificação somada excetuando-se os campeões de turno.

Para vencer um turno, era necessário vencer um mata-mata com quatro equipes, em jogos só de ida, para os quais se classificavam os quatro campeões de cada grupo na fase regular – os 19 clubes eram divididos em quatro grupos, sendo três com 5 clubes e um com 4, mas todos jogavam contra todos, totalizando 18 jogos.

No Primeiro Turno tivemos a última grande exibição de Ademir da Guia com a camisa do Palmeiras, no dia 13 de março, contra a Portuguesa. O craque estava no fim da carreira e já não participava de todos os jogos, mas naquela manhã de domingo Ademir triturou o adversário com a vitalidade e a magia de sempre.

O Palmeiras venceu seu grupo com facilidade e foi para o mata-mata, caindo na semifinal contra o SPFC por 3 a 1 – o Botafogo surpreendeu e acabou com o título do turno depois de passar por Guarani e SPFC.

No Segundo Turno, o Palmeiras mais uma vez venceu seu grupo com sobras e foi para o mata-mata. Mesmo assim, Dudu acabou sendo demitido a duas rodadas do fim do turno, assumindo em seu lugar Jorge Vieira, técnico do Botafogo no Primeiro Turno.

O Palmeiras passou pela Portuguesa na semifinal, mas sucumbiu diante do SCCP por 1 a 0 na final – o rival ficou com o Segundo Turno. O Palmeiras, no entanto, avançou para o Terceiro Turno como o melhor classificado na soma dos dois turnos – o Verdão fez 61 pontos dos 72 possíveis. O segundo colocado, o SCCP, fez 55.

No Terceiro Turno uma apatia se abateu sobre o time do Palmeiras. A crise tinha origem na política; o presidente Bruno Sacomani não tinha habilidade para controlar as cornetas incessantes das alamedas. O time jogou sem Ademir da Guia, lesionado, nos três primeiros jogos e não venceu nenhum – empates contra SPFC e Guarani e derrota para a Portuguesa.

Ademir voltou no quarto jogo, justo um Derby, mas o SCCP venceu por 2 a 0 e o Palmeiras ficou sem chances de avançar. Ponte Preta e SCCP chegaram às finais e o rival saiu de uma fila de 23 anos sem ganhar um título batendo os campineiros em três jogos.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores