Torneio Rio-São Paulo 2000

O Torneio Rio-São Paulo foi disputado pelos oito grandes dos dois estados, nas cinco primeiras semanas da temporada. Com uma fórmula simples, a disputa dividiu os clubes em duas chaves de quatro – cada uma com dois de cada estado. Todos jogaram contra todos dentro das chaves em ida e volta; após seis rodadas, os dois melhores se classificaram para as semifinais.

Visando uma boa preparação para a Libertadores, o Palmeiras entrou com cautela na competição e fez um mau início, empatando com o Vasco e perdendo para o SCCP. Mas após a ferrugem das férias sair, o time embalou e venceu os quatro jogos seguintes: 6 a 2 no Fluminense, 2 a 1 no Vasco, 3 a 1 no SCCP e 2 a 0, novamente no Fluminense.

Com essa boa campanha, o time chegou ao fim da fase em primeiro no grupo e enfrentou o Botafogo nas semifinais. Depois de um bom empate sem gols no Maracanã, o Verdão garantiu passagem à final passeando no Palestra, em grande noite de Euller e Basílio e com um golaço de Alex.

O Vasco passou fácil pelo SPFC e foi o adversário na final. No Maracanã, deu Verdão: 2 a 1, com gols de César Sampaio e Pena. O título estava perto, e ele veio de forma espetacular.

Num Morumbi lotado, o Verdão massacrou os cariocas por 4 a 0 e comemorou mais um título do Rio-São Paulo. Antes do primeiro gol de Pena, um canudo da entrada da área aos 26 minutos, o Verdão já tinha carimbado as traves de Hélton duas vezes.

A porteira estava aberta. Aos 31, Alex levantou na cabeça de Argel, que testou forte, aumentando o placar. E a avalanche continuou aos 34, em mais um gol de cabeça: desta vez de Euller, uma tijolada sem chances para o goleiro. Marcos também deu seu show, defendendo a seu estilo um chute à queima-roupa de Edmundo.

No segundo tempo o Verdão só administrou a enorme vantagem e, depois que Romário “sentiu a coxa” e foi substituído, ainda fez mais um: a velocidade de Euller foi demais para Hélton, que fez pênalti – Arce bateu com perfeição, na gaveta, para enorme festa da torcida, que comemorou mais um título – o penúltimo de uma série que começou em 1993.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores